Notícias Ferroviárias
Moderador: Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
Mas já na próxima fase para o Sul da Ferrovia Norte-Sul (EF-151) já resolverá a questão do transporte ferroviário para o EB.
Trata-se do trecho Estrela D'Oeste-Panorama, de 264 km. Faz contato com a Malha Paulista que, por sua vez, faz contato com a Malha-Sul:
Obs: um dos 2 Batalhões Ferroviários bem que poderia restaurar e manutenir o trecho de 130km Ourinhos-Bauru.
Trata-se do trecho Estrela D'Oeste-Panorama, de 264 km. Faz contato com a Malha Paulista que, por sua vez, faz contato com a Malha-Sul:
Obs: um dos 2 Batalhões Ferroviários bem que poderia restaurar e manutenir o trecho de 130km Ourinhos-Bauru.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
https://economia.estadao.com.br/noticia ... 0003845652Rumo assina contrato para construir ferrovia de 730 km em Mato Grosso
Investimento será de R$ 9 bilhões a R$ 11 bilhões; sistema, construído em regime de autorização, põe todo o risco do projeto nas mãos da iniciativa privada
Juliana Estigarríbia, O Estado de S.Paulo
20 de setembro de 2021 | 20h15
A Rumo Logística assinou nesta segunda-feira, 20, contrato para construção da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, com investimento estimado entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões. O trecho será construído no regime de autorização. Diferentemente das concessões, o modelo prevê que 100% dos riscos fiquem nas mãos da iniciativa privada.
“No modelo de autorização, não existiria a possibilidade de reequilíbrio de contrato pela pandemia, por exemplo. É um regime novo, mas de certa maneira remete ao passado, pois lá atrás as ferrovias não eram estatais. As empresas construíam por sua conta e risco e concorriam entre si”, afirma o sócio de infraestrutura do Machado Meyer Advogados, Rafael Vanzella, referindo-se às primeiras estradas de ferro do País.
A Rumo vai construir um sistema com 730 km de extensão. Serão dois blocos, ambos partindo de Rondonópolis com destino a Cuiabá e Lucas do Rio Verde. O contrato prevê exploração de 45 anos, prorrogáveis por mais 45. A conclusão do primeiro ramal está prevista para 2026 e a do segundo, para 2030.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
Lucas do Rio Verde (MT) vai ser um entroncamento. A FICO, Ferrovia da Integração Centro-Oeste (que vai até a Norte-Sul em GO), e a Ferrogrão (que vaai até o Porto de Miritituba (PA) se encontrarão com a Ferrovia Estadual acima (que liga Rondonópolis àquela cidade). Rondonópolis, por sua vez, se liga à Ferronorte, que vai do Mato Grosso, passando por Mato Grosso do Sul até o Porto de Santos.
O Min. Tarcísio explica:
https://fb.watch/8sQSuqSbd6/
Imaginem a diminuição do Custo-Brasil quando tudo isso estiver pronto. E a nossa competitividade na agricultura. Haja desculpa para boicotarem produtos do Brasil...
O Min. Tarcísio explica:
https://fb.watch/8sQSuqSbd6/
Imaginem a diminuição do Custo-Brasil quando tudo isso estiver pronto. E a nossa competitividade na agricultura. Haja desculpa para boicotarem produtos do Brasil...
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7622
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2566 vezes
- Agradeceram: 1039 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
Esse trecho de Presidente Epitácio até Ourinhos praticamente não existe mais, totalmente destruído na gestão ALL.knigh7 escreveu: ↑Sáb Out 02, 2021 3:27 pm Mas já na próxima fase para o Sul da Ferrovia Norte-Sul (EF-151) já resolverá a questão do transporte ferroviário para o EB.
Trata-se do trecho Estrela D'Oeste-Panorama, de 264 km. Faz contato com a Malha Paulista que, por sua vez, faz contato com a Malha-Sul:
Obs: um dos 2 Batalhões Ferroviários bem que poderia restaurar e manutenir o trecho de 130km Ourinhos-Bauru.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
Há algumas semanas atrás eu estava no site da ANTT procurando informações da Rumo Malha Sul. Numa das pesquisas acabei caindo num processo administrativo contra ela da Agência iniciado em 2017 apontando vários trechos abandonados (como se a gente não visse essas coisas... ).
Pois bem, o processo, em fins de 2020 houve um acordo com da Rumo com a ANTT em que ela se comprometia a investir R$10,9 bilhões nos trechos sucateados e devolveria à União todo restante da malha em que não fosse reativar as operações.
Daí é possível entender boa parte dos investimentos em revitalização que estão ocorrendo. A ANTT vem colocando uma faca no pescoço das concessionárias: ou elas mantêm os trechos ativos ou devolvem para a União.
Interessante é que as concessões ocorreram na segunda metade da década de 1990. As concessionárias mantiveram ativos apenas os trechos mais lucrativos e desativaram os outros e só depois de mais de 20 anos a ANTT tomou uma atitude com relação à esses absurdos. Se não dava muito lucro ou tinha de fazer muito investimento, as concessionárias simplesmente abandonavam os trechos prejudicando principalmente os agricultores.
Eu não vou falar nada sobre o motivo que a Agência ficou mais de 20 anos sem decidir sobre esses absurdos...
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
Marco das Ferrovias: Economia de frete pode chegar a 40%, diz Tarcísio à CNN
Novas regras para o setor deve gerar investimentos de R$ 80 bilhões, disse o ministro da Infraestrutura em entrevista à CNN nesta sexta-feira (8)
https://www.cnnbrasil.com.br/business/m ... sio-a-cnn/
Novas regras para o setor deve gerar investimentos de R$ 80 bilhões, disse o ministro da Infraestrutura em entrevista à CNN nesta sexta-feira (8)
https://www.cnnbrasil.com.br/business/m ... sio-a-cnn/
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
Ótima notícia para a logística do EB.
O Programa Pró-trilhos concedeu à Rumo a extensão da Norte-Sul de Estrela D'Oeste descendo até Três Lagoas. Ali passa a Ferrovia da Novoeste que será restaurada e desafogará o trecho Estrela D' Oeste-Rio Preto-Campinas-Santos.
E o EB nessa história?
Respondo: o EB poderia levar por via férrea as unidades estacionadas no Sul sem precisar de descer para a Grande São Paulo (que já é bem saturada pela CPTM). O EB pode passar pelo meio do estado do Paraná.
Aliás no mapa abaixo em destaque conta os trechos recém-arrematados de setembro até hoje e verão que será muita obra ferroviária:
O Programa Pró-trilhos concedeu à Rumo a extensão da Norte-Sul de Estrela D'Oeste descendo até Três Lagoas. Ali passa a Ferrovia da Novoeste que será restaurada e desafogará o trecho Estrela D' Oeste-Rio Preto-Campinas-Santos.
E o EB nessa história?
Respondo: o EB poderia levar por via férrea as unidades estacionadas no Sul sem precisar de descer para a Grande São Paulo (que já é bem saturada pela CPTM). O EB pode passar pelo meio do estado do Paraná.
Aliás no mapa abaixo em destaque conta os trechos recém-arrematados de setembro até hoje e verão que será muita obra ferroviária:
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7622
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2566 vezes
- Agradeceram: 1039 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
Esse Tarcisio sim tem o direito de dizer "nunca na história desses país" (república) se fez tantas ferrovias...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- gusmano
- Sênior
- Mensagens: 1985
- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
- Agradeceu: 274 vezes
- Agradeceram: 206 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
Nada muito diferente do que ocorreu, e ocorre, nas outras agências. Em especial na ANATEL. É um morde/assopra constante.knigh7 escreveu: ↑Sex Out 08, 2021 5:54 pmHá algumas semanas atrás eu estava no site da ANTT procurando informações da Rumo Malha Sul. Numa das pesquisas acabei caindo num processo administrativo contra ela da Agência iniciado em 2017 apontando vários trechos abandonados (como se a gente não visse essas coisas... ).
Pois bem, o processo, em fins de 2020 houve um acordo com da Rumo com a ANTT em que ela se comprometia a investir R$10,9 bilhões nos trechos sucateados e devolveria à União todo restante da malha em que não fosse reativar as operações.
Daí é possível entender boa parte dos investimentos em revitalização que estão ocorrendo. A ANTT vem colocando uma faca no pescoço das concessionárias: ou elas mantêm os trechos ativos ou devolvem para a União.
Interessante é que as concessões ocorreram na segunda metade da década de 1990. As concessionárias mantiveram ativos apenas os trechos mais lucrativos e desativaram os outros e só depois de mais de 20 anos a ANTT tomou uma atitude com relação à esses absurdos. Se não dava muito lucro ou tinha de fazer muito investimento, as concessionárias simplesmente abandonavam os trechos prejudicando principalmente os agricultores.
Eu não vou falar nada sobre o motivo que a Agência ficou mais de 20 anos sem decidir sobre esses absurdos...
É realmente absurdo que que este modal não seja priorizado no Brasil.
abs
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
O julgamento no STF da ADI 6553 referente ao projeto de construção da Ferrogrão (que liga o Mato Grosso ao Porto de Miritituba-PA) cujo trajeto é ao lado da Rodovia BR163 foi agendado para junho do ano que vem...
Para quem não sabe, o PSOL e ONGs entraram com um pedido de embargo da obra argumentando que iria prejudicar os indígenas. O Min. Tarcísio argumenta que o traçado da ferrovia é ao lado da rodovia e por isso esta ADI não faz sentido.
Enquanto isso as obras da ferrovia estão paradas por força de liminar deferida pelo Min. Alexandre de Moraes.
Para quem não sabe, o PSOL e ONGs entraram com um pedido de embargo da obra argumentando que iria prejudicar os indígenas. O Min. Tarcísio argumenta que o traçado da ferrovia é ao lado da rodovia e por isso esta ADI não faz sentido.
Enquanto isso as obras da ferrovia estão paradas por força de liminar deferida pelo Min. Alexandre de Moraes.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7622
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2566 vezes
- Agradeceram: 1039 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
É claro que vai prejudicar os indígenas, vão perder os caminhoneiros que tem que pagar "pedágio" para passar em "suas terras".
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Duka
- Avançado
- Mensagens: 693
- Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
- Localização: Lajeado, RS
- Agradeceu: 358 vezes
- Agradeceram: 159 vezes
Re: Notícias Ferroviárias
Pelo que li, já estão com um traçado alternativo pra ferrogrão. By-passando wssa questão do STF. Ficará alguns milhões mais caro, mas ainda assim viável (porém creio que ao fim o STF acabe liberando a obra, dando mais alguma compensação pros indígenas - que no fim acabam sempre executando uns 10% do prometido mesmo, nada muda...).
Abraços