Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
joaozinho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça

#256 Mensagem por joaozinho » Dom Ago 17, 2008 1:59 pm

Qq avaliação da Onu ou de qq organismo internacional sobre as riquezas totais da Amazônia não passa de chutômetro. Já foi feito levantamento geológico de toda a Amazônia? Quem pode dizer as reservas totais da região com segurança?

Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!
bruno mt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes

#257 Mensagem por bruno mt » Dom Ago 17, 2008 3:51 pm

foca, não vou citar seu post para não pesar o forum.

mas vamos lá, você diz que 35% dos EUA é de floresta.correto,sós americanos escondem que oé que não é floresta memo é mais uma plantação de madeira pois, são todas madeiras que eles utilizam para fazer casas e etc..

os EUA , não iriam se manter com a agua amazonica, e sim teria um suporte de 1ou 2 % mas não vou me alongar pois aceito a teoria da desalização.

o que eles iriam fazer aqui é, estrativisto mineral(nobio,ouro...)e um pouco de pesquisa sobre a nossa biodivercidade.(mas isso vem digamos que de brinde,é secundario) e pra isso que eu falei eles precisariam apenas do estado de rondonia(só metade dele já seria perfeito para eles) e ai que a balança pessa para o lado deles pois temos toda uma amazonia para chegar até lá,e lá tem areas propicias ao uso de CC e coisas tecnologicas, ai a area é deles não adianta nem chora que nós perdemos eoutra é que seria basicamente o mundo interio contra o Brasil já entraria toda a OTAN,e quem sabe Russia e China.

ImagemImagemImagem
ademir
Sênior
Sênior

#258 Mensagem por ademir » Dom Ago 17, 2008 7:41 pm

A defesa da Amazonia é necessária?
Não nem um pouco :lol:
Realmente, enquanto tivermos a mentalidade de colonia não sera necessario defender nada, nem mesmo manter forças armadas com capacidade de combate (pleonasmo?). O amigo tem razão em muito do que falou ai, eles não presisam e nem seria viavel uma guerra contra o Brasil, so que sua tese de que não é interessante os minerios da floresta so se sustenta se considerarmos que recursos naturais existem em abundancia e em toda parte do mundo... Que ai nos podemos ficar a vontade pra falar que não é interessante se preocupar com o Brasil nem com a Africa... :roll:

Agora, se defender o territorio é loucura, prefiro morrer louco.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#259 Mensagem por Bolovo » Dom Ago 17, 2008 7:54 pm

joaozinho escreveu:Qq avaliação da Onu ou de qq organismo internacional sobre as riquezas totais da Amazônia não passa de chutômetro. Já foi feito levantamento geológico de toda a Amazônia? Quem pode dizer as reservas totais da região com segurança?
Impossível. ]

Nem o mapeamento cartográfico, numa resolução razoavel foi feito ainda, imagina isso um levantamento geologico.

A Amazonia tem um porrilhão de recuros minerais, é muita coisa, nem sequer imaginamos.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Ras
Novato
Novato

#260 Mensagem por Ras » Dom Ago 17, 2008 10:12 pm

Foca, talvez ate seja péssimo pra eles economicamente "hoje", mas nao diria que algum dia eles não tentariam nos invadir, aliás, pra que eles fariam isso se é muito mais facil corromper os indios, plantando a semente do separatismo aqui, que é justamente o que esta acontecendo e só agora os politicos desse país se tocaram disso. Se voces nao sabem gente ignorante(sem estudo, nao entendam mal) é muito mais facil de se manipular, lembrem-se que os politicos desse país fazem isso a séculos.

Edit:só pra colocar mais umas coisinhas que acabei lembrando

Essa situação com a reserva raposa serra do sol me lembrou a situaçao do kosovo, uma maioria etnica reinvindicando a independencia da determinada regiao em que vivem apenas por serem a maioria, e olhem só, os indios querendo a expulsao dos nao indios de "suas" terras, assim sendo a maioria na região

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#261 Mensagem por Guerra » Seg Ago 18, 2008 11:01 am

Os estrangeiros estão roubando até o sangue dos indios da amazônia. Rapaz, roubaram açai, aquele troço ruim.
E ainda acham que estamos tendo um delirio antiamericano

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#262 Mensagem por GustavoB » Seg Ago 18, 2008 1:55 pm

Três palavras: dividir para conquistar.

foca
Júnior
Júnior

#263 Mensagem por foca » Seg Ago 18, 2008 3:20 pm

joaozinho escreveu:Qq avaliação da Onu ou de qq organismo internacional sobre as riquezas totais da Amazônia não passa de chutômetro. Já foi feito levantamento geológico de toda a Amazônia? Quem pode dizer as reservas totais da região com segurança?
Os dados da ONU vem dos dados do governo Brasileiro e esses dados vieram na epoca do governo militar onde se tinha costume de inflar os numeros, mesmo que o valor fosse duas vezes maior ainda seria pouco se comparado ao que pode ser alcançado se existisse investimentos em pesquisa e desenvolvimento e na formação de cérebros aqui.
bruno mt escreveu:foca, não vou citar seu post para não pesar o forum.

mas vamos lá, você diz que 35% dos EUA é de floresta.correto,sós americanos escondem que oé que não é floresta memo é mais uma plantação de madeira pois, são todas madeiras que eles utilizam para fazer casas e etc..
O tipo de floresta existente nos EUA é bem diferente da nossa, diferente do que a maioria da população pensa as casas americanas em sua maioria são feitas de aço e não de madeira, as de madeira são as casas das classes mais baixas, eles usam a técnica de Steel Frame para construir as casas deles.
bruno mt escreveu: os EUA , não iriam se manter com a agua amazonica, e sim teria um suporte de 1ou 2 % mas não vou me alongar pois aceito a teoria da desalização.

o que eles iriam fazer aqui é, estrativisto mineral(nobio,ouro...)e um pouco de pesquisa sobre a nossa biodivercidade.(mas isso vem digamos que de brinde,é secundario) e pra isso que eu falei eles precisariam apenas do estado de rondonia(só metade dele já seria perfeito para eles) e ai que a balança pessa para o lado deles pois temos toda uma amazonia para chegar até lá,e lá tem areas propicias ao uso de CC e coisas tecnologicas, ai a area é deles não adianta nem chora que nós perdemos eoutra é que seria basicamente o mundo interio contra o Brasil já entraria toda a OTAN,e quem sabe Russia e China.
Ai que tá Bruno (Meu nome também é Bruno) extrativismo não é uma atividade que agrada os americanos, pois tem pouco valor, se você extrair 1T de Ouro o maximo que você consegue fazer é vender no mercado internacional essa 1T de Ouro, se você extrair 300KG de Uranio você só consegue vender isso, mas acabou.
Agora se você comprar essa 1T de ouro e fizer joias, aplicar em PCB´s, em cabos, em isolantes, você consegue agregar valor, um exemplo era que a pouco tempo atrás o Brasil vendia minerio de ferro para o Japão e comprava Aço dos japoneses.
Não lembro os valores de cabeça, mas era +- assim:
1T de minerio de ferro custava US$58
1T de aço US$850

Para esses países a tendencia é cada vez menos terem industrias, Japão tem 70% da sua economia baseada em serviços, os EUA 73%, em um futuro não muito distante só as sedes vão ficar nos EUA e algumas industrias basicas o resto vai ser terceirizado para China e países do leste.
Uma coisa que interessa para os EUA é a biodiversidade, mas nem mesmo isso eles precisariam de uma guerra para conseguir, nada impede de pagar pesquisadores brasileiros para fazer pesquisa sobre isso lá e não é culpa dos EUA que no Brasil um processo para patentear alguma coisa pode durar 10 anos.
Se um cientista brasileiro descobrir a cura do câncer hoje com uma planta encontrada na Amazonia, ele vai demorar 10 anos para conseguir passar todas as etapas necessárias e conseguir a patente, se um americano chegar e descobrir a mesma coisa ele demora algumas semanas para patentear.
ademir escreveu:
A defesa da Amazonia é necessária?
Não nem um pouco :lol:
Realmente, enquanto tivermos a mentalidade de colonia não sera necessario defender nada, nem mesmo manter forças armadas com capacidade de combate (pleonasmo?). O amigo tem razão em muito do que falou ai, eles não precsisam e nem seria viavel uma guerra contra o Brasil, so que sua tese de que não é interessante os minerios da floresta so se sustenta se considerarmos que recursos naturais existem em abundancia e em toda parte do mundo... Que ai nos podemos ficar a vontade pra falar que não é interessante se preocupar com o Brasil nem com a Africa... :roll:

Agora, se defender o territorio é loucura, prefiro morrer louco.
Eui fui ironico na minha frase, o Brasil tem que defender a floresta, mas não dos americanos e sim dos proprios brasileiros que invadem e destroem colocando em risco a bio-diversidade, do traficantes brasileiros e estrangeiros, dos indios e principalmente dos proprios governantes.
Se o Brasil tiver US$2.000.000.000.000 em minerios na Amazonia uma guerra para conquistar ele teria um valor no minimo igual a esse, a guerra contra o terror custou US$1.800.000.000.000, se formos só considerar o Iraque eles tem reservas de Petróleo no valor de US$13.000.000.000.000 os EUA ai sim tem muita coisa para garantir e eu pessoalmente duvido que a causa primeira da guerra tenha sido o petróleo (Mais provavel o ódio que Bush tem por Saddam e o trabalho incompleto do pai).
Ras escreveu:Foca, talvez ate seja péssimo pra eles economicamente "hoje", mas nao diria que algum dia eles não tentariam nos invadir, aliás, pra que eles fariam isso se é muito mais facil corromper os indios, plantando a semente do separatismo aqui, que é justamente o que esta acontecendo e só agora os politicos desse país se tocaram disso. Se voces nao sabem gente ignorante(sem estudo, nao entendam mal) é muito mais facil de se manipular, lembrem-se que os politicos desse país fazem isso a séculos.
Eles não precisam invandir, nem corromper os índios para conseguir minerios ou mesmo petróleo, isso são commodities, eles compram isso a preço de mercado, eles não ganham dinheiro com isso, eles ganhariam dinheiro transformando esses recursos em alguma outra coisa.

Você quer ver como o maior inimigo da soberania é o proprio Brasil?
De 1998 ate hoje um bilionario americano dôou US$300.000.000 para projetos na Amazonia e Pantanal, agora imagina eu sou um pesquisador e tenho um projeto lá no Pantanal eu chego no governo federal e peço dinheiro para a pesquisa ele diz que não tem, chego em um fundo da CI que tem dinheiro desse bilionario e eles me dão US$2.000.000, faço minhas pesquisa publico o meu artigo e ai tenho a ideia de fazer uma pesquisa sobre um novo principio ativo, vou no governo federal e peço a verba, ele diz não, vou na CI e peço verba, eles diz que para isso não vão dar, mas que eu posso ir na Merck que eles vão dar, chego na Merck e eles me dão US$10.000.000 uma equipe de pesquisa e um laboratorio, só que o que eu descobri a patente é deles, para um pesquisador brasileiro uma patente é uma coisa secundaria, os orgãos de formento de pesquisa brasileira não se importam com patentes, o cara vai lá, faz a pesquisa descobre 500 principios ativos a Merck patentea todos e o governo brasileiro depois culpa os americanos por biopirataria e roubar nossa biodiversidade, mas quem recusou dar dinheiro para o pesquisador?
Quem acha que patente não vale nada?

Os laboratorios americanos tem gente só esperando os cientistas brasileiros terem seus pedidos de bolsa recusados, é igual advogado de porta de cadeia, culpamos os americanos por erros brasileiros.
Para eles não interessa que é feio dar dinheiro para pesquisadores brasileiros conseguir principios ativos, se eles não fizerem e se o governo brasileiro não fizer os alemães da Bayern vão fazer.
O problema dessa área assim como o das forças armadas é que 70% das verbas são comprometidas com pagamento de salários e pensões, da mesma forma que teoricamente não sobra dinheiro para modernizar as FA´s, não existe dinheiro para financiar pesquisas, ainda mais quando se tem um presidente que abomina o conhecimento.

Guerra
Sênior
Sênior

#264 Mensagem por Guerra » Seg Ago 18, 2008 3:50 pm

Ai que tá Bruno (Meu nome também é Bruno) extrativismo não é uma atividade que agrada os americanos, pois tem pouco valor, se você extrair 1T de Ouro o maximo que você consegue fazer é vender no mercado internacional essa 1T de Ouro, se você extrair 300KG de Uranio você só consegue vender isso, mas acabou.
Agora se você comprar essa 1T de ouro e fizer joias, aplicar em PCB´s, em cabos, em isolantes, você consegue agregar valor, um exemplo era que a pouco tempo atrás o Brasil vendia minerio de ferro para o Japão e comprava Aço dos japoneses.
Não lembro os valores de cabeça, mas era +- assim:
1T de minerio de ferro custava US$58
1T de aço US$850
Até parece que aquela polacada no meio da selva não gosta de ouro.

Eui fui ironico na minha frase, o Brasil tem que defender a floresta, mas não dos americanos e sim dos proprios brasileiros que invadem e destroem colocando em risco a bio-diversidade, do traficantes brasileiros e estrangeiros, dos indios e principalmente dos proprios governantes.
Os americanos são os santos dos ultimos dias, né? Eles estão na amazônia para salvar as alminhas perdidas...

Isso é o cumulo, os brasileiros viram os invasores!! Meu Deus!! Socorro!!

ademir
Sênior
Sênior

#265 Mensagem por ademir » Seg Ago 18, 2008 6:32 pm

Amigo, serei curto e grosso, se existe traficante na floresta brasileira fazendo biopirataria a "torto e a direito" é porque tem comprador na Europa. Não me venha com essa de os brasileiros são a maior ameaça para a floresta, porque não é so brasileiro que desmata aquilo. Nos somos os que menos lucramos com a devastação da floresta.

Desculpe, mas eu ainda não cheguei a este grau de confiança na bondade humana, ainda não acredito que um pais com os recursos naturais que o Brasil tem, com as FA´s que o Brasil tem, com a população que o Brasil tem, não seja "lucrativo" para os imperialistas...

Carlos Mathias

#266 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 18, 2008 10:44 pm

Sigamos o exemplo da Rússia e tomemos de volta aquela porra toda na marra, e empurra esse povo todo pro mato, lá pro lado da Venezuela :twisted: ou guianas.

Muito blá, blá, blá. Aqui é lugar de brasileiro, o resto vem se agradar e quisermos, senão é pé na bunda, literalmente.

Li hoje um artigo do ODIA de Domingo e só aumentei minha convicção que devemos expulsar debaixo de porrada(ou tiro de fuzil se reagir) aquela gringada que está lá. Os índios ou aceitam ou aceitam.

Guerra
Sênior
Sênior

#267 Mensagem por Guerra » Ter Ago 19, 2008 11:10 am

ademir escreveu: Não me venha com essa de os brasileiros são a maior ameaça para a floresta, porque não é so brasileiro que desmata aquilo. ...
os investimentos na amazônia são de origem origem norte-americana, suíça, japonesa, dinamarquesa, alemã, que são os que mais consomem madeira tropical. mas quem esta desvastando tudo são os asiaticos. São dois grupos da malasia e dois chineses (que já são um dos maiores consumidores da madeira da região).
Das 13 empresas dos gringos que atuam na area 12 foram acusadas de irregularidades.

Agora vejam só essa, a quantidade de madeira originada de desmatamento legal é superior a capacidade industrial de processá-la, na região.

silverstone2
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#268 Mensagem por silverstone2 » Ter Ago 19, 2008 2:31 pm

"Você quer ver como o maior inimigo da soberania é o proprio Brasil?
De 1998 ate hoje um bilionario americano dôou US$300.000.000 para projetos na Amazonia e Pantanal, agora imagina eu sou um pesquisador e tenho um projeto lá no Pantanal eu chego no governo federal e peço dinheiro para a pesquisa ele diz que não tem, chego em um fundo da CI que tem dinheiro desse bilionario e eles me dão US$2.000.000, faço minhas pesquisa publico o meu artigo e ai tenho a ideia de fazer uma pesquisa sobre um novo principio ativo, vou no governo federal e peço a verba, ele diz não, vou na CI e peço verba, eles diz que para isso não vão dar, mas que eu posso ir na Merck que eles vão dar, chego na Merck e eles me dão US$10.000.000 uma equipe de pesquisa e um laboratorio, só que o que eu descobri a patente é deles, para um pesquisador brasileiro uma patente é uma coisa secundaria, os orgãos de formento de pesquisa brasileira não se importam com patentes, o cara vai lá, faz a pesquisa descobre 500 principios ativos a Merck patentea todos e o governo brasileiro depois culpa os americanos por biopirataria e roubar nossa biodiversidade, mas quem recusou dar dinheiro para o pesquisador?
Quem acha que patente não vale nada?"

Concordo totalmente com seu raciocínio; Aliás passo por uma situação semelhante na minha vida. Sou amante da mulher de um amigo, mas me sinto no direito a isso ja que ele nao pode lhe dar o que ela precisa.
Refletindo agora sobre o assunto concluo que eu e a Merck somos vítimas!!!!!! :shock:

joaozinho
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#269 Mensagem por joaozinho » Ter Ago 19, 2008 7:22 pm

não há como mensurar o valor de um recurso estratégico como a água, só pra citar um, qdo a mesma se tornar escassa.

Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!
cesarw
Avançado
Avançado
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 3 vezes

#270 Mensagem por cesarw » Qua Ago 20, 2008 12:22 pm

silverstone2 escreveu:"Você quer ver como o maior inimigo da soberania é o proprio Brasil?
Quem acha que patente não vale nada?"
Primeiro:
Não se sabe até hoje, e por isso há uma série de recursos a serem avaliados incluiindo CPI, o quanto estrangeiros destinara, doaram ou aplicaram em pesquisas no Brasil. Sabe-se apenas que há muita LAVAGEm de dinheiro nos que se dizem filatropos das florestas brasileiras, vide o Suiço que vê-se agora não doou P... nenhuma.

Segundo:
Cada um cuida do seu. Não é pq o país não investe que o outro pode chegar aqui e meter o bedelho, até porque há meios oficiais de fazê-lo e podes crêr há dezenas de ONGS estrangeiras (incluindo de pesquisas) na Amazônia e nenhuma no Nordeste, isto indica que é permitido a entrada para pesquisas, mas as que roubam patente não saem por meios oficiais.
E não se iluda. Se o Brasil aplicar US$ 1 trilhão em pesquisas, nenhum , mas nenhum estrangeiro sairá da região.

Podemos fazer mais, sim claro, podemos! Mas decidiremos quando faremos. Aliás... quantos de nós foi a rua pedir por mais pesquisa, reinvidicar por mais atenção. Qtos de nós votamos corretamente eleições e quantos mandamos cartas e e-mails ao planalto ou ao congresso exigindo providencias??? Quanto movimentos nacionais se pronunciam?

silverstone2 escreveu:Concordo totalmente com seu raciocínio; Aliás passo por uma situação semelhante na minha vida. Sou amante da mulher de um amigo, mas me sinto no direito a isso ja que ele nao pode lhe dar o que ela precisa.
Refletindo agora sobre o assunto concluo que eu e a Merck somos vítimas!!!!!! :shock:
E quem garante que outro não pense e faça a mesma coisa com sua mulher, mesmo que ache que dá o melhor de si a ela??? Sempre haverá picaretas e ricardões mesmo pra aqueles que acham que fazem td certo.

O mundo corporativo não tem alma nem bom senso, só uma filosofia própria para agir.

"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
Responder