Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%

Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 419 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#841 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Fev 01, 2021 8:18 pm

Fico feliz que ambos concordam sobre a inutilidade de enfiar política nesse assunto. Vou ficar muito mais feliz se ambos efetivamente pararem, e eu não precisar intervir em verde.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Energys
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

#842 Mensagem por Energys » Seg Fev 01, 2021 8:20 pm

Ambos? Fui acusado de algo que não fiz. Sou obrigado a aceitar ser acusado até de ser de partido político, e, no fim ainda ser chamado de ladrão?

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#843 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Fev 01, 2021 8:38 pm

Energys escreveu: Seg Fev 01, 2021 8:20 pm Ambos? Fui acusado de algo que não fiz. Sou obrigado a aceitar ser acusado até de ser de partido político, e, no fim ainda ser chamado de ladrão?
Caro forista @Energys, por acaso vossa senhoria discorda que é inútil misturar política por aqui? Pois é o que estou dizendo.
Mas você pode continuar se quiser, o Regulamento está aí para todos.

Eu não estou acusando ninguém de nada, porque não há nada para acusar. Ainda.

Fim de Off Topic.

Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Energys
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

#844 Mensagem por Energys » Seg Fev 01, 2021 8:45 pm

Senhor Moderador, não disse que você me acusou. Disse que não sou obrigado a aceitar ser acusado de algo que não fiz e, por fim, ainda ser ofendido e ainda ficar calado. Apenas isso.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2144 vezes
Agradeceram: 2725 vezes

#845 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 02, 2021 1:06 am

Eu sigo o Tenente Brigadeiro Baptista Jr. no Twitter (ele é o atual Comandante do COMGAP):

E podem observar que ele deixou o post afixado na conta dele.

O processo de aquisição da aeronave Boeing 737-300* (cancelado por falta de fundos) estava sendo conduzido pela DIRMAB ficando à Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington a publicidade e a recepção das propostas. Dá para ver aqui:
https://www2.fab.mil.br/cabw/attachment ... 191948.pdf

A DIRMAB nada mais é que a unidade subordinada ao...COMGAP. Depois do Comandante da FAB, o Ten Brigadeiro Baptista, o Comandante do COMGAP, é a mais habilitado a responder. É a DIRMAB que trata disso.

*Correção

Editado pela última vez por knigh7 em Qua Fev 03, 2021 4:26 pm, em um total de 2 vezes.
knigh7
Sênior
Sênior

#846 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 02, 2021 2:00 am

Energys escreveu: Seg Fev 01, 2021 8:45 pm Senhor Moderador, não disse que você me acusou. Disse que não sou obrigado a aceitar ser acusado de algo que não fiz e, por fim, ainda ser ofendido e ainda ficar calado. Apenas isso.
Em momento algum eu te ofendi.

Por mim, dou por encerrado esse caso.

italo clay
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 18 vezes

#847 Mensagem por italo clay » Qua Fev 03, 2021 2:46 pm

knigh7 escreveu: Ter Fev 02, 2021 1:06 am Eu sigo o Tenente Brigadeiro Baptista Jr. no Twitter (ele é o atual Comandante do COMGAP):

O processo de aquisição da aeronave Boeing 737-800 (cancelado por falta de fundos) estava sendo conduzido pela DIRMAB ficando à Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington a publicidade e a recepção das propostas. Dá para ver aqui:

A DIRMAB nada mais é que a unidade subordinada ao...COMGAP. Depois do Comandante da FAB, o Ten Brigadeiro Baptista, o Comandante do COMGAP, é a mais habilitado a responder. É a DIRMAB que trata disso.
aquisição de 737-800 ? quando a FAB quis daiquiri esta aeronave?????

CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
italo clay
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 18 vezes

#848 Mensagem por italo clay » Qua Fev 03, 2021 2:47 pm

minha opinião. a FAB compra 2 A330 MRTT e depois mais 2 A330 comercial que tão sobrando no mercado.

CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
knigh7
Sênior
Sênior

#849 Mensagem por knigh7 » Qua Fev 03, 2021 4:25 pm

italo clay escreveu: Qua Fev 03, 2021 2:46 pm
knigh7 escreveu: Ter Fev 02, 2021 1:06 am Eu sigo o Tenente Brigadeiro Baptista Jr. no Twitter (ele é o atual Comandante do COMGAP):

O processo de aquisição da aeronave Boeing 737-800 (cancelado por falta de fundos) estava sendo conduzido pela DIRMAB ficando à Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington a publicidade e a recepção das propostas. Dá para ver aqui:

aquisição de 737-800 ? quando a FAB quis daiquiri esta aeronave?????
Obrigado por me chamar a atenção. O erro iria passar batido. Correção: 737-300 ER. O edital era de 2019. Iria entrar em operação provavelmente em 2020.

Editado pela última vez por knigh7 em Qua Fev 03, 2021 4:30 pm, em um total de 1 vez.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6822 vezes
Agradeceram: 7112 vezes
Contato:

#850 Mensagem por Túlio » Qua Fev 03, 2021 4:30 pm

italo clay escreveu: Qua Fev 03, 2021 2:47 pm minha opinião. a FAB compra 2 A330 MRTT e depois mais 2 A330 comercial que tão sobrando no mercado.

Comercial (PAX) deve ter sobrando mesmo, mas a conversão, tanto em dinheiro quanto em tempo, já explicada pelo @gabriel219, pelo jeito é tiro no pé. De qualquer modo, apenas levantei a bola e não é de hoje, fui um dos primeiros a postar no tópico do FX mencionando o então PR Lula quando anunciou que tinha dado instruções ao seu Governo para adquirir Rafale, liquidando a fatura (lembrar, parecia a nós que não ia sair nunca). Se depois foi desautorizado, lembremos que o Brasil parece ser um dos Países onde o PR tem menos poder no mundo, ou seja, não foi culpa dele. Não que eu me queixe do Gripen - longe disso - mas já poderíamos ter pelo menos um Esq de Rafale com FOC na BAAN. Mas o que me fazia rir mesmo era ficar imaginando qual seria a sua sigla: Mirage III virou F-103, Mirage 2000 virou F-2000, Rafale F3 ou F4 seria o quê? F-103 já teve, F-104 ia confundir com o Starfighter, alguém sabe então como seria então?

A treta é que não se pode falar em Defesa sem algum envolvimento da política; e a droga é quando o pessoal usa uma coisa como pretexto para fazer a outra e achando que tem direito ou não vai ser apanhado: todos sempre são.

PS.: @knigh7, não fiques pensando que ninguém tem te visto. Aqui não permitimos guerrinhas político-ideológicas e não favorecemos "lado". Qualquer ADM/MOD pode ter sua posição e/ou preferência sobre isso mas é particular, o tema aqui (falo no Fórum todo, não neste tópico apenas) é o do tópico e não quem o anunciou. Favor poupar explicações que não serão entendidas como preferes que seja e sim do ponto de vista de quem tem tido que apagar montes de junk-posts.

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
knigh7
Sênior
Sênior

#851 Mensagem por knigh7 » Qua Fev 03, 2021 4:38 pm

Sei que a preferência ideológica por parte da moderação não é levada em conta. Antes de vc apagar esse post e vir com pedras, leia bem. Apenas afirmei que é de meu conhecimento essa postura de vocês. E tenho uma ideia da pressão que vcs sofrem. Não é fácil a posição de vocês.

Abraços

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 796 vezes
Agradeceram: 2537 vezes

#852 Mensagem por gabriel219 » Qua Fev 03, 2021 5:33 pm

Túlio escreveu: Qua Fev 03, 2021 4:30 pm
italo clay escreveu: Qua Fev 03, 2021 2:47 pm minha opinião. a FAB compra 2 A330 MRTT e depois mais 2 A330 comercial que tão sobrando no mercado.

Comercial (PAX) deve ter sobrando mesmo, mas a conversão, tanto em dinheiro quanto em tempo, já explicada pelo @gabriel219, pelo jeito é tiro no pé. De qualquer modo, apenas levantei a bola e não é de hoje, fui um dos primeiros a postar no tópico do FX mencionando o então PR Lula quando anunciou que tinha dado instruções ao seu Governo para adquirir Rafale, liquidando a fatura (lembrar, parecia a nós que não ia sair nunca). Se depois foi desautorizado, lembremos que o Brasil parece ser um dos Países onde o PR tem menos poder no mundo, ou seja, não foi culpa dele. Não que eu me queixe do Gripen - longe disso - mas já poderíamos ter pelo menos um Esq de Rafale com FOC na BAAN. Mas o que me fazia rir mesmo era ficar imaginando qual seria a sua sigla: Mirage III virou F-103, Mirage 2000 virou F-2000, Rafale F3 ou F4 seria o quê? F-103 já teve, F-104 ia confundir com o Starfighter, alguém sabe então como seria então?

A treta é que não se pode falar em Defesa sem algum envolvimento da política; e a droga é quando o pessoal usa uma coisa como pretexto para fazer a outra e achando que tem direito ou não vai ser apanhado: todos sempre são.

PS.: @knigh7, não fiques pensando que ninguém tem te visto. Aqui não permitimos guerrinhas político-ideológicas e não favorecemos "lado". Qualquer ADM/MOD pode ter sua posição e/ou preferência sobre isso mas é particular, o tema aqui (falo no Fórum todo, não neste tópico apenas) é o do tópico e não quem o anunciou. Favor poupar explicações que não serão entendidas como preferes que seja e sim do ponto de vista de quem tem tido que apagar montes de junk-posts.
Tenho a impressão que o que motivou a desistência quanto ao Rafale não foi a parte política, até porque a Dassault tratou de distribuir seu famoso "lobby" muito bem em Brasília, assim como a então DCNS no Prosub, ninguém deu um piu.

A impressão que tenho é que foi a FAB quem impediu que isso ocorresse e vendo como a França nos trata, penso ter sido uma decisão bem acertada. A não ser que fossemos fabricar o Rafale aqui, ai a figura muda um pouco, mas duvido que ocorreria.

Quanto a adquirir A330 cargo e depois converter para MRTT, vejo como interessante após a compra dos verdadeiros MRTT e se caso não houver MRTT disponível pra compra. Um novo em folha é caríssimo, talvez ajude a diminuir os custos apenas convertendo, porém adquirir esses dois A330 MRTT é vital.

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#853 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Fev 03, 2021 8:20 pm

Posso estar falando besteira (e me corrijam se eu estiver errado), mas todas as células MRTT já são conversões de A330.
Se for isso mesmo, e se houvesse um planejamento nesse sentido, seria uma ideia ótima. Compra-se 2 MRTT agora, em curto prazo mais 2 A330-200 excedentes de alguma aérea, e depois, a conversão dessas aeronaves.

Cuidado com os sintomas.

knigh7
Sênior
Sênior

#854 Mensagem por knigh7 » Qua Fev 03, 2021 10:38 pm

Há células MRTT de conversões de A310. Mas o JB foi no "230", ou seja, 330. Caso o Governo opte pelas células que foram oferecidas no ano passado, então já serão A330 MRTT.

gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 237 vezes

#855 Mensagem por gogogas » Qui Fev 04, 2021 8:32 am

Um A330 de companhia aérea seria uma boa para a FAB,pois poderia suprir a necessidade de longo alcance e levar tropas em uma quantidade maior. O caso da repatriação de chineses transportados pelo E-190 é um exemplo , se os preços for bem atraentes , seria uma ótima aquisição , deixando os A-330 MRTT para outras funções .
Em contrapartida , venderia um E-190 e o aerolula para financiar tal compra !

Gogogas !
Responder