Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 63035
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6866 vezes
Agradeceram: 7157 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7771 Mensagem por Túlio » Sex Dez 13, 2024 4:32 pm

FCarvalho escreveu: Sex Dez 13, 2024 3:51 pm Para transporte aéreo por um cargo tático como o C-130J, que eles tem por lá, podemos supor uma largura entre 2,5 e 2,8 metros.
Qualquer coisa além disso vai tornar o seu transporte neste modal tão marginal e limitado que simplesmente não compensa.
Melhor meter o pé na estrada ou simplesmente botar eles aonde são necessários desde o primeiro momento.
Eu ia justamente perguntar pela largura máxima para o 130, que tem sido o Cargo tático deles e no qual devem ter baseado o requisito que citei.




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40095
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6320 vezes
Agradeceram: 3543 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7772 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 13, 2024 6:26 pm

Túlio escreveu: Sex Dez 13, 2024 4:32 pm
FCarvalho escreveu: Sex Dez 13, 2024 3:51 pm Para transporte aéreo por um cargo tático como o C-130J, que eles tem por lá, podemos supor uma largura entre 2,5 e 2,8 metros.
Qualquer coisa além disso vai tornar o seu transporte neste modal tão marginal e limitado que simplesmente não compensa.
Melhor meter o pé na estrada ou simplesmente botar eles aonde são necessários desde o primeiro momento.
Eu ia justamente perguntar pela largura máxima para o 130, que tem sido o Cargo tático deles e no qual devem ter baseado o requisito que citei.
Consegui achar isso aqui na página da 5a Força Aérea \ USAF:
Cargo Compartment:
C-130E/H/J: length, 40 feet (12.31 meters); width, 119 inches (3.12 meters); height, 9 feet (2.74 meters). Rear ramp: length, 123 inches (3.12 meters); width, 119 inches (3.02 meters)
C-130J-30: length, 55 feet (16.9 meters); width, 119 inches (3.12 meters); height, 9 feet (2.74 meters). Rear ramp: length, 123 inches (3.12 meters); width, 119 inches (3.02 meters)
https://www.5af.pacaf.af.mil/About-Us/F ... -hercules/

Pelos números aí, no caso dos -J indianos, a largura interna é de 3,12 metros, o que significa em termos práticos que qualquer material transportado estará limitado aquela largura que citei. Ou o transporte se torna algo questionável.

No caso, o KC-390 tem 33 cm a mais de largura (3,45 mts) em relação ao Hércules. Não é grande coisa, e se mantém a meu ver o questionamento sobre o emprego deste modal para o bldo indiano.

Para quem já viu o KC-390 sendo testado levando Astros, Guarani e até M-113 dá para entender do que estou falando.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40095
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6320 vezes
Agradeceram: 3543 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7773 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 18, 2024 10:13 am





Carpe Diem
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 583
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceu: 73 vezes
Agradeceram: 406 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7774 Mensagem por Aim For The Top » Sex Dez 27, 2024 9:38 am

Nova venda de 2 kc-390, agora para um cliente secreto.



Ps: lembrei agora que no começo do ano o BNDS aprovou um empréstimo para o Uzbequistão para a compra do kc-390, talvez seja ele o cliente.




Editado pela última vez por Aim For The Top em Sex Dez 27, 2024 11:17 am, em um total de 1 vez.
Catapultam habeo. Nisi pecuniam omnem mihi dabis, ad caput tuum saxum immane mittam.

Gunbuster
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1372
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceu: 59 vezes
Agradeceram: 510 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7775 Mensagem por Cassio » Sex Dez 27, 2024 9:54 am

Para fechar o ano com chave de ouro.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 41796
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1265 vezes
Agradeceram: 3276 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7776 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 27, 2024 9:56 am

Aim For The Top escreveu: Sex Dez 27, 2024 9:38 am Nova venda de 2 kc-390, agora para um cliente secreto.

Por cá diz-se que é Marrocos.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1372
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceu: 59 vezes
Agradeceram: 510 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7777 Mensagem por Cassio » Sex Dez 27, 2024 10:25 am

Chegamos a 10 nações que escolheram o C-390... quem diria hein? Até outro dia ainda tinha gente afirmando que não venderíamos além da FAB e da FAP...
Nada como um dia após o outro.




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2321
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 239 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7778 Mensagem por gogogas » Sex Dez 27, 2024 10:46 am

Ouvi boatos do Paquistão




Gogogas !
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 414
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceu: 163 vezes
Agradeceram: 190 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7779 Mensagem por Lucubus » Sex Dez 27, 2024 11:12 am

O mais provável seria o Marrocos, mas este ja era de conhecimento público.... vamos aguardar




Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 414
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceu: 163 vezes
Agradeceram: 190 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7780 Mensagem por Lucubus » Sex Dez 27, 2024 11:22 am

Nessa equação pode entrar tambem o Chile e o Emirados Arabes Unidos....

Encuentro de usuarios del KC-390 organizado por Embraer, edicão 2024. Este encuentro aconteceu em finais de septembro.

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40095
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6320 vezes
Agradeceram: 3543 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7781 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 27, 2024 12:08 pm

Pela quantidade, apenas 2 aviões, e relembrando o quadro acima, não me surpreende se for o Chile com ajuda do BNDES, levando em conta também as declarações e negócios fechados na última FIDAE entre Embraer e ENAER, com apoio do governo chileno.

Marrocos e UAE quando fecharem suas respectivas compras não vão precisar de financiamento, muito menos encomendar apenas duas unidades, tendo em vista o histórico destes países. O quadro acima da Embraer por si só explica quem são os clientes firmes do KC-390 no apagar das luzes de 2024.

Ano que vem tem o negócio dos suecos para resolver, que praticamente está com as duas mãos no avião. A não ser que por aqui alguém resolva estragar a coisa toda. O que não seria exatamente nenhuma surpresa.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40095
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6320 vezes
Agradeceram: 3543 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7782 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 27, 2024 12:39 pm

Defence
Mighty task for Hercules in Middle East
Nearly 200 C-130 Hercules aircraft have been operated by Middle East air forces since the first was delivered to Iran in 1962. Alan Warnes reports.

https://www.timesaerospace.aero/feature ... iddle-east

O mercado do oriente médio em disputa.

Não consegui achar os números exatos, mas a força aérea dos UAE possuem dezenas de C-130H\J em diversas versões, e como os sauditas, eles utilizam, também, seus aviões em apoio à sua diplomacia militar e política na região, no norte da África, e mesmo além.

Junto com os UAE, a Arábia Saudita e Egito são os três maiores mercados ativos para o KC-390. Em todos eles a Embraer tem negócios, digamos, fechados, ou que demandam apenas "detalhes" para serem concluídos.

2025 pode ser não apenas "o ano" para o programa KC-390, mas, o mais espetacular de todos os tempos para a Embraer.

A ver.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40095
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6320 vezes
Agradeceram: 3543 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7783 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 27, 2024 12:45 pm

Relembrar é viver.

Imagem

Arábia Saudita estuda substituir seus 42 C-130 Hércules por 33 Embraer C-390 Millennium

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... millennium

O mercado do Oriente Médio pode vir a se o verdadeiro ponto de inflexão do KC-390 no mercado internacional, de tal forma deixar mesmo em posição secundária o negócio com a Índia, ainda sem tem data para uma decisão e já com diversos contornos de complicações para o nosso lado em termos de possíveis off set entre os países. E o problema obviamente não é o lado indiano deste possível negócio.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40095
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6320 vezes
Agradeceram: 3543 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7784 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 28, 2024 11:44 am

11/09/2024
Suécia seleciona o Embraer C-390 Millennium como sua nova aeronave de transporte militar

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTYAlSH-qK3hBajpR2uGQ3l_Z_jl5Gp0o-5rA&s

https://embraer.com/global/en/news/embr ... t-aircraft

Ao menos do ponto de vista da Embraer, aparentemente o negócio com os suecos está fechado para a aquisição dos KC-390, mesmo sem nenhuma alusão a quaisquer "trocas" por novos Gripen E\F para a Força Aérea Brasileira.

O governo brasileiro obviamente não quer, e não se compromete, com quaisquer ações neste sentido, com as relações entre as partes, pelo menos do ponto de vista negocial, neste momento, estando ocorrendo entre Embraer, SAAB e governo sueco.

A carta de intenções assinada em Novembro entre Brasil e Suécia pelos respectivos MD, não garante, e nem descarta, a opção por mais Gripen E\F, ainda que esta necessidade premente bata às portas da FAB, MD, governo BR e quem mais quiser.

Com custos que podem variar entre 60 a 80 milhões de dólares por cada Gripen E\F, segundo fontes abertas na internet, o problema agora é saber como financiar um eventual adendo contratual para a FAB em troca de KC-390 para os suecos em meio à escalada de cortes e procrastinação de investimentos em todas as áreas da Defesa até o fim da atual gestão. E com poucas possibilidades de mundanças no período imediato.

Os suecos, ainda que pese a falta de um contrato real, são o 7o país europeu a adquirir o KC-390 ate o presente ano. Os demais são Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, Rep Checa e Eslováquia.

Ano que vem tem mais.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40095
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6320 vezes
Agradeceram: 3543 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7785 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 28, 2024 11:51 am



E as tentativas de explicação do óbvio pela internet afora para a escolha do C-390 pelos suecos continuam.

E são muitas. :mrgreen:




Carpe Diem
Responder