FREMM para MB ?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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thelmo rodrigues
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Re: FREMM para MB ?

#436 Mensagem por thelmo rodrigues » Dom Nov 02, 2008 1:11 pm

Mapinguari escreveu:
Marino escreveu: Serão construídos no AMRJ. Em breve notícias sobre esta preparação.
Se a MB quer mesmo (e é óbvio que quer) que nosso país retome a construção naval militar, o AMRJ deveria se encarregar apenas da construção dos "cabeças-de-série" dos navios mais complexos, como fragatas e corvetas, repassando a outros estaleiros a construção dos demais, sob sua supervisão. O AMRJ construiria os primeiros da Classe, um ou dois anos adiantados no cronograma, podendo assim, evitar qualquer problema surgido durante a construção do primeiro da classe.
Quanto aos submarinos, ao que parece tudo o que for relacionado a submarinos, vai para Itaguaí (RJ), para a nova Base de Submarinos que será construída por lá, junto com o novo estaleiro que construirá a primeira classe de 4 submarinos convencionais baseado no Scorpéne/Marlin (o primeiro deles deverá ser feito na França mesmo) e os submarinos nucleares.
A escolha do local da nova base e estaleiro foi uma decisão inteligente da MB a meu ver, pois deixará em locais próximos a Base de Submarinos, o estaleiro, a NUCLEP (que fabrica componentes para os subs), sem contar as usinas nucleares de Angra dos Reis e a relativa proximidade de ARAMAR, em Iperó-SP. Então, já existe por ali uma espécie de "cultura nuclear". Com isso, a MB derruba qualquer argumento de grupos de "eco-chatos", protestando contra a presença de navios nucleares no local.
Interessante idéia essa da construção dos "cabeças" no AMRJ.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: FREMM para MB ?

#437 Mensagem por Mapinguari » Dom Nov 02, 2008 5:52 pm

thelmo rodrigues escreveu:
Interessante idéia essa da construção dos "cabeças" no AMRJ.
Na verdade, isso não é novo, na MB. Ela fez isso com as Inhaúma. Construiu as duas primeiras no AMRJ e passou duas para o Verolme, que depois, foi pro saco. Só acho que esse expediente deveria ter prosseguimento com os novos escoltas. Ao menos fariam um no AMRJ e os demais cascos poderiam ser construídos em estaleiros civis que, assim, receberiam o knlw-how de trabalhar com normas militares. A integração dos armamentos e sistemas poderia ser feita pelo AMRJ ou empresas subcontratadas pela EMGEPRON, no AMRJ, depois que os navios fossem lançados ao mar.




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Re: FREMM para MB ?

#438 Mensagem por WalterGaudério » Dom Nov 02, 2008 9:04 pm

Mapinguari escreveu:
thelmo rodrigues escreveu:
Interessante idéia essa da construção dos "cabeças" no AMRJ.
Na verdade, isso não é novo, na MB. Ela fez isso com as Inhaúma. Construiu as duas primeiras no AMRJ e passou duas para o Verolme, que depois, foi pro saco. Só acho que esse expediente deveria ter prosseguimento com os novos escoltas. Ao menos fariam um no AMRJ e os demais cascos poderiam ser construídos em estaleiros civis que, assim, receberiam o knlw-how de trabalhar com normas militares. A integração dos armamentos e sistemas poderia ser feita pelo AMRJ ou empresas subcontratadas pela EMGEPRON, no AMRJ, depois que os navios fossem lançados ao mar.
O caminho mais racional é essa mesmo. Não tem outro. A Dúvida é saber se existem estaleiros qualificados, aptos, estruturados e com disponibilidade para realizar a terefa.




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Re: FREMM para MB ?

#439 Mensagem por Bourne » Dom Nov 02, 2008 9:09 pm

O problema é se esses estaleiros civis tem espaço na agenda para construir os projetos da MB. :roll:




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Re: FREMM para MB ?

#440 Mensagem por Mapinguari » Seg Nov 03, 2008 1:43 am

cicloneprojekt escreveu:
Mapinguari escreveu: Na verdade, isso não é novo, na MB. Ela fez isso com as Inhaúma. Construiu as duas primeiras no AMRJ e passou duas para o Verolme, que depois, foi pro saco. Só acho que esse expediente deveria ter prosseguimento com os novos escoltas. Ao menos fariam um no AMRJ e os demais cascos poderiam ser construídos em estaleiros civis que, assim, receberiam o knlw-how de trabalhar com normas militares. A integração dos armamentos e sistemas poderia ser feita pelo AMRJ ou empresas subcontratadas pela EMGEPRON, no AMRJ, depois que os navios fossem lançados ao mar.
O caminho mais racional é essa mesmo. Não tem outro. A Dúvida é saber se existem estaleiros qualificados, aptos, estruturados e com disponibilidade para realizar a terefa.
Por isso eu disse que eles poderiam construir o casco, superestrutura e instalar o sistema de propulsão. Sensores e armas ficariam por conta da MB, no AMRJ. Quanto à disponibilidade, se houver economia de escala, ou seja, quantidade de cascos, eles arrumam espaço na carreira, rapidinho...




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Re: FREMM para MB ?

#441 Mensagem por ciclope » Seg Nov 03, 2008 1:55 pm

Creio e é esse um dos pontos fortes do plano estratégico. Colocando a indústria civil nesses projetos, cala a boca dos criticos passifistas com os empregos gerados.




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Re: FREMM para MB ?

#442 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Nov 03, 2008 2:26 pm

Mas os operários do AMRJ não são civis?




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Re: FREMM para MB ?

#443 Mensagem por ciclope » Seg Nov 03, 2008 2:34 pm

Sim, más com o ingresso de indústrias civis o empreendimento ganha maiores proporções!




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Re: FREMM para MB ?

#444 Mensagem por LeandroGCard » Seg Nov 03, 2008 3:51 pm

ciclope escreveu:Sim, más com o ingresso de indústrias civis o empreendimento ganha maiores proporções!
Acho que o cálculo seria mais ou menos assim:

- Suponhamos que a MB deseje manter permanentemente uma frota de 16 escoltas (o que já é mais do que temos hoje).

- Suponhamos que cada navio permaneça na ativa por 40 anos até a substituição.

A conta então dá 40/16 = 2,5 anos entre a incorporação de cada navio, em média. Com um prazo de construção de digamos de 6 anos (muito menor que o da Barroso, mas deus queira que este tenha sido um caso à parte) tem-se em média 2,4 navios em construção ao mesmo tempo, em princípio a serem divididos entre o AMRJ e um estaleiro civil (O ARMJ não deve ficar muito tempo sem construir navios, sob pena de perder sua capacitação ou não mantê-la atualizada). Será que isto é interessante para algum estaleiro?

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Re: FREMM para MB ?

#445 Mensagem por Corsário01 » Seg Nov 03, 2008 4:35 pm

Antes de qualquer cabeça de série, o AMRJ precisará estar modernizado.




Abraços,

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Re: FREMM para MB ?

#446 Mensagem por gaitero » Seg Nov 03, 2008 5:45 pm

Parece que este problema de modernização já esta incluido no pacote Françês.

Até 2011 todas as industrias civis de contrução de navios mercantes estarão Full.
Possivelmente isto já foi visto pela MB que definiu uma data mais distante para a produção, o que lhe da uma vantagem, se esta compra for anunciada agora.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: FREMM para MB ?

#447 Mensagem por Marino » Seg Nov 03, 2008 5:54 pm

A modernização do AMRJ será uma das notícias para breve.
Lembrando: o mesmo possui 2 carreiras de construção de navios.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: FREMM para MB ?

#448 Mensagem por Mapinguari » Seg Nov 03, 2008 8:14 pm

Marino escreveu:A modernização do AMRJ será uma das notícias para breve.
Lembrando: o mesmo possui 2 carreiras de construção de navios.
Até o porte de fragatas, não é? Cabem duas de 6.000t simultaneamente? :mrgreen:




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Re: FREMM para MB ?

#449 Mensagem por Marino » Seg Nov 03, 2008 8:31 pm

Sim. :D




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Re: FREMM para MB ?

#450 Mensagem por ciclope » Ter Nov 04, 2008 12:07 pm

Concordo que AMRJ tenha a capacidade de construir sosinho as suas fragatas, porém não se esqueçam dos submarinos e dos NPAOC. Só o AMRJ não terá capacidade para fazelos só, além do que, uma maior participação da indústria civil irá dissipar as criticas ao plano.




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