TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3275 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82051 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 02, 2018 1:25 pm

gribel escreveu: Qui Ago 02, 2018 6:11 am Buenos.
Não adianta mais pensar nos raflankers.
Até pq esse país não parece carecer tanto assim de ffaa.
Mas torço mmo pra que venham logo esses Gripen. Pensaram em mais um esquadrão? Ia ser bacana.
Cada mitinga que voa por aqui sai na tevê feito a nave do Skywalker. Ruim pra minha úlcera.
A ideia atual da FAB é chegar a 108 undes. Um segundo e terceiro lote de 36 caças devem se seguir após a entrega do último Gripen E/F do contrato inicial em 2024.
Mas isso é na teoria.
Vamos ter sorte se conseguirmos um segundo lote de qualquer número que for.

Abs

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2393 vezes

#82052 Mensagem por gabriel219 » Qui Ago 02, 2018 2:56 pm

Uma coisa é ter opiniões, outra é se basear em coisas sem sentido.

E dai que outros países estão indo de 5a geração, com um Buraco Negro de Dinheiro, vulgo F-35? Se quer temos fronteira fom esses países, muito menos inimizades.

Eu também queria o Su-35, mas hoje em dia reconheço que o Gripen E/F é um caça melhor no combate aéreo, isso talvez seja um fato inegável.

Não haverá nada na AL que possa fazer frente, se vier também UCAV, no inicio da década de 30, pior ainda, ai é que o continente inteiro sentirá arrepíos e pensará 70 vezes antes de tentar qualquer coisa.

Uma coisa é basear opiniões em fatos, outra é comparar Gripen á espelhos só porque alguém há 10 mil km vai ter F-35.

É o cúmulo do absurdo.

Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#82053 Mensagem por Tikuna » Qui Ago 02, 2018 11:08 pm

Túlio escreveu: Qua Ago 01, 2018 2:38 pm 1 - De certo modo está, mas trazendo coisas que não estão nem em projeto nos "atuais", tipo NORA, WAD, AESA híbrido & quetales.

2 - Temos treta com uma grande potência e ninguém me avisou? Temos aspiração a ser uma? Porque mesmo que a nossa capital agora fosse Buenos Aires, era botar os Gripens todos perto das Malvinas e os brits iam ficar se borrando, teriam que trazer esquadrões inteiros de Typhoon (inferiores, aliás), muita AAAe e tudo isso à beira de um baita prejuízo anunciado com o Brexit; mas que eu saiba ainda é Brasília, assim, sei não, viu... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Ele é um Projeto em desenvolvimento ou seja, teremos ao menos uns 6-7 anos para o FOC. Essas tecnologias que citou já existem em F-35, J-20, o F-18 mesmo tem opção com WAD, e é tão inovador que a suécia nem sabe se quer colocar nos seus. Sem contar o AESA que é uma tecnologia que não é novidade, e o CAPTOR-E do Typhoon que citou vai estar operacional no Kuwait antes dos nossos serem entregues. Tudo isso já estava planejado no contrato inicial e não há novidades inseridas que eu saiba, porque não houve alteração de contrato e isso significa mais dinheiro.

Agora você me fala que não temos ameaças e por isso temos de ser medíocres? Nem parece o cara que julgou por eu ser humilde de querer "só" 4 aeronaves do porte do C-17.

Se nossa capital fosse BSAS e tivessemos encomendado o Gripen eles nem estariam preocupados. 1 porque são anos de evolução pra aeronaves deles até que tivéssemos um esquadrão operacional e apto ao serviço. e 2 porque não é só typhoon que o Reino Unido tem e seria ridículo pleitear uma guerra dessas com um membro da otan que possui uma força nuclear.

Nós temos que ver alem do que a aeronave promete ter e ver quando ela terá isso. Ai analisando o que estará acontecendo no mundo na próxima década -T-50, F-35, F-22, J-20 plenamente operacionais, os outros novos modelos de 5G voando, os atuais modelos de 4G bem modernizados porque espaço é o que não falta neles - pra poder dizer "poxa o gripen é bacana cara olha o que ele é frente aos atuais caças tranche 1 e 2" quando lá estarão bem a frente.

Quando será a primeira atualização dele ? 2035?
Temos que parar com esse negócio de que o Gripen do futuro é o melhor caça de hoje.

Abraços

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
gabriel219
Sênior
Sênior

#82054 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 03, 2018 1:39 am

E quem fala isso? O que estamos falando é que, para nossos potenciais adversários, o Gripen é um BAITA CAÇA e será o MELHOR da REGIÃO por muito, mas muito tempo.

Se aliar ele, principalmente o F, ao UCAV nEUROn ou um parecido, o status é multiplicado.

Vocês citarem F-35, J-20 e PAK-FA para compara-lo é o cúmulo do ridículo! Absolutamente nenhum vizinho tem pretenção de te-los ou ao menos podem operar um simples esquadrão desses devido ao custo, seria trocar toda a aviação de caça por 12 unidades de 5G, o que não é interessante sob NENHUM contexto.

Por favor, começem a basear suas opiniões em nosso cenário Geopolíticos, vocês citando Europa e Ásia, dá vontade de rir. Isso não é opinião, é viuvisse!

"Ain, cada um tem opinião", ora, um cara que cita Wikipedia também tem opinião, não quer dizer que precisa ser levado á sério!

Pior, chegou a citar ORIENTE MÉDIO! É inacreditável!

Foda-se Europa, Ásia e Oriente Médio, o que importa é AL, nosso cenário! Quem será rival do Gripen, á sua altura? O máximo que vejo é F-16 Viper, caso o Chile queira moderniza-los para o padrão Block 70, ainda sim inferior ao Gripen E. F-18? Meu Deus...

gabriel219
Sênior
Sênior

#82055 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 03, 2018 1:42 am

Não dá pra debater com viuvisse e estragar totalmente o tema. Ainda dizer que estamos "á beira da mediocridade com Gripen, porque há 10 mil km alguém vai ter F-35".

Se quiserem debater sobre F-16 Chilenos subindo pro padrão Viper, Colômbia talvez tentando o mesmo em seus Kfir e mais F-16, Peru indo de algo Russo, seja Su-35 ou mesmo MiG-35... vamos debater, mas ficar usando Europa de exemplo e ficar no mimimi da viuva, melhor trancar o tópico.

É um desserviço intelectual e empobrece ainda mais.

Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#82056 Mensagem por Tikuna » Sex Ago 03, 2018 2:09 am

gabriel219 escreveu: Sex Ago 03, 2018 1:39 am Foda-se Europa, Ásia e Oriente Médio, o que importa é AL, nosso cenário! Quem será rival do Gripen, á sua altura? O máximo que vejo é F-16 Viper, caso o Chile queira moderniza-los para o padrão Block 70, ainda sim inferior ao Gripen E. F-18? Meu Deus...
Cada dia o gabriel arrumando confusão e sendo grosso com um diferente :lol: tem que ser da opinião dele, se não, nada feito. Não podemos ter a nossa segundo ele. porque é coisa de "ain".

Se você quiser achar que o mundo é se defender dos países vizinhos meu caro, então podemos vender tudo que nenhum aguenta nem na porrada com a gente.

Pode ser medíocre e achar que é a AL o grande mostro do Brasil. Mas comigo não. Eu nunca vou chegar ao ponto de preparar a segurança do meu país somente pra uma ameaça regional. Nenhum tem capacidade de sustentar uma guerra fora de seu país, você entendeu isso? você entende isso? Você ao menos considerou isso? As ameaças são mais de longe.

Acredite no que quiser, tanto faz pra mim e não me importa se chamar de viuva, de pobre intelectual, de mimimi, Nunca serei como você que ta comprando uma glock pra se defender do seu vizinho doido que só tem uma faca e esquece que os traficantes do seu morro tem AR-15. Me poupe.

Inacreditável ler isso nos dias em que num estralar de dedos tem bombas caindo no seu quintal....

Mas, se você está com a grana na mão pra comprar o Neuron ai pra fab que mal opera hermes, quem sou eu pra discutir

gabriel219 escreveu: Sex Ago 03, 2018 1:39 am "Ain, cada um tem opinião", ora, um cara que cita Wikipedia também tem opinião, não quer dizer que precisa ser levado á sério! .
Verdade, fecha o tópico então porque você sempre decreta em todos os debates que tem que a sua vale algo e a dos outros não.
Para de ser histérico cara, e debata como gente. Parece que não sabe ter compostura. toma uns remédios sei lá, tem que acalmar esses ânimos ai e aprender a tratar as pessoas civilizadamente.

Se cuida ai

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
gabriel219
Sênior
Sênior

#82057 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 03, 2018 2:42 am

Ora, você esconde sua viuvesse na sua opinião e MINHA OPINIÃO é que isso se trata de uma bobagem gigantesca.

Não estou falando para nos fecharmos na AL, sou um dos maiores críticos a esse tipo de política, mas você precisa trabalhar com cenários factíveis.

Cara, olha o absurdo, você citou Oriente Médio e Ásia, qual a chance de um enfrentamento, com qualquer país que seja, de tais regiões?

Se estiver falando de uma guerra com países Europeus, espere uma coalizão da OTAN, nisso NADA podemos fazer, nem com os melhores meios, a não ser causar prejuízo financeiro e de vidas. Rússia não tem poder o suficiente pra isso, considero Gripen muito superior ao Su-27K e ao MiG-29K, creio que isso seja uma unânimidade aqui. O máximo seria utilizar Submarinos para negar nosso mar, inclusive para embarcações marítimas (entraria em treta com países da Europa também, até com a China se falarmos em exportação de Soja, que deve migrar seus olhos do EUA para o Brasil, devido á guerra comercial).

China não tem interesse em qualquer tipo de guerra. Qual o cenário factível nisso?

Agora se considerar países da AL, ai sim, há uma lista enorme de estopins para um possível conflito regional.

Já vi debates aqui, até por gente que ODEIA o Gripen, com teses MUITO melhores que do isso: "Ain, Europa tem F-35 e nós vamos de Gripen, espelhinhos...", isso agrega em quê? Já ouvi coisas melhores de gente com 14 anos de idade.

Você mesmo diz "se tem dinheiro pra operar UCAV", tentando falar - assim que interpreto - que não temos dinheiro pra isso, pois mal operamos Hermes. O que te faz pensar que operaríamos F-35, J-20 - que por sinal, é dito ser detectado por Su-30MKI -, J31...?

Você mesmo causa um problema em seu próprio argumento e um UCAV deve sim ser muito menos custoso que um F-35, podendo fazer o trabalho até melhor, com apenas risco financeiro em uma possível missão de ataque.

Os futuros adversários do Gripen será F-16 Viper, MiG-35 e, talvez, Su-35. Nada de F-35, J-20, J-31... ninguém aqui na AL tem grana pra manter isso, nem o Chile!

Isso não é debate, é viuvisse e mimimi!

gabriel219
Sênior
Sênior

#82058 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 03, 2018 2:49 am

Quer debater Geopolítica, vamos pra outro tópico, não tem problema nenhum.

Mas há muitos aqui, inclusive o Bolovo, que detesta o Gripen, que usa opiniões muito melhores do que "ain, europeu tem F-35, aqui temos espelhinhos".

Agora quer partir pra ofensa pessoal? Fazer o quê!

Use o tópico da Embraer, por exemplo. Todos colocaram suas opiniões, muito bem embasadas de ambos os lados, viu eu ofender alguém lá? Talvez o Coroné.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#82059 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 03, 2018 9:22 am

Para entender a extensão da importância do Gripen E/F na FAB é preciso compreender a geopolítica regional, e internacional. São fatores fulcrais na determinação da nossa END e por conseguinte das HE das ffaa's, e portanto, da FAB.

Em 2041a FAB pretende ser uma força aeroespacial de nível mundial a seus termos. Isso inclui dispor de capacidades humanas e materiais no mínimo em nível superior ao regional e paritária as nações do mesmo cabedal geopolítico e econômico nosso pelo mundo.

Então, é preciso olhar a vizinhança sim, mas sem deixar de lado o que andam fazendo e falando no outro lado do "lago".

Abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6323 vezes
Agradeceram: 6675 vezes
Contato:

#82060 Mensagem por Túlio » Sex Ago 03, 2018 4:54 pm

@Tikuna: IMHO, o Gabriel véio pode até estar jogando meio duro (mas não vi ofensa pessoal, apenas indignação) mas fica sodas de defender quando alguém fica volta e meia trazendo "argumentos" pra lá de rebatidos, daí os "ressuscita" e enche o saco de todo mundo que quer de fato DEBATER! Essas "minhas opiniões" eternamente recicladas chegam tão perto de TROLAGEM (estou sendo polido aqui) que trato de nem me meter no meio, pois uma simples análise de padrão botaria O DENUNCIANTE em posição de ser sancionado.

Entendas, cupincha véio, nem todo mundo tem ou é obrigado a ter tanta sacola pra viuvice :twisted: quanto eu. Tanto que nem respondi teu quote, me é mais fácil ler, dar uma risadinha e ir adiante do que esquentar a cabeça "respondendo" o que já respondi trocentas vezes... :lol: :lol: :lol: :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#82061 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 03, 2018 5:42 pm

Uma hipótese que me passou pela cabeça: é se amanhã todos os F-5 fossem retirados de forma permanente de voo por causa de uma falha irremediável qualquer? O que a FAB e/ou GF fariam?

a. Espera o Gripen chegar;
b. Coloca A-1 de defesa aérea;
c; ninguém faz nada já que não temos inimigos ou ameaças mesmo.

Abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#82062 Mensagem por Túlio » Sex Ago 03, 2018 5:48 pm

FCarvalho escreveu: Sex Ago 03, 2018 5:42 pm Uma hipótese que me passou pela cabeça: é se amanhã todos os F-5 fossem retirados de forma permanente de voo por causa de uma falha irremediável qualquer? O que a FAB e/ou GF fariam?

a. Espera o Gripen chegar;
b. Coloca A-1 de defesa aérea;
c; ninguém faz nada já que não temos inimigos ou ameaças mesmo.

Abs
Se formos nos basear na História, lembro-te, grande cupincha, que quando saíram os Gloster Meteor por um problema como o que mencionaste, ficou por isso mesmo: botaram T-33 e depois Xavante! Just that simple... :shock: :shock: :shock: :shock:

A meu ver, hoje seriam os AMX e Super Tucanos como "caças" até ter Gripen... :lol: :lol: :lol: :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

FCarvalho
Sênior
Sênior

#82063 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 03, 2018 5:57 pm

Não posso deixar de concordar consigo meu caro Túlio.
Mas dada nossa atual realidade, talvez fosse também um excelente pretexto para um segundo lote "de emergência" do nosso pequeno grande caça.
Até que uma "solução definitiva" seja dada ao assunto. :twisted: :mrgreen:

Abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#82064 Mensagem por Túlio » Sex Ago 03, 2018 6:03 pm

FCarvalho escreveu: Sex Ago 03, 2018 5:57 pm Não posso deixar de concordar consigo meu caro Túlio.
Mas dada nossa atual realidade, talvez fosse também um excelente pretexto para um segundo lote "de emergência" do nosso pequeno grande caça.
Até que uma "solução definitiva" seja dada ao assunto. :twisted: :mrgreen:

Abs
Não posso deixar de concordar, cupincha véio, com um acréscimo: até que seria tri, pois os AMX iam torrar tão depressa as horas de voo que ainda podem fazer (notar, Gripen com FOC, ou seja, completinho, só em 2024) que TALVEZ isso acelerasse uma decisão que sequer sabemos se foi tomada ou sequer aventada, ou seja, sua substituição por um UCAV furtivo, alguma coisa parecida com o nEUROn (se há substituição melhor para o AMX, me digas) mas sem os enormes custos oriundos de seu DNA Francês (TUDO tem que ser da França ou não sai negócio); um segundo lote de Gripen, desta vez invertendo a proporção entre monoplace e biplace, seria tudibão...

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#82065 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 03, 2018 6:20 pm

Da mesma forma que tem gente que se sente obrigado a defender a escolha pelo Gripen e todas as notícias relativas ao programa, outros tem o direito de discordar.

Contanto que ambos sejam respeitados e se respeitem tudo bem.

Quem quer "perder a cabeça" e ofender quem discorda só porque essa pessoa não torce pelo mesmo time, que procure outro Fórum de Debates por favor.

Bom lembrar a todos.

Esse é um "Fórum de Debates".

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder