PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3856 Mensagem por Luís Henrique » Qui Ago 03, 2017 12:06 pm

Penguin escreveu:
6 radares emitindo?! Que festa em das as direções!
Só estou dizendo o óbvio. O que todo mundo já sabe e parece que esquece qd o assunto são aeronaves russas.
Lembra da tal de emissor de plasma no nariz do Su-35 que o tornaria invisível aos radares inimigos? Rendeu anos de dabates em fóruns e não passou de wishful thinking.

O problema é que os entusiastas sempre esperam mágica dos russos. Lembra da falsa história do caneta milionária da NASA x Lápis russo?

Se fosse ÓBVIO como você diz, os centros científicos americanos, russos, franceses, ingleses, chineses juntamente com as indústrias e as respectivas forças aéreas JÁ teriam ABOLIDO o uso de radares em seus caças.

As coisas não são 8 ou 80 como você imagina.

Os radares AESA possuem tecnologias LPI que dificultam muita sua detecção por sistemas RWR.

E os pilotos utilizam TÁTICAS de uso. Colocando 1 caça com radares ligados e os demais desligados.
Não deixando os radares ligados o tempo todo. Utilizando MODOS do radar com baixíssima probabilidade de ser detectado, etc.

Mas para você, o Raptor FUNCIONA, o ALR-94 é o supra-sumo da tecnologia e os análogos russos não prestam.
O Pak-Fa é de 4,7º geração e os radares ligados o tornarão uma ÁRVORE ILUMINADA.

Como eu disse no meu outros post, os russos são débeis mentais, retardados e só fazem merda.
Mas possuem 30% do mercado militar de exportações, seus armamentos deram show de eficiência na Síria.
Mas determinados foristas ocidentais acreditam que só os americanos são inteligentes e que o resto não presta.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#3857 Mensagem por Penguin » Qui Ago 03, 2017 12:59 pm

Vc está exagerando. Atribuindo a minha pessoa coisas que não escrevi. Menos.

Se o F22 e o F-35 emitirem indiscriminadamente, podem ficar vulneráveis. Com os russos ou chineses é a mesma coisa.
Vc acha que as dificuldades com o datalink do F22 (limitados ao infra-data-link) são devidas a que?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3858 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 03, 2017 6:02 pm

Penguin escreveu:6 radares emitindo?! Que festa em todas as direções!
Só estou lembrando o óbvio. O que todo mundo já sabe e parece que alguns esquecem qd o assunto envolve aeronaves russas. Russas e baratas!
Lembra da um tal de emissor de plasma no nariz do Su-35 que o tornaria invisível aos radares inimigos? Rendeu anos de dabates em fóruns e não passou de wishful thinking.

O problema é que os entusiastas sempre esperam mágica dos russos. Lembra da falsa história do caneta milionária da NASA x Lápis russo?
Meu filho... o que?

Aonde que o PAK-FA é barato? Não é você mesmo que adora vir toda hora aqui falar que vai custar tantos bilhões pra Índia fazer não sei o que?

Seja coerente.

O PAK-FA é o primeiro projeto russo sem origem soviética e, assim como o tanque Armata, a ideia não é ser barato e sim entregar o melhor que puder.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Penguin
Sênior
Sênior

#3859 Mensagem por Penguin » Qui Ago 03, 2017 9:26 pm

Bolovo escreveu:
Penguin escreveu:6 radares emitindo?! Que festa em todas as direções!
Só estou lembrando o óbvio. O que todo mundo já sabe e parece que alguns esquecem qd o assunto envolve aeronaves russas. Russas e baratas!
Lembra da um tal de emissor de plasma no nariz do Su-35 que o tornaria invisível aos radares inimigos? Rendeu anos de dabates em fóruns e não passou de wishful thinking.

Meu filho... o que?

Aonde que o PAK-FA é barato? Não é você mesmo que adora vir toda hora aqui falar que vai custar tantos bilhões pra Índia fazer não sei o que?

Seja coerente.

O PAK-FA é o primeiro projeto russo sem origem soviética e, assim como o tanque Armata, a ideia não é ser barato e sim entregar o melhor que puder.
Volta e meia surge alguém disseminando a ideia de que o PAK será baratinho. Fui levemente irônico.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#3860 Mensagem por Penguin » Sex Ago 04, 2017 11:18 am

Mais uma notícia...
India Should Co-Produce Stealth Fighter with Russia, Says Top Panel
(Source: Hindustan Times; published Aug 03, 2017)
By Rahul Singh

NEW DELHI --- A high-powered panel appointed by the defence ministry to examine different aspects of the multi-billion dollar fifth generation fighter aircraft (FGFA) project has said that India should co-develop and co-produce the stealth fighter with Russia, Indian Air Force sources said.

At a time when the IAF has serious reservations about the project, the committee, headed by Air Marshal Simhakutty Varthaman (retd), has strongly recommended India should go ahead with it, the sources said.

HT was the first to report on February 11 that the government had constituted a committee under the Air Marshal to assess viability of building the stealth fighter with Russia.

“We were given a task and we have submitted our report to the government. That’s all I can tell you,” Varthaman told HT, refusing to share the details of the report. The committee has pointed out that India would significantly gain from partnering with Russia through the transfer of cutting-edge technology, sources said. The four-member panel looked into various aspects of the project for around five months.

India and Russia are yet to sign a $4-billion research and development contract for the FGFA. India has already spent Rs 1,500 crore in the preliminary design stage, which was completed in June 2013 on the basis of a contract inked with Russia.

India has a requirement for 120-130 swing-role planes with stealth features for increased survivability, advanced avionics, smart weapons, top-end mission computers and 360-degree situational awareness.

The ability to super cruise or sustain supersonic speeds in combat configuration without kicking in fuel-guzzling afterburners is a key Indian requirement. However, the IAF continues to have reservations about the project due to the high cost and the extent of technology transfer, a senior official said.

Indian military planners are hoping that the technology the FGFA project brings to India would help a programme to build an indigenous stealth fighter or the advanced medium combat aircraft.

The first AMCA prototype could be built in 10-12 years.

-ends-

Carlo M. Cipolla
mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#3861 Mensagem por mmatuso » Sex Ago 04, 2017 11:07 pm

O dia que sair um projeto 5g barato quer dizer que ele já não é o suprasumo já que qualquer um poderá fazer um 5g.

Todos os projetos 5g que se tem noticia custaram uma paulada, F22 que é o mais top e inovador saiu quase 80 bilhões.

NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 47 vezes

#3862 Mensagem por NovaTO » Sáb Ago 05, 2017 11:43 am

SU-57

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5737 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#3863 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 05, 2017 1:03 pm

Já que caça de 5a G é tão caro assim, o que será que vem depois do Gripen E/F na FAB? O Gripen G/H? :roll:

abs.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

#3864 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 05, 2017 2:33 pm

Deu, acho que agora param de chamar o T-50 de Su-50... 8-]

http://www.aeroflap.com.br/pak-fa-ganha ... hoi-su-57/

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#3865 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Ago 05, 2017 8:28 pm

Penguin escreveu:Vc está exagerando. Atribuindo a minha pessoa coisas que não escrevi. Menos.

Se o F22 e o F-35 emitirem indiscriminadamente, podem ficar vulneráveis. Com os russos ou chineses é a mesma coisa.
Vc acha que as dificuldades com o datalink do F22 (limitados ao infra-data-link) são devidas a que?
E para mim, seus comentários são um EXAGERO.

Releia o que você escreve:
Esse radar Banda L emitindo feito um pulsar fará a festa dos modernos sistemas de EW.
...
Combater um caça furtivo equipado com EW avançados (F22 e F35) utilizando radar não me parece ser um caminho promissor. Seria análogo a acender uma lanterna em um tiroteio no escuro.
...
6 radares emitindo?! Que festa em todas as direções!
Ou seja, para você possuir 6 radares cobrindo 360º da aeronave não é uma vantagem em relação à apenas 1 radar cobrindo 120º.
Possuir um conjunto de radares operando em DUAS bandas diferentes X e L também não é vantagem nenhuma.

Você resume todas essas diferenças que são entendidas como EVOLUÇÕES ou QUALIDADES em DEFEITOS.
Para você 6 radares com 360º de cobertura não é vantagem, é árvore de natal, festa de emissões,

E ainda acha que eu que sou o exagerado.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3866 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 05, 2017 8:39 pm

Luís Henrique escreveu:
Penguin escreveu:Vc está exagerando. Atribuindo a minha pessoa coisas que não escrevi. Menos.

E para mim, seus comentários são um EXAGERO.

Esse radar Banda L emitindo feito um pulsar fará a festa dos modernos sistemas de EW.
...
Combater um caça furtivo equipado com EW avançados (F22 e F35) utilizando radar não me parece ser um caminho promissor. Seria análogo a acender uma lanterna em um tiroteio no escuro.
...
6 radares emitindo?! Que festa em todas as direções!
Ou seja, para você possuir 6 radares cobrindo 360º da aeronave não é uma vantagem em relação à apenas 1 radar cobrindo 120º.
Possuir um conjunto de radares operando em DUAS bandas diferentes X e L também não é vantagem nenhuma.

Você resume todas essas diferenças que são entendidas como EVOLUÇÕES ou QUALIDADES em DEFEITOS.
Para você 6 radares com 360º de cobertura não é vantagem, é árvore de natal, festa de emissões,

E se VOSMEÇÊS estiverem analisando a questão toda pelo ângulo ERRADO? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Já pararam para pensar que a abordagem Russa do que faz um caça ser 5G seja muito diferente da ianque? E que ainda vai levar anos para se ter uma ideia de qual das duas funciona melhor? Mais uma pista: e se aqueles sensores todos no Su-57 não precisarem ficar emitindo o tempo todo e, quando emitirem, o façam de modo análogo ao conceito NORA?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Luís Henrique
Sênior
Sênior

#3867 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Ago 05, 2017 9:03 pm

Penguin escreveu:
Bolovo escreveu: Meu filho... o que?

Seja coerente.

Volta e meia surge alguém disseminando a ideia de que o PAK será baratinho. Fui levemente irônico.

O Su-57 será consideravelmente mais barato que o F-22 (seu competidor em geração E CLASSE). E também mais barato que o F-35.

Eu tenho uma teoria para ENTENDER isso:

PIB 1) método PPP Paridade do Poder de Compra
PIB 2) método Conversão da Moeda

USA
1) U$ 18,569 tri
2) U$ 18,569 tri

Reino Unido
1) U$ 2,863 tri
2) U$ 2,760 tri

Rússia
1) U$ 1,280 tri
2) U$ 3,799 tri

Dados FMI - Fundo Monetário Internacional 2016.

Os EUA são a referência para as comparações, portanto seu PIB em dólar americano ou no PPP em Dólar Internacional é exatamente o mesmo.
No caso do Reino Unido vemos que como sua moeda é VALORIZADA, seu PIB convertendo a moeda para o dólar fica maior do que o PIB real em termos de PODER DE COMPRA DA MOEDA.
No caso da Rússia percebemos uma ENORME DIFERENÇA no poder de compra da sua moeda (o que o país consegue produzir em rublos) para a conversão em Dólar Americano.
Isso se deve ao baixíssimo valor do rublo em relação à moeda americana.

DIVIDINDO o PIB PPP pelo PIB Conversão de Moeda/Câmbio temos a DIFERENÇA entre transações envolvendo o CÂMBIO e aquilo que a moeda local pode produzir.

Portanto um CAÇA ou qualquer outro equipamento militar produzido nesses 3 países por empresas PRIVADAS com margem de lucro idênticas e utilizando métodos construtivos equivalentes, pagando preço equivalente de mão-de-obra e nas matérias primas, ainda poderiam ter diferenças SIGNIFICATIVOS de valor quando envolver o CÂMBIO.
Portanto 3 caças com preços equivalentes em DÓLAR INTERNACIONAL, ou mais precisamente, valores equivalentes cada um em sua moeda local, na hora de EXPORTAR e aplicar o CÃMBIO para o DÓLAR AMERICANO, o produto americano fica com o MESMO PREÇO, o produto inglês fica com um AUMENTO de 4% NO PREÇO (já foi muito mais, mas atualmente o euro e a libra esterlina perderam muito valor em relação ao dólar), e no caso do produto RUSSO o produto fica com uma REDUÇÃO no valor de cerca de 67%.

Eu não entrei em detalhes sobre diferenças de LUCRO praticados por empresas ocidentais totalmente privadas vs empresas russas e/ou institutos de pesquisa GOVERNAMENTAIS.
Nem no fato de mão-de-obra mais barato ou ainda matéria prima mais barata.
Apenas pela diferença CAMBIAL os equipamentos militares russos levam uma vantagem SIGNIFICATIVA com um desconto cambial de 67%.

Portanto está MUITO LONGE de ser MÁGICA. Isso não existe.
É algo chamado ECONOMIA.

É o mesmo fenômeno que explica que a mesma pessoa com exatamente O MESMO SALÁRIO pode ser considerada POBRE na Inglaterra e RICA em Cuba.

E também é o mesmo fenômeno que explica COMO a Rússia consegue manter forças armadas MUITO MAIOR DIMENSIONADAS do que qualquer outro país da Europa, com um orçamento EM DÓLARES não muito distante.
Pois o orçamento do Reino Unido de U$ 55 bi se transforma em U$ 52 bi em PODER DE COMPRA na moeda local.
Enquanto o orçamento da Rússia de U$ 66 bi se transforma em U$ 198 bi.

Apenas POR ISSO, sem nenhuma ideologia, apenas pensando no custo/benefícios é que idealizo uma maior aproximação do Brasil com a Rússia para compra de armamentos.
Já que investimos MUITO POUCO, nossos paupérrimos recursos seriam amplificados POR TRÊS, se deixássemos de lado as ideologias e os preconceitos.
Não é mágica, é matemática, economia, câmbio e mente aberta.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#3868 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Ago 05, 2017 9:14 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu: E para mim, seus comentários são um EXAGERO.

E se VOSMEÇÊS estiverem analisando a questão toda pelo ângulo ERRADO? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Já pararam para pensar que a abordagem Russa do que faz um caça ser 5G seja muito diferente da ianque? E que ainda vai levar anos para se ter uma ideia de qual das duas funciona melhor? Mais uma pista: e se aqueles sensores todos no Su-57 não precisarem ficar emitindo o tempo todo e, quando emitirem, o façam de modo análogo ao conceito NORA?
Tulio, é isso ai.

No fundo ninguém sabe nada.

Só não gosto do tipo de comentário que coloca um lado como INTELIGENTE e o outro lado como RETARDADO.

Se nós, foristas que sabemos o básico do básico, temos conhecimento sobre RWR, emissões, etc.
Não da para acreditar que um lado vai colocar 6 radares AESA operando em 2 bandas de frequência, para tornar seu caça uma árvore de natal e um ALVO PERFEITO para os adversários.
É MENOSPREZAR DEMAIS a inteligência.

Afinal são países que possuem indústrias de ponta, centros científicos de pesquisa dos mais qualificados do mundo.
Não é o nosso chutômetro com conhecimentos limitadíssimos que vai provar o contrário.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Penguin
Sênior
Sênior

#3869 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 05, 2017 9:24 pm

Luís, a questão eh que as capacidades do PAK debatidas em fóruns são muitas delas não baseadas no que o fabricante diz, mas naquilo que o fabricante não diz. Aí cabe tudo e o debate fica virtualmente impossível.

Até agora os russos não esclareceram qual o conceito deles para o combate BVR em um cenário com adversários com caças furtivos. Eles devem ter, com certeza. Eu duvido que tenha a ver com radares banda X. E há muitas especulações acerca do radar banda L. O certo eh que ele será utilizado para IFF em grandes FOV, curiosamente e provavelmente de forma similar ao Gripen E:
Advanced IFF

By contrast, the Raven employs an angled antenna mounted on what is, in effect, a rotating drum. This offers significant advantages, but has also required the solving of some technological hurdles. One of them is the development of a sophisticated 360-degree joint, derived from the oil industry that allows the passage of radio frequency signal, power and coolant through it as the drum mounting rotates.

Because the antenna rotates, it cannot mount IFF aerials, as they would change polarity with the rotation. To overcome this issue Selex Galileo has devised the SIT426 active e-scan Mode 5/S IFF system, which it claims is the most advanced in the world. It is the first IFF to use conformal e-scan arrays, three of which are mounted around the fixed portion of the nose behind the rotating antenna.

This arrangement poses its own issues, such as the requirement to sensor-fuse data from the radar and IFF to ensure accurate alignment between the two. In the Captor-E the radar and IFF share the same antenna, so do not require data fusion. In the Gripen installation, however, the fact that the IFF is separate allows it to work in close conjunction with other sensors, such as infrared search-and-track and electronic support measures.

The biggest advantage of the system is its field of regard, which easily matches that of the radar. The side-facing arrays allow aircraft to be interrogated from a parallel track, which is of particular use in a cross-border air defense scenario and is something of which more traditional IFF installations are incapable.
http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... scan-drive

Imagem

Editado pela última vez por Penguin em Sáb Ago 05, 2017 10:28 pm, em um total de 9 vezes.
Carlo M. Cipolla
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3870 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 05, 2017 9:39 pm

Luís Henrique escreveu: Tulio, é isso ai.

No fundo ninguém sabe nada.

Só não gosto do tipo de comentário que coloca um lado como INTELIGENTE e o outro lado como RETARDADO.

Se nós, foristas que sabemos o básico do básico, temos conhecimento sobre RWR, emissões, etc.
Não da para acreditar que um lado vai colocar 6 radares AESA operando em 2 bandas de frequência, para tornar seu caça uma árvore de natal e um ALVO PERFEITO para os adversários.
É MENOSPREZAR DEMAIS a inteligência.

Afinal são países que possuem indústrias de ponta, centros científicos de pesquisa dos mais qualificados do mundo.
Não é o nosso chutômetro com conhecimentos limitadíssimos que vai provar o contrário.

Pois é, mas a questão nem é essa: tenho acompanhado com interesse este debate faz tempo e deves ter notado que simplesmente parei de postar. Não significa que eu tenha perdido o interesse, absolutamente, segui acompanhando mas me dando tempo para refletir, ao invés de postar alguma besteira nadavê. E hoje de manhã me veio essa:

- Por que diabos eu faria um avião com várias técnicas furtivas, complexas e caras, para depois estragar tudo com um monte de sensor aparecendo? Acaso não vejo as fuselagens limpas do F-22 e F-35, sou tão burro que não sei fazer nada parecido? Para que eu preciso de tanta antena e sensor?

Bueno a melhor resposta que achei até agora (e não estou dizendo que é A CERTA!) é: e se eu pudesse escolher quando ser furtivo e quando não ser? Pior, e se eu descobrisse que NINGUÉM consegue ser 100% furtivo por 100% do tempo, ou seja, que cedo ou tarde alguém poderia me achar e mandar um AAM ou mais pro meu lado? Dispondo de sensores ativos (algo como DIRCM para IIR e EM jamming para ARH) que eu pudesse direcionar aos meios de guiagem dos AAMs - após detectá-los com os mesmos sensores - o que aconteceria? Eu poderia até ser atacado mas ia ser sodas de me atingir!

Foi nisso que pensei. 8-]

Responder