Quanto a não termos inimigos, ou ameaças, no continente, eu estou pensando muito em escrever um artigo sobre o tema.Grandes gastos militares podem deteriorar nossas relações com nossos vizinhos e desencadear uma corrida armamentista no continente
Se o fizer, vai desmistificar esta afirmação.
Sobre o quotado acima, me dê um exemplo onde nossos vizinhos se preocuparam com o que o Brasil iria pensar, ou reagir, de suas aquisições.
Pergunte-se se a Argentina se preocupou em adquirir, na década de 70/80 do século passado mais de uma centena de caças supersonicos, de navios com defesa de área ( algo que não temos até hoje), de fabricar tanques alemães, subs thyssen; se os chilenos se preocuparam com o que pensaríamos com seus Leopard II, seus F-16, suas T-23; se os peruanos quiseram saber de nós quando compraram t-55, introduziram mísseis BVR na AL, compraram MIGs29; se os venezuelanos estão ou não cagando para os brasileiros com seus SU, T-72, mísseis AA que nenhum outro país Sul americano possui!
Estou CAGANDO para o que pensam de nossas aquisições. Me preocupo com nossas necessidades, somente.
E é isso que todos deveríamos fazer, pensar no INTERESSE NACIONAL.