Penguin escreveu:Bolovo escreveu:
Meu filho... o que?
Aonde que o PAK-FA é barato? Não é você mesmo que adora vir toda hora aqui falar que vai custar tantos bilhões pra Índia fazer não sei o que?
Seja coerente.
O PAK-FA é o primeiro projeto russo sem origem soviética e, assim como o tanque Armata, a ideia não é ser barato e sim entregar o melhor que puder.
Volta e meia surge alguém disseminando a ideia de que o PAK será baratinho. Fui levemente irônico.
O Su-57 será consideravelmente mais barato que o F-22 (seu competidor em geração E CLASSE). E também mais barato que o F-35.
Eu tenho uma teoria para ENTENDER isso:
PIB 1) método PPP Paridade do Poder de Compra
PIB 2) método Conversão da Moeda
USA
1) U$ 18,569 tri
2) U$ 18,569 tri
Reino Unido
1) U$ 2,863 tri
2) U$ 2,760 tri
Rússia
1) U$ 1,280 tri
2) U$ 3,799 tri
Dados FMI - Fundo Monetário Internacional 2016.
Os EUA são a referência para as comparações, portanto seu PIB em dólar americano ou no PPP em Dólar Internacional é exatamente o mesmo.
No caso do Reino Unido vemos que como sua moeda é VALORIZADA, seu PIB convertendo a moeda para o dólar fica maior do que o PIB real em termos de PODER DE COMPRA DA MOEDA.
No caso da Rússia percebemos uma ENORME DIFERENÇA no poder de compra da sua moeda (o que o país consegue produzir em rublos) para a conversão em Dólar Americano.
Isso se deve ao baixíssimo valor do rublo em relação à moeda americana.
DIVIDINDO o PIB PPP pelo PIB Conversão de Moeda/Câmbio temos a DIFERENÇA entre transações envolvendo o CÂMBIO e aquilo que a moeda local pode produzir.
Portanto um CAÇA ou qualquer outro equipamento militar produzido nesses 3 países por empresas PRIVADAS com margem de lucro idênticas e utilizando métodos construtivos equivalentes, pagando preço equivalente de mão-de-obra e nas matérias primas, ainda poderiam ter diferenças SIGNIFICATIVOS de valor quando envolver o CÂMBIO.
Portanto 3 caças com preços equivalentes em DÓLAR INTERNACIONAL, ou mais precisamente, valores equivalentes cada um em sua moeda local, na hora de EXPORTAR e aplicar o CÃMBIO para o DÓLAR AMERICANO, o produto americano fica com o MESMO PREÇO, o produto inglês fica com um AUMENTO de 4% NO PREÇO (já foi muito mais, mas atualmente o euro e a libra esterlina perderam muito valor em relação ao dólar),
e no caso do produto RUSSO o produto fica com uma REDUÇÃO no valor de cerca de 67%.
Eu não entrei em detalhes sobre diferenças de LUCRO praticados por empresas ocidentais
totalmente privadas vs empresas russas e/ou institutos de pesquisa GOVERNAMENTAIS.
Nem no fato de mão-de-obra mais barato ou ainda matéria prima mais barata.
Apenas pela diferença CAMBIAL os equipamentos militares russos levam uma vantagem SIGNIFICATIVA com um desconto cambial de 67%.
Portanto está MUITO LONGE de ser MÁGICA. Isso não existe.
É algo chamado ECONOMIA.
É o mesmo fenômeno que explica que a mesma pessoa com exatamente O MESMO SALÁRIO pode ser considerada POBRE na Inglaterra e RICA em Cuba.
E também é o mesmo fenômeno que explica COMO a Rússia consegue manter forças armadas MUITO MAIOR DIMENSIONADAS do que qualquer outro país da Europa, com um orçamento EM DÓLARES não muito distante.
Pois o orçamento do Reino Unido de U$ 55 bi se transforma em U$ 52 bi em PODER DE COMPRA na moeda local.
Enquanto o orçamento da Rússia de U$ 66 bi se transforma em U$ 198 bi.
Apenas POR ISSO,
sem nenhuma ideologia, apenas pensando no custo/benefícios é que idealizo uma maior aproximação do Brasil com a Rússia para compra de armamentos.
Já que investimos MUITO POUCO, nossos paupérrimos recursos seriam amplificados POR TRÊS, se deixássemos de lado as ideologias e os preconceitos.
Não é mágica, é matemática, economia, câmbio e mente aberta.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.