+4 UH-60L para a FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
soultrain
Sênior
Sênior

Re: +4 UH-60L para a FAB

#841 Mensagem por soultrain » Qua Abr 28, 2010 6:23 am

Bolovo escreveu:Mas quem está endeusando alguma coisa?
Bolovo, não estava a falar directamente de ti, mas que há quem faça, há.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#842 Mensagem por soultrain » Qua Abr 28, 2010 7:30 am

Opinião de um dos poucos pilotos que voa os dois tipos:

S92 pros:
Larger cockpit, more stable flight characteristics, manufacturers philosophy is to tell the pilot as much as possible about what is going on in the systems, N Sea aircraft have fully de-iced rotors which reduces stress in winter.

S92 cons: Vibration issues, more stable flight characteristics = sluggish control response (for a helicopter). Human interface (ie displays and controls) not intuitive, system information very complicated, rotor-deicing very unreliable, can't take full fuel with full pax, Vibration issues!

EC225 pros: Fast, smooth and lively, very precise autopilot. Manufacturers philosophy is that the pilots are the weak point in the system, so best not to tell them too much! Various protection modes built into the AFCS, eg automatic rrpm control following an engine failure, automatic engagement of 3rd cue when approaching the back of the drag curve in 2 cue. Very simple, intuitive but effective pilot interface. Can take full fuel with max passengers (flight planning is a doddle!). Takes a 160kt ILS on a turbulent day in its stride.

EC225 cons: Small cockpit, no rotor de-icing (but doesn't need it like the 92 does due to limited icing clearance),... running out of things to complain about...

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#843 Mensagem por soultrain » Qua Abr 28, 2010 8:48 am

É preciso notar, para ser justo, o EC-225 teve dois acidentes graves, um dos quais com mortos também.

[[]]'s

NJ
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6319 vezes
Agradeceram: 6668 vezes
Contato:

#844 Mensagem por Túlio » Qua Abr 28, 2010 7:10 pm

Minha opinião, e não tenho uma fração do conhecimento de helis médios que vários aqui têm: se nasceu torto (o S-92), não desentorta mais, é o que ACHO! Já sobre o EC, o que diria é que dificilmente teria problemas assim até por ser um desenho que, por antigo, é PROVADO! Acidentes fatais acontecem com as melhores aeronaves, há sempre o fator humano (inclusive manutenção). Quantos já ocorreram com o 737? Não presta mais por causa disso?

Só acho que não se deve deter a marcha do progresso e estacionar definitivamente em um modelo consagrado. Se assim fosse, no FX deveríamos escolher F-18, o mais antigo, mesmo que remodelado... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#845 Mensagem por prp » Qui Abr 29, 2010 2:52 am

Vi um video da queda de um pavewalk, o heli rolou ladeira abaixo e passou por cima dos tripulantes que foram lançados para fora. O locutor disse que os tripulantes foram ejetados, ele falou no sentido de lançados ou existe algum dispositivo de ejeção no Pavewalk?

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#846 Mensagem por Enlil » Qui Abr 29, 2010 3:21 am

Não, creio q o único helicóptero com assentos ejetores seja o Kamov Ka-50/52.

Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#847 Mensagem por Slip Junior » Qui Abr 29, 2010 9:26 am

soultrain escreveu:Em lado nenhum eu disse ou referi que o S-92 era inseguro, disse que tinha graves problemas. Nenhuma entidade, seja Americana ou Europeia deixaria o S-92 continuar a voar se assim fosse, especialmente depois de dois acidentes, um dos quais com mortos e vários incidentes, com a mesma causa. Que fique registado a minha perplexidade e incomodo, por se ter alterado o que escrevi. entretanto este caso já foi resolvido por MP com o Slip.
Ok, Soultrain. Como já te falei por MP, admito poder ter te interpretado mal, mas acho extremamente importante reforçar mais uma vez que AD tão somente significa que foi identificada uma condição insegura em um projeto de tipo e que certas ações devem ter tomadas para restabelecer o nível de segurança.
As directrizes estão ai para serem lidas, não há nada nem parecido com o EC-225, é normalíssimo haver n directrizes para todas as aeronaves, é só entrar no site e pesquisar.
Como assim? Um defeito que tenha resultado em acidentes/incidentes e abordado em ADs de Emergência emitidas contendo ações repetitivas e ações terminativas? Óbvio que tem... É virtualmente impossível fugir disso. Pode procurar por qualquer modelo que esteja em operação por mais de 2-3 anos que certamente você vai achar alguma coisa nessa linha. Apenas para ilustrar o que falo, e já que o 225 foi mencionado, segue uma envolvendo esse modelo: http://ad.easa.europa.eu/ad/2009-0275-E IMPORTANTÍSSIMO: Isso não quer dizer que o EC-225LP seja um helicóptero inseguro ou problemático. :wink:

Aliás, apenas para fechar, não estou falando que o helicóptero A ou B seja "melhor". Já que foram mencionadas diretrizes de aeronavegabilidade (AD) aqui, resolvi apenas explicar como funciona a segurança de vôo na aviação civil para não seja feito uma interpretação errada.

Abraços

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#848 Mensagem por Thor » Sex Mai 07, 2010 11:41 pm

Não sei se colocaram aqui, mas a previsão é de 3 BH para Santa Maria. Um dos brinquedos que acompanham as aeronaves será isso aí:

Brasil acima de tudo!!!
Carlos Mathias

#849 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 08, 2010 12:10 pm

Essa arma pode ser colocada em outros helis?

gaitero
Sênior
Sênior

#850 Mensagem por gaitero » Sáb Mai 08, 2010 12:20 pm

Carlos Mathias escreveu:Essa arma pode ser colocada em outros helis?
Sim.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 218 vezes

#851 Mensagem por jumentodonordeste » Sáb Mai 08, 2010 12:24 pm

Pode ser colocada em um laboratório do CTEX?

:o

Carlos Mathias

#852 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 08, 2010 12:29 pm

Cabe na porta de um EC-725 ou Mi-17? 8-]

gaitero
Sênior
Sênior

#853 Mensagem por gaitero » Sáb Mai 08, 2010 12:44 pm

Carlos Mathias escreveu:Cabe na porta de um EC-725 ou Mi-17? 8-]
Eu nunca vi nenhum destes modelos utilizando-as, mas não vejo restrições quanto a isto.

Porém, por mais poderosas que as GAU sejam, eu creio que os EC vão utilizar as MAG, já em uso nos Helis Brasileiros.

Carlos Mathias

#854 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 08, 2010 12:47 pm

Obrigado!

gaitero
Sênior
Sênior

#855 Mensagem por gaitero » Sáb Mai 08, 2010 12:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Obrigado!
CM, sabe qual o Problema que eu vejo.....

Para se destruir um alvo com aquelas metralhadoras, o Helicóptero acaba se tornando um enorme alvo para calibres .30 e outros sistemas de baixo custo como os Igla-S.

Contra alvos estáticos, sem proteção e sem capacidade de reação, o video mostrou que eles são eficientes... Mas a efetividade em combate ainda é muito duvidosa.

Então me fica a duvida, seria interessante correr o risco?

Até agora a resposta é não, e se me permite eu vejo a utilização destes armamentos mas no sentido de intimidar o adversário, e quem sabe tornar uma missão mais fácil para a força. Do que efetivamente matar e destruir.

Responder