Olá Alex,
Vamos lá:
Finken escreveu:
... trocaria, assim como qualquer comandante de Niterói trocaria os Aspide por Sea Dart.
alex: Concordo, se fossem fornecidos também radares e sensores para esta função.
A questão é, sempre queremos dispor do melhor armamento, mas nem sempre o míssil com maior velocidade e alcance é o melhor para determinadas missões. As T-22 não são escoltas AAé, por isso usam o Sea Wolf, um verdadeiro
missile killer, especializado em ações anti-míssil.
O Aspide também possui capacidade anti-míssil, menor que o Sea Wolf, mas possui. E ele tem maior alcance, o que aumenta o tempo de reação.
Enfim, cada um possui as suas características, especias para sua missão e a de seu navio. Então, colocar Sea Dart em uma Niterói não seria muito inteligente. Melhor seria mesmo comprar as T-42, que foram projetadas para tal função...
Finkem escreveu:
A classe Inhaúma, por exemplo, não foi projetada como um super navio. Não é missão dela enfrentar sozinha outros navios mais poderosos.
alex: Finken até hoje não sei para que serve uma Inhauma, acho que perdemos a chance de ter bons navios de 700 ton para patrulha ou 02 boas fragatas como a Niteroi.
Infelizmente, concordo plenamente. Ao invés de priorizar lanchas rápidas de patrulha, e organizar um sistema de patrulha costeira, inventaram essa Inhaúma. Veja ess interessante projeto russo. Creio que poderíamos construir dezenas desses aqui no Brasil e corrigir essa grande deficiência. Link:
http://www.defesaglobal.com.br/naval/sobol.htmApesar disso, em conjunto com outras escoltas, poderia lançar seus MM-40 Exocet por OTHT, vetoradas por um Sea King, ou outro meio.
Ou ainda, vetoradas por outros navios/helicópteros, podem realizar ASW, com seus lançadores de torpedos e Super Lynx.
De qualquer forma, não são completamente inúteis.
Finken escreveu : ... é que ele iria entrar dentro de um sistema de defesa AAé em camadas, com o Sea Dart/Aspide/Sea Wolf e Mistral/AAA.
alex: não sei se nosso softwares dos centros de comando da Emgeprom são preparados para administrar o uso de dois misseis anti-aereos no mesmo navio. è isto que voce esta propondo? o uso de 02 misseis para missões de defesa anti-aerea no mesmo navio, cada um para um missão mais especifica?
Não. Me referia que um navio nunca opera sozinho. Eles se organizam em Forças Tarefa. Ou seja, cada um complementaria o outro.
Em se comprando as T-42, estas realizariam defesa AAé de Área, as Niterói defessa AAé de Área pequena, e os canhões/Sea Wolf/Mistral defesa de ponto e anti-míssil.
Não sugeri que um mesmo navio portasse dois mísseis distintos.
Acho que é isso...
Até mais...
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell