TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82816 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Set 21, 2019 12:22 am

Marcelo Ponciano escreveu: Sex Set 20, 2019 4:13 pm Eu começo a ler essas notícias do orçamento e meu estômago começa a embrulhar de raiva com classe política. Os políticos estão muito confortáveis aqui em Brasília, no coração do país, longe de qualquer inimigo.

Por isso que torci para o Maduro ter mandado um Sukhoi fazer umas incursões no território brasileiro, quiça dar umas voltas aqui no planalto central, só pra esses caras ficarem com o c# na mão de tanto medo e levar a defesa a sério.

Prezado colega, saudações.

O DF e a corja política se encontra completamente indefesos. A distância da Sodoma & Gomorra brasileira do mar e de cerca de 1.000 km. Mísseis de cruzeiro lançados a cerca de 1.000 km da linha do litoral brasileiro atingem o DF com precisão de até sete metros do ponto de impacto previsto. Exemplos de mísseis com esta capacidade: Kalibr M (4.500 Km) e o Tomahawk (2.500 Km). Salvas de mísseis de cruzeiro a partir do AS seriam impunes já que não temos uma Esquadra e defesa AAe. Um ataque como este em paralelo a destruição de alvos secundários, como por exemplo: - Usina de Itaipu, Base área de Santa Cruz, Base naval de Itaguaí, Fabrica de munições da CBC, fabrica da EMBRAER de Gavião Peixoto , Porto de Santos e plataformas marítimas de petróleo colocariam o Brasil de joelhos. Já perdemos a guerra, a honra , a amazônia ...etc. E totalmente desnecessário incursão de aviões tripulados. Perderemos a guerra a partir do mar.

Sds

Lord Nauta

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#82817 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sáb Set 21, 2019 10:00 am

Lord Nauta escreveu: Sáb Set 21, 2019 12:21 am
Marcelo Ponciano escreveu: Sex Set 20, 2019 4:13 pm Eu começo a ler essas notícias do orçamento e meu estômago começa a embrulhar de raiva com classe política. Os políticos estão muito confortáveis aqui em Brasília, no coração do país, longe de qualquer inimigo.

Por isso que torci para o Maduro ter mandado um Sukhoi fazer umas incursões no território brasileiro, quiça dar umas voltas aqui no planalto central, só pra esses caras ficarem com o c# na mão de tanto medo e levar a defesa a sério.

O DF e a corja política se encontra completamente indefesos. A distância da Sodoma & Gomorra brasileira do mar e de cerca de 1.000 km. Mísseis de cruzeiro lançados a cerca de 1.000 km da linha do litoral brasileiro atingem o DF com precisão de até sete metros do ponto de impacto previsto. Exemplos de mísseis com esta capacidade: Kalibr M (4.500 Km) e o Tomahawk (2.500 Km). Salvas de mísseis de cruzeiro a partir do AS seriam impunes já que não temos uma Esquadra e defesa AAe. Um ataque como este em paralelo a destruição de alvos secundários, como por exemplo: - Usina de Itaipu, Base área de Santa Cruz, Base naval de Itaguaí, Fabrica de munições da CBC, fabrica da EMBRAER de Gavião Peixoto , Porto de Santos e plataformas marítimas de petróleo colocariam o Brasil de joelhos. Já perdemos a guerra, a honra , a amazônia ...etc. E totalmente desnecessário incursão de aviões tripulados. Perderemos a guerra a partir do mar.

Sds

Lord Nauta
Sim, eu tenho plena ciência de que um míssil de cruzeiro atinge aqui com facilidade. Só que a classe política não tem. Por isso advogo a tese que é necessário um susto pra eles acordarem.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5740 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

#82818 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 21, 2019 10:38 am

Marcelo,, não há susto maior para a classe política brasileira do que perder as mordomias, os privilégios e o jeton.
De resto, nada surpreende ou mete medo neles vindo de fora. A nãos ser os nossos próprios militares.
Quem estar acostumado a ser rei com um olho só em terra de cego, acredita que isso é seguro vitalício do status quo.

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#82819 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 21, 2019 10:40 am

Lord Nauta escreveu: Sáb Set 21, 2019 12:22 am Prezado colega, saudações.
Sds
Lord Nauta
Na verdade já perdemos há muito tempo. :roll:
O recente ataque as refinarias na Arábia Saudita deveria nos dizer algo em termos de defesa, mas, como de praxe, passou despercebido e alhures às agendas dos engravatados do Planalto Central.
Sem prazos para mudanças de horizontes.

abs

Carpe Diem
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#82820 Mensagem por Boss » Sáb Set 21, 2019 12:26 pm

A choradeira sem fim normalmente fica restrita aos políticos e aqueles muros de lamentação do senso comum, mas raramente se vê alguém falando da composição do orçamento do MD, que é basicamente mais uma divisão de manutenção de funcionalismo pelo pagador de imposto, com salários, pensões e aposentadorias. Ano que vem o Orçamento que tão criticando aí tem R$ 4,7 bi em benefícios para as FAs, como parte da "reforma" da Previdência da categoria. O que é hilário porque deve ser o único caso de reforma da Previdência em que os afetados caem pra cima. Ah, e claro, nesses "benefícios" não tem nada de caça, navio ou blindado, é só privilégio pessoal, afinal, é pra isso que a gente paga imposto.

Fora todas as estruturas das próprias forças, que se realmente quisessem fazer valer o papel constitucional que possuem, que é a defesa nacional, seriam as primeiras a proporem alguns cortes em seções dispensáveis para a defesa. A Marinha tem mais pessoal que forças navais mais bem equipadas e atuantes do que ela. Muita gente, pouco navio. A FAB aqui sempre se criticou a tal "fazenda de leite" e outros gastos de gosto duvidoso para uma força aérea. O EB tá cheio de terrenão em área nobre em toda cidade por aí, onde os sofridos milicos passam a vida cortando grama e olhe lá.

As FAs estão imersas no mesmo mar de desrespeito ao dinheiro do pagador de imposto que todo funcionalismo público brasileiro. É cultural, infelizmente, nossa tendência a fazer servidor público virar aristocrata que todo fim de mês cobra um cheque do pagador de imposto sem entregar o que se espera dele. A parte do "servidor público" é jogada fora assim que se passa na primeira provinha e ganha o cargo para o resto da vida, sem grandes responsabilidades.

Por aí até falaram do ministro da Economia, que por ser liberal "não entende" o papel da defesa e coisas do tipo. Não é o papel dele cuidar da defesa, o papel dele é fazer a economia ir pra frente. E ele tem tentado fazer isso, com racionalidade. A perdição do Brasil e de todos esses miseráveis latinos que nos cercam (alguns já criaram juízo como Chile, Peru e Colômbia, outros tem vocação para ser fodido como os argentinos) é ter tara por soluções fáceis, dinheiro que brota do nada (i.e dívida ou inflação) e depois que a casa cai buscam os culpados fáceis, normalmente as "crises internacionais" ou os infiltrados da CIA. Poderia o Guedes buscar as soluções fáceis, na busca por popularidade a toque de caixa para o Bolsonaro, na conta dos sedentos por populismo latino-americano bocó. Soca dívida na máquina quebrada, cria mais gasto, imprime dinheiro. Faz o PIB crescer uns 3~4 p.p para idiota ver e reeleger o Bolsonaro, pra casa desmoronar logo depois como foi com a saudosa Dilma Vana Rousseff em 2014-2015...

Lembro até hoje do Datafolha, no sábado véspera do 2º turno em 2014, mostrando o "otimismo" com a economia por parte dos brasileiros naquele momento, quando qualquer um com QI maior que o de um pé de batata já via o desastre pronto pra cair nas nossas cabeças. Errar é humano, errar a vida inteira é mais do que burrice...

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
FCarvalho
Sênior
Sênior

#82821 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 21, 2019 12:46 pm

Economia quando gerida pelo Estado é política pública. E política pública pode ser de Estado ou de governo.
Como não temos nem sociedade, ffaa's, ou políticos que pensem o Estado nacional e não apenas a eleição, nada funciona direito por aqui desde sempre.
E o funcionalismo público tem passado por diversas transformações internas e externas desde os idos tempos de FHC.
E não vejo quais privilégios tenho, dado que meu contracheque e meu trabalho costumeiramente não me dão o retorno necessário no final do mês para viver com um mínimo de dignidade de qualquer cidadão. E isto já faz quase vinte anos.
Se alguma coisa tem de mudar no Brasil para a defesa ser levada a sério é começar pela sociedade. E a sociedade só muda com educação.
Mas a educação sozinha não muda a sociedade. E nem a sociedade sem ela.
Educação pública de qualidade e acessível a todos, do berço à beca.
Um dia a gente chega lá.

abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

#82822 Mensagem por Túlio » Sáb Set 21, 2019 4:30 pm

Lord Nauta escreveu: Sáb Set 21, 2019 12:22 am

Sds

Lord Nauta

Eu seria muito mas MUITO cauteloso com estimativas assim: se é essa molezinha toda vir aqui, lançar uns mísseis e pegar o que quiser, por que será que nunca (atenção: eu disse NUNCA!) tentaram a sorte de verdade e foram até o fim? Notemos que já falavam em Amazônia desde o século XIX, com charlas desde amalucadas, como uma "grande ideia" de um ianque de mandar a Navy e uns Marines tomar e assegurar um pedaço e depois encher navios negreiros com ex-escravos e tacar por lá, que se virassem depois, problema dos Brasileiros, o lance era uma America Without Coloreds (no fim, tentaram na África - Libéria - e não deu muito certo); ou mais realístico, que foi quando os Ingleses, aproveitando a tremenda instabilidade política do Brasil logo após a derrubada da Monarquia, nos tomaram um pedacinho da Amazônia Legal, fato que ficou conhecido nos livros de História como a Questão do Pirara, dadas as condições militares de então (Exército republicano, Marinha monarquista, e esta era na época suficientemente poderosa para causar sérias encrencas para a RN). Ao invés de seguir avançando, os Ingleses aceitaram a mediação do Rei da Itália que, como em quase todos os casos assim, foi "salomônico", mandando que uma parte fosse devolvida ao Brasil e a outra (menos de 20 mil km², que são e não são as "nossas Malvinas") permanecesse com os bifes. Mas ficou nisso. Lembremos, os caras ainda estavam apanhando nas chamadas Guerras Afegãs, imortalizadas por Rudyard Kipling (o cara do Mowgli) com seu conselho: guardar o último cartucho para se matar, no momento em que visse AS MULHERES se aproximando; também tinham participado, tanto com o Observadores Militares credenciados quando como mercenários junto a todos os participantes. Um deles, se não me engano junto das forças do Brasil, finalizou sua descrição de uma grande batalha com "coisas assim nunca funcionariam na Europa mas, por alguma razão, aqui funcionam e muito bem. Me parece ser uma maneira de combater que só os Sul-Americanos conseguem entender, eu não". Ou seja, a superpotência de então invadiu e teve que se contentar com um pedacinho menor do que o Sergipe, o menor Estado da Federação e, ao contrário dele, praticamente inútil, pois não acharam nada que justificasse o trabalho. Curiosidade: a área fazia originalmente parte de...RORAIMA!

Já no século XX o interesse não diminuiu, apenas os problemas logísticos e de pessoal (lembrar, a hoje supercute "Rainforest", povoada por uns poucos e simpáticos indiozinhos "sangue bão", era então denominada com o horrendo e mais correto termo "Green Hell", cheia de todo tipo de doença incurável, bichos venenosos, feras mortíferas e povoada com um montão de índios cruéis, assassinos e até canibais) eram os mesmos, tudo era longe e dava para contar nos dedos quem queria ir para lá E era capaz de combater e se manter vivo em ambiente tão hostil. Não ajudou nada aquela expedição nazista composta por
tropas profissionais que chegou lá de navio e seguiu marchando floresta adentro, para nunca mais ser vista. Hoje, com a imparável modificação da História (1984 - Orwell - manda lembrança), não deve faltar gente escrevendo e falando que é lorota ou ficção mas apagar as fotos e relatos que sobraram da época é mais difícil, tem sempre um geek pentelho para salvar e, ao ver que desapareceu, postar de novo. Intere$$e (especialmente de Inglaterra, França e Alemanha, mas não só eles) sempre houve e sempre haverá, tanto quanto dos EUA e até da Rússia, China, Índia, etc. É muito lebensraum e muita riqueza sem praticamente ninguém tomando conta para não instigar ambiçõe$.

Me permitam um hiato, sem intenção de fazer proselitismo político - que todos sabemos ser PROIBIDO NO DB - mas me parece um daqueles momentos em que não se pode seguir em frente sem mencionar: no começo deste século XXI as charlas de internacionalização da Amazônia estavam em seu auge no exterior, especialmente na Europa (para variar :roll: ), enquanto que, internamente, o desejo por uma mudança no establishment era mais forte do que nunca. E muitos de nós - eu incluso - elegemos e reelegemos - de novo, eu incluso - o que veio a se tornar o Presidente mais cute da História do Brasil: Luiz Inácio da Silva, o Lula! Muitos de nós costumam relativizar ou mesmo ignorar sua importância para a preservação da Amazônia como nossa e o lançamento do Brasil (ainda que num "voo de galinha") como o mais novo Global Player no Concerto das Nações. Pois o sujeito uniu seu forte sentimento anti-ocidente (EUA e Europa) a uma imagem pública irresistível (by Duda Mendonça), que fez com que os alvos de seu desprezo o AMASSEM DE PAIXÃO! O cara chegou ao extremo de tentar interferir - junto com a Turquia - na política externa dos EUA, levar um "chega pra lá" do Obama e, na maior cara de pau, PROVAR ao mundo inteiro que o POTUS estava mentindo descaradamente, ao mostrar uma carta escrita e assinada por ele, endossando a linha de ação que tinha seguido. E ficou por isso mesmo! Manda o Bolsonaro fazer isso com o Trump e conta quantos dias leva para tomar impeachment, após um balaio de sanções. Mas o que interessa mesmo é que o "sapo barbudo" teve que ser "engolido" por muita gente gananciosa lá fora, mesmo ao cometer HERESIAS como, pouco depois de o Comandante da Marinha em pessoa anunciar que seu Programa Nuclear estava morto, não apenas o desmentiu mas ainda armou um contrato para desenvolver um SSN aqui, inicialmente em parceria com a Alemanha e no fim com a França. Nesse meio tempo, misteriosamente parou a charlaiada de internacionalização, e isso que ele levou o EB ao Vietnam para aprender a derrotar os EUA no mato, e em público! Não imagino qual outro PR de nossa História (incluindo o atual) é, foi ou seria capaz disso tudo e de sempre sair por cima. E paro aqui porque, se continuar, aí sim, entro em terreno PROIBIDO.

Encerrado o hiato que julguei necessário, e pedindo antecipadamente desculpas a quem julgar OT (basta me provar por MP, justamente para evitar OT, que estou errado e apago sem problemas), retomo o tema fulcral: eu até aceito quando o nosso véio @FCarvalho acredita que invadir o Brasil, destruir a infraestrutura e tomar conta é mais fácil que peidar dormindo e no máximo dou uma zoadinha básica; já um PRO como o nosso véio Mestre @Lord Nauta fazer a mesma coisa, bueno, parece que está é ME zoando: sério que basta disparar uns mísseis cruise, ocupar o Brasil e fazer o que bem entender ou cumprir sei lá qual objetivo? Destruir a infraestrutura implica em parar milhares e milhares de empresas de seus próprios Países (e de outros que podem não fazer parte da cambada, p ex a China, que tem uma montanha de bilhões investidos aqui, quem sabe) que estão instaladas e lucrando muito no Brasil e que são os grandes $upporter$ das campanhas eleitorais nos EUA e UE, desde por falta de eletricidade, água, telefone e internet até por complicações logísticas incontornáveis (pela importância do Brasil na Economia Mundial, uma ação assim já começaria derrubando TODAS as Bolsas, de modo muito mas MUITO FEIO e sem chances próximas de recuperação, além de causar pouco depois um tremendo aumento nas commodities, incluindo alimentos e combustíveis ao consumidor final, que é o ELEITOR e o PAGADOR DE IMPOSTOS de quem atacou); teriam que arranjar um pretexto fácil de "vender", e perderam há pouco um dos grandes, Der Zuerst Feuer Alles Zeiten na Amazônia; teriam ainda que se preparar (e, numa escala dessas, é impossível fazer discretamente) para a invasão e isso ia levar tempo, o que nos leva ao

PRINCÍPIO DA INCERTEZA - Por mais que seja explicado, nunca é levado a sério em espaços públicos de debate (pelo menos do Brasil) mas podem apostar que nas altas esferas do Poder é compreendido e aceito sem problemas. Ou acham que a pequena NK foi poupada por medo da China? Que o Irã foi poupado por medo de alguns terroristas piolhentos que os aiatolás sustentam? Que a China não toma conta de Taiwan de uma vez por todas, após descer a lenha em Hong Kong até entrar na linha, de medo da Sétima Frota? As razões para não-decisões como as mencionadas se prendem ao citado Princípio, pois a NK, mesmo quando ainda não tinha nukes, já tinha mísseis e suficiente material radioativo para atirar as chamadas "bombas sujas" (remove-se parte do material explosivo de uma ogiva e se coloca material altamente radioativo e venenosíssimo no lugar) na SK e Japão (incluindo Okinawa) e, com ajuda do vento, causar vastas epidemias e mortes por doenças relativas ao envenenamento por radiação, além de deixar a Economia da Ásia aos cacos; o Irã pode repetir com grande aumento o que provavelmente fez semana passada, e desta vez contra lugares muito mais distantes do que a Arábia dos Saud (incluindo Israel), levando os preços do petróleo e gás a níveis pra lá de históricos e ainda aproveitar para lançar também umas "bombas sujas" para liquidar a fatura, depois azar, "iam nos matar mesmo, foda-se"; e a China, no que se arresorver a descer a lenha em Hong Kong, sabe que derruba todas as Bolsas da Ásia, cuja principal consequência seria a maior transferência de dinheiro da história, de um hemisfério para o outro do planeta e em poucos minutos; já Taiwan, quem não garante que tem umas "surpresinhas" guardadas no arsenal? Todos os citados podem até não ter tudo o que precisam para bagunçar geral (mas podem também ter até mais); ou podem ter mas não estarem dispostos a pagar o preço por usar (mas também podem estar). Lidar com este tipo de INCERTEZA é o maior pesadelo do cara que tem que tomar a decisão de atacar ou não, pois sabe como vai começar mas só de pensar no que pode dar se apavora, pois ninguém quer ser o Hitler do século XXI ou coisa pior.

E O BRASIL COM ISSO? Bueno, já falei várias vezes mas lá vai de novo: na década passada um Físico Pernambucano do EB se foi ao MIT e voltou com sua Tese, devidamente aprovada. Tudo eram flores até que ela foi publicada: TOCOU O HORROR, os EUA queriam queimar todos os exemplares, a Europa estava escandalizada mas...........quem iria se meter com um País governado pelo PR mais cute de todos os tempos? Aquele com jeito de tio da gente, que fala coisas agradáveis e divertidas e sempre nos traz um saquinho de bala quando vem visitar? Pois é, sodas mas mais uma vez tiveram que "engolir" o "sapo barbudo". Pouco depois o Físico sumiu dos holofotes e sua Tese das manchetes. Mas:

:arrow: Será que queimaram mesmo ou está até hoje sendo aperfeiçoada (além de submetida aos Físicos Experimentais e Engenheiros, que transformam cálculos e equações em coisas tangíveis) e até já havendo produtos concretos, cuidadosamente guardados em algum lugar que ninguém sabe, exceto quem tem que saber?

:arrow: Quais serão as verdadeiras capacidades do chamado MCT-300, em carga e alcance?

:arrow: E esses novos foguetes, descendentes dos véios "Sonda" (o I e o II hoje respondem por SS-30 e SS-60/80, e o futuro SS-150 não me parece mais do que um aperfeiçoamento do Sonda III. Nada mal para "pacíficos foguetes de pesquisa científica", não?), cujos motores são excelentes para pelo menos um IRBM? Só eu, aqui nos cafundós, imaginei "outros usos" para eles?

:arrow: E se "esses brazucas são tão DOIDOS que botam umas nukes de queda livre em uns 20 ridículos AMX sem qualquer modernização (e se for Gripen E/F então?), abatemos 19 com nossos supersofisticados sistemas AAe (mas Pk de 100% é Sci-Fi) e o vigésimo chega perto do grosso da nossa superfrota e lança"?

:arrow: Por fim, e se eles não têm nada disso, ou até têm mas são uns frouxos e se entregam e ainda cantam a Star Spangled Banner de coração?

Não sei VOSMEÇÊS mas eu é que não queria ter que decidir num caso tão encascurrado... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#82823 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Set 21, 2019 6:26 pm

Túlio escreveu: Sáb Set 21, 2019 4:30 pm Eu seria muito mas MUITO cauteloso com estimativas assim: se é essa molezinha toda vir aqui, lançar uns mísseis e pegar o que quiser, por que será que nunca (atenção: eu disse NUNCA!) tentaram a sorte de verdade e foram até o fim?
Porque não havia nada aqui que valesse a pena, e o que eles queriam, sempre conseguiram subornando políticos.

Quase toda multinacional está instalada aqui com margens de lucro impensáveis em seus países de origem.

O que mais eles iriam querer?

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#82824 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 21, 2019 11:06 pm

As chances do Gripen ao redor do planeta
20 de setembro de 2019

https://www.aereo.jor.br/2019/09/20/as- ... AQsMwyU9rE

Carpe Diem
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#82825 Mensagem por Boss » Seg Set 23, 2019 1:10 am

FCarvalho escreveu: Sáb Set 21, 2019 12:46 pm Economia quando gerida pelo Estado é política pública. E política pública pode ser de Estado ou de governo.
Como não temos nem sociedade, ffaa's, ou políticos que pensem o Estado nacional e não apenas a eleição, nada funciona direito por aqui desde sempre.
E o funcionalismo público tem passado por diversas transformações internas e externas desde os idos tempos de FHC.
E não vejo quais privilégios tenho, dado que meu contracheque e meu trabalho costumeiramente não me dão o retorno necessário no final do mês para viver com um mínimo de dignidade de qualquer cidadão. E isto já faz quase vinte anos.
Se alguma coisa tem de mudar no Brasil para a defesa ser levada a sério é começar pela sociedade. E a sociedade só muda com educação.
Um dia a gente chega lá.

abs
O Brasil gasta em educação, per capita, o que vários países desenvolvidos por aí gastam, ou até mais. Tem Estado aí que se vangloria de pagar isso e aquilo para professor, que tratam como uma vaca sagrada, e os índices educacionais internos estão lá embaixo, porque a qualidade do gasto beira o inexistente, é só populismo e corporativismo barato.

O problema central aqui, além das limitações impostas pela nossa economia, que é pequena proporcionalmente a nossa população (PIB per capita de ~USD 10000 é uma piada) é o gasto. Gasta-se muito perto do que se entrega, que beira o nada, e isso em todas as áreas de competência pública. Não há nada aqui que seja eficiente.

Acho que o primeiro ponto para qualquer área que exija mais recursos é primeiro mostrar competência com o que tem. Dinheiro público é dinheiro do povo, tirado a força do trabalhador e do empresário, não tem que ser tratado como cifras quaisquer. Se o dinheiro que tá chegando não é o que queria, adapte-se, corte os excessos, assuma prioridades.

E as FAs não são exceção nessa história. Teve tempo aí que o orçamento do MD em dólar era de US$ 30 bi, bem razoável para nossa realidade. Mas tudo isso era enfiado sabe-se lá no que, mas em defesa é que não era. A solução que se vê por aí é sempre aumentar o orçamento, como se esse dinheiro desse em árvore, nunca avaliar a qualidade do gasto.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
FCarvalho
Sênior
Sênior

#82826 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 23, 2019 11:05 am

Boss escreveu: Seg Set 23, 2019 1:10 am O Brasil gasta em educação, per capita, o que vários países desenvolvidos por aí gastam, ou até mais. Tem Estado aí que se vangloria de pagar isso e aquilo para professor, que tratam como uma vaca sagrada, e os índices educacionais internos estão lá embaixo, porque a qualidade do gasto beira o inexistente, é só populismo e corporativismo barato.
O problema central aqui, além das limitações impostas pela nossa economia, que é pequena proporcionalmente a nossa população (PIB per capita de ~USD 10000 é uma piada) é o gasto. Gasta-se muito perto do que se entrega, que beira o nada, e isso em todas as áreas de competência pública. Não há nada aqui que seja eficiente.
Acho que o primeiro ponto para qualquer área que exija mais recursos é primeiro mostrar competência com o que tem. Dinheiro público é dinheiro do povo, tirado a força do trabalhador e do empresário, não tem que ser tratado como cifras quaisquer. Se o dinheiro que tá chegando não é o que queria, adapte-se, corte os excessos, assuma prioridades.
E as FAs não são exceção nessa história. Teve tempo aí que o orçamento do MD em dólar era de US$ 30 bi, bem razoável para nossa realidade. Mas tudo isso era enfiado sabe-se lá no que, mas em defesa é que não era. A solução que se vê por aí é sempre aumentar o orçamento, como se esse dinheiro desse em árvore, nunca avaliar a qualidade do gasto.
Historicamente os gastos com o erário público sempre sofreram da errática falta de qualidade dos investimentos feitos, desde o planejamento até a implantação. Isso tem mais a ver com a ausência de quadros profissionais realmente qualificados no funcionalismo público e à já conhecidíssima corrupção pública, naquilo que diz respeito ao aspecto político da coisa.

Mas fato é que o funcionalismo público tem sido enquadrado há tempos em um processo de renovação e qualificação profissional que tem surtido efeitos bastante concretos no que tange o aspecto técnico no planejamento e gestão dos gastos públicos. O problema maior é que o fator político não colabora de forma nenhuma com essa evolução.

Infelizmente essa renovação nos quadros técnicos públicos vem de pouco mais de vinte anos para cá, e ainda via levar muito tempo para modificarmos comodidades e pré-conceitos para lá de enraizados dentro da esfera da administração pública, seja porque o sistema como um todo ainda é viciado, seja porque existem muitos funcionários públicos que convenientemente colaboram com o espectro político da gestão a fim de não indispor-se ou ganhar sempre algo. É uma cultura que vai levar anos para ser modificada.

No que diz respeito as ffaa's também o acima se aplica a elas. Já vi muitos casos de má gestão de verba pública no campo militar, também em função do corporativismo, fisiologia e burrocracia as quais estão amarrados os inúmeros processos nos quais os militares se debruçam. Qualificar a gestão é um objetivo de qualquer governo, mas isso depende, como sempre, da visão e da disposição de cada um em efetivamente implementar as reformas necessárias.

Como não temos uma cultura de gestão pública de primeiro mundo, dado que aqui serviço público ainda rima com emprego público e suas benesses, temos que dar tempo ao tempo e ir cobrando as mudanças de hábito que são desejadas por toda a sociedade. Isso de alguma forma já está acontecendo dentro e fora das ffaa's na administração pública. Falta começar a mudar a gestão política do dinheiro público.

Mas essa parte é a mais complicada, como sempre.

abs

Carpe Diem
jambockrs
Sênior
Sênior
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#82827 Mensagem por jambockrs » Sex Set 27, 2019 2:00 am

Meus prezados
Curiosidade...
Qual é a função da chave ‘WAR/PEACE’ no painel do Gripen?
Imagem
Cockpit do Saab Gripen JAS 39C
O moderno cockpit e painel do caça Saab JAS 39C Gripen possui uma série de botões e interruptores para ativação e desativação de vários equipamentos.
Os mais atentos podem observar que no painel lateral à direita existe um interruptor com as posições WAR e PEACE, com a última posição sendo a default.
Aparentemente, esse interruptor “desbloqueia” uma série de aprimoramentos de desempenho que normalmente não são usados, a menos que seja absolutamente necessário, possivelmente para evitar o desgaste da aeronave.
Diz-se que o interruptor quando colocado na posição WAR libera as capacidades máximas dos sistemas do Gripen, incluindo o motor. Mais empuxo, maior alcance de detecção de radar etc.
Segundo algumas fontes, a configuração WAR aumentaria o desempenho do Gripen em 30%, liberando o avião a ultrapassar o AoA máximo e o limite de +9G para manobras, podendo atingir até +12 G, o que pode ser útil para escapar de mísseis.
Outras fontes dizem que o interruptor WAR/PEACE acionaria também “características adicionais”, como o poderoso “jammer” do avião, que torna a detecção do Gripen mais difícil para os radares inimigos.
Imagem
Observe que o interruptor no canto inferior direito mostra as configurações “PEACE” e “WAR”. Diz-se que a configuração GUERRA aumentaria o desempenho do Gripen em 30%, possibilitando puxar manobras de até +12 G
Imagem
Fonte: site Poder Aéreo 25 set 2019

Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
FCarvalho
Sênior
Sênior

#82828 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 27, 2019 1:06 pm

Um texto que trás reflexões sobre o futuro do Gripen lá e cá.
Aliás, isso me lembra que a SAAB está negociando a sua entrada no Tempest.

O urso mora ao lado
25 de setembro de 2019

https://www.aereo.jor.br/2019/09/25/o-u ... a-ao-lado/

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2392 vezes

#82829 Mensagem por gabriel219 » Sex Set 27, 2019 2:59 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Set 21, 2019 12:46 pm Economia quando gerida pelo Estado é política pública. E política pública pode ser de Estado ou de governo.
Um dia a gente chega lá.

abs
Você precisa se decidir: a educação tem que ser de qualidade ou tem que ser pública, os dois não dá.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

#82830 Mensagem por Túlio » Sex Set 27, 2019 5:19 pm

Será que o nosso véio cupincha @FCarvalho anda apaixonado? De uns tempos pra cá tem viajado em cada utopia que vou te contar... :lol: :lol: :lol: :lol:

Ele e eu conhecemos DE DENTRO o que é Serviço Público, e um dos exemplos que eu dava ainda na ativa era "bota $ 10k numa repartição e ela vai 'funcionar' como sempre; dae bota $ 100k pra ver a diferença: dos 90 a mais vão roubar 50 e o resto usar para triplicar o quadro de pessoal e dar um aumentinho-merreca, depois continua 'funcionando' igualzinho, só que agora custando sempre $ 100k e todo mundo se queixando que é assim porque não tem verba".

E um dia alguém ainda vai me explicar direito o que é isso de "educação de qualidade" e especialmente o que tem a ver com o Programa Gripen... :? 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder