Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Moderador: Conselho de Moderação
- joaozinho
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Qq avaliação da Onu ou de qq organismo internacional sobre as riquezas totais da Amazônia não passa de chutômetro. Já foi feito levantamento geológico de toda a Amazônia? Quem pode dizer as reservas totais da região com segurança?
Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!
- bruno mt
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
foca, não vou citar seu post para não pesar o forum.
mas vamos lá, você diz que 35% dos EUA é de floresta.correto,sós americanos escondem que oé que não é floresta memo é mais uma plantação de madeira pois, são todas madeiras que eles utilizam para fazer casas e etc..
os EUA , não iriam se manter com a agua amazonica, e sim teria um suporte de 1ou 2 % mas não vou me alongar pois aceito a teoria da desalização.
o que eles iriam fazer aqui é, estrativisto mineral(nobio,ouro...)e um pouco de pesquisa sobre a nossa biodivercidade.(mas isso vem digamos que de brinde,é secundario) e pra isso que eu falei eles precisariam apenas do estado de rondonia(só metade dele já seria perfeito para eles) e ai que a balança pessa para o lado deles pois temos toda uma amazonia para chegar até lá,e lá tem areas propicias ao uso de CC e coisas tecnologicas, ai a area é deles não adianta nem chora que nós perdemos eoutra é que seria basicamente o mundo interio contra o Brasil já entraria toda a OTAN,e quem sabe Russia e China.
mas vamos lá, você diz que 35% dos EUA é de floresta.correto,sós americanos escondem que oé que não é floresta memo é mais uma plantação de madeira pois, são todas madeiras que eles utilizam para fazer casas e etc..
os EUA , não iriam se manter com a agua amazonica, e sim teria um suporte de 1ou 2 % mas não vou me alongar pois aceito a teoria da desalização.
o que eles iriam fazer aqui é, estrativisto mineral(nobio,ouro...)e um pouco de pesquisa sobre a nossa biodivercidade.(mas isso vem digamos que de brinde,é secundario) e pra isso que eu falei eles precisariam apenas do estado de rondonia(só metade dele já seria perfeito para eles) e ai que a balança pessa para o lado deles pois temos toda uma amazonia para chegar até lá,e lá tem areas propicias ao uso de CC e coisas tecnologicas, ai a area é deles não adianta nem chora que nós perdemos eoutra é que seria basicamente o mundo interio contra o Brasil já entraria toda a OTAN,e quem sabe Russia e China.
Realmente, enquanto tivermos a mentalidade de colonia não sera necessario defender nada, nem mesmo manter forças armadas com capacidade de combate (pleonasmo?). O amigo tem razão em muito do que falou ai, eles não presisam e nem seria viavel uma guerra contra o Brasil, so que sua tese de que não é interessante os minerios da floresta so se sustenta se considerarmos que recursos naturais existem em abundancia e em toda parte do mundo... Que ai nos podemos ficar a vontade pra falar que não é interessante se preocupar com o Brasil nem com a Africa...A defesa da Amazonia é necessária?
Não nem um pouco
Agora, se defender o territorio é loucura, prefiro morrer louco.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Impossível. ]joaozinho escreveu:Qq avaliação da Onu ou de qq organismo internacional sobre as riquezas totais da Amazônia não passa de chutômetro. Já foi feito levantamento geológico de toda a Amazônia? Quem pode dizer as reservas totais da região com segurança?
Nem o mapeamento cartográfico, numa resolução razoavel foi feito ainda, imagina isso um levantamento geologico.
A Amazonia tem um porrilhão de recuros minerais, é muita coisa, nem sequer imaginamos.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Novato
Foca, talvez ate seja péssimo pra eles economicamente "hoje", mas nao diria que algum dia eles não tentariam nos invadir, aliás, pra que eles fariam isso se é muito mais facil corromper os indios, plantando a semente do separatismo aqui, que é justamente o que esta acontecendo e só agora os politicos desse país se tocaram disso. Se voces nao sabem gente ignorante(sem estudo, nao entendam mal) é muito mais facil de se manipular, lembrem-se que os politicos desse país fazem isso a séculos.
Edit:só pra colocar mais umas coisinhas que acabei lembrando
Essa situação com a reserva raposa serra do sol me lembrou a situaçao do kosovo, uma maioria etnica reinvindicando a independencia da determinada regiao em que vivem apenas por serem a maioria, e olhem só, os indios querendo a expulsao dos nao indios de "suas" terras, assim sendo a maioria na região
Edit:só pra colocar mais umas coisinhas que acabei lembrando
Essa situação com a reserva raposa serra do sol me lembrou a situaçao do kosovo, uma maioria etnica reinvindicando a independencia da determinada regiao em que vivem apenas por serem a maioria, e olhem só, os indios querendo a expulsao dos nao indios de "suas" terras, assim sendo a maioria na região
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Os estrangeiros estão roubando até o sangue dos indios da amazônia. Rapaz, roubaram açai, aquele troço ruim.
E ainda acham que estamos tendo um delirio antiamericano
E ainda acham que estamos tendo um delirio antiamericano
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Os dados da ONU vem dos dados do governo Brasileiro e esses dados vieram na epoca do governo militar onde se tinha costume de inflar os numeros, mesmo que o valor fosse duas vezes maior ainda seria pouco se comparado ao que pode ser alcançado se existisse investimentos em pesquisa e desenvolvimento e na formação de cérebros aqui.joaozinho escreveu:Qq avaliação da Onu ou de qq organismo internacional sobre as riquezas totais da Amazônia não passa de chutômetro. Já foi feito levantamento geológico de toda a Amazônia? Quem pode dizer as reservas totais da região com segurança?
O tipo de floresta existente nos EUA é bem diferente da nossa, diferente do que a maioria da população pensa as casas americanas em sua maioria são feitas de aço e não de madeira, as de madeira são as casas das classes mais baixas, eles usam a técnica de Steel Frame para construir as casas deles.bruno mt escreveu:foca, não vou citar seu post para não pesar o forum.
Ai que tá Bruno (Meu nome também é Bruno) extrativismo não é uma atividade que agrada os americanos, pois tem pouco valor, se você extrair 1T de Ouro o maximo que você consegue fazer é vender no mercado internacional essa 1T de Ouro, se você extrair 300KG de Uranio você só consegue vender isso, mas acabou.bruno mt escreveu: os EUA , não iriam se manter com a agua amazonica, e sim teria um suporte de 1ou 2 % mas não vou me alongar pois aceito a teoria da desalização.
Agora se você comprar essa 1T de ouro e fizer joias, aplicar em PCB´s, em cabos, em isolantes, você consegue agregar valor, um exemplo era que a pouco tempo atrás o Brasil vendia minerio de ferro para o Japão e comprava Aço dos japoneses.
Não lembro os valores de cabeça, mas era +- assim:
1T de minerio de ferro custava US$58
1T de aço US$850
Para esses países a tendencia é cada vez menos terem industrias, Japão tem 70% da sua economia baseada em serviços, os EUA 73%, em um futuro não muito distante só as sedes vão ficar nos EUA e algumas industrias basicas o resto vai ser terceirizado para China e países do leste.
Uma coisa que interessa para os EUA é a biodiversidade, mas nem mesmo isso eles precisariam de uma guerra para conseguir, nada impede de pagar pesquisadores brasileiros para fazer pesquisa sobre isso lá e não é culpa dos EUA que no Brasil um processo para patentear alguma coisa pode durar 10 anos.
Se um cientista brasileiro descobrir a cura do câncer hoje com uma planta encontrada na Amazonia, ele vai demorar 10 anos para conseguir passar todas as etapas necessárias e conseguir a patente, se um americano chegar e descobrir a mesma coisa ele demora algumas semanas para patentear.
Eui fui ironico na minha frase, o Brasil tem que defender a floresta, mas não dos americanos e sim dos proprios brasileiros que invadem e destroem colocando em risco a bio-diversidade, do traficantes brasileiros e estrangeiros, dos indios e principalmente dos proprios governantes.ademir escreveu:Realmente, enquanto tivermos a mentalidade de colonia não sera necessario defender nada, nem mesmo manter forças armadas com capacidade de combate (pleonasmo?). O amigo tem razão em muito do que falou ai, eles não precsisam e nem seria viavel uma guerra contra o Brasil, so que sua tese de que não é interessante os minerios da floresta so se sustenta se considerarmos que recursos naturais existem em abundancia e em toda parte do mundo... Que ai nos podemos ficar a vontade pra falar que não é interessante se preocupar com o Brasil nem com a Africa...A defesa da Amazonia é necessária?
Não nem um pouco
Agora, se defender o territorio é loucura, prefiro morrer louco.
Se o Brasil tiver US$2.000.000.000.000 em minerios na Amazonia uma guerra para conquistar ele teria um valor no minimo igual a esse, a guerra contra o terror custou US$1.800.000.000.000, se formos só considerar o Iraque eles tem reservas de Petróleo no valor de US$13.000.000.000.000 os EUA ai sim tem muita coisa para garantir e eu pessoalmente duvido que a causa primeira da guerra tenha sido o petróleo (Mais provavel o ódio que Bush tem por Saddam e o trabalho incompleto do pai).
Eles não precisam invandir, nem corromper os índios para conseguir minerios ou mesmo petróleo, isso são commodities, eles compram isso a preço de mercado, eles não ganham dinheiro com isso, eles ganhariam dinheiro transformando esses recursos em alguma outra coisa.Ras escreveu:Foca, talvez ate seja péssimo pra eles economicamente "hoje", mas nao diria que algum dia eles não tentariam nos invadir, aliás, pra que eles fariam isso se é muito mais facil corromper os indios, plantando a semente do separatismo aqui, que é justamente o que esta acontecendo e só agora os politicos desse país se tocaram disso. Se voces nao sabem gente ignorante(sem estudo, nao entendam mal) é muito mais facil de se manipular, lembrem-se que os politicos desse país fazem isso a séculos.
Você quer ver como o maior inimigo da soberania é o proprio Brasil?
De 1998 ate hoje um bilionario americano dôou US$300.000.000 para projetos na Amazonia e Pantanal, agora imagina eu sou um pesquisador e tenho um projeto lá no Pantanal eu chego no governo federal e peço dinheiro para a pesquisa ele diz que não tem, chego em um fundo da CI que tem dinheiro desse bilionario e eles me dão US$2.000.000, faço minhas pesquisa publico o meu artigo e ai tenho a ideia de fazer uma pesquisa sobre um novo principio ativo, vou no governo federal e peço a verba, ele diz não, vou na CI e peço verba, eles diz que para isso não vão dar, mas que eu posso ir na Merck que eles vão dar, chego na Merck e eles me dão US$10.000.000 uma equipe de pesquisa e um laboratorio, só que o que eu descobri a patente é deles, para um pesquisador brasileiro uma patente é uma coisa secundaria, os orgãos de formento de pesquisa brasileira não se importam com patentes, o cara vai lá, faz a pesquisa descobre 500 principios ativos a Merck patentea todos e o governo brasileiro depois culpa os americanos por biopirataria e roubar nossa biodiversidade, mas quem recusou dar dinheiro para o pesquisador?
Quem acha que patente não vale nada?
Os laboratorios americanos tem gente só esperando os cientistas brasileiros terem seus pedidos de bolsa recusados, é igual advogado de porta de cadeia, culpamos os americanos por erros brasileiros.
Para eles não interessa que é feio dar dinheiro para pesquisadores brasileiros conseguir principios ativos, se eles não fizerem e se o governo brasileiro não fizer os alemães da Bayern vão fazer.
O problema dessa área assim como o das forças armadas é que 70% das verbas são comprometidas com pagamento de salários e pensões, da mesma forma que teoricamente não sobra dinheiro para modernizar as FA´s, não existe dinheiro para financiar pesquisas, ainda mais quando se tem um presidente que abomina o conhecimento.
- Guerra
- Sênior
Até parece que aquela polacada no meio da selva não gosta de ouro.Ai que tá Bruno (Meu nome também é Bruno) extrativismo não é uma atividade que agrada os americanos, pois tem pouco valor, se você extrair 1T de Ouro o maximo que você consegue fazer é vender no mercado internacional essa 1T de Ouro, se você extrair 300KG de Uranio você só consegue vender isso, mas acabou.
Agora se você comprar essa 1T de ouro e fizer joias, aplicar em PCB´s, em cabos, em isolantes, você consegue agregar valor, um exemplo era que a pouco tempo atrás o Brasil vendia minerio de ferro para o Japão e comprava Aço dos japoneses.
Não lembro os valores de cabeça, mas era +- assim:
1T de minerio de ferro custava US$58
1T de aço US$850
Os americanos são os santos dos ultimos dias, né? Eles estão na amazônia para salvar as alminhas perdidas...Eui fui ironico na minha frase, o Brasil tem que defender a floresta, mas não dos americanos e sim dos proprios brasileiros que invadem e destroem colocando em risco a bio-diversidade, do traficantes brasileiros e estrangeiros, dos indios e principalmente dos proprios governantes.
Isso é o cumulo, os brasileiros viram os invasores!! Meu Deus!! Socorro!!
Amigo, serei curto e grosso, se existe traficante na floresta brasileira fazendo biopirataria a "torto e a direito" é porque tem comprador na Europa. Não me venha com essa de os brasileiros são a maior ameaça para a floresta, porque não é so brasileiro que desmata aquilo. Nos somos os que menos lucramos com a devastação da floresta.Eui fui ironico na minha frase, o Brasil tem que defender a floresta, mas não dos americanos e sim dos proprios brasileiros que invadem e destroem colocando em risco a bio-diversidade, do traficantes brasileiros e estrangeiros, dos indios e principalmente dos proprios governantes.
Desculpe, mas eu ainda não cheguei a este grau de confiança na bondade humana, ainda não acredito que um pais com os recursos naturais que o Brasil tem, com as FA´s que o Brasil tem, com a população que o Brasil tem, não seja "lucrativo" para os imperialistas...
Sigamos o exemplo da Rússia e tomemos de volta aquela porra toda na marra, e empurra esse povo todo pro mato, lá pro lado da Venezuela ou guianas.
Muito blá, blá, blá. Aqui é lugar de brasileiro, o resto vem se agradar e quisermos, senão é pé na bunda, literalmente.
Li hoje um artigo do ODIA de Domingo e só aumentei minha convicção que devemos expulsar debaixo de porrada(ou tiro de fuzil se reagir) aquela gringada que está lá. Os índios ou aceitam ou aceitam.
Muito blá, blá, blá. Aqui é lugar de brasileiro, o resto vem se agradar e quisermos, senão é pé na bunda, literalmente.
Li hoje um artigo do ODIA de Domingo e só aumentei minha convicção que devemos expulsar debaixo de porrada(ou tiro de fuzil se reagir) aquela gringada que está lá. Os índios ou aceitam ou aceitam.
- Guerra
- Sênior
os investimentos na amazônia são de origem origem norte-americana, suíça, japonesa, dinamarquesa, alemã, que são os que mais consomem madeira tropical. mas quem esta desvastando tudo são os asiaticos. São dois grupos da malasia e dois chineses (que já são um dos maiores consumidores da madeira da região).ademir escreveu: Não me venha com essa de os brasileiros são a maior ameaça para a floresta, porque não é so brasileiro que desmata aquilo. ...
Das 13 empresas dos gringos que atuam na area 12 foram acusadas de irregularidades.
Agora vejam só essa, a quantidade de madeira originada de desmatamento legal é superior a capacidade industrial de processá-la, na região.
- silverstone2
- Intermediário
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 1 vez
"Você quer ver como o maior inimigo da soberania é o proprio Brasil?
De 1998 ate hoje um bilionario americano dôou US$300.000.000 para projetos na Amazonia e Pantanal, agora imagina eu sou um pesquisador e tenho um projeto lá no Pantanal eu chego no governo federal e peço dinheiro para a pesquisa ele diz que não tem, chego em um fundo da CI que tem dinheiro desse bilionario e eles me dão US$2.000.000, faço minhas pesquisa publico o meu artigo e ai tenho a ideia de fazer uma pesquisa sobre um novo principio ativo, vou no governo federal e peço a verba, ele diz não, vou na CI e peço verba, eles diz que para isso não vão dar, mas que eu posso ir na Merck que eles vão dar, chego na Merck e eles me dão US$10.000.000 uma equipe de pesquisa e um laboratorio, só que o que eu descobri a patente é deles, para um pesquisador brasileiro uma patente é uma coisa secundaria, os orgãos de formento de pesquisa brasileira não se importam com patentes, o cara vai lá, faz a pesquisa descobre 500 principios ativos a Merck patentea todos e o governo brasileiro depois culpa os americanos por biopirataria e roubar nossa biodiversidade, mas quem recusou dar dinheiro para o pesquisador?
Quem acha que patente não vale nada?"
Concordo totalmente com seu raciocínio; Aliás passo por uma situação semelhante na minha vida. Sou amante da mulher de um amigo, mas me sinto no direito a isso ja que ele nao pode lhe dar o que ela precisa.
Refletindo agora sobre o assunto concluo que eu e a Merck somos vítimas!!!!!!
Concordo totalmente com seu raciocínio; Aliás passo por uma situação semelhante na minha vida. Sou amante da mulher de um amigo, mas me sinto no direito a isso ja que ele nao pode lhe dar o que ela precisa.
- joaozinho
- Sênior
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
não há como mensurar o valor de um recurso estratégico como a água, só pra citar um, qdo a mesma se tornar escassa.
Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!
- cesarw
- Avançado
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 3 vezes
Primeiro:silverstone2 escreveu:"Você quer ver como o maior inimigo da soberania é o proprio Brasil?
Não se sabe até hoje, e por isso há uma série de recursos a serem avaliados incluiindo CPI, o quanto estrangeiros destinara, doaram ou aplicaram em pesquisas no Brasil. Sabe-se apenas que há muita LAVAGEm de dinheiro nos que se dizem filatropos das florestas brasileiras, vide o Suiço que vê-se agora não doou P... nenhuma.
Segundo:
Cada um cuida do seu. Não é pq o país não investe que o outro pode chegar aqui e meter o bedelho, até porque há meios oficiais de fazê-lo e podes crêr há dezenas de ONGS estrangeiras (incluindo de pesquisas) na Amazônia e nenhuma no Nordeste, isto indica que é permitido a entrada para pesquisas, mas as que roubam patente não saem por meios oficiais.
E não se iluda. Se o Brasil aplicar US$ 1 trilhão em pesquisas, nenhum , mas nenhum estrangeiro sairá da região.
Podemos fazer mais, sim claro, podemos! Mas decidiremos quando faremos. Aliás... quantos de nós foi a rua pedir por mais pesquisa, reinvidicar por mais atenção. Qtos de nós votamos corretamente eleições e quantos mandamos cartas e e-mails ao planalto ou ao congresso exigindo providencias??? Quanto movimentos nacionais se pronunciam?
E quem garante que outro não pense e faça a mesma coisa com sua mulher, mesmo que ache que dá o melhor de si a ela??? Sempre haverá picaretas e ricardões mesmo pra aqueles que acham que fazem td certo.silverstone2 escreveu:Concordo totalmente com seu raciocínio; Aliás passo por uma situação semelhante na minha vida. Sou amante da mulher de um amigo, mas me sinto no direito a isso ja que ele nao pode lhe dar o que ela precisa.
O mundo corporativo não tem alma nem bom senso, só uma filosofia própria para agir.
"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
KK