

General-de-Brigada R1 Luiz Eduardo Rocha Paiva, Exército Brasileiro
Moderador: Conselho de Moderação
Muito obrigado por compartilhar este documentos conosco, eu vou ler ele todo e depois coloco minhas considerações no fórumademir escreveu:Creio que este assunto ja foi amplamente discutido aqui no forum, mas mesmo assim, postarei aqui um artigo sobre o tema, desculpem-me por criar um novo topico, mas não lembrava de nenhum....![]()
Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
General-de-Brigada R1 Luiz Eduardo Rocha Paiva, Exército Brasileiro
Precisa dizer mais?A organização de defesa dos povos indígenas Survival informou hoje, em Londres, que mais de mil de índios de tribos como a Caiapó e a Ikpeng, assim como a população ribeirinha e pequenos agricultores, anunciaram que participarão do protesto.
Quanta vezes será necessária repetir a experiencia do Pirara ?rodrigo escreveu:Amazônia: mais um protesto
Carlos Chagas
BRASÍLIA - Mais cedo do que imaginavam os ingênuos e os malandros que contestam a soberania brasileira na Amazônia, começa a frutificar o exemplo do general Augusto Heleno. É preciso denunciar e resistir diante desse crime de lesa-pátria praticado entre nós faz muito, mas acelerado a partir do governo Fernando Henrique e continuado pelo governo Lula.
....
existem no mundo. Alguns países estão realmente preocupados com isso."
A entrevista é detalhada, mas vale referi-la pelo seu significado principal: existem outros raciocínios e outras soluções para contrabalançar o ambientalismo que pretende manter a floresta intocada, apenas como reserva para quem vier a ocupá-la...
http://www.tribunadaimprensa.com.br/ant ... una=chagas
Acho que está na hora do planeta começar a pagar a conta de luz desse "ar-condicionado", né não?Falta incentivo para preservar Amazônia, diz príncipe Charles
Para o príncipe, as florestas são o ar-condicionado do planeta
O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, disse nesta quinta-feira que os habitantes da Amazônia precisam de um pacote de incentivos que os ajude a preservar a floresta.
Em entrevista a um programa de rádio da BBC, Charles disse que milhares de pessoas que moram na região da floresta amazônica “vivem com uma renda muito baixa”.
“Há tanta gente vivendo na Amazônia com uma renda muito baixa. Elas precisam de maneiras para garantir que o esforço de não destruir as florestas valha a pena”, disse o príncipe.
“Seria preciso criar algum tipo de pacote em forma de incentivos para que essas pessoas não degradem as florestas”, afirmou o príncipe.
Para Charles, essa questão “é muito complexa” e ele não se vê numa posição de “poder sugerir o que tem de ser feito”.
“Tudo o que posso fazer é levantar a questão para aqueles que, de fato, podem fazer alguma coisa”, acrescentou ele.
Na avaliação do analista da BBC Jonathan Marcus, o príncipe vê seu papel como um conciliador “que une as pessoas e estimula o debate”.
“No entanto, com a recente renúncia da ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, defensora da Amazônia, será difícil impulsionar esta agenda diante dos interesses políticos e econômicos locais, cujos horizontes só alcançam o curto prazo”, disse o analista.
Aquecimento global
Durante a entrevista, o príncipe ainda defendeu que o fim do desmatamento é “a maior solução contra as mudanças climáticas”.
Charles disse que as florestas representam "o sistema de ar-condicionado do planeta" e que “é louco” pensar que as florestas valem mais “mortas do que vivas” para muitas pessoas pobres que nelas vivem.
“Quando pensamos que elas (as florestas) liberam 20 bilhões de toneladas de vapor de água todos os dias, absorvem carbono em uma escala gigantesca e produzem a chuva da qual nós precisamos, vemos como elas são valiosas”.
O herdeiro da rainha Elizabeth 2ª ainda pediu aos governos, grandes empresas e consumidores que se unam em um esforço conjunto para pôr um fim à devastação florestal.
“Não podemos esperar por novas tecnologias. Não há tempo para isso”.
O príncipe ainda disse que se o desmatamento não diminuir rapidamente, “haverá mais seca e fome em grande escala”.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporte ... o_fp.shtml
Ainda bem que os britanicos nunca devastaram floresta nenhuma e tem bastante moral pra falar dos brasileiros... Aliais, os europeus de uma forma geral tem bastante moral pra falar de nós, né não?Edu Lopes escreveu:Até esse corno idiota resolveu dar palpite sobre a Amazônia: