
O desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados no Brasil começou nos anos 80 com o Acauã, BQM-1BR e AAM (Alvo Aéreo Manobrável) , os três foram cancelados por restrições orçamentárias no final dos anos 80.
Nos anos 90 só existiram projetos de pequenos drones rebocadores de flares da MB e EB, isso com o desenvolvimento de outros sistemas já estávamos criando as células de capacitação para projetos mais avançados.
Em 2004 o Ministério da Defesa fez um estudo com as Forças Armadas e Industria de Defesa Brasileira de onde foram estabelecidas as necessidades das FFAA e as tecnologias necessárias para esses projetos.
Pelo estudo as FFAA tem necessidade por:
FAB:

- Programa de Mísseis ar-ar


- Sivam
EB:

- Reconhecimento e busca de alvos para artilharia

- Testes e treinamento com Igla e armamento antiaéreo de cano
MB:

- Simular mísseis anti-navio

- Testes e treinamento com Mistral e armamento antiaéreo de cano

- Correção de tiro e apoio aos fuzileiros Navais
Com os requisitos definidos o MD criou o Projeto VANT em 2005 para o domínio das tecnologias sensíveis, que seriam usados com pequenas modificações em todos esses projetos, no caso o Sistema de Navegação e Controle.
Entre as características do SNC (Sistema de Navegação e Controle):
Tele Comando
Telemetria
Datalink
Piloto Automático
Navegação Autônoma (Fusão GPS+IMU utilizando o filtro Kalman)
Capacidade de retornar para base automaticamente em caso de perda de sinal
Estação de comando em terra
Para diminuir o prazo e os custos do projeto, até porque o objetivo está no dominio dos sistemas, foram escolhidos modelos prontos - Os Vant Acauã, Freewing/Scorpion e o Drone da MB Harpia.

O programa VANT custou R$ 10.200.000,00 e durou 3 anos (2005-2007)
Cronograma:

O desenvolvimento ficou divido assim:


-Modelagem CAD
-Determinação das características aerodinâmicas
-Montagem no CTA (Acauã foi fabricado pela Avibras e Harpia pela Alltec)
-Ensaio de vibração no solo
-Ensaio em Túnel de Vento

-Unidade de Dados de Navegação
- Arquitetura de HArdware
- IMU - COTS
- Desenvolvimento de Solfware
-Hardware-in-the-loop Simulator (HILS)
- Simulador computacional de alto desempenho (SCAD)
- Sistema CONTRAVES
- Terceiro Grau de Liberdade

- Marruá ¾ porta Shelter para Comando e Controle



Essas partes e outros componentes foram desenvolvidos por empresas brasileiras
Duas coisas que merecem destaque no Projeto VANT é a utilização de componentes disponíveis comercialmente (COTS) de baixo custo e que toda a avionica é brasileira
A primeira campanha de vôo do Acauã ocorreu em Agosto de 2007

Atual estado:
FAB:

O projeto deve ser baseado no antigo AAM Suiá

A TAPP (Turbina Aeronautica de Pequena Potência) que será usada no AAM está sendo desenvolvida pelo CTA/AVIBRÁS/FCMF e está prevista para 2008


A FAB tinha o interesse pelo Hermes israelense que seria a opção mais barata e de menor risco, mas simples compra de prateleira de um sistema que podemos desenvolver aqui não combina com a FAB.
A oferta da Denel para participar do desenvolvimento do Bateleur parece bem interessante.
MB:

- Deve estar trabalhando ou acompanhando o desenvolvimento do AAM da FAB

- Como o Harpia foi usado no Projeto VANT, acredito que já esteja sendo usado pela MB

- Existem dois projetos brasileiros que poderiam cumprir essa função o FS-03 e o Freewing Scorpion
EB:

- O EB escolheu o FS-01 Watchdog

- O SNC desenvolvido para o Harpia deve/foi adaptados para Drone que o EB desenvolveu para testar o míssil Igla
