Projeto VANT
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Projeto VANT
PROJETO VANT
O desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados no Brasil começou nos anos 80 com o Acauã, BQM-1BR e AAM (Alvo Aéreo Manobrável) , os três foram cancelados por restrições orçamentárias no final dos anos 80.
Nos anos 90 só existiram projetos de pequenos drones rebocadores de flares da MB e EB, isso com o desenvolvimento de outros sistemas já estávamos criando as células de capacitação para projetos mais avançados.
Em 2004 o Ministério da Defesa fez um estudo com as Forças Armadas e Industria de Defesa Brasileira de onde foram estabelecidas as necessidades das FFAA e as tecnologias necessárias para esses projetos.
Pelo estudo as FFAA tem necessidade por:
FAB:
Alvo Aéreo de alto desempenho
- Programa de Mísseis ar-ar
VANT de Comunicação (600Km)
VANT de Reconhecimento (600Km)
- Sivam
EB:
VANT de reconhecimento Tático (< 100Km)
- Reconhecimento e busca de alvos para artilharia
Alvo Aéreo de Baixo Custo
- Testes e treinamento com Igla e armamento antiaéreo de cano
MB:
Alvo Aéreo de alto desempenho
- Simular mísseis anti-navio
Alvo Aéreo de Baixo Custo
- Testes e treinamento com Mistral e armamento antiaéreo de cano
VANT de Reconhecimento Embarcado
- Correção de tiro e apoio aos fuzileiros Navais
Com os requisitos definidos o MD criou o Projeto VANT em 2005 para o domínio das tecnologias sensíveis, que seriam usados com pequenas modificações em todos esses projetos, no caso o Sistema de Navegação e Controle.
Entre as características do SNC (Sistema de Navegação e Controle):
Tele Comando
Telemetria
Datalink
Piloto Automático
Navegação Autônoma (Fusão GPS+IMU utilizando o filtro Kalman)
Capacidade de retornar para base automaticamente em caso de perda de sinal
Estação de comando em terra
Para diminuir o prazo e os custos do projeto, até porque o objetivo está no dominio dos sistemas, foram escolhidos modelos prontos - Os Vant Acauã, Freewing/Scorpion e o Drone da MB Harpia.
O programa VANT custou R$ 10.200.000,00 e durou 3 anos (2005-2007)
Cronograma:
O desenvolvimento ficou divido assim:
Documentação (Avibrás/CTA/CTEX/IPqM)
Aeronáutica (FAB)
-Modelagem CAD
-Determinação das características aerodinâmicas
-Montagem no CTA (Acauã foi fabricado pela Avibras e Harpia pela Alltec)
-Ensaio de vibração no solo
-Ensaio em Túnel de Vento
Inerciais e HILS (IPqM)
-Unidade de Dados de Navegação
- Arquitetura de HArdware
- IMU - COTS
- Desenvolvimento de Solfware
-Hardware-in-the-loop Simulator (HILS)
- Simulador computacional de alto desempenho (SCAD)
- Sistema CONTRAVES
- Terceiro Grau de Liberdade
Estação de Solo (Ctex)
- Marruá ¾ porta Shelter para Comando e Controle
Engenharia de Sistemas
Software
Controle
Essas partes e outros componentes foram desenvolvidos por empresas brasileiras
Duas coisas que merecem destaque no Projeto VANT é a utilização de componentes disponíveis comercialmente (COTS) de baixo custo e que toda a avionica é brasileira
A primeira campanha de vôo do Acauã ocorreu em Agosto de 2007
Atual estado:
FAB:
Alvo Aéreo de alto desempenho (AAM)
O projeto deve ser baseado no antigo AAM Suiá
A TAPP (Turbina Aeronautica de Pequena Potência) que será usada no AAM está sendo desenvolvida pelo CTA/AVIBRÁS/FCMF e está prevista para 2008
VANT de Comunicação (< 600Km)
VANT de Reconhecimento (< 600Km)
A FAB tinha o interesse pelo Hermes israelense que seria a opção mais barata e de menor risco, mas simples compra de prateleira de um sistema que podemos desenvolver aqui não combina com a FAB.
A oferta da Denel para participar do desenvolvimento do Bateleur parece bem interessante.
MB:
Alvo Aéreo de alto desempenho
- Deve estar trabalhando ou acompanhando o desenvolvimento do AAM da FAB
Alvo Aéreo de Baixo Custo
- Como o Harpia foi usado no Projeto VANT, acredito que já esteja sendo usado pela MB
VANT de Reconhecimento Embarcado
- Existem dois projetos brasileiros que poderiam cumprir essa função o FS-03 e o Freewing Scorpion
EB:
VANT de reconhecimento Tático (< 100Km)
- O EB escolheu o FS-01 Watchdog
Alvo Aéreo de Baixo Custo
- O SNC desenvolvido para o Harpia deve/foi adaptados para Drone que o EB desenvolveu para testar o míssil Igla
O desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados no Brasil começou nos anos 80 com o Acauã, BQM-1BR e AAM (Alvo Aéreo Manobrável) , os três foram cancelados por restrições orçamentárias no final dos anos 80.
Nos anos 90 só existiram projetos de pequenos drones rebocadores de flares da MB e EB, isso com o desenvolvimento de outros sistemas já estávamos criando as células de capacitação para projetos mais avançados.
Em 2004 o Ministério da Defesa fez um estudo com as Forças Armadas e Industria de Defesa Brasileira de onde foram estabelecidas as necessidades das FFAA e as tecnologias necessárias para esses projetos.
Pelo estudo as FFAA tem necessidade por:
FAB:
Alvo Aéreo de alto desempenho
- Programa de Mísseis ar-ar
VANT de Comunicação (600Km)
VANT de Reconhecimento (600Km)
- Sivam
EB:
VANT de reconhecimento Tático (< 100Km)
- Reconhecimento e busca de alvos para artilharia
Alvo Aéreo de Baixo Custo
- Testes e treinamento com Igla e armamento antiaéreo de cano
MB:
Alvo Aéreo de alto desempenho
- Simular mísseis anti-navio
Alvo Aéreo de Baixo Custo
- Testes e treinamento com Mistral e armamento antiaéreo de cano
VANT de Reconhecimento Embarcado
- Correção de tiro e apoio aos fuzileiros Navais
Com os requisitos definidos o MD criou o Projeto VANT em 2005 para o domínio das tecnologias sensíveis, que seriam usados com pequenas modificações em todos esses projetos, no caso o Sistema de Navegação e Controle.
Entre as características do SNC (Sistema de Navegação e Controle):
Tele Comando
Telemetria
Datalink
Piloto Automático
Navegação Autônoma (Fusão GPS+IMU utilizando o filtro Kalman)
Capacidade de retornar para base automaticamente em caso de perda de sinal
Estação de comando em terra
Para diminuir o prazo e os custos do projeto, até porque o objetivo está no dominio dos sistemas, foram escolhidos modelos prontos - Os Vant Acauã, Freewing/Scorpion e o Drone da MB Harpia.
O programa VANT custou R$ 10.200.000,00 e durou 3 anos (2005-2007)
Cronograma:
O desenvolvimento ficou divido assim:
Documentação (Avibrás/CTA/CTEX/IPqM)
Aeronáutica (FAB)
-Modelagem CAD
-Determinação das características aerodinâmicas
-Montagem no CTA (Acauã foi fabricado pela Avibras e Harpia pela Alltec)
-Ensaio de vibração no solo
-Ensaio em Túnel de Vento
Inerciais e HILS (IPqM)
-Unidade de Dados de Navegação
- Arquitetura de HArdware
- IMU - COTS
- Desenvolvimento de Solfware
-Hardware-in-the-loop Simulator (HILS)
- Simulador computacional de alto desempenho (SCAD)
- Sistema CONTRAVES
- Terceiro Grau de Liberdade
Estação de Solo (Ctex)
- Marruá ¾ porta Shelter para Comando e Controle
Engenharia de Sistemas
Software
Controle
Essas partes e outros componentes foram desenvolvidos por empresas brasileiras
Duas coisas que merecem destaque no Projeto VANT é a utilização de componentes disponíveis comercialmente (COTS) de baixo custo e que toda a avionica é brasileira
A primeira campanha de vôo do Acauã ocorreu em Agosto de 2007
Atual estado:
FAB:
Alvo Aéreo de alto desempenho (AAM)
O projeto deve ser baseado no antigo AAM Suiá
A TAPP (Turbina Aeronautica de Pequena Potência) que será usada no AAM está sendo desenvolvida pelo CTA/AVIBRÁS/FCMF e está prevista para 2008
VANT de Comunicação (< 600Km)
VANT de Reconhecimento (< 600Km)
A FAB tinha o interesse pelo Hermes israelense que seria a opção mais barata e de menor risco, mas simples compra de prateleira de um sistema que podemos desenvolver aqui não combina com a FAB.
A oferta da Denel para participar do desenvolvimento do Bateleur parece bem interessante.
MB:
Alvo Aéreo de alto desempenho
- Deve estar trabalhando ou acompanhando o desenvolvimento do AAM da FAB
Alvo Aéreo de Baixo Custo
- Como o Harpia foi usado no Projeto VANT, acredito que já esteja sendo usado pela MB
VANT de Reconhecimento Embarcado
- Existem dois projetos brasileiros que poderiam cumprir essa função o FS-03 e o Freewing Scorpion
EB:
VANT de reconhecimento Tático (< 100Km)
- O EB escolheu o FS-01 Watchdog
Alvo Aéreo de Baixo Custo
- O SNC desenvolvido para o Harpia deve/foi adaptados para Drone que o EB desenvolveu para testar o míssil Igla
Editado pela última vez por Sideshow em Sex Mai 16, 2008 9:38 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Projeto VANT
Empresas e Produtos brasileiros
Existem inúmeros projetos universitários, de institutos de pesquisas e pequenas empresas nessa área, por isso vou colocar aqui os principais:
Outros projetos merecem destaque
Petrobrás: Aurora
Projeto HELIX
Gyron Sistemas Autônomos - SC em cooperação com CenPRA e UFSC
O FS-03 está sendo desenvolvido com conhecimentos adquiridos no Projeto Helix
Esse aqui é mais por curiosidade, "disco-voador" desenvolvido pela Gyrofly
Existem inúmeros projetos universitários, de institutos de pesquisas e pequenas empresas nessa área, por isso vou colocar aqui os principais:
Avibrás:
Acauã:
O Acauã não deve ser comprado por nenhuma das Forças Armadas Brasileiras.
Ele será usado como um demostrador de tecnologia que será usado pelo CTA/Avibrás para testar novos sistemas de comunicação, Sistemas de Guerra Eletrônica, Sistemas inerciais para armamento (BFL)......
Foto: Bolovo
Freewing Scorpion:
Projeto multinacional desenvolvido pela Freewing, NASA, Boeing e Matra Bae.
A Avibrás entrou no projeto em 2001 com US$ 2 milhões, atualmente a Avibrás tem os direitos de produção e modificação do Scorpion
Embravant:
Seu primeiro projeto – batizado Gralha Azul, é uma aeronave de mais de 4 metros de envergadura, com capacidade de transportar uma carga de até 40 quilos, com autonomia de 3 horas. Os dois primeiros protótipos do Gralha Azul realizaram vários ensaios em vôo operando com rádio-controle.
O terceiro protótipo além do sistema de rádio controle, objetiva ensaios em solo e vôo, com um sistema de navegação e controle autônomo e um sistema de monitoração remota através de uma estação móvel de solo.
Por ser o VANT um produto inovador, a EMBRAVANT não apenas fornece as aeronaves, mas presta todo o apoio ao cliente na defi nição e desenvolvimento da aplicação, oferecendo também o treinamento e apoio para o alcance do sucesso na aplicação.
Dessa forma, no pós-venda, a EMBRAVANT não apenas fornece o apoio de manutenção da aeronave, mas todo apoio operacional na aplicação.
Foto: Bolovo
Flight Solutions:
Joint venture entre as empresas ACS - Advanced Composites Solutions e Flight Technologies, a Flight Solutions é uma empresa especializada no desenvolvimento e integração de Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs). Unindo as experiências e ampla capacidade tecnológica das empresas parceiras, a Flight Solutions nasce como pioneira no segmento de VANTs na América Latina. Sua missão não é apenas desenvolver e comercializar produtos, mas dominar a competência em desenvolver e integrar sistemas VANTs a partir de diferentes especificações.
A Flight Solutions chega ao mercado através da aeronave FS-01 Watchdog, um VANT táctico de média altitude e médio alcance. O lançamento do FS-01 acontecerá na LAAD (Latin America Air & Defense), maior feira de defesa da América Latina, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de Abril na cidade do Rio de Janeiro.
A plataforma do FS-01 foi criada em 2005 na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - e os sistemas embarcados foram desenvolvidos e integrados em 2006 pela empresa Flight Solutions. Sua estrutura é 100% de material composto, com velocidade média de 190 km/h e raio operacional de 70 km. A altitude máxima é de 20 mil pés. Em seus dois compartimentos de carga o FS-01 está preparado para receber diversos tipos de equipamento de vigilância e sensoriamento em tempo real, suportando até 30 kg. Além disso, o FS-01 pode operar em quase qualquer condição meteorológica e de infra-estrutura.
Com uma operação extremamente fácil - que exige poucas horas de treinamento - o FS-01 foi projetado para inúmeras finalidades civis e militares. Entre elas o monitoramento de áreas ambientais; dutos e redes elétricas e apoio para a manutenção da segurança. Em usos militares o FS-01 é um aliado na luta contra o terror, assim como para missões de vigilância, reconhecimento e mapeamento em cenários de guerra. Para segurança interna, o FS-01 é utilizado para mapear áreas invadidas e controlar as fronteiras dos países.
O mercado mundial de VANTs é atualmente um dos mais dinâmicos da indústria aeroespacial e tem apresentado recordes de crescimento nos últimos anos. Impulsionado principalmente pelos Estados Unidos e Israel o mercado movimenta hoje cerca de US$3 bilhões anualmente.
FS-01: WatchDog
Outros dois produtos são:
FS-02:
VANT Elétrico tático lançado por mão com grande potencial para ser usado pelo EB, CFN, Policias e Agropecuária.
FS-03:
AGX:
A empresa AGX desenvolveu o AGPlane com a Embrapa para ser usado no monitoramento de plantações.
O EB chegou a usar o AGPlane em alguns exercícios.[/b]
Outros projetos merecem destaque
Petrobrás: Aurora
Projeto HELIX
Gyron Sistemas Autônomos - SC em cooperação com CenPRA e UFSC
O FS-03 está sendo desenvolvido com conhecimentos adquiridos no Projeto Helix
Esse aqui é mais por curiosidade, "disco-voador" desenvolvido pela Gyrofly
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Re: Projeto VANT
Parabéns pelas excelentes informações, Side!
Editado pela última vez por thelmo rodrigues em Sex Mai 16, 2008 10:07 pm, em um total de 1 vez.
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: Projeto VANT
Valeu Side, bôa!
Interessante esse projeto, só tinha mesmo ouvido falar:
abraços]
Interessante esse projeto, só tinha mesmo ouvido falar:
O programa do BQM-1BR foi executado há já algum tempo e envolvia algumas características interessantes, como por exemplo o fato de que sua turbina também é de projeto (CTA) e construção (CBT) nacionais.
De estrutura convencional e construção metálica, este RPV mede 3,89m de comprimento(diâmetro da fuselagem: 28 cm) e 3,38m de envergadura, pesando, na decolagem, 92,5 Kg.
A propulsão era assegurada por uma microturbina nacional "Tietê", motor tipo CFJ de aproximadamente 30 Kg de empuxo. Lançado na decolagem por uma catapulta ou com a ajuda de um foguete auxiliar, o BQM-1BR atinge 530 Km/hora ao nível do mar e podia subir até 6500 metros de altitude.
Seu tempo de vôo era de 45 minutos e no pouso ele descia sobre um patim que se abria sob a fuselagem, podendo ser reutilizado várias vezes.
Classificação: Protótipo
Pais de origem: Brasil
Ano de fabricação: 1982
Especificações
Motor: Tietê Tipo CFJ - 1 Turbina
Características Motor: Empuxo 30 Kgf
Dimensões Comprimento: 3,89 m
Envergadura: 3,38 m
Capacidades
Peso completo: 92,5 Kg
Performance
Velocidade: 530 Km/h
Autonomia: 45 minutos
abraços]
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Re: Projeto VANT
Me mandaram um MP (não foi o Fabio ) perguntando qual VANT a FAB vai comprar, respondi o mesmo que coloquei no primeiro post desse tópico.
Depois me lembrei da reportagem sobre o Diamond que saiu na ultima RFA e fiquei pensando se não poderíamos usar algum avião da Aeromot como plataforma de um VANT de grande alcance.
Fui buscar informações sobre o Ximango para ver como ele poderia ser utilizado e para minha grata surpresa essa proposta já existe.
Ximango AMT-200S
Pela proposta um Ximango AMT-200S seria transformado em VANT de longo alcance com capacidade de Sensoreamento, Comunicação e Transmissão de Dados.
O dois assentos, aviônica, sistemas de comunicação ....seriam retirados para dar lugar para os sistemas de Navegação, carga útil e instalar mais tanques de combustível.
O Sistema de Navegação e Controle desenvolvido no Projeto VANT com algumas modificações seria instalado no Ximango
Por usar uma plataforma pronta o custo do projeto seria bem menor e um Ximango com piloto poderia ser usado nos testes com o sistema de navegação e carga útil para dar mais segurança.
Algumas características:
Teto de serviço: 6.000 - 19.700m
Velocidade máxima: 245 Km/h
Carga útil: acima de 300 kg (100Kg a mais que o Bateleur)
Autonomia: 30 hrs
Baixo nível de ruído.
Como carga útil o Ximango poderá levar radares SAR da Orbisat, Flir Star Safire ou sistemas de comunicação e transmissão de dados.
Proposta da Ximango e Orbisat para a FAC
Projeto de um sistema retrátil para o Flir
O que vocês acham?
Depois me lembrei da reportagem sobre o Diamond que saiu na ultima RFA e fiquei pensando se não poderíamos usar algum avião da Aeromot como plataforma de um VANT de grande alcance.
Fui buscar informações sobre o Ximango para ver como ele poderia ser utilizado e para minha grata surpresa essa proposta já existe.
Ximango AMT-200S
Pela proposta um Ximango AMT-200S seria transformado em VANT de longo alcance com capacidade de Sensoreamento, Comunicação e Transmissão de Dados.
O dois assentos, aviônica, sistemas de comunicação ....seriam retirados para dar lugar para os sistemas de Navegação, carga útil e instalar mais tanques de combustível.
O Sistema de Navegação e Controle desenvolvido no Projeto VANT com algumas modificações seria instalado no Ximango
Por usar uma plataforma pronta o custo do projeto seria bem menor e um Ximango com piloto poderia ser usado nos testes com o sistema de navegação e carga útil para dar mais segurança.
Algumas características:
Teto de serviço: 6.000 - 19.700m
Velocidade máxima: 245 Km/h
Carga útil: acima de 300 kg (100Kg a mais que o Bateleur)
Autonomia: 30 hrs
Baixo nível de ruído.
Como carga útil o Ximango poderá levar radares SAR da Orbisat, Flir Star Safire ou sistemas de comunicação e transmissão de dados.
Proposta da Ximango e Orbisat para a FAC
Projeto de um sistema retrátil para o Flir
O que vocês acham?
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Re: Projeto VANT
http://www.anac.gov.br/certificacao/sva ... EROMOT.pdf
http://www.anac.gov.br/certificacao/sva ... CenPRA.pdf
abraços[
http://www.anac.gov.br/certificacao/sva ... CenPRA.pdf
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Re: Projeto VANT
Esse Ximango VANT foi proposto pela Aeromot?Me mandaram um MP (não foi o Fabio ) perguntando qual VANT a FAB vai comprar, respondi o mesmo que coloquei no primeiro post desse tópico.
Depois me lembrei da reportagem sobre o Diamond que saiu na ultima RFA e fiquei pensando se não poderíamos usar algum avião da Aeromot como plataforma de um VANT de grande alcance.
Fui buscar informações sobre o Ximango para ver como ele poderia ser utilizado e para minha grata surpresa essa proposta já existe.
Ximango AMT-200S
Pela proposta um Ximango AMT-200S seria transformado em VANT de longo alcance com capacidade de Sensoreamento, Comunicação e Transmissão de Dados.
O dois assentos, aviônica, sistemas de comunicação ....seriam retirados para dar lugar para os sistemas de Navegação, carga útil e instalar mais tanques de combustível.
O Sistema de Navegação e Controle desenvolvido no Projeto VANT com algumas modificações seria instalado no Ximango
Por usar uma plataforma pronta o custo do projeto seria bem menor e um Ximango com piloto poderia ser usado nos testes com o sistema de navegação e carga útil para dar mais segurança.
Algumas características:
Teto de serviço: 6.000 - 19.700m
Velocidade máxima: 245 Km/h
Carga útil: acima de 300 kg (100Kg a mais que o Bateleur)
Autonomia: 30 hrs
Baixo nível de ruído.
Como carga útil o Ximango poderá levar radares SAR da Orbisat, Flir Star Safire ou sistemas de comunicação e transmissão de dados.
Proposta da Ximango e Orbisat para a FAC
Projeto de um sistema retrátil para o Flir
O que vocês acham?
Me mandaram um MP (não foi o Fabio ) perguntando qual VANT a FAB vai comprar, respondi o mesmo que coloquei no primeiro post desse tópico.
Depois me lembrei da reportagem sobre o Diamond que saiu na ultima RFA e fiquei pensando se não poderíamos usar algum avião da Aeromot como plataforma de um VANT de grande alcance.
Fui buscar informações sobre o Ximango para ver como ele poderia ser utilizado e para minha grata surpresa essa proposta já existe.
Ximango AMT-200S
Pela proposta um Ximango AMT-200S seria transformado em VANT de longo alcance com capacidade de Sensoreamento, Comunicação e Transmissão de Dados.
O dois assentos, aviônica, sistemas de comunicação ....seriam retirados para dar lugar para os sistemas de Navegação, carga útil e instalar mais tanques de combustível.
O Sistema de Navegação e Controle desenvolvido no Projeto VANT com algumas modificações seria instalado no Ximango
Por usar uma plataforma pronta o custo do projeto seria bem menor e um Ximango com piloto poderia ser usado nos testes com o sistema de navegação e carga útil para dar mais segurança.
Algumas características:
Teto de serviço: 6.000 - 19.700m
Velocidade máxima: 245 Km/h
Carga útil: acima de 300 kg (100Kg a mais que o Bateleur)
Autonomia: 30 hrs
Baixo nível de ruído.
Como carga útil o Ximango poderá levar radares SAR da Orbisat, Flir Star Safire ou sistemas de comunicação e transmissão de dados.
Proposta da Ximango e Orbisat para a FAC
Projeto de um sistema retrátil para o Flir
O que vocês acham?
Abraços
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Re: Projeto VANT
senhores(as) boa noite! estava pesquisando um pouco a respeito da aeroeletronica (elbit) onde estou postando a noticia abaixo que achei interessante.
Demonstração de Operações de Vôo de VANT
Em 27 de março de 2008, em Brasília/DF, a AEL realizou o evento de demonstração de operações de vôo do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) Skylark I para as autoridades brasileiras.
O evento teve como objetivo apresentar os sistemas VANT desenvolvidos pela Elbit Systems Ltd, suas aplicações e benefícios, ao Exército, à Marinha e às forças paramilitares brasileiras. Foi apresentada toda a família de VANTs Hermes e Skylark e feita a demonstração das operações de vôo do Skylark I. Cerca de 30 pessoas compareceram ao evento.
fonte: eoroeletronica
att
binfa
Demonstração de Operações de Vôo de VANT
Em 27 de março de 2008, em Brasília/DF, a AEL realizou o evento de demonstração de operações de vôo do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) Skylark I para as autoridades brasileiras.
O evento teve como objetivo apresentar os sistemas VANT desenvolvidos pela Elbit Systems Ltd, suas aplicações e benefícios, ao Exército, à Marinha e às forças paramilitares brasileiras. Foi apresentada toda a família de VANTs Hermes e Skylark e feita a demonstração das operações de vôo do Skylark I. Cerca de 30 pessoas compareceram ao evento.
fonte: eoroeletronica
att
binfa
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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Re: Projeto VANT
África do Sul e Brasil Desenvolverão VANT
Keith Campbell
África do Sul e o Brasil estão em negociações para o estabelecimento de um projeto conjunto de um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) mais conhecidos pela sigla em inglês UAV (Unmanned Air Vehicle), segundo o Coronel Nelson Silveira, da Força Aérea Brasileira (FAB), em declaração nesta Sexta-Feira.
Coronel Silveira é o Líder do Projeto, pelo Brasil, no programa conjunto do míssil A-Darter, míssil ar-ar de quinta geração com guia infravermelho.
Ele afirmou que um memorando de entendimento (memorandum of understanding – MOU) referente à cooperação foi assinado pelo dois países há um ano. O VANT que será desenvolvido de forma conjunta será o Denel Bateleur MALE (medium-altitude long-endurance) VANT.
Uma proposta inicial da África do Sul referente ao Bateleur foi apresentada ao comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Saito, no mês de maio. Os brasileiros estão esperando uma proposta completa, incluindo um cronograma e estimativas de custo por parte da África do Sul a ser enviada proximamente.
Se o projeto tiver prosseguimento o Bateleur será adquirido pela Força Aérea Brasileira.
O programa conjunto do VANT deverá ser montado seguindo o programa conjunto do míssil A-Darter, que está provando ser um grande sucesso. O conceito do VANT Bateleur foi desenvolvido pela África do Sul há alguns anos pela Denel, mas parou por falta de recursos.
Era de conhecimento de que o projeto estava pendente de obter um parceiro estrangeiro. Estas negociações com o Brasil deverão garantir o parceiro.
Keith Campbell
África do Sul e o Brasil estão em negociações para o estabelecimento de um projeto conjunto de um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) mais conhecidos pela sigla em inglês UAV (Unmanned Air Vehicle), segundo o Coronel Nelson Silveira, da Força Aérea Brasileira (FAB), em declaração nesta Sexta-Feira.
Coronel Silveira é o Líder do Projeto, pelo Brasil, no programa conjunto do míssil A-Darter, míssil ar-ar de quinta geração com guia infravermelho.
Ele afirmou que um memorando de entendimento (memorandum of understanding – MOU) referente à cooperação foi assinado pelo dois países há um ano. O VANT que será desenvolvido de forma conjunta será o Denel Bateleur MALE (medium-altitude long-endurance) VANT.
Uma proposta inicial da África do Sul referente ao Bateleur foi apresentada ao comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Saito, no mês de maio. Os brasileiros estão esperando uma proposta completa, incluindo um cronograma e estimativas de custo por parte da África do Sul a ser enviada proximamente.
Se o projeto tiver prosseguimento o Bateleur será adquirido pela Força Aérea Brasileira.
O programa conjunto do VANT deverá ser montado seguindo o programa conjunto do míssil A-Darter, que está provando ser um grande sucesso. O conceito do VANT Bateleur foi desenvolvido pela África do Sul há alguns anos pela Denel, mas parou por falta de recursos.
Era de conhecimento de que o projeto estava pendente de obter um parceiro estrangeiro. Estas negociações com o Brasil deverão garantir o parceiro.
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Re: Projeto VANT
A FAB está demonstrando um pragmatismo notável. Parabéns! Que esse sentimento se espalhe por todos os outros projetos. Especialmente o VLS.
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Re: Projeto VANT
27/06/2008 - 16h48
Projeto VANT realiza ensaios em vôo
Integrantes do Projeto Veiculo Aéreo Não Tripulado (VANT) completaram mais uma missão, sob a coordenação do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Trata-se da segunda campanha de ensaios em vôo do projeto Operação Acauã 2, realizada de 13 a 21 de maio na Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP.
O objetivo do Projeto VANT é o domínio de tecnologias sensíveis utilizadas em veículos aéreos não tripulados, através do desenvolvimento do Sistema de Navegação e Controle (SNC). A ênfase será no emprego em missões de reconhecimento tanto militares como civis. A participação da Avibras, empresa do setor de defesa com comprovada capacitação tecnológica, facilitará uma futura fase de industrialização do sistema desenvolvido no projeto.
O Projeto VANT está sendo desenvolvido em conjunto pelo CTA, pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx), pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e pela Avibras, parceira industrial no projeto, conforme convênio firmado com a FINEP. Já a Operação Acauã 2 foi a validação funcional dos sistemas implantados à bordo, da estação de solo de desenvolvimento e do data-link de telemetria e telecomando.
A aeronave utilizada como plataforma de ensaio foi o primeiro protótipo do VANT Acauã, desenvolvido pelo CTA. Nos ensaios no solo, a equipe do projeto identificou interferência eletromagnética entre os equipamentos de bordo, que foi sanada antes do início dos ensaios em vôos.
Foram realizados três vôos, com acompanhamento de um helicóptero CH-55 Esquilo do GEEV - Grupo Especial de Ensaios em Vôo, do CTA, exercendo a função de aeronave "paquera". Estes ensaios em vôo possibilitaram comprovar o acerto nas soluções técnicas adotadas pelo Projeto VANT, como a utilização do barramento de dados CAN-Aerospace e do sistema operacional de tempo real QNX.
Em 2007, o IAE já havia realizado a Operação Acauã 1, também na AFA, no período de 7 a 16 de agosto, com a execução de seis vôos, com sucesso. Os ensaios em vôo do Projeto VANT têm sido realizados na AFA devido à área escolhida para os vôos ser desabitada, aumentando a segurança em caso de acidente.
Fonte: IEA
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Re: Projeto VANT
Sideshow escreveu:África do Sul e Brasil Desenvolverão VANT
Keith Campbell
África do Sul e o Brasil estão em negociações para o estabelecimento de um projeto conjunto de um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) mais conhecidos pela sigla em inglês UAV (Unmanned Air Vehicle), segundo o Coronel Nelson Silveira, da Força Aérea Brasileira (FAB), em declaração nesta Sexta-Feira.
Coronel Silveira é o Líder do Projeto, pelo Brasil, no programa conjunto do míssil A-Darter, míssil ar-ar de quinta geração com guia infravermelho.
Ele afirmou que um memorando de entendimento (memorandum of understanding – MOU) referente à cooperação foi assinado pelo dois países há um ano. O VANT que será desenvolvido de forma conjunta será o Denel Bateleur MALE (medium-altitude long-endurance) VANT.
Uma proposta inicial da África do Sul referente ao Bateleur foi apresentada ao comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Saito, no mês de maio. Os brasileiros estão esperando uma proposta completa, incluindo um cronograma e estimativas de custo por parte da África do Sul a ser enviada proximamente.
Se o projeto tiver prosseguimento o Bateleur será adquirido pela Força Aérea Brasileira.
O programa conjunto do VANT deverá ser montado seguindo o programa conjunto do míssil A-Darter, que está provando ser um grande sucesso. O conceito do VANT Bateleur foi desenvolvido pela África do Sul há alguns anos pela Denel, mas parou por falta de recursos.
Era de conhecimento de que o projeto estava pendente de obter um parceiro estrangeiro. Estas negociações com o Brasil deverão garantir o parceiro.
Senhores dpois de 15 dias de ausência por motivos de força maior (Férias) estou de volta. Sem querer ser mala, mas já sendo...a participação brasileira no Bateleur Sul-Africano foi antecipado por mim a dois meses...
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: Projeto VANT
Realmente. Complementando pra quem não lembra:cicloneprojekt escreveu:Senhores dpois de 15 dias de ausência por motivos de força maior (Férias) estou de volta. Sem querer ser mala, mas já sendo...a participação brasileira no Bateleur Sul-Africano foi antecipado por mim a dois meses...
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... 7#p4762647