Mas já existe E-190 de patrulha marítima em operação. Ou seja, parte dos custos para reforçar asas etc já ficou pra trás.gogogas escreveu: ↑Dom Mar 17, 2024 5:00 pm Acredito que a FAB deva ir pelo P-8 , pois nossa ZEE é muito extensa e o alcance dos futuros aviões deva ser maior ou equiparado com os P-3 , além claro do FMS ! Um desenvolvimento a partir do P-190 E2 vai demandar muita grana , reforçar as asas , recheio eletrônico , validação é muito mais !
Hoje este mercado com os P-8 , C-295 MPA e na plataforma ATR-72 estão vendendo bastante , estas últimas plataformas citadas ; seria como uma luva o C-295 já que operamos os Amazonas , mas será que teriam alcance o suficiente ? Os Heron doados pela PF para a FAB , estão sendo empregados para desenvolver doutrinas relacionadas relacionada a patrulha marítima e SAR , aposto que os bandeirulha vai ser substituído por drones !
Nosso caso é urgente, os P3 vem de muitos problemas estruturais (asas) ecom problema de adaptação do FITS ao Harpoon. Modernizamos o bicho com os espanhóis sem trocar as asas esem prever que teriam harpoon.
Por sorte a AKAER ao comprar a L3COM ganhou na massa falida dois pares de asas de P3 o que deu para safar 2 P3. De resto foi uma modernização cheia de percalços.
Para mim o problema do E-190 é que ele não tem capacidade de ser reabastecido. Por isso o C390 tem vantagens, mas não sei como seria sua adaptação para receber o equipamento necessário para se tornar um patrulheiro.