8 KC330!!! Bem, se for por isso você terá vida eterna!!!FCarvalho escreveu: Qua Mai 19, 2021 8:38 pm Se a RAF/Airbus nos venderem os 8 KC-330 da AirTanker ficarei imensamente satisfeito até o dia do meu enterro, daqui sabe-se lá quantos dias, semanas, meses ou anos. Com certeza estes aviões irão permanecer em serviço na FAB muito tempo depois que eu me for deste plano existencial excêntrico e complicado.
Oficial - Projeto KC-X3
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Cassio
- Sênior
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 506 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X2
- ECorreia
- Intermediário
- Agradeceu: 58 vezes
- Agradeceram: 50 vezes
"Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que a FAB conseguir orçamento para comprar 8 A330 MRTT"(Lucas 18:24-25)
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3533 vezes
Se houverem mais destas pandemias como a que temos aí, torce muito para eu no mínimo empatar com Matusalém.Cassio escreveu: Qua Mai 19, 2021 10:24 pm8 KC330!!! Bem, se for por isso você terá vida eterna!!!FCarvalho escreveu: Qua Mai 19, 2021 8:38 pm Se a RAF/Airbus nos venderem os 8 KC-330 da AirTanker ficarei imensamente satisfeito até o dia do meu enterro, daqui sabe-se lá quantos dias, semanas, meses ou anos. Com certeza estes aviões irão permanecer em serviço na FAB muito tempo depois que eu me for deste plano existencial excêntrico e complicado.

Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Sabes do pior? É que eu acho mais fácil a RAF libertar-se do contrato de todos estes 8 aviões daquela empresa - já que não são dela mesmo - para nós e obter assim indiretamente uns trocados a mais para amparar a sua própria frota do que a FAB não conseguir recursos.ECorreia escreveu: Qua Mai 19, 2021 11:02 pm "Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que a FAB conseguir orçamento para comprar 8 A330 MRTT"(Lucas 18:24-25)
Palavrinha secreta: missões humanitárias.

O resto, missão primária, é adereço.
Carpe Diem
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 419 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
A FAB operou 04 KC-137. Nem nos meus pensamentos mais otimistas eu esperaria uma frota muito maior do que isso.FCarvalho escreveu: Qua Mai 19, 2021 11:26 pmSabes do pior? É que eu acho mais fácil a RAF libertar-se do contrato de todos estes 8 aviões daquela empresa - já que não são dela mesmo - para nós e obter assim indiretamente uns trocados a mais para amparar a sua própria frota do que a FAB não conseguir recursos.ECorreia escreveu: Qua Mai 19, 2021 11:02 pm "Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que a FAB conseguir orçamento para comprar 8 A330 MRTT"(Lucas 18:24-25)
Palavrinha secreta: missões humanitárias.![]()
Acho que, na melhor das melhores hipóteses, acabaremos com 05 aeronaves do tipo. De maneira realista, eu preciso ver essas duas primeiras unidades chegando no Galeão ou em Brasília.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- FCarvalho
- Sênior
A belive in miracles...Glauber Prestes escreveu: Qui Mai 20, 2021 12:00 amA FAB operou 04 KC-137. Nem nos meus pensamentos mais otimistas eu esperaria uma frota muito maior do que isso.FCarvalho escreveu: Qua Mai 19, 2021 11:26 pm Sabes do pior? É que eu acho mais fácil a RAF libertar-se do contrato de todos estes 8 aviões daquela empresa - já que não são dela mesmo - para nós e obter assim indiretamente uns trocados a mais para amparar a sua própria frota do que a FAB não conseguir recursos.
Palavrinha secreta: missões humanitárias.![]()
Acho que, na melhor das melhores hipóteses, acabaremos com 05 aeronaves do tipo. De maneira realista, eu preciso ver essas duas primeiras unidades chegando no Galeão ou em Brasília.

Mas, tirando a boa fé de lado, pelo que eu já li de muitas entrevistas de oficiais da FAB ao longo dos últimos anos deste que essa conversa de KC-X começou anos atrás, é que 4 unidades será perseguida a sua obtenção. É a quantidade considerada 'mínimo do mínimo' para oferecer uma operacionalidade crível ao Corsário. Do ponto de vista operacional, isto significa ter pelo menos dois aviões sempre prontos e a disposição para cobrir as necessidades e um terceiro com capacidade de reação a curto prazo, mais o quarto na reserva/manutenção/treinamento.
Se eventualmente a missão VVIP voltar a ser acantonada pelo Corsário, mais 1 avião seria necessário, podendo este ser mutipropósito como os demais, e usando kits para adaptar a aeronave quando daquela missão. No caso, (quase) todas as missões internacionais VVIP requerem no mínimo duas aeronaves. A principal e a de apoio. Se ambas forem do mesmo modelo, melhor. Esta configuração de missão depende de cada caso. Em missões para fora da América do Sul julga-se oportuno/necessário que todas as aeronaves envolvidas sejam iguais a do VVIP. Isso é uma regra geral, mas não é necessariamente impositiva em termos de seguimento. Cada país monta esta equação segundo suas própria realidade e condições. Então, neste caso, imagina-se que dois KC-330, ou equivalentes, dentro do Corsário que possam estar sempre disponíveis para VVIP seria o referencial. Até aí chegamos a 5 ou 6 aviões.
A hipótese de chegarmos a 8 aviões é plausível no sentido de que nem todos estariam disponíveis integralmente, o que significa que destes, na prática apenas 5 a 6 estariam de fato disponíveis para uso recorrente. Não é nenhum número cabalístico, mas com certeza daria ao 2o/2o GT uma capacidade para além do "mínimo do mínimo" a qual estamos acostumados.
Imprevistos acontecem o tempo todo e na maior parte do tempo não são esperados e nem cabem dentro do planejamento operacional e financeiro das instituições públicas ou privadas. Neste aspecto, ter uma certa sobra, uma gordura boa, é algo salutar e racional, principalmente na seara militar, onde imprevistos podem custar muito mais caro, mesmo à revelia do nosso despreparo e/ou indolência com Defesa. Creio que olhando este lado, é melhor não pagar para ver.
Carpe Diem
- gogogas
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 237 vezes
O governo deveria vender o Aerolula e 1 E-190 para conseguir mais grana para comprar um terceiro avião , já que o A-330 pode ser configurado para transporte de passageiros ,poderia ser exigido para transportar o presidente da República para grandes rotas , se for em terras Brasilis e países vizinhos , se contentava com o E-190 .....
Gogogas !
- saullo
- Sênior
- Agradeceu: 611 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Creio sim que os 2 primeiros chegando esse ano ainda, em breve vamos adquirir mais um, depois outro, até quem sabe o quinto, ficando o esquadrão com missão de transporte VVIP de longo alcance, REVO e transporte estratégico. Operamos 4 Boeing KC-137 desde 1986, e com as loucuras do mundo atual, uma frota de ao menos 5 A-330 MRTT é sim muito plausível e terá muita utilidade.
Abraços
Abraços
- gusmano
- Sênior
- Agradeceu: 275 vezes
- Agradeceram: 208 vezes
Vender para quem rsgogogas escreveu: Qui Mai 20, 2021 7:02 am O governo deveria vender o Aerolula e 1 E-190 para conseguir mais grana para comprar um terceiro avião , já que o A-330 pode ser configurado para transporte de passageiros ,poderia ser exigido para transportar o presidente da República para grandes rotas , se for em terras Brasilis e países vizinhos , se contentava com o E-190 .....
Tá sobrando avião,zero, usado, meio usado, semi-novo no mundo inteiro.
abs
- FCarvalho
- Sênior
Tanto o ACJ-319 como os 2 E-190 poderiam ser usados como moeda de troca com a Airbus, que os aceitaria de bom grado sem pestanejar se fosse para ver MRTT nas cores da FAB, exatamente pelos mesmos motivos que você citou.gusmano escreveu: Qui Mai 20, 2021 3:50 pmVender para quem rsgogogas escreveu: Qui Mai 20, 2021 7:02 am O governo deveria vender o Aerolula e 1 E-190 para conseguir mais grana para comprar um terceiro avião , já que o A-330 pode ser configurado para transporte de passageiros ,poderia ser exigido para transportar o presidente da República para grandes rotas , se for em terras Brasilis e países vizinhos , se contentava com o E-190 .....
Tá sobrando avião,zero, usado, meio usado, semi-novo no mundo inteiro.
abs
Carpe Diem
- Glauber Prestes
- Moderador
Particularmente, eu acho que havendo uma aeronave para pernas longas, o GTE poderia se resumir a dois E-190, dois E-145, dois Phenom, dois helicópteros pequenos, e dois médios.
Não precisa ficar levando deputado e senador pra casa, só comitivas e missões oficiais.
Não precisa ficar levando deputado e senador pra casa, só comitivas e missões oficiais.
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.
- FCarvalho
- Sênior
Eu tenho certeza de uma coisa: o GTE tem que ser extinto. Para ontem.Glauber Prestes escreveu: Qui Mai 20, 2021 7:11 pm Particularmente, eu acho que havendo uma aeronave para pernas longas, o GTE poderia se resumir a dois E-190, dois E-145, dois Phenom, dois helicópteros pequenos, e dois médios.
O 6o ETA faz o resto em relação a PR e vice-PR.
Os demais, quem quiser chama 99 ou Uber.
Aliás, com um país do tamanho do Brasil, A330 ou 767 está de bom tamanho para cumprir missão interna também.
De Manaus a São Paulo não sai por menos de 3:30hs de voo. Para Brasília são 2:40hs.
A média de horas de voo de Brasília para norte, nordeste e centro oeste é de 2,5 horas de viagem. Para o sul e sudeste 1:45hs e média.
Não vejo problema em usar wide body nesta função dentro do país.
E seria um gasto a menos para manter um frota VVIP que no final, acaba sendo um estorvo para o erário público e não resolve nada de importante mesmo para quem realmente precisa... nós.
ps: se alguém algum dia vier a Manaus no aperto de em um A320, 737, ou mesmo nos E-195 sem a Classe AZUL, de qualquer outro canto do país e depois de uma hora e meia de voo não começar a se sentir meio esquisito é melhor visitar o psiquiatra novamente ou tomar o sue remedinho. Deve estar fazendo falta.
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 506 vezes
Voar de E195 é melhor e mais confortável do que qualquer Widebody que já voei (e foram muitos).
Quem acha que somente deveríamos ter os Widebody para missões de transporte VVip internas é que deve ter deixado de tomar seus remédios tarja preta.
Ideia das mais absurdas... Devemos estar nadando em dinheiro. Fora que operacionalmente falando não tem sentido.
Quem acha que somente deveríamos ter os Widebody para missões de transporte VVip internas é que deve ter deixado de tomar seus remédios tarja preta.
Ideia das mais absurdas... Devemos estar nadando em dinheiro. Fora que operacionalmente falando não tem sentido.
- FCarvalho
- Sênior
Eu já voei muito de E-195 Cássio, e não trocaria eles por nenhum Boeing ou Airbus em termo de conforto. Mas fato é, para mim, depois de uma hora e meia dentro de um deles, mesmo na classe AZUL na qual eu viajava sempre, fica tudo muito menos legal. Aliás, cada viagem que eu fazia entre Manaus e Tabatinga e vice-versa nos E-Jet duravam pelo menos 1 hora e 40 min. E todos os voos de Manaus para fora da região nunca duram menos de 2 horas. Dentro dela, não sai por menos do que os 55 min entre Manaus e Boa Vista. Com tempo bom. Mas se eu puder escolher ir para SP ou qualquer outro lugar do Brasil saindo daqui entre um A330 e um E-195, eu vou sempre escolher o Airbus. E a maioria das pessoas com algum tutano aqui (na região) onde moro também fariam a mesma escolha. Viajar aqui dentro de E-Jet para mim é a melhor opção, mas para por aí. Mas claro, normal você defender o seu emprego.Cassio escreveu: Sáb Mai 22, 2021 5:46 am Voar de E195 é melhor e mais confortável do que qualquer Widebody que já voei (e foram muitos).
Quanto a viagens internas VVIP, vou te lembrar algo que tu sabes melhor que eu. Elas não são organizadas e tratadas primariamente do ponto de vista econômico e operacional. O Político - com P maiúsculo mesmo - é quem decide o que operar ou não operar no GTE. Não é o comandante da FAB que vai lá dizer para o presidente coloca esse ou aquele avião que é melhor. Essa é uma decisão que sai da Presidência da República, indiferente o sujeito sentado na cadeira do rei, e que é simplesmente cumprida pela FAB. Ponto. Pouco importa se ela gosta ou não. Tem que operar. Então, se tu esqueceu de tomar o seu remedinho... eu não deixo de tomar os meus. Até porque preciso.
Por fim, em havendo uma decisão por um wide body qualquer neste KC-X3, no longo prazo ele fatalmente irá assumir missões VVIP dentro e fora do pais sempre que as circunstâncias ou interesses do Palácio do Planalto assim demandarem. E não é nenhum contador ou economista da FAB que vai dizer o contrário. O Corsário fazia isso com os KC-137 apesar dos 737-200 VVIP. E ninguém nunca reclamou disso. Muito menos a FAB.
Há, mas não tem dinheiro. Bem, a conta dos voos do GTE para a PR nunca foi paga pela FAB. Então.
Carpe Diem
- Glauber Prestes
- Moderador
Acredito que a missão de transporte VIP do GTE é valida. O que não é válida, é a sua utilização por quem não deveria, e na frequência que não deveria. VIP são só os presidentes dos 3 poderes, ou delegações especiais, em missão oficial. Você pode até não concordar, mas a missão é sim válida, e comum em outros países.FCarvalho escreveu: Qui Mai 20, 2021 7:26 pm
Eu tenho certeza de uma coisa: o GTE tem que ser extinto. Para ontem.
O 6o ETA faz o resto em relação a PR e vice-PR.
Os demais, quem quiser chama 99 ou Uber.
Já os ETA's tem função logística na FAB, transportando material e pessoal dentro das suas áreas de atuação.
GTE e ETAs tem missões diferentes, que demandam aeronaves aparentemente semelhantes, mas com configurações bem diferentes.
De Brasília até qualquer fronteira do país, são menos de 3500km no ponto mais distante. Um widebody projetado para voar 10, 13 mil quilômetros (em configuração PAX), sendo usado para voos de até 3500km, acaba tendo encurtado desnecessariamente o tempo entre revisões dele, que é sensivelmente mais cara que a de um narrowbody.Aliás, com um país do tamanho do Brasil, A330 ou 767 está de bom tamanho para cumprir missão interna também.
De Manaus a São Paulo não sai por menos de 3:30hs de voo. Para Brasília são 2:40hs.
A média de horas de voo de Brasília para norte, nordeste e centro oeste é de 2,5 horas de viagem. Para o sul e sudeste 1:45hs e média.
Não vejo problema em usar wide body nesta função dentro do país.
E seria um gasto a menos para manter um frota VVIP que no final, acaba sendo um estorvo para o erário público e não resolve nada de importante mesmo para quem realmente precisa... nós.
Aí vamos acabar com uma rainha de hangar, porque uma manutenção mais pesada, que normalmente viria a cada 6 meses, um ano, acabará acontecendo em 3, 6 meses.
Sem perceber, a gente praticamente começou a pagar pela manutenção "de dois widebodies", operando só um widebody, numa missão que um narrowbody poderia (e deveria) executar, pelo preço de...
...um narrowbody.
Outra coisa: A princípio, o eventual A330 não seria um avião presidencial 24/7, mas sim tendo a opção de conversão, quando necessário.
Não sou o viajante das galáxias, mas já tive a oportunidade de voar em todos os narrowbodies que operam no Brasil (A32X, 737, E-jets, ATR), e alguns widebodies pra fora (A330, 767, 777, 787), e o conforto dos E-jets não se compara a nenhum deles. O charuto pode ter menor diâmetro que o dos outros, mas o projeto privilegia o espaço para o passageiro.ps: se alguém algum dia vier a Manaus no aperto de em um A320, 737, ou mesmo nos E-195 sem a Classe AZUL, de qualquer outro canto do país e depois de uma hora e meia de voo não começar a se sentir meio esquisito é melhor visitar o psiquiatra novamente ou tomar o sue remedinho. Deve estar fazendo falta.
Só que isso não tem importância, já que as aeronaves VIP são pouco densas, e a configuração é completamente diferente. Voei num G550 (num voo de teste), e nunca fiquei tão confortável. Mesmo numa aeronave menor que um E-jet.
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.