gabriel219 escreveu: ↑Ter Fev 14, 2023 8:58 pm
@Suetham, vamos ver como se dará as ações nesta primavera. Os Ucranianos precisarão de mais sistemas HIMARS e Tochka-U.
Se analisar a fundo as intenções dos americanos nos novos pacotes, verá que o objetivo é colocar toda a península da Crimeia sob o alcance da artilharia ucraniana, o envio do GLSDB é apenas mais um indicador disso.
https://www.defensenews.com/pentagon/20 ... r-ukraine/
Os Russos, caso a Criméia esteja suprimida, pode utilizar bases aéreas improvisadas para helicópteros de ataque.
Poder pode, mas não por muito tempo e dependendo de onde improvisarem, considerando todo o espectro de vigilância da Ucrânia/OTAN, não vejo onde eles teriam como montar bases aéreas improvisadas no eixo sul sem estarem expostos, mesmo que alguns dias depois, além disso, não teriam como criar uma defesa aérea adequada à tempo, não tem como voltar a repetir o que aconteceu no aeródromo em Kherson.
Sinceramente, um ataque Ucraniano a Criméia seria uma péssima ideia, como foi em Kherson.
Mesmo com HIMARS, não conseguiram suprimir a artilharia e nem a VKS que decolava da Criméia, apenas conseguindo destruir as linhas de suprimento para forçar a retirada dos Russos de Kherson, mas deixou as tropas totalmente vulneráveis naqueles campos e foi um verdadeiro massacre.
Eles não tinham o alcance nos sistemas de artilharia. Não tinham nem como impor uma dificuldade na superioridade aérea russa na área. Com os novos pacotes isso pode mudar, mesmo se for a um nível tático, ainda assim será um grande incremento de capacidade militar da Ucrânia.
Agora, pelo que vejo, os Russos estão se preparando realmente para a ofensiva Ucraniana, talvez as tropas na Reserva não seja para uma ofensiva Russa, mas explorar uma contra Ofensiva após a Ucraniana.
Sim. É uma possibilidade bem crível.
Eu, ao menos, faria isso, os atrairia pra campo aberto, abusava do
Feigned Retreat que deu bastante certo em Kherson e em Kharkiv - lá eram somente 5 BTGs contra 5 Brigadas inteiras da Ucrânia - e depois contra-atacaria.
Acredito que essa não seja a tática russa. Pelo que eu vi até o momento, eles criaram defesas em camadas para suportar os ataques ucranianos sem perder posição, a continuação de envios de mobilizados para estabelecer nas posições e estabilizar a frente só confirma isso. Não descarto isso, mas até o momento, não vi na estratégia russa, fazer a retirada fingida pra causar mais baixas aos ucranianos, os números agora são quase equivalentes entre as forças da Ucrânia e Rússia, não tem motivos para continuar a adotar essa estratégia de guerra.
gabriel219 escreveu: ↑Qua Fev 15, 2023 2:01 pm
Queria o compartilhamento da opinião do @Suetham, mas me parece que os Russos não estão se preparando pra uma Ofensiva Geral, mas sim uma contra ofensiva após a Ofensiva Ucraniana que deverá ocorrer em Abril.
Na minha opinião, com a capacidade de até mesmo os T-72B3 e T-80BVM acertarem alvos a 4 km - o que tira do limite dos TOWs dos Bradleys, que pra mim são mais perigosos que os M1A2, Challenger e Leopard, demonstrado isso na Guerra do Golfo - concentração de artilharia e uma mudança de postura da VKS, utilizando Ka-52 para atacar alvos de valor tático e blindados, não mais posições Defensivas, me parece que os Russos se preparam para essa ofensiva e não repetir o fiasco que foi em Kharkiv.
Eu posso concordar com isso, mas discordo quanto a eles esperarem. A ofensiva geral da Ucrânia será no eixo sul, ali é o alvo mais tentador para eles, não faz sentido fazerem isso no LDNR, eles não tem equipamentos suficientes para abrir duas frentes grandes, apenas sustentar uma, o alvo lógico é sul, Melitopol é o 1º passo estratégico para obter um sucesso estratégico na guerra no eixo sul. Enquanto isso, os russos podem realizar a ofensiva no LDNR, não ao mesmo tempo, mas assim que a frente ao sul se estabilizar, eles podem começar a ofensiva no LDNR.
O próprio Estado-maior ucraniano acredita que a ofensiva russa não será uma ofensiva de 'frente ampla', mas virá do oblast de Luhansk. Essa ofensiva ocorreria na primavera ou no início do verão, depois que o exército mobilizado concluísse seu treinamento. Portanto, é uma ofensiva em direção ao norte e ao centro de Donbass. Lyman será recapturado e a Rússia tentará levar tudo no DPR. O oblast de Zaporizhia seria ignorado.
Na minha opinião, a melhor maneira é flanquear as zonas fortificadas e ameaçar as linhas terrestres de comunicação ucranianas até que tenham que sair de Avdiivka, Toretsk, frente de Marinka, Vuhledar. Isso só seria possível por meio de uma ofensiva concentrada do sul. Portanto, agora que a frente de Vuhledar foi aberta, veremos se os russos seguem essa estratégia.
Ainda sobre uma suposta ofensiva russa, a próxima ofensiva russa será em todas as frentes, de acordo com o ex-chefe das Forças de Defesa Aérea da Rússia.
Acho que ele quer dizer ao longo de toda a frente existente em Donbas e Zaporizhia que tem aproximadamente 1.000 km de comprimento, e não em frentes não relacionadas como Kiev. Se a avaliação for verdadeira e os ganhos recentes do lado de Zaporizhia forem representativos da situação real, então não é inimaginável que haja uma aceleração nas velocidades de avanço territorial da Rússia.
Eles têm mão de obra suficiente? Não sei. Uma coisa é defender 1000 km e outra coisa é fazer uma ofensiva mantendo tropas suficientes para defender também.
Estou vendo muita sondagem. Você mencionou os drones/balões russos na Ucrânia ocidental, tentando deliberadamente expôr as defesas aéreas da Ucrânia. Anteriormente, em Zaporizhia foi um ataque de sondagem envolvendo apenas a 19ª Divisão de Fuzileiros Motorizados e nenhuma outra formação do lado russo. Nas proximidades, a 42ª Divisão de Fuzileiros Motorizados de Guardas e a 336ª Brigada de Infantaria Naval de Guardas não participaram e apenas se mantiveram em posição. Parece-me que os russos estavam sondando a força ucraniana em Zaporizhia. Inicialmente era bem mais fraco do que eles esperavam, então eles avançaram muito, a ponto de a artilharia não estar pronta para acompanhar esse tipo de avanço. Em seguida, o reforço da AFU desceu do Dnipro e o 19º recuou, pois seu objetivo era mais reconhecimento das forças ucranianas e não lutar contra a reserva da AFU.
Se realmente for essa estratégia de realizar uma ofensiva após uma ofensiva ucraniana, a Rússia provavelmente terá que suportar algumas pesadas contraofensivas ucranianas antes de esgotá-las a um ponto em que possam ser quebradas. Zelensky certamente vai jogar tudo o que tem nisso quando esta ofensiva acontecer, sendo assim, teremos testemunhado plenamente qual é o limite do exército ucraniano, ou a Ucrânia consegue e perfura a defesa russa para dar um golpe estratégico na Rússia, ou eles falham em mover a linha por muito tempo depois de gastar um exército completo equipado com a OTAN, nesse momento ele e Zaluzhny serão questionados e pelo menos um vai cair de alguma forma.
Hoje digo que uma Ofensiva vinda de Kherson ou em Kharkiv para os Ucranianos é quase impossível devido a serem obrigados a cruzarem rios e a quantidade de drones Shahids que podem ser usados para destruir pontes móveis ou mesmo artilharia contra blindados estacionados esperando operações de curso d'água impossibilitaria tal operação.
No momento é realmente impossível.
Uma ofensiva Ucraniana na região possibilitaria, aos Russos, descobrir brechas nos campos minados em Zaporizhzhia e explorar em um contra-ataque.
Veja o que eu disse acima.
A preocupação Russa mesmo será fortalecer as defesas antiaérea e de contrabateria, já que utilizarão Excallibur e HIMARS para atingir alvos logísticos e de acumulo de material, possivelmentem em Tokmak e Melitopol, o que parece já está ocorrendo. Recentemente os Ucranianos tentaram atingir Melitopol com Himars, mas sem sucesso.
Sinceramente, eu realmente espero essa atitude da Rússia, mas isso seria uma mais uma reação ativa do que propriamente uma ação. Se os russos realmente estão se preparando para bloquear essa ofensiva da Ucrânia, a melhor maneira de realmente causar estragos na artilharia ucraniana seria empregar vários drones MALE/HALE de reconhecimento, ainda melhor usar UCAVs para caçar esses sistemas de artilharia. A produção do Orion por exemplo foi ampliado desde a metade do ano passado, até o momento não vi nenhuma evidência plausível de seu uso, só posso imaginar que em algum momento ele vai ser empregado, a melhor maneira disso é justamente quando a ofensiva ucraniana começar, eles precisariam de algumas dezenas para tornar a artilharia ucraniana um alvo prioritário, com outros alvos secundários na sequência de prioridade.
Por ora:
Há alegações de que a Rússia começou a usar balões refletivos de radar para acionar as defesas aéreas ucranianas
https://www.thedrive.com/the-war-zone/u ... eep-fueled
Ukraine Bought ‘All The Gas Trucks Available In Europe’ To Keep Fueled
Despite massive Russian attacks against its power and fuel supply infrastructure, Ukraine claims it has actually increased its fuel reserves to the point of surplus thanks to the influx of imports and an innovative logistics operation using thousands of fuel trucks as mobile storage sites.
Ukraine began receiving large amounts of fuel in January from the U.S., and over the course of Russia's all-out invasion, purchased thousands of fuel tanker trucks to create a mobile storage system, said Serhiy Kuyun, director of the A-95 Consulting Group, a Ukrainian fuel market research firm.
https://www.telegraph.co.uk/news/2023/0 ... inst-west/
Artigo apontando que aumentar a produção de projéteis de artilharia dentro da OTAN para uso na Ucrânia é complicado, em parte porque os fabricantes de armas reduziram sua capacidade desde o fim da Guerra Fria, pois fabricar munição não é particularmente lucrativo e porque há uma grande quantidade de artilharia sistemas usados pelos ucranianos que dificultam a fabricação de cartuchos com controle de qualidade adequado
The propellant charges, for example, must release energy at a rate that conforms to the tolerances of the system through which it will be fired and match the power upon which the range tables for the system are based. If the UK were producing 155mm rounds for its own artillery, this would be one problem, but Ukrainian forces use 17 artillery types of both Nato and Soviet legacy design, not all of which we have the technical specifications for.
Em seguida, eles tentam pintar uma imagem de que a vantagem da Rússia está relacionada a estar em pé de guerra e não ter que se preocupar com controle de qualidade, mas como nunca privatizaram totalmente seu MIC herdado da União Soviética, eles poderiam "pagar", até certo ponto , mantendo sua capacidade de fabricação de artilharia. Ou se eles o perderam, eles poderiam restaurá-lo depois de verem a escrita na parede desde 2014-2015
Russia also requires vast amounts of ammunition. However, Putin has put his entire economy on a war footing. It is not subject to the same commercial constraints as Nato’s defence industry, and Russian producers are not constrained by concerns over industrial safety. Nato must strive to ramp up production before Moscow resolves the inefficiencies, corruption and inertia of its manufacturing base.
Segundo este analista, a Rússia construiu mais estruturas defensivas no sul do que em torno de Svatove. Isso faz sentido, porque este é o único lugar onde a Rússia pode sofrer uma derrota catastrófica. A Rússia está tomando medidas extras para evitar uma catástrofe aqui.
O artigo do New York Times onde a Rússia poderia atacar e onde a Ucrânia poderia atacar:
https://www.nytimes.com/interactive/202 ... -maps.html
https://archive.ph/SggfL
Está começando a parecer que todos prometem previamente e não agilizam... e quando vão receber menos do que o prometido é um grande ponto de interrogação.
https://www.bnnbloomberg.ca/ukraine-to- ... -1.1884297