Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%

Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Cassio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 51 vezes
Agradeceram: 477 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#931 Mensagem por Cassio » Sáb Mai 22, 2021 4:48 pm

Glauber... É isso. Voei em A330... E preferia voar 12 horas num 190 do que num A330. Ou qualquer outro wide.

E A330 presidencial para voar dentro do país é estupidez. Só se tiver comitiva grande. Mas para que botar A330 se um E190 da conta?? Isso é torrar dinheiro público. É irresponsabilidade.
Alėm do que nem todo aeroporto que comporta um E190 vai comportar um A330.

Então vai sonhando com este monte de Widebody na FAB vai. 2 para missões de revo + transporte já está ótimo. Talvez mais um conversível para missões VVip de longa distância... E só

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#932 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 22, 2021 4:53 pm

Cassio escreveu: Sáb Mai 22, 2021 4:48 pm Glauber... É isso. Voei em A330... E preferia voar 12 horas num 190 do que num A330. Ou qualquer outro wide.

E A330 presidencial para voar dentro do país é estupidez. Só se tiver comitiva grande. Mas para que botar A330 se um E190 da conta?? Isso é torrar dinheiro público. É irresponsabilidade.
Alėm do que nem todo aeroporto que comporta um E190 vai comportar um A330.

Então vai sonhando com este monte de Widebody na FAB vai. 2 para missões de revo + transporte já está ótimo. Talvez mais um conversível para missões VVip de longa distância... E só
Há outra possibilidade: ao invés de ter que botar uma esquadrilha no ar e voar 50 horas para resgatar brazucas PAGADORES DE IMPOSTOS ilhados numa epidemia ou sei lá, guerra civil, um só avião desses faz o mesmo serviço, por menos dinheiro e em tempo muito mas MUITO menor. Mas para ter CERTEZA de que sempre haverá pelo menos UM disponível, se precisa ter pelo menos dois, idealmente três.

A parte REVO também acho meio nadavê, é tipo o NAe da MIRJ, pretendemos projetar poder em que parte do exterior? Claro, melhor ter do que não ter massss......... [085]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
ECorreia
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 58 vezes
Agradeceram: 50 vezes

#933 Mensagem por ECorreia » Sáb Mai 22, 2021 5:27 pm

Imagem

ECorreia
Intermediário
Intermediário

#934 Mensagem por ECorreia » Sáb Mai 22, 2021 8:57 pm

comparação A330xB767xB135
Imagem

Imagem

ECorreia
Intermediário
Intermediário

#935 Mensagem por ECorreia » Sáb Mai 22, 2021 9:33 pm

Sobre o A330 MRTT:

Imagem

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#936 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 22, 2021 10:29 pm

Glauber Prestes escreveu: Sáb Mai 22, 2021 3:41 pm Acredito que a missão de transporte VIP do GTE é valida. O que não é válida, é a sua utilização por quem não deveria, e na frequência que não deveria. VIP são só os presidentes dos 3 poderes, ou delegações especiais, em missão oficial. Você pode até não concordar, mas a missão é sim válida, e comum em outros países.
Já os ETA's tem função logística na FAB, transportando material e pessoal dentro das suas áreas de atuação.
GTE e ETAs tem missões diferentes, que demandam aeronaves aparentemente semelhantes, mas com configurações bem diferentes.

Glauber, os ETA historicamente estão ligados ao apoio do CAN e outras missões "civis" da FAB para outros órgãos federais e instâncias do poder nas localidades em que se encontram. Estes esquadrões passam a maior parte do tempo fazendo serviço de transporte de passageiros. Não seria nem um pouco complicado adaptar qualquer um deles para missões VVIP. É dotar com os aviões necessários e segue a vida. Aliás, o 6o ETA em Brasília acabou de receber os seus Phenom 100. Com certeza não vamos vê-los lançando pqdt, fazendo guerra eletrônica ou reconhecimento em alguma operação da FAB. Até onde eu consigo saber, os ETA só não foram todos extintos há tempos graças ao apelo social que exercem nas mais diferentes regiões do país pelo simples fato de serem, não raro, os únicos vetores do Estado a fazer-se presente junto a sociedade civil. Imagina a grita no congresso se um único ETA for defenestrado. Aliás, o 4o ETA foi. E até hoje o pessoal de São Paulo está com os olhos virados com a FAB por isso. Eles não são apenas uma questão meramente de caráter militar. Até por isso a insistência em um modelo para substituir C-95/97/98 apesar da Avex e de possíveis desdobramentos da asa fixa na aviação naval. Aliás, Phenom 100/300 nos ETA estaria de ótimo tamanho para fazer missões de ligação e comando, além de VIP, e mais alguma coisa que os aviões sejam preparados para fazer.

De Brasília até qualquer fronteira do país, são menos de 3500km no ponto mais distante. Um widebody projetado para voar 10, 13 mil quilômetros (em configuração PAX), sendo usado para voos de até 3500km, acaba tendo encurtado desnecessariamente o tempo entre revisões dele, que é sensivelmente mais cara que a de um narrowbody. Aí vamos acabar com uma rainha de hangar, porque uma manutenção mais pesada, que normalmente viria a cada 6 meses, um ano, acabará acontecendo em 3, 6 meses. Sem perceber, a gente praticamente começou a pagar pela manutenção "de dois widebodies", operando só um widebody, numa missão que um narrowbody poderia (e deveria) executar, pelo preço de... um narrowbody.

Como eu disse, a missão VVIP é diferente de tudo que a FAB faz. Desde a preparação até os riscos envolvidos. Então, a aeronave a ser utilizada é muito mais em função dos objetivos da viagem do que propriamente seus custos. A FAB apenas opera esses voos. Não os define e nem customiza. Isso é trabalho da Presidência da República. Toda viagem do mandatário maior da país é sempre um "pequeno grande evento político". Mesmo que ele vá de Brasília até Goiânia assistir jogo da série D do campeonato brasileiro. E isso funciona assim em qualquer país. Mas cada um resolve seus problemas e limitações a seu jeito. E não estou defendendo uso deste ou daquele avião para quem quer que seja no GTE. Apenas tento explicar como se pensa a missão VVIP a nível presidencial. Custos simplesmente não é uma prioridade neste tipo de missão. Nunca foi. Acima dele, muito acima diria, estão outros fatores conjugados para a escolha do tipo de avião a ser empregado. Só isso.

Outra coisa: A princípio, o eventual A330 não seria um avião presidencial 24/7, mas sim tendo a opção de conversão, quando necessário.

Independente se 767 ou A330, penso que o Corsário irá voltar a operar voos VVIP para a presidência. É uma tradição no esquadrão e não há problema maior nisso. Como a FAB irá mediar esta possível missão a mais, além das citas nos requisitos, é um problema que a PR tem que resolver. Afinal, a FAB está comprando a priori 2 aviões para Transporte e Revo, não para levar presidente para passear. Se este ou qualquer outro presidente resolver voar de 747, 777 ou A380 VVIP, problema dele. Pagando a conta de suprir a frota com o necessário, tudo bem. A FAB oferece os pilotos e equipagens de voos. E é tudo que ela faz. O resto é por conta e risco do Planalto.

Não sou o viajante das galáxias, mas já tive a oportunidade de voar em todos os narrowbodies que operam no Brasil (A32X, 737, E-jets, ATR), e alguns widebodies pra fora (A330, 767, 777, 787), e o conforto dos E-jets não se compara a nenhum deles. O charuto pode ter menor diâmetro que o dos outros, mas o projeto privilegia o espaço para o passageiro.

E eu disse alguma coisa em contrário? Eu amo viajar nos E-Jet. Melhor que qualquer tranqueira de Boeing e Airbus narrow body voando no Brasil. Mas, volto a repetir, eu por mais que goste do conforto dos aviões da Embraer, não aguento ficar 2, 3, 4 hora dentro deles porque para mim o prazer da viagem acaba depois de uma hora e meia dentro deles, ou de qualquer avião. Já andei em todos os aviões que tem no Brasil operando hoje. Desde 777, A330 até ATR. Se for para ficar mais de 2 hora dentro de um avião, prefiro ficar em um A330, até 767 eu encaro meio desgostoso, mas vá, do que em um E-Jet, por melhor que ele seja. E já fiz a rota Mao-SP em todos eles, e para ser honesto, é muito melhor ir e voltar em um wide body. Para mim, claro.

Só que isso não tem importância, já que as aeronaves VIP são pouco densas, e a configuração é completamente diferente. Voei num G550 (num voo de teste), e nunca fiquei tão confortável. Mesmo numa aeronave menor que um E-jet.

Para missões VVIP do GTE os dois E-190PR estão de ótimo tamanho para fazer o papel de transporte dentro do país. OS E-2 seriam melhor ainda. Conquanto, para fora, eu entendo que um modelo wide body é necessário. Como e se vão arrumar um ou mais para isso, é problema do presidente atual ou de quem lhe suceder, não da FAB.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#937 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 22, 2021 10:35 pm

Cassio escreveu: Sáb Mai 22, 2021 4:48 pm Então vai sonhando com este monte de Widebody na FAB vai. 2 para missões de revo + transporte já está ótimo. Talvez mais um conversível para missões VVip de longa distância... E só
Eu não sonho e nem quero nada. Quem tem que sonhar com alguma coisa é a FAB, não eu.
Se essa conversa de KC-X3 ao menos passar da retórica, com 2 ou com 3 ou com o que for eu já fico satisfeito.
Muito melhor do que manter um esquadrão fantasma que só existe no papel.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#938 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 22, 2021 10:37 pm

Túlio escreveu: Sáb Mai 22, 2021 4:53 pm
Há outra possibilidade: ao invés de ter que botar uma esquadrilha no ar e voar 50 horas para resgatar brazucas PAGADORES DE IMPOSTOS ilhados numa epidemia ou sei lá, guerra civil, um só avião desses faz o mesmo serviço, por menos dinheiro e em tempo muito mas MUITO menor. Mas para ter CERTEZA de que sempre haverá pelo menos UM disponível, se precisa ter pelo menos dois, idealmente três.
A parte REVO também acho meio nadavê, é tipo o NAe da MIRJ, pretendemos projetar poder em que parte do exterior? Claro, melhor ter do que não ter massss......... [085]
Se for pensar direito, cada tipo de missão necessita de pelo menos dois aviões a fim de que se possa ter pelo menos um sempre disponível. Considere-se também a disponibilidade das aeronaves. Qual a margem a FAB entende ser a melhor para operar este tipo de aeronave? Quantas missões o Corsário é responsável em realizar dentro da FAB?

Carpe Diem
ECorreia
Intermediário
Intermediário

#939 Mensagem por ECorreia » Sáb Mai 22, 2021 10:49 pm

Vejam o status do Projeto de Lei 595/2015 que restringe a utilização de aeronaves do GTE. Até hoje está parada:
https://www25.senado.leg.br/web/ativida ... ria/123077

Precisa explicar o por quê???
É mais fácil a galinha criar dente do que esse projeto de Lei ir pra frente.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#940 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 23, 2021 10:26 pm

A solução é simples. Extingue-se o GTE e deixa o Corsário com as missões VVIP e os ETA responsáveis pelo transporte de funcionários do alto escalão. Para isso Phenom 100 tá bom demais.
Presidente de congresso ou STF se quiser pega táxi aéreo. Com certeza vão arrumar aviões bem melhores e "à altura" deles.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

#941 Mensagem por knigh7 » Dom Set 05, 2021 10:54 pm

O PLOA 2022 reservou R$500 milhões para o projeto.

gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 226 vezes

#942 Mensagem por gogogas » Seg Set 06, 2021 12:17 am

knigh7 escreveu: Dom Set 05, 2021 10:54 pm O PLOA 2022 reservou R$500 milhões para o projeto.
Vc tem o documento ? Ou tem acesso em algum site , nunca pesquisei a respeito

Gogogas !
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

#943 Mensagem por knigh7 » Seg Set 06, 2021 12:31 am

gogogas escreveu: Seg Set 06, 2021 12:17 am
knigh7 escreveu: Dom Set 05, 2021 10:54 pm O PLOA 2022 reservou R$500 milhões para o projeto.

Imagem

dentro da contabilidade da União as rúbricas tem sinais que referem a ações orçamentárias, a grupos de despesas e programas orçamentários bem como a ministérios e secretarias.

gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 226 vezes

#944 Mensagem por gogogas » Seg Set 06, 2021 10:23 am

knigh7 escreveu: Seg Set 06, 2021 12:31 am
gogogas escreveu: Seg Set 06, 2021 12:17 am

Imagem

dentro da contabilidade da União as rúbricas tem sinais que referem a ações orçamentárias, a grupos de despesas e programas orçamentários bem como a ministérios e secretarias.
Muito obrigado ! Baixei o arquivo , são muitas despesas, tem item de até caráter sigiloso entre as 3 forças ! Muito bom , espero que tudo dê certo !

Gogogas !
FCarvalho
Sênior
Sênior

#945 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 06, 2021 11:00 am

Se eu fiz a conta certa, aproximadamente US$ 96 milhões de dólares pela cotação do dólar de hoje.
No que será que a FAB está pensando com este valor?

Carpe Diem
Responder