Oficial - Projeto KC-X3
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Olha Fcarvalho, lá vai a piada que eu não consegui segurar:
Se você fizer o leasing e não pagar, sai de graça, depois que você usar um bom tempo o banco vem e toma.
Abraços
Se você fizer o leasing e não pagar, sai de graça, depois que você usar um bom tempo o banco vem e toma.
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- FCarvalho
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
saullo escreveu:Olha Fcarvalho, lá vai a piada que eu não consegui segurar:
Se você fizer o leasing e não pagar, sai de graça, depois que você usar um bom tempo o banco vem e toma.
Abraços
Piadas a parte, fiz essa pergunta porque já cansei de ver ofertas às centenas de aeronaves semi-novas, em geral com 6 a 8 anos, de uso sendo oferecidas no mercado internacional e disponíveis para negociação por preços em relação ao seu leasing, o que me fez pensar seriamente se a viabilidade jurídica de se lançar mão do mesmo expediente para os KC que a FAB tanto precisa poderia se sim uma saída mais econômica e palatável para o pessoal da contabilidade estatal, permitindo assim que soluções de continuidade sejam dispensadas.
O que não falta no mercado são 767 e A330 civis disponíveis para negócios e empresas com expertise em transformar tais aeronaves em cargo. Daí para um Revo é um pulo. Um contrato bem planejado poderia ser implementado no curto/médio prazo e dispor à FAB das aeronaves que ela precisa sem as despesas de sua operação quanto a manutenção e operacionalidade, que seria feita via CLS.
Talvez fosse mesmo possível conseguir um número de aeronaves expressivo e bem maior - e mais adequado às reais necessidades da FAB - do que apenas 2/3 aeronaves pleiteadas em um primeiro momento.
Certa vez, lendo uma matéria relacionada à questão, fiz uma contas de padaria e cheguei a conclusão que, tendo em vistas as missões que são destinadas ao 2o/2o GT, o esquadrão deveria possuir em torno de 19 aeronaves do tipo KC para poder cumpri-las na íntegra, sem meios termos.
Em um primeiro momento pode parecer algo absurdo ou mesmo descabido para uma força aérea como a FAB, mas analisando friamente a questão, dadas as responsabilidades que aquele esquadrão possui, e suas missões, podemos ver que não se trata de um número super inflado, pelo contrário, é bastante realista e, sem qualquer falsa modéstia, um numero parital com outros países do mesmo naipe econômico e político do Brasil mundo afora.
Mas como desde sempre a realidade do planejamento orçamentário das ffaa's brasileiras sempre esteve muito aquém da realidade política e institucional do país (dinheiro nunca foi de fato um problema) fica realmente muito difícil de se acreditar que possamos algum dia dispor de tais quantidades.
Entretanto, se comprar e manter por conta própria sai muito caro e via de regra não temos verba para seguir operando adequadamente, então porque não apenas alugamos e usamos enquanto interessar da mesma forma que qualquer companhia aérea faz com seus aviões?
A FAB hoje em seu planejamento de longo prazo está focando cada vez mais em sua atividade primária que é voar. O fazer voar está sendo paulatinamente terceirizado e racionalizado na sua infraestrutura. Portanto, nada nos diz que não possamos, por exemplo, pegar os VC-1 e 2 vendê-los e com os recursos fazer um contrato de leasing mais longevo e barato para o erário público usando apenas duas aeronaves na função VVIP presidencial. Outro exemplo, ano passado, acho, li que a Emirates ou a Qatar Airways iria disponibilizar no mercado todos os seus A330-300 para trocá-los por novas aeronaves. Bem, ali com certeza tem aeronaves em leasing e outras são próprias. Estas empresas árabes não raro, também fazem leasing de suas aeronaves, o que não é nenhuma novidade no mercado civil de transporte aéreo comercial. O que nos impede de arrendar 3, 6, 9 ou 19 destes aviões? Legalmente nada. Se considerarmos que a FAB usará os aviões por muito mais tempo que qualquer companhia aérea, as condições do aluguel podem ser realmente muito atrativas para a instituição, e para o próprio governo, que no final das contas, teria que "gastar" menos dinheiro com estas do que simplesmente comprando-as e depois tendo que mantê-las na FAB. Aliás, o leasing não precisa ser necessariamente diretamente com a FAB. Pode-se contratar uma empresa nacional para fazer isso e esta responsabiliza-se por dispor horas de voo para a FAB, e todo o resto é com ela. Já se faz isso com treinamento de pilotos militares.
Então porque não?
abs.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Uma opinião e uma pergunta que creio pertinentes a este tópico sobre a missão na RCA.
Pergunta: será que a questão do transporte e apoio logístico das nossas missões na Africa serão capazes de fazer voltar a baila a discussão sobre a necessidade de um cargo estratégico - vulgo KC-X2 -para a FAB?
Opinião: do meu ponto de vista, acho que já passou da hora da FAB começar a pensar, e planejar, a necessidade de aeronaves militares de transporte de carga de maior porte, tendo em função não apenas o apoio logístico interno da instituição, como e também, do apoio as nossas tropas no exterior, a serviço da ONU, e mesmo das representações diplomáticas que são mister do 2o GT
abs
Pergunta: será que a questão do transporte e apoio logístico das nossas missões na Africa serão capazes de fazer voltar a baila a discussão sobre a necessidade de um cargo estratégico - vulgo KC-X2 -para a FAB?
Opinião: do meu ponto de vista, acho que já passou da hora da FAB começar a pensar, e planejar, a necessidade de aeronaves militares de transporte de carga de maior porte, tendo em função não apenas o apoio logístico interno da instituição, como e também, do apoio as nossas tropas no exterior, a serviço da ONU, e mesmo das representações diplomáticas que são mister do 2o GT
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Acho o a FAB vai acabar alugando outro 767 versão cargo para o apoio logístico na missao de paz na África.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Também penso nessa direção. Ou faz isso, ou vai gastar o que tem e o que não tem para fazer o apoio logístico do pessoal na RCA com aeronaves menores ou alugadas.
Aí quando começar a faltar grana para fazer ACISO, MMI e aivão para levar vossas excelências pra casa ou pra bagaceira no final de semana por falta de gasosa ou de grana, vai ser aquela grita se sempre.
abs
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Independente ainda vamos precisar de apoio alugando aviões de grande capacidade para transporte de equipamentos mais pesados, como o uso em certas ocasiões do poderoso Antonov 124.Não sei, mas nossas forças armadas acredito que não estão preparadas para atuar na RCA. Não temos avioes como A330 e 767 para o constante apoio com transporte de tropas e de suprimentos.Esta previsto para talvez no primeiro semestre de 2018 a entrega do primeiro KC-390, mas acredito que demora um pouco para que seja declarado operacional, ate la vamos ter q usar nossos antigos C-130.
- FCarvalho
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
A questão dos preparativos e planejamento para atuar na RCA talvez seja o ponto de inversão da questão do transporte estratégico na FAB.
Está claro que não podemos ficar indefinidamente sem esta capacidade na força aérea. E soluções de continuidade como o aluguel do C-767 não poderá perdurar sempre. É um paliativo, então uma hora ou outra terá de haver uma solução definitiva para isso.
Eu tenho colocado aqui já algum tempo que deveríamos abrir espaço para cargueiros militares maiores que o KC-390 como apoio aquelas aeronaves. Mas como não temos até hoje um ROB para isso na FAB, até talvez por falta do sentido de necessidade para tal, pode ser que agora tenhamos enfim esta oportunidade.
Acredito que o 2o GT e seus dois esquadrões poderiam muito bem subsidiar-nos sobre essa necessidade. Um com um cargo como o 767 ou A330 e outro operando aeronaves do porte do C-17 ou equivalentes.
Pode ser que ano que vem tenhamos um começo de discussões sobre isso.
Seria um passo a frente necessário e mais que oportuno.
Ficar só no KC-390, por melhor que ele seja, seria inaceitável em tempos de globalização dos conflitos e economia.
abs
Está claro que não podemos ficar indefinidamente sem esta capacidade na força aérea. E soluções de continuidade como o aluguel do C-767 não poderá perdurar sempre. É um paliativo, então uma hora ou outra terá de haver uma solução definitiva para isso.
Eu tenho colocado aqui já algum tempo que deveríamos abrir espaço para cargueiros militares maiores que o KC-390 como apoio aquelas aeronaves. Mas como não temos até hoje um ROB para isso na FAB, até talvez por falta do sentido de necessidade para tal, pode ser que agora tenhamos enfim esta oportunidade.
Acredito que o 2o GT e seus dois esquadrões poderiam muito bem subsidiar-nos sobre essa necessidade. Um com um cargo como o 767 ou A330 e outro operando aeronaves do porte do C-17 ou equivalentes.
Pode ser que ano que vem tenhamos um começo de discussões sobre isso.
Seria um passo a frente necessário e mais que oportuno.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Isso vai acontecer até o início de Abril/18FCarvalho escreveu:Também penso nessa direção. Ou faz isso, ou vai gastar o que tem e o que não tem para fazer o apoio logístico do pessoal na RCA com aeronaves menores ou alugadas.
Aí quando começar a faltar grana para fazer ACISO, MMI e aivão para levar vossas excelências pra casa ou pra bagaceira no final de semana por falta de gasosa ou de grana, vai ser aquela grita se sempre.
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Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Não é o ideal mas o possível. Quando defesa não é levada a sério, é o que acontece. Quem não tem cão caça com o gato do vizinho.
Abs
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
FCarvalho escreveu:Não é o ideal mas o possível. Quando defesa não é levada a sério, é o que acontece. Quem não tem cão caça com o gato do vizinho.
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O projeto foi encerrado em 2016. Não a necessidade que se arvora novamente coma missão na RCA. Acredito que vai acontecer o seguinte. A presidência escamoteadamente(bem no estilo) aprova a compra de mais 2 unidades do C 767 convertendo uma em VC 767. usando como desculpa a miss~~ão na RCA.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Comprar eu divido, mas leasing pode até ser, nos mesmos moldes do atual. O contrato dele é de 4 anos. Pode ou não ser renovado. Em todo caso, pelo menos 3 são necessários ao Corsário para manter um sempre disponível. Como já temos esse aí, que na verdade é um avião de passageiros, pode ser que na revisão do contrato se aporte mais duas aeronaves, desta vez cargo convertidos, e deixa o atual C-767 para o pessoal de Brasilia passear. Ao menos a FAB poderá ter um cargo a disposição quando preciso, independente das missões a favor da PR.WalterGaudério escreveu:O projeto foi encerrado em 2016. Não a necessidade que se arvora novamente coma missão na RCA. Acredito que vai acontecer o seguinte. A presidência escamoteadamente(bem no estilo) aprova a compra de mais 2 unidades do C 767 convertendo uma em VC 767. usando como desculpa a miss~~ão na RCA.FCarvalho escreveu:Não é o ideal mas o possível. Quando defesa não é levada a sério, é o que acontece. Quem não tem cão caça com o gato do vizinho.
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Para quem não tinha até outro dia avião nenhum desta categoria, com certeza já é bem melhor do que nada.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Boeing 767 da FAB realiza primeira missão de evacuação aeromédica
Três pessoas foram transportadas para Hospitais da FAB no Rio de Janeiro
Pela primeira vez o Boeing 767, do Esquadrão Corsário (2º/2º GT) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a missão de Evacuação Aeromédica (EVAM).
A aeronave decolou nesta sexta-feira (23/02), às 9 horas, do Rio de Janeiro (RJ) rumo a Manaus (MA) para remover dois pacientes (uma mulher de 28 anos e um homem de 33). De Manaus, a equipe seguiu para Brasília (DF) para transportar outro paciente (um homem de 25 anos).
A tripulação, composta por três militares da área da saúde, levou os removidos para o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) e para o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG). A aeronave pousou na Ala 11, localizada no Galeão (RJ), às 21 horas da sexta-feira.
Para o Tenente Médico Gustavo Messias Costa, do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), que realizou o atendimento aos pacientes, os treinamentos e cursos para esse tipo de missão e a união da equipe são importantes. “Para missões desse porte, são primordiais os treinamentos e cursos. Estou muito feliz e orgulhoso em poder aplicá-los na prática para atender os três pacientes da melhor forma, em conjunto com minha equipe. A atuação dos enfermeiros é o carro chefe do atendimento. Sem eles, a missão não decola”, conclui.
Boeing 767 – A aeronave foi recebida pela Força Aérea Brasileira, em julho (2016), para cumprir missões com grandes cargas e longas distâncias. Tem capacidade para transportar 257 pessoas, possui capacidade de carga de 38 toneladas, somando os dois porões, e volume de 115m3. A configuração da aeronave para transporte de pacientes obedece aos padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
http://www.aeroflap.com.br/fab-realiza- ... oeing-767/
Três pessoas foram transportadas para Hospitais da FAB no Rio de Janeiro
Pela primeira vez o Boeing 767, do Esquadrão Corsário (2º/2º GT) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a missão de Evacuação Aeromédica (EVAM).
A aeronave decolou nesta sexta-feira (23/02), às 9 horas, do Rio de Janeiro (RJ) rumo a Manaus (MA) para remover dois pacientes (uma mulher de 28 anos e um homem de 33). De Manaus, a equipe seguiu para Brasília (DF) para transportar outro paciente (um homem de 25 anos).
A tripulação, composta por três militares da área da saúde, levou os removidos para o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) e para o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG). A aeronave pousou na Ala 11, localizada no Galeão (RJ), às 21 horas da sexta-feira.
Para o Tenente Médico Gustavo Messias Costa, do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), que realizou o atendimento aos pacientes, os treinamentos e cursos para esse tipo de missão e a união da equipe são importantes. “Para missões desse porte, são primordiais os treinamentos e cursos. Estou muito feliz e orgulhoso em poder aplicá-los na prática para atender os três pacientes da melhor forma, em conjunto com minha equipe. A atuação dos enfermeiros é o carro chefe do atendimento. Sem eles, a missão não decola”, conclui.
Boeing 767 – A aeronave foi recebida pela Força Aérea Brasileira, em julho (2016), para cumprir missões com grandes cargas e longas distâncias. Tem capacidade para transportar 257 pessoas, possui capacidade de carga de 38 toneladas, somando os dois porões, e volume de 115m3. A configuração da aeronave para transporte de pacientes obedece aos padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
http://www.aeroflap.com.br/fab-realiza- ... oeing-767/
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Para usarem um 767 para fazer um EVAM de apenas 3 pessoas, e ainda mais para hospitais da própria FAB só posso pensar que os doentes ou eram militares, ou familiares.
Em Manaus tem os C-105 que fazem também isso, e em Brasília os VC-99A e EMB-120 estão em condições de fazer o mesmo.
Tem coisas que de vez em quando não se explicam. Mas tudo bem. O presidente quando quer ir pra casa em SP usa um A-319 ao invés dos E-190 ou mesmos dos VC-99B Legacy do GTE...
abs
Em Manaus tem os C-105 que fazem também isso, e em Brasília os VC-99A e EMB-120 estão em condições de fazer o mesmo.
Tem coisas que de vez em quando não se explicam. Mas tudo bem. O presidente quando quer ir pra casa em SP usa um A-319 ao invés dos E-190 ou mesmos dos VC-99B Legacy do GTE...
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Também pensei a mesma coisa.. Um 767 para apenas 3 pacientes/passageiros. A única coisa que me vem à cabeça é que aproveitaram a oportunidade para realizarem um treinamento com uma situação real.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
FCarvalho escreveu:Para usarem um 767 para fazer um EVAM de apenas 3 pessoas, e ainda mais para hospitais da própria FAB só posso pensar que os doentes ou eram militares, ou familiares.
Em Manaus tem os C-105 que fazem também isso, e em Brasília os VC-99A e EMB-120 estão em condições de fazer o mesmo.
Tem coisas que de vez em quando não se explicam. Mas tudo bem. O presidente quando quer ir pra casa em SP usa um A-319 ao invés dos E-190 ou mesmos dos VC-99B Legacy do GTE...
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A quantidade de pacientes é apenas um dos pontos a serem considerados. Vou citar mais alguns pontos: Tamanho da equipe, disponibilidade da tripulação, certificação da tripulação, configuração da aeronave, alcance da aeronave, instalação de equipamentos específicos (i.e. respirador mecânico, pontos de gás), homologação da aeronave, histórico de recapacitação da tripulação, etc..Bruno Falcão escreveu:Também pensei a mesma coisa.. Um 767 para apenas 3 pacientes/passageiros. A única coisa que me vem à cabeça é que aproveitaram a oportunidade para realizarem um treinamento com uma situação real.
E nunca será feito treinamento com uma situação real.
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