![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Falando em conta, a Europa está se saindo até o momento o melhor, e mais surpreendente, mercado ativo para o KC-390.
Até agora, considerando este último negócio com os eslovacos, já são 21 aeronaves vendidas\negociadas para o velho continente, com o próximo ano prometendo aumentar este número para mais de três dezenas de unidades.
O negócio sueco eu dou como fechado, mas, essa história de outro caça na FAB, cortes de recursos no programa Gripen E\F em 2025, negociações para um novo cronograma de entrega entre FAB e SAAB, falta de verbas no orçamento até para o básico na Defesa nos próximos anos, etc, além da insofismável negação do MF em arbitrar qualquer possibilidade de adendo contratual ao FX-2, até prova em contrário, dá a entender que esta compra pode não significar necessariamente mais Gripen E\F para a FAB.
No fim, acabo pensando que os suecos vão precisar negociar outros espelinhos da sua BIDS, e eles são muitos, para tentar compensar esta compra do avião da Embraer. E eles já estão se mexendo neste sentido. Espero sinceramente que dê certo.
Ano que vem tem Grécia, Polônia e Finlândia na fila para também potencialmente fechar com o cargo da Embraer no mercado europeu. A Suíça corre por fora, e é a que menos dá indicações de movimentos na direção do nosso avião.
A ver.