Notícias Ferroviárias

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Re: Notícias Ferroviárias

#181 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 02, 2021 3:27 pm

Mas já na próxima fase para o Sul da Ferrovia Norte-Sul (EF-151) já resolverá a questão do transporte ferroviário para o EB.

Trata-se do trecho Estrela D'Oeste-Panorama, de 264 km. Faz contato com a Malha Paulista que, por sua vez, faz contato com a Malha-Sul:

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Obs: um dos 2 Batalhões Ferroviários bem que poderia restaurar e manutenir o trecho de 130km Ourinhos-Bauru.




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Re: Notícias Ferroviárias

#182 Mensagem por knigh7 » Qua Out 06, 2021 12:17 am

Rumo assina contrato para construir ferrovia de 730 km em Mato Grosso
Investimento será de R$ 9 bilhões a R$ 11 bilhões; sistema, construído em regime de autorização, põe todo o risco do projeto nas mãos da iniciativa privada


Juliana Estigarríbia, O Estado de S.Paulo
20 de setembro de 2021 | 20h15

A Rumo Logística assinou nesta segunda-feira, 20, contrato para construção da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, com investimento estimado entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões. O trecho será construído no regime de autorização. Diferentemente das concessões, o modelo prevê que 100% dos riscos fiquem nas mãos da iniciativa privada.

“No modelo de autorização, não existiria a possibilidade de reequilíbrio de contrato pela pandemia, por exemplo. É um regime novo, mas de certa maneira remete ao passado, pois lá atrás as ferrovias não eram estatais. As empresas construíam por sua conta e risco e concorriam entre si”, afirma o sócio de infraestrutura do Machado Meyer Advogados, Rafael Vanzella, referindo-se às primeiras estradas de ferro do País.


A Rumo vai construir um sistema com 730 km de extensão. Serão dois blocos, ambos partindo de Rondonópolis com destino a Cuiabá e Lucas do Rio Verde. O contrato prevê exploração de 45 anos, prorrogáveis por mais 45. A conclusão do primeiro ramal está prevista para 2026 e a do segundo, para 2030.
https://economia.estadao.com.br/noticia ... 0003845652




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Re: Notícias Ferroviárias

#183 Mensagem por knigh7 » Qua Out 06, 2021 12:36 am

Lucas do Rio Verde (MT) vai ser um entroncamento. A FICO, Ferrovia da Integração Centro-Oeste (que vai até a Norte-Sul em GO), e a Ferrogrão (que vaai até o Porto de Miritituba (PA) se encontrarão com a Ferrovia Estadual acima (que liga Rondonópolis àquela cidade). Rondonópolis, por sua vez, se liga à Ferronorte, que vai do Mato Grosso, passando por Mato Grosso do Sul até o Porto de Santos.

O Min. Tarcísio explica:

https://fb.watch/8sQSuqSbd6/

Imaginem a diminuição do Custo-Brasil quando tudo isso estiver pronto. E a nossa competitividade na agricultura. Haja desculpa para boicotarem produtos do Brasil...




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Re: Notícias Ferroviárias

#184 Mensagem por J.Ricardo » Sex Out 08, 2021 10:30 am

knigh7 escreveu: Sáb Out 02, 2021 3:27 pm Mas já na próxima fase para o Sul da Ferrovia Norte-Sul (EF-151) já resolverá a questão do transporte ferroviário para o EB.

Trata-se do trecho Estrela D'Oeste-Panorama, de 264 km. Faz contato com a Malha Paulista que, por sua vez, faz contato com a Malha-Sul:

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Obs: um dos 2 Batalhões Ferroviários bem que poderia restaurar e manutenir o trecho de 130km Ourinhos-Bauru.
Esse trecho de Presidente Epitácio até Ourinhos praticamente não existe mais, totalmente destruído na gestão ALL.




Não temais ímpias falanges,
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Re: Notícias Ferroviárias

#185 Mensagem por knigh7 » Sex Out 08, 2021 5:54 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Out 08, 2021 10:30 am

Esse trecho de Presidente Epitácio até Ourinhos praticamente não existe mais, totalmente destruído na gestão ALL.
Há algumas semanas atrás eu estava no site da ANTT procurando informações da Rumo Malha Sul. Numa das pesquisas acabei caindo num processo administrativo contra ela da Agência iniciado em 2017 apontando vários trechos abandonados (como se a gente não visse essas coisas... :roll: ).

Pois bem, o processo, em fins de 2020 houve um acordo com da Rumo com a ANTT em que ela se comprometia a investir R$10,9 bilhões nos trechos sucateados e devolveria à União todo restante da malha em que não fosse reativar as operações.

Daí é possível entender boa parte dos investimentos em revitalização que estão ocorrendo. A ANTT vem colocando uma faca no pescoço das concessionárias: ou elas mantêm os trechos ativos ou devolvem para a União.

Interessante é que as concessões ocorreram na segunda metade da década de 1990. As concessionárias mantiveram ativos apenas os trechos mais lucrativos e desativaram os outros e só depois de mais de 20 anos a ANTT tomou uma atitude com relação à esses absurdos. Se não dava muito lucro ou tinha de fazer muito investimento, as concessionárias simplesmente abandonavam os trechos prejudicando principalmente os agricultores.


Eu não vou falar nada sobre o motivo que a Agência ficou mais de 20 anos sem decidir sobre esses absurdos... :roll:




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Re: Notícias Ferroviárias

#186 Mensagem por knigh7 » Sex Out 08, 2021 6:53 pm

Marco das Ferrovias: Economia de frete pode chegar a 40%, diz Tarcísio à CNN

Novas regras para o setor deve gerar investimentos de R$ 80 bilhões, disse o ministro da Infraestrutura em entrevista à CNN nesta sexta-feira (8)



https://www.cnnbrasil.com.br/business/m ... sio-a-cnn/




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Re: Notícias Ferroviárias

#187 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 07, 2021 3:16 am

Ótima notícia para a logística do EB.

O Programa Pró-trilhos concedeu à Rumo a extensão da Norte-Sul de Estrela D'Oeste descendo até Três Lagoas. Ali passa a Ferrovia da Novoeste que será restaurada e desafogará o trecho Estrela D' Oeste-Rio Preto-Campinas-Santos.

E o EB nessa história?
Respondo: o EB poderia levar por via férrea as unidades estacionadas no Sul sem precisar de descer para a Grande São Paulo (que já é bem saturada pela CPTM). O EB pode passar pelo meio do estado do Paraná.
Aliás no mapa abaixo em destaque conta os trechos recém-arrematados de setembro até hoje e verão que será muita obra ferroviária:

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Re: Notícias Ferroviárias

#188 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 09, 2021 11:09 pm





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Re: Notícias Ferroviárias

#189 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 09, 2021 11:59 pm





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Re: Notícias Ferroviárias

#190 Mensagem por J.Ricardo » Sex Dez 10, 2021 8:55 am

Esse Tarcisio sim tem o direito de dizer "nunca na história desses país" (república) se fez tantas ferrovias...




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Re: Notícias Ferroviárias

#191 Mensagem por gusmano » Sex Dez 10, 2021 11:14 am

knigh7 escreveu: Sex Out 08, 2021 5:54 pm
J.Ricardo escreveu: Sex Out 08, 2021 10:30 am

Esse trecho de Presidente Epitácio até Ourinhos praticamente não existe mais, totalmente destruído na gestão ALL.
Há algumas semanas atrás eu estava no site da ANTT procurando informações da Rumo Malha Sul. Numa das pesquisas acabei caindo num processo administrativo contra ela da Agência iniciado em 2017 apontando vários trechos abandonados (como se a gente não visse essas coisas... :roll: ).

Pois bem, o processo, em fins de 2020 houve um acordo com da Rumo com a ANTT em que ela se comprometia a investir R$10,9 bilhões nos trechos sucateados e devolveria à União todo restante da malha em que não fosse reativar as operações.

Daí é possível entender boa parte dos investimentos em revitalização que estão ocorrendo. A ANTT vem colocando uma faca no pescoço das concessionárias: ou elas mantêm os trechos ativos ou devolvem para a União.

Interessante é que as concessões ocorreram na segunda metade da década de 1990. As concessionárias mantiveram ativos apenas os trechos mais lucrativos e desativaram os outros e só depois de mais de 20 anos a ANTT tomou uma atitude com relação à esses absurdos. Se não dava muito lucro ou tinha de fazer muito investimento, as concessionárias simplesmente abandonavam os trechos prejudicando principalmente os agricultores.


Eu não vou falar nada sobre o motivo que a Agência ficou mais de 20 anos sem decidir sobre esses absurdos... :roll:
Nada muito diferente do que ocorreu, e ocorre, nas outras agências. Em especial na ANATEL. É um morde/assopra constante.

É realmente absurdo que que este modal não seja priorizado no Brasil.

abs




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Re: Notícias Ferroviárias

#192 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 10, 2021 1:08 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Dez 10, 2021 8:55 am Esse Tarcisio sim tem o direito de dizer "nunca na história desses país" (república) se fez tantas ferrovias...
São Tarcísio, Padroeiro das Causas Ferroviárias




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Re: Notícias Ferroviárias

#193 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 24, 2021 2:06 am

O julgamento no STF da ADI 6553 referente ao projeto de construção da Ferrogrão (que liga o Mato Grosso ao Porto de Miritituba-PA) cujo trajeto é ao lado da Rodovia BR163 foi agendado para junho do ano que vem...

Para quem não sabe, o PSOL e ONGs entraram com um pedido de embargo da obra argumentando que iria prejudicar os indígenas. O Min. Tarcísio argumenta que o traçado da ferrovia é ao lado da rodovia e por isso esta ADI não faz sentido.
Enquanto isso as obras da ferrovia estão paradas por força de liminar deferida pelo Min. Alexandre de Moraes.




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Re: Notícias Ferroviárias

#194 Mensagem por J.Ricardo » Ter Dez 28, 2021 4:50 pm

É claro que vai prejudicar os indígenas, vão perder os caminhoneiros que tem que pagar "pedágio" para passar em "suas terras".




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Re: Notícias Ferroviárias

#195 Mensagem por Duka » Seg Jan 03, 2022 11:44 am

Pelo que li, já estão com um traçado alternativo pra ferrogrão. By-passando wssa questão do STF. Ficará alguns milhões mais caro, mas ainda assim viável (porém creio que ao fim o STF acabe liberando a obra, dando mais alguma compensação pros indígenas - que no fim acabam sempre executando uns 10% do prometido mesmo, nada muda...).




Abraços
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