R-99 os melhores

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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henriquejr
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Re: R-99 os melhores

#31 Mensagem por henriquejr » Ter Nov 03, 2009 12:08 am

Falando na capacidade REVO dos E-99, alguém sabe dizer como ficou a questão da instalação de sondas nos aviões da FAB e da Grécia? Lembro que a Embraer estava estudando sobre o assunto.




.
alcmartin
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Re: R-99 os melhores

#32 Mensagem por alcmartin » Ter Nov 03, 2009 1:17 pm

No meu caso, fico bastante curioso em ver como ficaria o C390 AEW. Porque o 190, 195 não teria muita novidade. Seria como no 145, mexendo na antena um pouquinho para cá ou para lá, fazendo conta de chegar para o CG. Claro, papo de bar... :mrgreen:

Mas, acho que o que realmente importa, e o que no final escolheria a plataforma, é ver qual o radar estaria disponível para nós. E dentro das dimensões/peso/n. de operadores e consoles, ver qual a plataforma permite maior alcance e tempo on station.
Falando nisso, estou por fora nesse campo(e muitos outros :oops: ). Temos novidades na área ou o erieye ainda é o melhor disponível?

abs!




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Re: R-99 os melhores

#33 Mensagem por gaitero » Ter Nov 03, 2009 1:44 pm

henriquejr escreveu:Falando na capacidade REVO dos E-99, alguém sabe dizer como ficou a questão da instalação de sondas nos aviões da FAB e da Grécia? Lembro que a Embraer estava estudando sobre o assunto.
A versão apresentada pela Embraer tem uma sonda proximo ao nariz do avião.. Porém não sei detalhes sobre interesses das forças em adota-lo...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: R-99 os melhores

#34 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Nov 03, 2009 1:56 pm

Pelo que eu soube, a instalação da sonda exigiria uma boa dose de reengenharia, de forma que os custos seriam bem razoáveis. Então a ideia de que pudesse ser feita de forma simples e barata caiu por terra. Talvez possa ser adotado no MLU dos R/E-99, mas não se espantem se nunca acontecer.




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Re: R-99 os melhores

#35 Mensagem por czarccc » Ter Nov 03, 2009 1:56 pm

alcmartin escreveu:No meu caso, fico bastante curioso em ver como ficaria o C390 AEW. Porque o 190, 195 não teria muita novidade. Seria como no 145, mexendo na antena um pouquinho para cá ou para lá, fazendo conta de chegar para o CG. Claro, papo de bar... :mrgreen:

Mas, acho que o que realmente importa, e o que no final escolheria a plataforma, é ver qual o radar estaria disponível para nós. E dentro das dimensões/peso/n. de operadores e consoles, ver qual a plataforma permite maior alcance e tempo on station.
Falando nisso, estou por fora nesse campo(e muitos outros :oops: ). Temos novidades na área ou o erieye ainda é o melhor disponível?

abs!

Também tô meio por fora, mas pelo que vi numa olhada rápida parece que o MESA da Raytheon tem alcance e desempenho semelhante, mas não tem aquelas limitações de 30 graus nos setores frontal e traseiro do Erieye. Além disso tem o Phalcon israelense. Pelo que eu li parece ser o melhor. Fico esperando algum colega forista que saiba mais a fundo trazer um esclarecimento.

Saudações




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Re: R-99 os melhores

#36 Mensagem por alcmartin » Ter Nov 03, 2009 2:17 pm

[009]
Valeu, Czarccc! Com a palavra os colegas.

Mas, se eu fosse o Jobim ou o Cmte. Saito, já daria uma "testada" na boa vontade dos americanos, perguntando sobre o Raytheon. Vacilou na resposta, perde tudo!! :twisted: :mrgreen:
Claro, mas é tudo papo de bar...não há previsão para substituição dos E99 e eles vào muito bem, obrigado. E sobre o próprio título do tópico, para mim os E99 são sim, os melhores. Porque são nossos. Noves fora qualquer limitação por embargo de tecnologia dele que não tenhamos, ainda assim é anos luz melhor que qualquer prateleira... 8-] E,a priori, pela metade do custo de operação dos 737 americanos.

Abs!!




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Re: R-99 os melhores

#37 Mensagem por WalterGaudério » Ter Nov 03, 2009 4:33 pm

Carlos Mathias escreveu:Waltwer, eu penso numa analogia com navios nascidos militares e civis adaptados.
Os militares me parece tem normas de construção bem mais rígidas e são preparados prá aguentar mais porrada, confere?
Confere.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
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Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: R-99 os melhores

#38 Mensagem por Thor » Ter Nov 03, 2009 10:13 pm

alcmartin escreveu:No meu caso, fico bastante curioso em ver como ficaria o C390 AEW. Porque o 190, 195 não teria muita novidade. Seria como no 145, mexendo na antena um pouquinho para cá ou para lá, fazendo conta de chegar para o CG. Claro, papo de bar... :mrgreen:

Mas, acho que o que realmente importa, e o que no final escolheria a plataforma, é ver qual o radar estaria disponível para nós. E dentro das dimensões/peso/n. de operadores e consoles, ver qual a plataforma permite maior alcance e tempo on station.
Falando nisso, estou por fora nesse campo(e muitos outros :oops: ). Temos novidades na área ou o erieye ainda é o melhor disponível?

abs!
O único estudo que foi feito pela Embraer, pelo que eu saiba, foi em cima da plataforma E-17X. O alcance seria bem maior, com 12 horas on station e umas 8 a 10 consoles... é uma opção para o futuro.
Quanto ao radar, caso a FAB necessite de uma aeronave AEW maior, em substituição aos E-99, será um radar a ser desenvolvido para esta plataforma. Como esse estudo foi apresentado faz uns 2 anos, talvez no futuro será pensado no KC-390. A própria SAAB/Ericson poderia desenvolver uma nova versão maior e mais potente.
Alguns falaram que a aeronave poderia até ser REVO, mas o espaço interno as vezes nem dá para por assentos devido aos inumeros computadores, unidades de força DC e AC, Exciters e Receivers, etc... Mesmo o E-3 com aquele tamanhão todo só possui umas 10 poltronas extras...
Agora só esperamos a atualização do atual sistema Erieye. Basta $$$, o projeto e as especificações já existem.
Abraços




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Re: R-99 os melhores

#39 Mensagem por henriquejr » Qua Nov 04, 2009 2:47 pm

Thor escreveu:
alcmartin escreveu:No meu caso, fico bastante curioso em ver como ficaria o C390 AEW. Porque o 190, 195 não teria muita novidade. Seria como no 145, mexendo na antena um pouquinho para cá ou para lá, fazendo conta de chegar para o CG. Claro, papo de bar... :mrgreen:

Mas, acho que o que realmente importa, e o que no final escolheria a plataforma, é ver qual o radar estaria disponível para nós. E dentro das dimensões/peso/n. de operadores e consoles, ver qual a plataforma permite maior alcance e tempo on station.
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abs!
O único estudo que foi feito pela Embraer, pelo que eu saiba, foi em cima da plataforma E-17X. O alcance seria bem maior, com 12 horas on station e umas 8 a 10 consoles... é uma opção para o futuro.
Quanto ao radar, caso a FAB necessite de uma aeronave AEW maior, em substituição aos E-99, será um radar a ser desenvolvido para esta plataforma. Como esse estudo foi apresentado faz uns 2 anos, talvez no futuro será pensado no KC-390. A própria SAAB/Ericson poderia desenvolver uma nova versão maior e mais potente.
Alguns falaram que a aeronave poderia até ser REVO, mas o espaço interno as vezes nem dá para por assentos devido aos inumeros computadores, unidades de força DC e AC, Exciters e Receivers, etc... Mesmo o E-3 com aquele tamanhão todo só possui umas 10 poltronas extras...
Agora só esperamos a atualização do atual sistema Erieye. Basta $$$, o projeto e as especificações já existem.
Abraços

Thor, fiquei sabendo que estava nos planos da FAB um Up Grade no radar Erieye dos E-99A, passando para a versão atual oferecido pela Ericson. Você sabe informar a diferença entre o modelo que operamos atualmente e o da ultima versão do Erieye? Será que as vantagens são tão evidentes que compensaria os custos da modernização?

Abraços




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Re: R-99 os melhores

#40 Mensagem por alcmartin » Qua Nov 04, 2009 4:23 pm

Thor escreveu:
alcmartin escreveu:No meu caso, fico bastante curioso em ver como ficaria o C390 AEW. Porque o 190, 195 não teria muita novidade. Seria como no 145, mexendo na antena um pouquinho para cá ou para lá, fazendo conta de chegar para o CG. Claro, papo de bar... :mrgreen:

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Abraços
Valeu, Thor!! [009]

Show de bola...Mas com 12 horas on station bem que podiam ter uma galley e serviço caprichado para o povo... e não vale taifeiro grandão!! :mrgreen: :mrgreen: Se quiserem a gente empresta umas comissarias! :twisted: :mrgreen:

Abs!!




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Re: R-99 os melhores

#41 Mensagem por Thor » Qua Nov 04, 2009 8:06 pm

henriquejr escreveu:
Thor escreveu: O único estudo que foi feito pela Embraer, pelo que eu saiba, foi em cima da plataforma E-17X. O alcance seria bem maior, com 12 horas on station e umas 8 a 10 consoles... é uma opção para o futuro.
Quanto ao radar, caso a FAB necessite de uma aeronave AEW maior, em substituição aos E-99, será um radar a ser desenvolvido para esta plataforma. Como esse estudo foi apresentado faz uns 2 anos, talvez no futuro será pensado no KC-390. A própria SAAB/Ericson poderia desenvolver uma nova versão maior e mais potente.
Alguns falaram que a aeronave poderia até ser REVO, mas o espaço interno as vezes nem dá para por assentos devido aos inumeros computadores, unidades de força DC e AC, Exciters e Receivers, etc... Mesmo o E-3 com aquele tamanhão todo só possui umas 10 poltronas extras...
Agora só esperamos a atualização do atual sistema Erieye. Basta $$$, o projeto e as especificações já existem.
Abraços

Thor, fiquei sabendo que estava nos planos da FAB um Up Grade no radar Erieye dos E-99A, passando para a versão atual oferecido pela Ericson. Você sabe informar a diferença entre o modelo que operamos atualmente e o da ultima versão do Erieye? Será que as vantagens são tão evidentes que compensaria os custos da modernização?

Abraços
Uma possível modernização atenderia a dois aspectos: operacional e logístico.
Operacional advem da experiência adquirida ao longo de mais de 10000h e inúmeras operações e cenários novos de emprego da aeronave. Logístico devido obsolescência de material eletrônico.
É fácil compreender simplesmente fazendo uma analogia com esse computador no qual você está agora lendo essa mensagem. Desde quando você o possui? Daqui a 10 anos ainda terá a mesma confiabilidade? Coloque seu computador com as placas de rede em ambiente de alta e baixa pressão, trepidando, sob calor e frio, em ambiente seco e úmido, sob intenso tráfego de informações, deixando desligado por algumas semanas, qual será o índice de falha após uns 5 anos nesse ambiente? Se pifar a placa mãe ou uma memória DDR2 você achará fácil no mercado em 2020? Como serão os recursos de software para o site do ForumDB daqui a 10 anos? Será que o Windows de amanhã terá mais recursos que o XP de hoje?
Abraços
Obs: o projeto e o hardware do sistema Erieye é da década de 90.




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Re: R-99 os melhores

#42 Mensagem por Thor » Qua Nov 04, 2009 8:10 pm

alcmartin escreveu: Valeu, Thor!! [009]

Show de bola...Mas com 12 horas on station bem que podiam ter uma galley e serviço caprichado para o povo... e não vale taifeiro grandão!! :mrgreen: :mrgreen: Se quiserem a gente empresta umas comissarias! :twisted: :mrgreen:

Abs!!
Você deve ter percebido o aumento significativo no quadro feminino de controladoras de tráfego aéreo e em breve teremos pilotos mulheres nos Esquadrões de primeira linha da FAB. Sem falar nas técnicas em eletrônica...
Abraços




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Re: R-99 os melhores

#43 Mensagem por alcmartin » Qui Nov 05, 2009 12:04 pm

È vero...as controladoras estão dominando. E em Guaratinguetá, onde vou sempre, é nítido o grande número de alunas. Acho que a mulherada está estudando mais que os homens. E aqui fora idem, com o numero de pilotas aumentando muito. Recentemente, fui o único homem numa tripulação de 6. Nos aeroportos, me senti um paxá, hehe... 8-] :D Mas, por outro lado, ir ao shooping almoçar junto era impossível... :twisted: :D

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Re: R-99 os melhores

#44 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Mar 09, 2010 10:10 am

A algum tempo circulou que os R-99 seriam "emprestados" a Africa do Sul para a Copa do Mundo, isso ainda está de pé?




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Re: R-99 os melhores

#45 Mensagem por Thor » Ter Mar 09, 2010 11:28 pm

Fábio Nascimento escreveu:A algum tempo circulou que os R-99 seriam "emprestados" a Africa do Sul para a Copa do Mundo, isso ainda está de pé?
Até ano passado era certo, porém a própria sede cancelou o pedido, acho que por restrições orçamentárias.




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