Notícias Ferroviárias
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Notícias Ferroviárias
Olá,
Sou um admirador da temática ferroviária e decidi criar um tópico para assuntos do tipo.
Como defensor do transporte de passageiros, vou postar primeiro notícias voltadas a isto.
abraços]
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Re: Notícias Ferroviárias
abraços]Linha Bauru-Campinas é alternativa para trem-bala
Estudo reativa transporte ferroviário de passageiros entre as duas cidades; demanda de usuários é estimada em 1,5 milhão
Agência BOM DIA
A vice-prefeita Estela Almagro (PT) levará a Brasília nos próximos dias um plano de reativação dos trens de passageiros entre Bauru e Campinas, com o objetivo de conectar a região ao futuro TAV (Trem de Alta Velocidade, também conhecido como trem-bala), que fará o trajeto Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro a partir de 2014, com velocidade média de 250 km/h.
A proposta é aproveitar a linha ferroviária já existente entre Bauru e Campinas – hoje operada pela ALL (América Latina Logística) – para fazer correr o trem de passageiros, conectando-se com o trem-bala naquela cidade, dando opções de desembarque em São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro.
“É um projeto formidável. Temos que reativar esse patrimônio que foi vendido no passado. E para isso, vamos convencer a concessionária que hoje opera o trecho e o governo federal a consolidar esse plano de reativação ferroviária”, diz Estela.
Demanda de usuários é grande
O estudo de reativação da linha realizado pela petista, já em andamento, aponta que os municípios localizados entre Bauru e Campinas, num total de oito (Bauru, Jaú, Dois Córregos, Torrinha, Brotas, Itirapina, Rio Claro e Americana), somam população estimada em 1,5 milhões de pessoas que seriam diretamente beneficiadas pelo serviço.
A vice-prefeita levará a proposta à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o Ministério dos Transportes também receberão o documento.
Para Estela, a recuperação do transporte de passageiros por trem é ação inevitável que já está sendo retomada pelo governo federal. “E Bauru se insere dentro desse contexto, principalmente pela sua história ligada à ferrovia. E vamos lutar para que, num futuro próximo, o trem-bala chegue a Bauru, já que de Campinas até aqui são apenas 250 quilômetros de linha”, comenta.
Modal precisa servir população
O vereador José Carlos Batata (PT) também está empolgado com a proposta.
“É uma iniciativa muito positiva. Com o trem-bala chegando, é o momento de articularmos a reativação dos trens de passageiros no Interior como forma de conexão com esse novo serviço que partirá de Campinas em direção a São Paulo e Rio de Janeiro”, explica.
O parlamentar afirma que a reativação do trem de passageiros entre Bauru e Campinas necessitará de um trabalho técnico e político junto aos órgãos do governo federal, com a participação da atual operadora do trecho, a ALL (América Latina Logística).
Batata lembra que entre Bauru e Campinas há uma série de atrativos empresariais em região que concentra um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do interior de São Paulo e do Brasil.
Ele também acredita que o prolongamento do trem-bala até Bauru no futuro é dado como certo. “A demanda de passageiros na região é muito grande.” Na avaliação do petista, o sistema ferroviário nacional precisa voltar suas atenções novamente para o transporte de passageiros.
Ferrovia veloz custará R$ 36 bilhões
Os investimentos para a implantação do TAV (Trem de Alta Velocidade ou trem-bala) entre Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro deverão girar em torno de R$ 36 bilhões (ou US$ 16 bilhões), segundo estimativas de consultorias que já trabalham no projeto.
A maior parte do dinheiro (75%) será aplicado nas obras de construção do leito ferroviário, além de pontes, viadutos e terminais.
O restante ficará para a aquisição das composições e montagem do sistema de operação. O processo de licitação já andamento prevê que, além de fornecer a tecnologia do trem de alta velocidade, o ganhador deverá também operá-lo por regime de concessão.
Até o final do ano a intenção do governo é declarar o vencedor da proposta e, a partir do ano que vem, iniciar a construção da ferrovia de alta velocidade, a primeira do Brasil.
O projeto é a obra mais cara do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). O prazo de entrega do trem-bala está estipulado para o início de 2014 e faz parte dos investimentos para a Copa do Mundo que será realizado neste ano no Brasil. A Fifa (Federação Internacional de Futebol) exige investimentos em transportes para faciltar a movimentação de turistas.
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Re: Notícias Ferroviárias
Reunião define em Maringá o retorno do trem “pé-vermelho”
Secretário do Planejamento considera retomada do trem de passageiros fará a diferença para as regiões de Maringá e Londrina
O diretor do Departamento de Relações Institucionais da Secretaria de Política Nacional de Transportes (SPNT) do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, coordenador do programa de implantação de trens regionais de passageiros, afirmou nesta quarta-feira (26), em Maringá, que a reunião com a Ferroeste, universidades estaduais e prefeitos da região ¨vai dar desdobramentos positivos¨ para a retomada do trem de passageiros em treze municípios do eixo ferroviário Londrina-Maringá. ¨A reunião foi muito importante porque mostrou que há um alinhamento forte do Governo do Estado, prefeituras, universidades e Ferroeste¨, disse ele, ¨e com a coordenação do Samuel Gomes, a pedido governador Roberto Requião¨.
Segundo Gomes, o projeto do trem regional de passageiros vai avançar com a elaboração de um estudo de viabilidade, conforme orientação do diretor do SPNT, e a atualização de um convênio entre o Ministério dos Transportes e o Governo Federal, através da Ferroeste e das universidades de Londrina (UEL) e Maringá (UEM). O ministério vai encaminhar para a Ferroeste e os municípios envolvidos no projeto o Termo de Referência do estudo que está pronto para receber as contribuições da região. ¨Há recursos do Governo Federal para o projeto que poderão ser complementados¨. Adiantou Gomes. Segundo ele, a adesão das universidades vai ajudar a otimizar os recursos disponíveis para os estudos. ¨Certamente sem as universidades seria muito mais caro¨, disse. ¨Não tenho dúvida de que o processo iniciado hoje concretizará este trem¨.
O prefeito de Maringá, Sílvio Barros, afirmou que o rebaixamento da linha férrea na região central preparou a cidade para o trem de passageiros. ¨A situação urbana é muito boa porque ficou espaço para implantar a linha de passageiros junto com o trem de carga¨, disse. No estudo do BNDES, o eixo ferroviário Maringá-Londrina está em segundo lugar no ranking de viabilidade sócio-econômica da implantação do projeto entre quinze trajetos em várias partes do país. O presidente da Urbamar, órgão gestor do urbanismo em Maringá, Fernando Camargo, considerou a reunião de ¨fundamental importância e um passo importante junto ao Governo Federal¨.
ÊNIO VERRI
A reativação do trem de passageiros Londrina-Maringá, discutida nesta quarta-feira na Universidade Estadual (UEM), ¨é um sonho muito antigo¨, disse hoje em Curitiba o secretário do Planejamento, Enio Verri. ¨Acredito que a retomada desse debate e, em especial, a efetivação desse projeto para a nossa região ,vai fazer uma grande diferença para o desenvolvimento turístico, que é muito importante, mas também na geração de empregos e na criação de novas oportunidades de investimentos não só para Maringá e Londrina, mas também para os 13 municípios que vão serão beneficiados”, afirma o secretário.
¨Na época que fui secretário municipal da Fazenda em Maringá, no período 2000 a 2004, começamos esse debate, junto com os municípios que compõem a região que seria atingida pelo tráfego ferroviário¨, lembra Verri. ¨Tínhamos os estudos do BNDES e tivemos uma atenção especial do Codem- Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, e nós já julgávamos que o projeto iria dinamizar muito a economia de toda essa região¨.
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, informou que a partir da reunião desta quarta-feira, em Maringá, será formado um grupo de estudos para desenvolver o projeto, suas metas e a demanda de passageiros a partir da mobilidade existente nas regiões conurbadas de Maringá, Londrina e comunidades existentes entre as duas cidades-pólo. ¨Estamos inseridos numa política nacional de retorno dos trens regionais de passageiros e nossa expectativa é de que o estudo fique pronto em seis meses¨, disse Gomes.
De acordo com Samuel Gomes, o ponto de partida será o estudo feito pela COPPE/UFRJ a pedido do BNDES em 2000. Pelo projeto original, o trem pé-vermelho percorrerá treze municípios, numa extensão de 125 quilômetros..¨Vamos atualizar o projeto¨, explica o dirigente da ferrovia, ¨será praticamente um novo estudo¨. Gomes acredita que num primeiro momento a linha de passageiros utilizará a ferrovia existente de cargas. ¨Dependendo da demanda do transporte de cargas haverá um espaço maior ou menor para o transporte de passageiros¨, esclarece.
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Re: Notícias Ferroviárias
29/05/2008 14:58
Logística
PAC da logística interligará regiões Norte e Sul
Com o crescimento econômico e a expansão das atividades em regiões do país como Norte e Centro-Oeste, é fundamental que haja uma integração por meio dos transportes com os centros econômicos do país – sobretudo no sudeste. De acordo com Roberto Zaidan, diretor da secretaria de gestão de programas de transporte, a infra-estrutura que liga as regiões brasileiras ainda é insuficiente.
A apresentação foi feita durante o “55º Fórum Projeto Brasil: Logística – a regulação do setor e a integração entre as agências”, no qual foi discutido qual seria o modelo ideal de regulação dos transportes no Brasil, bem como suas principais deficiências. Nesta primeira parte foi discutido os investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que pretende investir R$ 55,2 bilhões até 2010.
Por uma questão econômica, o transporte ferroviário é que se mostra mais atraente transportar cargas a longas distâncias. Por isso é mais indicado para um país com dimensões continentais como o Brasil do que o rodoviário, por exemplo.
Para conectar a região Norte com o Sul, será construída a ferrovia Ferronorte, que ligará as cidades de Santa Fé do Sul, em São Paula a Araguaina, em Tocantins. A primeira parte da ferrovia (de 650 quilômetros) foi concluída no ano passado e custou R$ 1,3 bilhão. Ao todo serão 2000 quilômetros de ferrovia.
Entretanto, o Brasil possui uma malha ferrovia consideravelmente grande, porém muito mal conservada. Para solucionar essa questão, Zaidan disse que “infra-estrutura pré-existente será remodelada com o apoio da iniciativa privada”. Pra se ter uma idéia, dos R$ 7,9 bilhões que estão previstos para as ferrovias, somente R$ 900 milhões serão provenientes dos cofres públicos.
Da Redação Felipe Lessa
http://www.projetobr.com.br/web/guest/e ... cleId=3033
Logística
PAC da logística interligará regiões Norte e Sul
Com o crescimento econômico e a expansão das atividades em regiões do país como Norte e Centro-Oeste, é fundamental que haja uma integração por meio dos transportes com os centros econômicos do país – sobretudo no sudeste. De acordo com Roberto Zaidan, diretor da secretaria de gestão de programas de transporte, a infra-estrutura que liga as regiões brasileiras ainda é insuficiente.
A apresentação foi feita durante o “55º Fórum Projeto Brasil: Logística – a regulação do setor e a integração entre as agências”, no qual foi discutido qual seria o modelo ideal de regulação dos transportes no Brasil, bem como suas principais deficiências. Nesta primeira parte foi discutido os investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que pretende investir R$ 55,2 bilhões até 2010.
Por uma questão econômica, o transporte ferroviário é que se mostra mais atraente transportar cargas a longas distâncias. Por isso é mais indicado para um país com dimensões continentais como o Brasil do que o rodoviário, por exemplo.
Para conectar a região Norte com o Sul, será construída a ferrovia Ferronorte, que ligará as cidades de Santa Fé do Sul, em São Paula a Araguaina, em Tocantins. A primeira parte da ferrovia (de 650 quilômetros) foi concluída no ano passado e custou R$ 1,3 bilhão. Ao todo serão 2000 quilômetros de ferrovia.
Entretanto, o Brasil possui uma malha ferrovia consideravelmente grande, porém muito mal conservada. Para solucionar essa questão, Zaidan disse que “infra-estrutura pré-existente será remodelada com o apoio da iniciativa privada”. Pra se ter uma idéia, dos R$ 7,9 bilhões que estão previstos para as ferrovias, somente R$ 900 milhões serão provenientes dos cofres públicos.
Da Redação Felipe Lessa
http://www.projetobr.com.br/web/guest/e ... cleId=3033
Re: Notícias Ferroviárias
É fato que a matriz de transportes brasileira é mal planejada. O transporte bruto deveria ser feito por vias ferroviárias.
Também sou a favor de transporte ferroviário tanto para cargas pesadas (convencionais), quanto para passageiros (levitação magnética está aí pra isso ).
Também sou a favor de transporte ferroviário tanto para cargas pesadas (convencionais), quanto para passageiros (levitação magnética está aí pra isso ).
[<o>]
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Re: Notícias Ferroviárias
E quanto as ferrovias urbanas? Os trens e metros brasileiros andam a ritmo de tartaruga.
Em São Paulo virou arma política do Serra. Estão a 16 anos no poder, mas só agora decidiram investir, um pouquinho, por causa que são iluminados. Quinze anos para inaugurar uma linha! Aqui em São José existe o projeto para o metro leve há uns cem anos, mas só agora que a coisa começou a andar. Sem contar o TAV, que nem saiu do papel... tá difícil esse setor no Brasil, viu...
Mas vou tentar postar umas notícias.
Em São Paulo virou arma política do Serra. Estão a 16 anos no poder, mas só agora decidiram investir, um pouquinho, por causa que são iluminados. Quinze anos para inaugurar uma linha! Aqui em São José existe o projeto para o metro leve há uns cem anos, mas só agora que a coisa começou a andar. Sem contar o TAV, que nem saiu do papel... tá difícil esse setor no Brasil, viu...
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: Notícias Ferroviárias
Tudo é complementar.
Agora, carregar um caminhão com soja em Mato Grosso e levar até o Porto passando mais de 2 mil km é loucura. Por que é uma comoditti e de baixo valor agregado e urgência de entrega. O mesmo se aplica para outras.
Entretanto, existem cargas de de alto valor agregado e/ou exigem flexibilidade e/ou rapidez na entrega que o trem não serve. Por exemplo, frutas e verduras, comida congelada, eletrônicos, carros, etc... Por isso que mesmo países que tem uma densa malha ferroviária tem muitas estradas e caminhões.
É o caso dos EUA que tem a maior frota do mundo de caminhões pesados e na década de 1920 já tinham carretas e uma malha rodoviária de mais de 500 mil quilômetros asfaltado cobrindo quase todo o território e permitiam ir de Nova York a São Francisco em cinco dias. Na Europa, tem muitos caminhões que fazem a rota Europa Ocidental Rússia. Na China, as características do transporte rodoviário são semelhantes a dos EUA.
No Brasil, a maioria das ferrovias tem traçado antiquado, inadequado para as composições modernas desenvolverem maior velocidade e carregar mais peso. Um exemplo que conheço é a ligação ferroviária entre Paranaguá e Curitiba, a estrada de ferro tem o mesmo traçado do século XIX com curvas fechadas, subidas acentuadas e estrutura muito aquem da necessidade do transporte de cargas.
Agora, carregar um caminhão com soja em Mato Grosso e levar até o Porto passando mais de 2 mil km é loucura. Por que é uma comoditti e de baixo valor agregado e urgência de entrega. O mesmo se aplica para outras.
Entretanto, existem cargas de de alto valor agregado e/ou exigem flexibilidade e/ou rapidez na entrega que o trem não serve. Por exemplo, frutas e verduras, comida congelada, eletrônicos, carros, etc... Por isso que mesmo países que tem uma densa malha ferroviária tem muitas estradas e caminhões.
É o caso dos EUA que tem a maior frota do mundo de caminhões pesados e na década de 1920 já tinham carretas e uma malha rodoviária de mais de 500 mil quilômetros asfaltado cobrindo quase todo o território e permitiam ir de Nova York a São Francisco em cinco dias. Na Europa, tem muitos caminhões que fazem a rota Europa Ocidental Rússia. Na China, as características do transporte rodoviário são semelhantes a dos EUA.
No Brasil, a maioria das ferrovias tem traçado antiquado, inadequado para as composições modernas desenvolverem maior velocidade e carregar mais peso. Um exemplo que conheço é a ligação ferroviária entre Paranaguá e Curitiba, a estrada de ferro tem o mesmo traçado do século XIX com curvas fechadas, subidas acentuadas e estrutura muito aquem da necessidade do transporte de cargas.
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Re: Notícias Ferroviárias
O de Curitiba está sendo discutido a uns 30 anos. Parece que sai para a Copa do Mundo, mas não estou confiante. É capaz de implantarem ônibus maiores.Bolovo escreveu:E quanto as ferrovias urbanas? Os trens e metros brasileiros andam a ritmo de tartaruga.
Em São Paulo virou arma política do Serra. Estão a 16 anos no poder, mas só agora decidiram investir, um pouquinho, por causa que são iluminados. Quinze anos para inaugurar uma linha! Aqui em São José existe o projeto para o metro leve há uns cem anos, mas só agora que a coisa começou a andar. Sem contar o TAV, que nem saiu do papel... tá difícil esse setor no Brasil, viu...
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Sem contar o contorno ferroviário que é discutida a décadas e nunca sai, sugeriram até enterrar o trem.
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Re: Notícias Ferroviárias
Sábado, 26 de dezembro de 2009, 06:07
Inaugurado na China trem mais rápido do mundo
A china pretende construir uma rede de trens de alta velocidade de 16 mil quilômetros até a próxima década
PEQUIM - A inauguração neste sábado, 26, da linha de trem de alta velocidade mais rápida do mundo, que une em 3 horas as cidades de Wuhan (centro) e Cantão (sul), a 1.069 quilômetros de distância, a uma velocidade média de 350 quilômetros por hora, revelou de novo a aposta de Pequim pelo transporte ferroviário em concorrência com o aéreo.
A construção desse trecho foi iniciada em 2005.
Uma rede de alta velocidade de 16 mil quilômetros, com trens circulando a uma média de 350 km/h, será construída na China na próxima década.
Até 2012 deverão estar completados 13 mil quilômetros dessa rede, segundo o Ministério da Ferrovia.
http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 7154,0.htm
Inaugurado na China trem mais rápido do mundo
A china pretende construir uma rede de trens de alta velocidade de 16 mil quilômetros até a próxima década
PEQUIM - A inauguração neste sábado, 26, da linha de trem de alta velocidade mais rápida do mundo, que une em 3 horas as cidades de Wuhan (centro) e Cantão (sul), a 1.069 quilômetros de distância, a uma velocidade média de 350 quilômetros por hora, revelou de novo a aposta de Pequim pelo transporte ferroviário em concorrência com o aéreo.
A construção desse trecho foi iniciada em 2005.
Uma rede de alta velocidade de 16 mil quilômetros, com trens circulando a uma média de 350 km/h, será construída na China na próxima década.
Até 2012 deverão estar completados 13 mil quilômetros dessa rede, segundo o Ministério da Ferrovia.
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Re: Notícias Ferroviárias
A China pretendendo 16 mil quilômetros de linhas ferroviárias e aqui no Brasil todo esse trâmite pra apenas uma linha ligando SP-RJ. Nem pronto pra 2014 vai mais ficar.
"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43
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Re: Notícias Ferroviárias
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Re: Notícias Ferroviárias
O fato de constar no mapa não quer dizer que a ferrovia tenha características modernas e altamente produtivas. Por exemplo, o traçado da ferrovia entre Curitiba e Paranaguá é do fim do século XIX e inadequado para os trens modernos. Isso quer dizer que os trens andam mais lento, transportam menos carga e, teoricamente, é mais perigoso e sujeito a interrupções. É uma ferrovia para turismo e não para transporte de carga. Agora parece que vão construir outra com a tecnologia atual devido ao Porto de Paranaguá e o outro "portão" que querem fazer na região.
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Re: Notícias Ferroviárias
Vão no site do TAV e olhem o trajeto proposto no Google Earth. Por situar basicamente na Serra da Mantiqueira, o trajeto é uma alternância doida entre túneis e pontes. Quem conhece a "Ferrovia do Aço" sabe do que eu estou falando. Isso explica o custo estratosférico dessa obra, muito importante ao meu ver, diferente das ironias baratas que sai na mídia. O governo quer a obra pronta até 2016, o que eu duvido muito. Pela complexidade da obra, seja pelo relevo, técnicas, sociais (desapropriações, trilhos passando em áreas ambientais de cidades) e etc, acredito que se a obra começar em 2016 já será de bom tamanho. Abraços.
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Re: Notícias Ferroviárias
ALL aqui no sul desativou a maioria das linhas ferreas,esta td abandonado.
um site com quase tds estações
http://www.estacoesferroviarias.com.br/index.html
tem ate foto do meu pai nesse site
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... let801.jpg
é o infeliz com a camiseta do gremio hahahaha
e tem foto do roosevelt numa estação aqui da cidade
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... alicia.htm
um site com quase tds estações
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O Pior cego é o que está convicto e seguro de que vê. Não há nada mais fácil do que apontar os erros, preconceitos e fanatismo dos outros enquanto permanecemos cegos e insensíveis aos nossos próprios.