Trata-se do trecho Estrela D'Oeste-Panorama, de 264 km. Faz contato com a Malha Paulista que, por sua vez, faz contato com a Malha-Sul:


Obs: um dos 2 Batalhões Ferroviários bem que poderia restaurar e manutenir o trecho de 130km Ourinhos-Bauru.
Moderador: Conselho de Moderação
https://economia.estadao.com.br/noticia ... 0003845652Rumo assina contrato para construir ferrovia de 730 km em Mato Grosso
Investimento será de R$ 9 bilhões a R$ 11 bilhões; sistema, construído em regime de autorização, põe todo o risco do projeto nas mãos da iniciativa privada
Juliana Estigarríbia, O Estado de S.Paulo
20 de setembro de 2021 | 20h15
A Rumo Logística assinou nesta segunda-feira, 20, contrato para construção da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, com investimento estimado entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões. O trecho será construído no regime de autorização. Diferentemente das concessões, o modelo prevê que 100% dos riscos fiquem nas mãos da iniciativa privada.
“No modelo de autorização, não existiria a possibilidade de reequilíbrio de contrato pela pandemia, por exemplo. É um regime novo, mas de certa maneira remete ao passado, pois lá atrás as ferrovias não eram estatais. As empresas construíam por sua conta e risco e concorriam entre si”, afirma o sócio de infraestrutura do Machado Meyer Advogados, Rafael Vanzella, referindo-se às primeiras estradas de ferro do País.
A Rumo vai construir um sistema com 730 km de extensão. Serão dois blocos, ambos partindo de Rondonópolis com destino a Cuiabá e Lucas do Rio Verde. O contrato prevê exploração de 45 anos, prorrogáveis por mais 45. A conclusão do primeiro ramal está prevista para 2026 e a do segundo, para 2030.
Esse trecho de Presidente Epitácio até Ourinhos praticamente não existe mais, totalmente destruído na gestão ALL.knigh7 escreveu: Sáb Out 02, 2021 3:27 pm Mas já na próxima fase para o Sul da Ferrovia Norte-Sul (EF-151) já resolverá a questão do transporte ferroviário para o EB.
Trata-se do trecho Estrela D'Oeste-Panorama, de 264 km. Faz contato com a Malha Paulista que, por sua vez, faz contato com a Malha-Sul:
Obs: um dos 2 Batalhões Ferroviários bem que poderia restaurar e manutenir o trecho de 130km Ourinhos-Bauru.
Há algumas semanas atrás eu estava no site da ANTT procurando informações da Rumo Malha Sul. Numa das pesquisas acabei caindo num processo administrativo contra ela da Agência iniciado em 2017 apontando vários trechos abandonados (como se a gente não visse essas coisas...J.Ricardo escreveu: Sex Out 08, 2021 10:30 am
Esse trecho de Presidente Epitácio até Ourinhos praticamente não existe mais, totalmente destruído na gestão ALL.
Nada muito diferente do que ocorreu, e ocorre, nas outras agências. Em especial na ANATEL. É um morde/assopra constante.knigh7 escreveu: Sex Out 08, 2021 5:54 pmHá algumas semanas atrás eu estava no site da ANTT procurando informações da Rumo Malha Sul. Numa das pesquisas acabei caindo num processo administrativo contra ela da Agência iniciado em 2017 apontando vários trechos abandonados (como se a gente não visse essas coisas...J.Ricardo escreveu: Sex Out 08, 2021 10:30 am
Esse trecho de Presidente Epitácio até Ourinhos praticamente não existe mais, totalmente destruído na gestão ALL.).
Pois bem, o processo, em fins de 2020 houve um acordo com da Rumo com a ANTT em que ela se comprometia a investir R$10,9 bilhões nos trechos sucateados e devolveria à União todo restante da malha em que não fosse reativar as operações.
Daí é possível entender boa parte dos investimentos em revitalização que estão ocorrendo. A ANTT vem colocando uma faca no pescoço das concessionárias: ou elas mantêm os trechos ativos ou devolvem para a União.
Interessante é que as concessões ocorreram na segunda metade da década de 1990. As concessionárias mantiveram ativos apenas os trechos mais lucrativos e desativaram os outros e só depois de mais de 20 anos a ANTT tomou uma atitude com relação à esses absurdos. Se não dava muito lucro ou tinha de fazer muito investimento, as concessionárias simplesmente abandonavam os trechos prejudicando principalmente os agricultores.
Eu não vou falar nada sobre o motivo que a Agência ficou mais de 20 anos sem decidir sobre esses absurdos...![]()
São Tarcísio, Padroeiro das Causas FerroviáriasJ.Ricardo escreveu: Sex Dez 10, 2021 8:55 am Esse Tarcisio sim tem o direito de dizer "nunca na história desses país" (república) se fez tantas ferrovias...