EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 745
- Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Bom se nos basearmos na concorrencia do FX-2, nem anunciar o vencedor é garantia que vai levar. Talvez o projeto da Emgeprom seja o menos versátil e capaz mas é o que traz alguma continuidade para o desenvolvimento local desse tipo de navio. Os demais é perder o que se investiu ate agora e começar de novo. Assim com na aviaçao depois do AMX nao veio um FX-BR mas um enteado sueco (o Gripen), talvez facamos o mesmo trajeto da Barroso para uma CV-03 com carinha europeia.
Eu ficaria surpreso do Temer canetar essa despesa. O Bolsonaro provavelmente vai querer fazer uma média com as Forças Armadas quando assumir (parece que ele vai levar), afinal ele é ex-militar e nao gostaria que o Temer tirasse esse gostinho dele. Se o projeto tiver um financiamento que "cabe no bolso" talvez vejamos isso assinado no começo do ano que vem.
Sempre preocupa a insençao desse tipo de processo e aquisiçao de armamento é dos principais veiculos de corrupçao pelo planeta. Entao torço que, caro ou barato, custe o que realmente custa e nao 10% a mais pra alguem que nao merece.
Eu ficaria surpreso do Temer canetar essa despesa. O Bolsonaro provavelmente vai querer fazer uma média com as Forças Armadas quando assumir (parece que ele vai levar), afinal ele é ex-militar e nao gostaria que o Temer tirasse esse gostinho dele. Se o projeto tiver um financiamento que "cabe no bolso" talvez vejamos isso assinado no começo do ano que vem.
Sempre preocupa a insençao desse tipo de processo e aquisiçao de armamento é dos principais veiculos de corrupçao pelo planeta. Entao torço que, caro ou barato, custe o que realmente custa e nao 10% a mais pra alguem que nao merece.
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Mensagens: 1264
- Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
- Localização: Brasília-DF
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Na eleição, para mim já decidida, só espero uma coisa boa do Bozo: continuidade/conclusão dos principais projetos militares. Dentre eles:
MTC-300
Mansup
os 5 subs
as 4 CCTs
e os Gripens
Se ele entregar isso já sará um milagre.
Isso se o Paulo Guedes não hipotecar a soberania nacional e terceirizar a defesa do Brasil antes. Afinal de contas, se é para privatizar tudo, ele talvez privatize também a segurança nacional.
MTC-300
Mansup
os 5 subs
as 4 CCTs
e os Gripens
Se ele entregar isso já sará um milagre.
Isso se o Paulo Guedes não hipotecar a soberania nacional e terceirizar a defesa do Brasil antes. Afinal de contas, se é para privatizar tudo, ele talvez privatize também a segurança nacional.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38016
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5751 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
A CCT está garantida financeiramente com o adendo de verba feito pelo congresso à LOA 2019. A Engepron está capitalizada com os recursos necessários para fazer a coisa andar e terminar este ano.
O Bolsonaro tem todo interesse do mundo em manter os programas militares. Só não sabe como vai fazer para financiar tudo o que está atrasado aí por anos a fio de desmonte seletivo e inopinado dos últimos governos.
A ver.
abs.
O Bolsonaro tem todo interesse do mundo em manter os programas militares. Só não sabe como vai fazer para financiar tudo o que está atrasado aí por anos a fio de desmonte seletivo e inopinado dos últimos governos.
A ver.
abs.
Carpe Diem
-
- Intermediário
- Mensagens: 185
- Registrado em: Sex Mai 11, 2018 4:46 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 69 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
De minha parte vou fazer um comentário EXTREMAMENTE técnico:
Tô indo pra primeira encruzilhada que encontrar com um galináceo, 6 velas pretas, uma garrafa de pinga (nada de boazinha, ou seleta, ou alguma de Minas Gerais, Tatuzinho mesmo!!)
Uma farofa pronta etc..
O Ebó é pra SECAR a Naval Group pra num ganhar nem com reza brava!!
Ô naviozinho feio as Gowind, sô.
Tô indo pra primeira encruzilhada que encontrar com um galináceo, 6 velas pretas, uma garrafa de pinga (nada de boazinha, ou seleta, ou alguma de Minas Gerais, Tatuzinho mesmo!!)
Uma farofa pronta etc..
O Ebó é pra SECAR a Naval Group pra num ganhar nem com reza brava!!
Ô naviozinho feio as Gowind, sô.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38016
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5751 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Se for concorrer por feiura ninguém bate o navio da Damen/Saab.
abs.
abs.
Carpe Diem
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4982
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1192 vezes
- Agradeceram: 726 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Minha surpresa foi a presença da TKMS. Achei que, por causa das dificuldades financeiras, estaria fora da concorrência.arcanjo escreveu: ↑Seg Out 15, 2018 8:15 pm 15 de outubro de 2018
Marinha do Brasil divulga short-list do Projeto classe ‘Tamandaré’
A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), em coordenação com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), informa que a “Short List” para o Projeto CCT está composta pelos seguintes Consórcios, nomeados por ordem alfabética: “ÁGUAS AZUIS”, “DAMEN SAAB TAMANDARÉ”, “FLV” e “VILLEGAGNON”.
As avaliações das propostas e o processo decisório observaram as boas práticas de governança pública e princípios aplicáveis à Administração Pública, pautando-se nas avaliações globais das propostas com base nos critérios definidos na RFP nº40005/2017-1, considerando a qualidade técnica e a aderência aos interesses da MB/EMGEPRON.
Atenciosamente,
Centro de Comunicação Social da Marinha
__________________________________________________________________________________________
PROJETOS QUE CONCORREM NA FASE FINAL DA DISPUTA
Meko A100 da Thyssenkrupp Marine Systems GmbH
- Consórcio “Águas Azuis” – Atech Negócios em Tecnologias S.A,Embraer S.A e Thyssenkrupp Marine Systems GmbH, contando com as seguintes empresas subcontratadas: Ares Aeroespacial e Defesa S.A, Fundação Ezute, Oceana Estaleiro S.A, Omnisys Engenharia Ltda, SKM Eletro Eletrônica Ltda e WEG equipamentos elétricos S.A;
Sigma 10514 Tamandaré, Damen, Saab e Wilson Sons
- Consórcio “Damen Saab Tamandaré” – Damen Schelde Naval Shipbuilding B.V e Saab AB, contando com as seguintes empresas subcontratadas: Consub Defesa e Tecnologia S.A, Weg equipamentos elétricos S.A, e Wilson Sons Estaleiros Ltda;
Projeto da corveta classe Tamandaré do CPN
- Consórcio “FLV” – Ficantieri S.p.A, Leonardo S.p.A e Vard Promar S.A., contando com as seguintes empresas subcontratadas: Fundação Ezute e Ares Aeroespacial e Defesa S.A;
Gowind 2500 do Naval Group
https://www.naval.com.br/blog/2018/10/1 ... tamandare/
- Consórcio “Villegagnon” – Naval Group, Enseada Indústria Naval S.A e Mectron S.A;
abs.
arcanjo
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Mensagens: 1264
- Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
- Localização: Brasília-DF
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Para mim o mais bonito da short list é justamente o da Damen e Saab.
O mais feio é a propria CCT da MB. Parece um híbrido abortado entre as linhas da década de 70 com alguns traços "furtivos" supostamente para diminuir a assinatura do radar.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Meus prezados
Consórcio Damen-Saab Tamandaré é selecionado para o fornecimento de corvetas para a Marinha do Brasil
O consórcio formado pela holandesa Damen Schelde Naval Shipbuilding e a sueca Saab está entre os quatro finalistas para o fornecimento das quatro corvetas da Classe Tamandaré (CCT) ao Brasil. O anúncio foi feito ontem (15 de outubro) pela Marinha do Brasil.
A Damen é uma empresa líder em construção naval com mais de 6 mil embarcações produzidas e mais de 20 marinhas atendidas em todo o mundo, e a Saab tem mais de 80 anos de experiência no setor de defesa e segurança.
“Estamos orgulhosos por termos sido selecionados para participar da próxima fase da concorrência das Corvetas da Classe Tamandaré. Estamos confiantes de que nossa proposta atende às necessidades da Marinha do Brasil”, diz Marianna Silva, diretora geral da Saab do Brasil.
O consórcio selecionou parceiros brasileiros para garantir que as corvetas possam ser construídas em solo nacional. Dentre os parceiros, estão a Consub, empresa de soluções em tecnologia especialista em integração de sistemas navais, a Wilson Sons Estaleiros, operadora integrada de logística portuária e marítima do mercado nacional e a Akaer, especializada em mercados aeroespacial e de defesa.
“Muito mais que embarcações altamente tecnológicas, nossa proposta engloba uma série de benefícios para a indústria de defesa nacional, considerando que incluímos uma ampla transferência de tecnologia para o país”, explica Magiel Venema, diretor comercial da Damen Schelde Shipyards.
A proposta do consórcio estabelece que a Damen será responsável pelo fornecimento do navio Sigma 10514, um produto já produzido pela empresa, que pode ser adaptado de acordo com as exigências da Marinha do Brasil e a Saab fornecerá o Sistema de Gerenciamento de Combate Saab 9LV, utilizado por marinhas de vários países, conhecido por sua flexibilidade e fácil integração de módulos de terceiros.
As empresas brasileiras e beneficiárias da transferência de tecnologia terão papel fundamental na construção das corvetas, caso o consórcio vença a concorrência. A Wilson Sons construirá o navio em seu estaleiro no Guarujá, São Paulo; a Consub fará a integração de todos os equipamentos e, a Akaer, por sua vez, trabalhará na integração do sistema de combate.
Fonte: site Defesanet 16 out 2018
Consórcio Damen-Saab Tamandaré é selecionado para o fornecimento de corvetas para a Marinha do Brasil
O consórcio formado pela holandesa Damen Schelde Naval Shipbuilding e a sueca Saab está entre os quatro finalistas para o fornecimento das quatro corvetas da Classe Tamandaré (CCT) ao Brasil. O anúncio foi feito ontem (15 de outubro) pela Marinha do Brasil.
A Damen é uma empresa líder em construção naval com mais de 6 mil embarcações produzidas e mais de 20 marinhas atendidas em todo o mundo, e a Saab tem mais de 80 anos de experiência no setor de defesa e segurança.
“Estamos orgulhosos por termos sido selecionados para participar da próxima fase da concorrência das Corvetas da Classe Tamandaré. Estamos confiantes de que nossa proposta atende às necessidades da Marinha do Brasil”, diz Marianna Silva, diretora geral da Saab do Brasil.
O consórcio selecionou parceiros brasileiros para garantir que as corvetas possam ser construídas em solo nacional. Dentre os parceiros, estão a Consub, empresa de soluções em tecnologia especialista em integração de sistemas navais, a Wilson Sons Estaleiros, operadora integrada de logística portuária e marítima do mercado nacional e a Akaer, especializada em mercados aeroespacial e de defesa.
“Muito mais que embarcações altamente tecnológicas, nossa proposta engloba uma série de benefícios para a indústria de defesa nacional, considerando que incluímos uma ampla transferência de tecnologia para o país”, explica Magiel Venema, diretor comercial da Damen Schelde Shipyards.
A proposta do consórcio estabelece que a Damen será responsável pelo fornecimento do navio Sigma 10514, um produto já produzido pela empresa, que pode ser adaptado de acordo com as exigências da Marinha do Brasil e a Saab fornecerá o Sistema de Gerenciamento de Combate Saab 9LV, utilizado por marinhas de vários países, conhecido por sua flexibilidade e fácil integração de módulos de terceiros.
As empresas brasileiras e beneficiárias da transferência de tecnologia terão papel fundamental na construção das corvetas, caso o consórcio vença a concorrência. A Wilson Sons construirá o navio em seu estaleiro no Guarujá, São Paulo; a Consub fará a integração de todos os equipamentos e, a Akaer, por sua vez, trabalhará na integração do sistema de combate.
Fonte: site Defesanet 16 out 2018
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4982
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1192 vezes
- Agradeceram: 726 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Acredito que nem a MB tenha tantas expectativas com relação à própria CCT.Marcelo Ponciano escreveu: ↑Ter Out 16, 2018 4:09 pmPara mim o mais bonito da short list é justamente o da Damen e Saab.
O mais feio é a propria CCT da MB. Parece um híbrido abortado entre as linhas da década de 70 com alguns traços "furtivos" supostamente para diminuir a assinatura do radar.
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38016
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5751 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Não tem, mas eu sigo crendo que a ideia ainda é conseguir a CCT a menor preço e melhor condições.
Mas a julgar pelos finalistas da short list, o jogo vai ser bem pesado. Os italianos definitivamente não terão vida fácil.
Ademais, eu já não acredito em nenhum desses desenhos que aparecem por aí da CCT. Principalmente depois do Vard refinar e finalizar o projeto. Com certeza eles alteraram muita coisa. E não me surpreenderia que a CCT real hoje seja esteja muito mais para o novo projeto de corveta da Fincantieri do que do projeto do CPN.
Por outro lado, se os alemães estão aí, apesar dos pesares, é porque eles apresentaram algo mais do que apenas um bom navio - na verdade o melhor, na minha opinião. Os germânicos não costumam brincar com essas coisas, e eles tem um relacionamento longevo com a MB. Não arriscariam isso por causa de 4 corvetinhas que qualquer um pode arrumar por aí.
Me parece que se os italianos não levarem, a TKMS é o próximo da fila. Os outros dois correm por fora.
abs.
Mas a julgar pelos finalistas da short list, o jogo vai ser bem pesado. Os italianos definitivamente não terão vida fácil.
Ademais, eu já não acredito em nenhum desses desenhos que aparecem por aí da CCT. Principalmente depois do Vard refinar e finalizar o projeto. Com certeza eles alteraram muita coisa. E não me surpreenderia que a CCT real hoje seja esteja muito mais para o novo projeto de corveta da Fincantieri do que do projeto do CPN.
Por outro lado, se os alemães estão aí, apesar dos pesares, é porque eles apresentaram algo mais do que apenas um bom navio - na verdade o melhor, na minha opinião. Os germânicos não costumam brincar com essas coisas, e eles tem um relacionamento longevo com a MB. Não arriscariam isso por causa de 4 corvetinhas que qualquer um pode arrumar por aí.
Me parece que se os italianos não levarem, a TKMS é o próximo da fila. Os outros dois correm por fora.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38016
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5751 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Lembrar que o projeto da Meko A100 pode facilmente ser transformado, ou adaptado, e sem maiores custos, tanto para um NaPaOc como para uma fragata maior e mais pesada se necessário for.
https://www.thyssenkrupp-marinesystems. ... ettes.html
Dos quatro navios apresentados é o mais flexível e o que melhor se adequa as características de navegação do AS.
Mas pode ser mesmo tudo isso não seja o suficiente para convencer a MB a eleger o projeto alemão em detrimento da CCT.
Afinal, tem dinheiro público investido nela, e muito até hoje. Como explicar simplesmente do nada dar as costas para ela depois de todo esse tempo, homens/hora e dinheiro investido?
Com certeza as explicações para caso a Fincantieri não ganha terão de ser no mínimo muito razoáveis.
A ver.
abs.
https://www.thyssenkrupp-marinesystems. ... ettes.html
Dos quatro navios apresentados é o mais flexível e o que melhor se adequa as características de navegação do AS.
Mas pode ser mesmo tudo isso não seja o suficiente para convencer a MB a eleger o projeto alemão em detrimento da CCT.
Afinal, tem dinheiro público investido nela, e muito até hoje. Como explicar simplesmente do nada dar as costas para ela depois de todo esse tempo, homens/hora e dinheiro investido?
Com certeza as explicações para caso a Fincantieri não ganha terão de ser no mínimo muito razoáveis.
A ver.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38016
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5751 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Para poder comparar. O projeto italiano e o do CPN.
Qualquer semelhança não necessariamente é mera coincidência.
abs.
Qualquer semelhança não necessariamente é mera coincidência.
abs.
Carpe Diem
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Naval Group empatou com a ThyssenKrupp no deslocamento do navio.
Divulgaram que não estão concorrendo com a Gowind 2500 e sim com a Gowind 3000, que desloca 3.200 t.
Então temos:
Meko A100 alemã 3.200 T
Gowind 3000 francesa 3.200 T
Tamandaré italiana 2.790 T
Sigma 10514 holandesa 2.600 T
Divulgaram que não estão concorrendo com a Gowind 2500 e sim com a Gowind 3000, que desloca 3.200 t.
Então temos:
Meko A100 alemã 3.200 T
Gowind 3000 francesa 3.200 T
Tamandaré italiana 2.790 T
Sigma 10514 holandesa 2.600 T
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18747
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Mas a proposta vai ter de caber no orçamento projetado pela Força.FCarvalho escreveu: ↑Ter Out 16, 2018 6:35 pm Não tem, mas eu sigo crendo que a ideia ainda é conseguir a CCT a menor preço e melhor condições.
Mas a julgar pelos finalistas da short list, o jogo vai ser bem pesado. Os italianos definitivamente não terão vida fácil.
Ademais, eu já não acredito em nenhum desses desenhos que aparecem por aí da CCT. Principalmente depois do Vard refinar e finalizar o projeto. Com certeza eles alteraram muita coisa. E não me surpreenderia que a CCT real hoje seja esteja muito mais para o novo projeto de corveta da Fincantieri do que do projeto do CPN.
Por outro lado, se os alemães estão aí, apesar dos pesares, é porque eles apresentaram algo mais do que apenas um bom navio - na verdade o melhor, na minha opinião. Os germânicos não costumam brincar com essas coisas, e eles tem um relacionamento longevo com a MB. Não arriscariam isso por causa de 4 corvetinhas que qualquer um pode arrumar por aí.
Me parece que se os italianos não levarem, a TKMS é o próximo da fila. Os outros dois correm por fora.
abs.
Um bom sinal foi que ela não colocou o GOA na Short-List. A MB é tradicionalista como a outras 2 FFAA. Mas ela estava usando o GOA/Inace para segurar os valores dos fornecedores ocidentais.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38016
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5751 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Sim, concordo. Os quatro aí devem ter se rebolado para fazer caber suas propostas no orçamento da MB.
E penso, nesta fase pode diminuir mais ainda em todo caso.
Como disse, os italianos são a bola da vez. Se piscar o olho os alemães estão logo ali.
Abs
E penso, nesta fase pode diminuir mais ainda em todo caso.
Como disse, os italianos são a bola da vez. Se piscar o olho os alemães estão logo ali.
Abs
Carpe Diem