kirk escreveu:Se me permite ...
Está totalmente equivocado ... um equivoco bem comum devo acrescentar, a de confundir "Fabricação sob Licença" com venda de tecnologia ... concessão de fabricação sob licença não é prerrogativa russa, que fora da antiga cortina de ferro apenas concederam à Índia, fabricar SU-30MKI sob licença ... no que consiste tão somente montar kits, numa relação de subserviência entre quem detém tecnologia e de outra parte outro que apenas quer "criar empregos" ...
Índia não tem o mínimo domínio da tecnologia do SU-30, se tivesse já teria apliacado eventual conhecimento no Tejas ... que não sai do chão ...
A China nunca adquiriu tecnologia nenhuma da Rússia ... roubou apenas ... num movimento que se chama engenharia reversa ... onde se copia cada peça ... monta e altera o nome ...
O ITAR não impediu que inúmeros países fabricassem, por exemplo, o F-16 sob licença, como é o caso da Bélgica, a Fokker holandesa, Turquia, Coreia do Sul, Japão ... entre outros ... tal licença não fez desses países grandes fabricantes de aeronaves de caça como seria de se esperar caso fosse de fato cedido tecnologia ...
No Brasil aconteceu dois modelos ... primeiramente o convencional ... a chamada fabricação sob licença do AT-26 Xavante concedido pela italiana Aermacchi ... posteriormente passamos a co-desenvolvimento com o AMX onde a Embraer participou com 28% de projeto ... o mesmo modelo adotado com o Saab Gripen-NG, agora a Embraer participa com 40% ...
Tecnologia desse nível NÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA A VENDA ...
Em relação ao negrito, e o JF-17? De que forma a China fez engenharia reversa?
Espera, a China não fez engenharia reversa em um avião que nunca saiu do papel, ao invés disso eles
compraram o projeto que incluía desenhos e testes em túneis de vento feitos até o momento com o objetivo de finaliza-lo.
Os indianos tiveram ajuda russa, E ajuda francesa, a Dassault foi formalmente contratada para auxiliar no desenvolvimento do Tejas, armas russas foram integradas ao caça, um pouco além da fabricação sob licença, não?
E quanto ao F-16 sob licença, só para "aliados", que não é nosso caso, e mesmo assim com várias restrições idiotas, é como o F-35, é um programa com vários países "aliados" envolvidos e pagando as contas, mas só a Lockheed trabalhando nele, mas esse comportamento americano é exceção, no resto do mundo, pagou, levou.
E por fim, sobre o AMX, de quem os italianos compraram a tecnologia?