UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13634
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6901 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 31, 2022 1:18 pm

Suetham escreveu: Ter Mai 31, 2022 11:50 am Eu concordo, o R-37M tornou seus alvos grandes plataformas aéreas multiplicadores de força como JSTARS/AWACS/AEW/Bombardeiros... mas qualquer alvo entre 25 metros a 25.000 metros torna-se passível de ser interceptado pelo R-37M, incluindo até mesmo mísseis de cruzeiro, mas o fato é que o míssil consegue pegar alvos que conseguem puxar 8g (a maioria das aeronaves consegue fazer 9G hoje em dia)... outros alvos podem incluir U-2s e SR-71.

O R-37M não voa nessa velocidade em toda a trajetória, apenas mísseis ramjet como o Meteor tem essa capacidade de ser alimentado na velocidade máxima durante toda a trajetória.

O detalhe é que os mísseis russos esgotarão a maior parte de seu combustível quando estiverem perto do alvo se for uma interceptação ao seu alcance máximo - mesmo considerando contra alvos grandes, mesmo contando com motores de foguete de pulso duplo. Por exemplo, se o alvo começar a mudar de altitude, direção e velocidade, então o míssil deve mudar seu curso de voo repetidamente para mirar em todos os novos pontos de interceptação. Cada mudança reduzirá mais a energia e, se continuar fazendo isso, perderá a velocidade.

A vantagem do R-37M é a sua descrição, isso significa que eles não estarão queimando quando se aproximarem do alvo em comparação com os mísseis ramjet que estarão queimando durante todo o voo. Portanto, o avião alvo será menos alertado por meio de seus sensores de alerta de mísseis, pois o míssil russo não possui mais uma grande assinatura de fumaça de escapamento em comparação com mísseis com grande assinatura.

Alcançar algo além de +300 km é muito difícil, especialmente agora com aviões mais furtivos. Mesmo os AWACS com seus grandes radares teriam problemas para atingir tal alvo. E lembre-se que esses números de alcance máximo são apenas para o público e esse alcance depende de muitos fatores. Exércitos que compram mísseis ar-ar terão informações muito mais detalhadas sobre isso.

Um míssil com um motor de propelente sólido de longo alcance tem dois combustíveis, um combustível de alta energia e, em seguida, um combustível de baixa energia. O combustível de alta energia acelera o míssil e permite que ele suba para o ar mais frio e rarefeito, onde há menos arrasto. O combustível de alta energia queima por talvez 2-3 segundos, enquanto o combustível de energia mais baixa apenas supera o arrasto, mas pode queimar por alguns minutos, estendendo muito o alcance e reduzindo a perda de velocidade que teria sido causada simplesmente por inércia. Simplesmente um míssil grande com combustível de alta energia pode queimar por 6 segundos, mas não viajará muito mais rápido do que o mesmo míssil com combustível de alta energia que queimou por 2-3 segundos. Mais importante, um míssil grande com combustível de alta e baixa energia pode ter 3 segundos de combustível de alta energia para acelerar e, em seguida, um combustível de baixa energia que queima por 10-15 segundos e mantém a velocidade por muito mais tempo.

Isso é constante. Isso porque até o míssil atingir a velocidade, logo desligam. Além disso, o foguete voa por inércia, perdendo gradualmente não apenas velocidade, mas também energia. E isso significa que sua manobrabilidade é reduzida. Após 100 km de voo sobre alvos de interceptação, manobrando com uma sobrecarga de +9 g, tudo piora. Para interceptações de 300 km ou mais, nenhum dos foguetes terá combustível ainda queimando quando chegar ao alvo, isso porque o gerenciamento de energia é pior se comparado ao desempenho de voo de um ramjet, porque o alvo estará mudando a velocidade e a direção, ele estará usando tanta energia para corrigir sua trajetória de voo quando chegar perto, ele cairá do céu sem energia sobrando. Nos últimos segundos, quando ambos os mísseis ficam ativos, há algumas aeronaves que poderiam manobrar o R-37M, enquanto nenhuma aeronave tripulada provavelmente manobrará o Meteor em suas respectivas faixas de alta probabilidade de morte.
Não, mas espera ai, quem disse que o R-77M voa a uma velocidade de Mach 5.4-6 todo o trajeto? Eu falei que ele atinge essa velocidade quando o primeiro pulso acaba,

Há um problema quando você diz "aeronave mudar de curso repentinamente". Uma aeronave voando em velocidade supersônica não pode simplesmente virar a 9G sob o risco de matar o piloto e danificar a estrutura da aeronave. A aeronave precisará desacelerar e o míssil precisa estar numa distância relativamente próxima para que possa realizar o "cracking" seguro e tentar fazer com que o míssil manobre para perder energia ou simplesmente perca de vista. O problema é que o míssil também manobra em vôo, vai sendo atualizado via data-link sobre a posição do alvo, especialmente se tiver um AWACS para ajudar. Míssil não vai seguir reto pro ponto futuro e depois pensar "ah, eita, ele manobrou", vai acompanhando junto a aeronave agressora, que obviamente terá que está em velocidade supersônica para lançar seus mísseis ar-ar. Mesmo aeronaves em velocidade supersônica, só conseguem realizar uma manobra desse tipo em 4G, talvez 5G em uma velocidade de Mach 1.4-1.7, acima disso, nem vai ser necessário o míssil atingir a aeronave, o piloto vai ter sofrido um AVC.

Outro problema é quanto a você considerar engajamentos única e exclusivamente contra alvos a 300 km. Mesmo que sejam detectados, a doutrina de várias forças aéreas do mundo é começar a engajar o alvo perto do NEZ, que, dependendo do míssil, seria algo em torno de 60-70 milhas náuticas. Engajamentos a 300 km de alcance são simplesmente ignorados quanto a caças por ser difícil de acompanhar e por ser difícil também de confirmar o abate, só um míssil com dual DT ou triple DT poderia confirmar a detonação próxima ao alvo, porém ainda há complicativos em confirmar algo a tão longe sendo tão pequeno, diferente de um bombardeiro estratégico ou um AWACS.

Outra coisa que não considera é que não apenas o míssil atingir o alvo é o que importa, porém o R-37 pode ser capaz de colocar o inimigo da defensiva, o que permite várias manobras ofensivas e diminui as chances do inimigo remeter, lançar um míssil e tentar guia-lo até o PPP. É uma das coisas mais importantes no combate aéreo BVR.

Quanto ao restante do seu texto, eu estou ciente. Só sei o porque está sendo discutido abate de um caça a 300 km de distância por um R-37, ninguém colocou essa hipótese ou aventou isso.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13634
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6902 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 31, 2022 2:34 pm

Ao que parece, as tropas da AFU se refugiaram na Planta Química de Azot, nas margens do Donets:



Parece que é o fim da Ofensiva em Kherson foi decretada:
"Ukraine will not rush to de-occupy territories if it requires tens of thousands of victims, but will wait for the necessary weapons." - Zelensky
Mi-35 atacando alvos com mísseis a mais de 6 km:





Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6903 Mensagem por Suetham » Ter Mai 31, 2022 2:36 pm

gabriel219 escreveu: Ter Mai 31, 2022 1:18 pm
Não, mas espera ai, quem disse que o R-77M voa a uma velocidade de Mach 5.4-6 todo o trajeto? Eu falei que ele atinge essa velocidade quando o primeiro pulso acaba,
Apenas para esclarecimento.
gabriel219 escreveu: Ter Mai 31, 2022 1:18 pm Há um problema quando você diz "aeronave mudar de curso repentinamente". Uma aeronave voando em velocidade supersônica não pode simplesmente virar a 9G sob o risco de matar o piloto e danificar a estrutura da aeronave. A aeronave precisará desacelerar e o míssil precisa estar numa distância relativamente próxima para que possa realizar o "cracking" seguro e tentar fazer com que o míssil manobre para perder energia ou simplesmente perca de vista. O problema é que o míssil também manobra em vôo, vai sendo atualizado via data-link sobre a posição do alvo, especialmente se tiver um AWACS para ajudar. Míssil não vai seguir reto pro ponto futuro e depois pensar "ah, eita, ele manobrou", vai acompanhando junto a aeronave agressora, que obviamente terá que está em velocidade supersônica para lançar seus mísseis ar-ar. Mesmo aeronaves em velocidade supersônica, só conseguem realizar uma manobra desse tipo em 4G, talvez 5G em uma velocidade de Mach 1.4-1.7, acima disso, nem vai ser necessário o míssil atingir a aeronave, o piloto vai ter sofrido um AVC.
Eu não disse "aeronave mudar de curso repentinamente", eu disse "míssil deve mudar seu curso de voo repetidamente para mirar em todos os novos pontos de interceptação", o que você falou é totalmente correto, mas eu não disse aeronave, eu disse míssil - leia-se o R-37M.
gabriel219 escreveu: Ter Mai 31, 2022 1:18 pm Outro problema é quanto a você considerar engajamentos única e exclusivamente contra alvos a 300 km. Mesmo que sejam detectados, a doutrina de várias forças aéreas do mundo é começar a engajar o alvo perto do NEZ, que, dependendo do míssil, seria algo em torno de 60-70 milhas náuticas. Engajamentos a 300 km de alcance são simplesmente ignorados quanto a caças por ser difícil de acompanhar e por ser difícil também de confirmar o abate, só um míssil com dual DT ou triple DT poderia confirmar a detonação próxima ao alvo, porém ainda há complicativos em confirmar algo a tão longe sendo tão pequeno, diferente de um bombardeiro estratégico ou um AWACS.
O exemplo vale para todos os tipos de alvo, por isso eu afirmei "qualquer alvo entre 25 metros a 25.000 metros torna-se passível de ser interceptado pelo R-37M, incluindo até mesmo mísseis de cruzeiro"...

Veja bem, independente do tipo de alvo, seja AWACS, seja caça... o abate a +300 km é extremamente limitado e só se dá em condições ideias de interceptação. Eu estou desconsiderando qualquer apoio tático e simulações de combate aéreo aqui, dei apenas um exemplo de que o perfil de voo aerobalístico do R-37M tem a desvantagem de "se o caça(ou qualquer outra aeronave ou alvo) inimigo em manobra voar no modo de baixa altitude ou média altitude, será extremamente difícil interceptá-lo quando lançado a uma distância de 250-300 km, pois o R-37M movendo-se ao longo de uma trajetória aerobalística esgota a carga sólida do propulsor do motor ainda no início da seção de marcha da trajetória, o que significa ao retornar às densas camadas da estratosfera e troposfera, o R-37M perderá velocidade em ritmo galopante devido à frenagem aerodinâmica, o que acabará reduzindo sua manobrabilidade a zero. É claro que a massa de 600 kg contribui para a preservação parcial dos parâmetros de velocidade do foguete em camadas densas da atmosfera, mas o diâmetro do corpo que proporciona um alto coeficiente de arrasto aerodinâmico, ainda é a característica definidora na deterioração dos parâmetros de energia do R-37M em distâncias próximas ao raio máximo de ação."
gabriel219 escreveu: Ter Mai 31, 2022 1:18 pm Outra coisa que não considera é que não apenas o míssil atingir o alvo é o que importa, porém o R-37 pode ser capaz de colocar o inimigo da defensiva, o que permite várias manobras ofensivas e diminui as chances do inimigo remeter, lançar um míssil e tentar guia-lo até o PPP. É uma das coisas mais importantes no combate aéreo BVR.
Totalmente de acordo.
gabriel219 escreveu: Ter Mai 31, 2022 1:18 pm Quanto ao restante do seu texto, eu estou ciente. Só sei o porque está sendo discutido abate de um caça a 300 km de distância por um R-37, ninguém colocou essa hipótese ou aventou isso.
O MiG-31BM trabalha diretamente para defesa aérea continental com o R-37M e, portanto, auxiliado via GCI + AWACS/AEW ou qualquer outro tipo de apoio tático estará em condições de abater qualquer ameaça que se apresenta contra o país, seja caça, seja AWACS, seja aeronaves REVO, seja bombardeiros, seja drones... novamente, isso é um outro assunto, o que eu estou comentando é sobre as condições de interceptação do R-37M de 300 km.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6904 Mensagem por Suetham » Ter Mai 31, 2022 2:39 pm

Suetham escreveu: Ter Mai 31, 2022 8:44 am
gabriel219 escreveu: Ter Mai 31, 2022 7:50 am Aliás, novo informe, necessita de confirmação:



Parsika estaria sobre controle Russo. Em Abril havia relatado sobre a importância tática dessa cidade: https://defesabrasil.com/forum/viewtopi ... 1#p5606911
Eu só quero ver como a AFU vai responder a isso. O fechamento do anel em torno da AFU nesse bolsão terá que ser conduzida por uma retirada, provavelmente eles já esperam essa ordem de retirada, mas falta a iniciativa do comando para declarar essa ordem - se não for ordenado isso, eu não ficaria surpreso.
Parece que recuaram. Ainda há esperança...





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13634
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6905 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 31, 2022 3:04 pm

Suetham escreveu: Ter Mai 31, 2022 2:39 pm Parece que recuaram. Ainda há esperança...

Essa região é de vital importância tática, pois assegura aos Russos uma nova frente contra Slovyansk e também minimiza demais possíveis danos as suas linhas de comunicação na frente. Ao que parece, cada vez mais as tropas estão recuando para a cidade de Slovyansk.

Já em Kherson:



Outro reporte é:
DPR troops repulsed the attack of the Armed Forces of Ukraine near Yasinovataya, the enemy lost up to 40 militants and tanks - Basurin

Our fighters repelled an enemy attack in the Novobakhmutovka area from the direction of Rozovka, according to the NM DPR.

Skillful actions of our fighters destroyed up to 40 personnel, two T-64 tanks and an infantry fighting vehicle of the Armed Forces of Ukraine.

The allied forces managed to push the enemy back from the "Agrofarm" near the village of Novoluganskoye near Svetlodarsk.
Além disso, está sendo veiculado que a AFU está construindo uma série de trincheiras na região de Kiev, temendo um novo avanço contra a Capital.

ATUALIZAÇÃO: a 60ª Brigada, na madrugada de hoje, tentou atacar alguma posição Russa ao Norte ou foi movida para a defesa central para tentar ajudar as tropas da AFU na região. Seria interessante saber aonde se deu isso e se realmente se trata da 60ª Brigada:





Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6906 Mensagem por Suetham » Ter Mai 31, 2022 3:50 pm

gabriel219 escreveu: Ter Mai 31, 2022 3:04 pm
Essa região é de vital importância tática, pois assegura aos Russos uma nova frente contra Slovyansk e também minimiza demais possíveis danos as suas linhas de comunicação na frente. Ao que parece, cada vez mais as tropas estão recuando para a cidade de Slovyansk.
Com certeza. Parece que outros canais já estão confirmando a retirada.
gabriel219 escreveu: Ter Mai 31, 2022 3:04 pm Outro reporte é:
DPR troops repulsed the attack of the Armed Forces of Ukraine near Yasinovataya, the enemy lost up to 40 militants and tanks - Basurin

Our fighters repelled an enemy attack in the Novobakhmutovka area from the direction of Rozovka, according to the NM DPR.

Skillful actions of our fighters destroyed up to 40 personnel, two T-64 tanks and an infantry fighting vehicle of the Armed Forces of Ukraine.

The allied forces managed to push the enemy back from the "Agrofarm" near the village of Novoluganskoye near Svetlodarsk.
Além disso, está sendo veiculado que a AFU está construindo uma série de trincheiras na região de Kiev, temendo um novo avanço contra a Capital.
Eu acho que isso está vinculado a possível acumulação russa em Sumy, vindos de Kursk. A AFU pode ter entendido que uma nova incursão multifacetada pode ser iniciada, incluindo Kiev, Chernigov e a própria Kharkov.

Informes:

De acordo com o Rybar: A situação no norte da região de Kharkiv às 18h00 de 31 de maio de 2022
Imagem


▪️ Após a retirada das Forças Armadas da Ucrânia de Tsupivka e Tokarevka e a retirada real para a linha Derhachi-Tsyrkuny, começaram as batalhas pela vila de Sosnivka. De acordo com informações preliminares, as unidades ucranianas sofreram perdas e já se retiraram do assentamento.
▪️ Artilharia das Forças Armadas da Rússia destruiu as posições da AFU em Zolochiv, Konstantinovka e Slatyne. Há destruição ativa por fogo de alvos na linha de contato.
▪️ Para conter o ataque, a AFU enviou unidades adicionais para a linha Slatyne-Pytomnyk.
▪️ Da área de Zolochiv e Derhachi, a artilharia ucraniana ataca as posições das Forças Armadas russas em Kozacha Lopan e a recentemente capturada Dementievka. A designação do alvo é fornecida pelos radares de contra-bateria AN/TPQ-36 fornecidos dos EUA, localizados em Rohan.
▪️ À noite, a AFU também atacou a vila de Poliotdelsky, região de Belgorod, com munições cluster. A infraestrutura foi danificada.

Em geral, perto de Kharkov, a AFU está gradualmente sendo expulsas das posições que ocupavam durante a "grande contra-ofensiva", levando-o para os arredores de Kharkov. Claro, eles não atacarão Kharkov agora. Só que o agrupamento se fortaleceu nesse sentido e os "sucessos" da propaganda terminaram instantaneamente. Acredito que o comando do agrupamento Kharkiv da Rússia provavelmente não terá tarefas ambiciosas, pelo menos até o final da batalha no Donbass. Com ações defensivas na linha Kozacha Lopan-Liptsy-Ternovoye-Rubizhnoye, eles lidaram com bastante sucesso. A tarefa definida por Zelensky e o Estado-Maior da AFU para forçar as Forças Armadas russas a sair da região de Kharkiv (até Seversky Donets) não foi cumprida, apesar de sérios esforços hérculos para realizar tal tarefa.


Um avião de ataque modernizado Su-25M1 da Força Aérea Ucraniana abatido como resultado de uma derrota pelos sistemas de defesa aérea do exército russo.

DPR anuncia:


Imagem




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6907 Mensagem por Suetham » Ter Mai 31, 2022 4:16 pm

Não sei por qual motivo, mas lembrei logo de você, @ca_metal .




CNN tentando decifrar a intenção de Bidê em relação à artilharia de foguetes de longo alcance. Vamos dar-lhes MLRS? Não. Então, novamente, possivelmente sim... mas apenas mísseis de longo alcance e não mísseis de alcance extremamente longo...





Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6908 Mensagem por ca_metal » Ter Mai 31, 2022 4:28 pm

Suetham escreveu: Ter Mai 31, 2022 3:50 pm Imagem
Esses números aí me parecem bem inflados. Kkkkk

A Ucrânia nem devia ter tanto avião operacional pra perder assim.

Esses números de drones aí também, não acredito muito não. Os russos devem estar contando até pardal que eles derrubam. Kkkkkkk

Quanto ao ISW e o quote da Reuters, é o de sempre: “A Rússia está tendo um grande ganho, mas esse ganho vai virar uma perda porque o Fantasma de Kiev está chegando no Donbass para liderar o grande avanço ucraniano, que deve chegar a Moscou na próxima semana”. É quase isso aí. Kkkkkkkkkkk

Eu queria que alguém me explicasse, como alguém lê algo assim é vê sentido.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6909 Mensagem por Suetham » Ter Mai 31, 2022 4:37 pm

ca_metal escreveu: Ter Mai 31, 2022 4:28 pm Esses números aí me parecem bem inflados. Kkkkk

A Ucrânia nem devia ter tanto avião operacional pra perder assim.
Eu acho que eles contabilizaram os aviões que foram aterrados ainda no solo. Não tenho certeza sobre isso, mas pode ser uma indicação dessa contabilização.
ca_metal escreveu: Ter Mai 31, 2022 4:28 pm Quanto ao ISW e o quote da Reuters, é o de sempre: “A Rússia está tendo um grande ganho, mas esse ganho vai virar uma perda porque o Fantasma de Kiev está chegando no Donbass para liderar o grande avanço ucraniano, que deve chegar a Moscou na próxima semana”. É quase isso aí. Kkkkkkkkkkk

Eu queria que alguém me explicasse, como alguém lê algo assim é vê sentido.
kkkkkkkkk

Karyrov afirma que a área residencial de Severodonetsk foi liberada.



Chechenos visitam o prédio da SBU em Severodonetsk, não existe nenhum registro de combate. Parece que a AFU realmente abandonou as posições em áreas residenciais, os principais centros urbanos são os pontos fortes da defesa ucraniana.



Inicialmente, parecia que a fuga em Popasna poderia cercar as forças ucranianas em Severodonetsk-Lisichansk. Agora, no entanto, parece que a Rússia está satisfeita com a ameaça de cerco e criando um grande problema para a linha de abastecimento, enquanto continua a atacar a cidade. A resistência ucraniana em Severodonetsk também parece ser significativamente menor do que em Mariupol, pelo menos pelo que posso ver. Isso não é realmente surpreendente, já que Mariupol foi defendido pelo 36ª brigada de fuzeilros, uma unidade de combate profissional e motivada, assim como Azov, que também tem fama de vontade de lutar. Severodonetsk parece ser defendido predominantemente por forças de defesa territorial. É possível que a Rússia veja isso e pense que serão mais fáceis de quebrar.

Eu realmente espero que a AFU pretendia ganhar tempo para a construção de defesas mais a oeste, mas não sei o suficiente para julgar se essa ideia tem algum mérito. Estrategicamente falando, qualquer coisa que ganhe tempo é bom para a Ucrânia. Infelizmente, isso parece muitas vezes feio para as unidades na linha de frente. Especialmente quando se trata de defesa territorial com pouca ou nenhuma armadura ou artilharia. Tenho certeza de que as defesas mais a oeste estão sendo preparadas em torno de Artemovsk e Slavyansk-Kramatorsk. Eu não acho que temos uma maneira de verificar se esse é o motivo/cronograma específico para a continuação dos combates em torno de Severodonetsk. A linha do tempo e a capacidade de defendê-la podem depender literalmente da vontade dessas unidades de lutar, da intensidade do ataque russo e até mesmo de pura sorte. Um golpe de sorte eliminando uma coluna de suprimentos russa poderia desacelerar significativamente e atrasar o ataque russo, dando mais tempo à Ucrânia.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13634
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6910 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 31, 2022 4:55 pm

Deve ser um novo conceito em perder ao menos três Brigadas em Severodonetsk e Lysychansk, que são as 4ª Brigada de Reação Rápida, 27ª Brigada da Guarda Nacional, 111ª Brigada de Defesa Territorial, com o risco ainda de perder a 17ª Brigada em Zolote. Ainda existem as 79ª Brigada de Assalto Aéreo, 58ª Brigada Motorizada e a 128ª Brigada de Montanha segurando os Russos na margem oeste do Donets, além da 24ª Brigada Mecanizada em Soledar. A 30ª Brigada Mecanizada, que estaria em Myronivka. Os Russos, com aviação e artilharia, pode cortar a rota de recuo de, ao menos sete Brigadas da AFU na região.

Passando pra outro lado, os Ucranianos estão modernizados os T-72M1 recebidos, ao menos alguns deles, pois já foram vistos T-72M1 destruídos, especialmente os dois Batalhões em Huliapole, cheios de T-72M1. Porém, apesar de terem colocado Nozh-1, eles cometeram um erro enorme:



Os T-72M1 possuem ainda o antigo sistema IR Ativo, não foram modernizados com sistemas de tiro IR passivos de primeira geração, inclusive, o T-64BV. Aliás, é Nozh em blocos de Kontakt-1, o que diminui muito a eficácia desse tipo de blindagem, pois diminui a quantidade de carga. A blindagem Nozh padrão, tem painéis grandes semelhante a Kontakt-5, porém pouco mais largas. Essa redução de tamanho, faz com a Nozh perca a capacidade de agir contra APFSDS e limitada ação contra ogivas tandem.

Mas voltando, o maior problema é quanto ao sistema de tiro. Removeram a lanterna IR e também os lançadores de granadas, mas dá pra ver que o sistema de mira ainda é o mesmo do T-72M1, o que significa que estão impossibilitados de atuar a noite e ainda estão em clara desvantagem durante o dia, pois terão que enxergar o inimigo sem auxílio de visão IR ou Térmica. Parece que colocaram uma pequena lanterna IR aonde deveria ficar o periscópio do Comandante, mas não sei.

Pra mim, isso é burrice a níveis gigantescos, pois já era uma viatura com claras desvantagens contra até T-72B1, agora possui desvantagem até aos T-62M.

Aliás, quanto a comboios Russos, eles estão sendo mais centralizados em comboios maiores, cobertos por AAe e helicópteros de ataque, como Mi-35 e o Ka-52. É cada vez mais difícil achar vídeo de ataque a comboios Russos, os últimos que vi foram atingindo alguns caminhões, nada além de quatro.



ATUALIZAÇÃO:

O Zelensky pediu para a OTAN enviar navios para garantir um corredor em Odessa para que possam exportar grãos, boa sorte pra ele pedindo isso. A informação veio do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6911 Mensagem por Suetham » Ter Mai 31, 2022 8:18 pm

gabriel219 escreveu: Ter Mai 31, 2022 4:55 pm

Os T-72M1 possuem ainda o antigo sistema IR Ativo, não foram modernizados com sistemas de tiro IR passivos de primeira geração, inclusive, o T-64BV. Aliás, é Nozh em blocos de Kontakt-1, o que diminui muito a eficácia desse tipo de blindagem, pois diminui a quantidade de carga. A blindagem Nozh padrão, tem painéis grandes semelhante a Kontakt-5, porém pouco mais largas. Essa redução de tamanho, faz com a Nozh perca a capacidade de agir contra APFSDS e limitada ação contra ogivas tandem.
A AFU não está usando somente Nozh. A Ucrânia está recebendo da República Tcheca cargas explosivas 4S20 da empresa STV Group que podem ser usados nos blocos Kontakt-1.
Imagem
gabriel219 escreveu: Ter Mai 31, 2022 4:55 pm Mas voltando, o maior problema é quanto ao sistema de tiro. Removeram a lanterna IR e também os lançadores de granadas, mas dá pra ver que o sistema de mira ainda é o mesmo do T-72M1, o que significa que estão impossibilitados de atuar a noite e ainda estão em clara desvantagem durante o dia, pois terão que enxergar o inimigo sem auxílio de visão IR ou Térmica. Parece que colocaram uma pequena lanterna IR aonde deveria ficar o periscópio do Comandante, mas não sei.

Pra mim, isso é burrice a níveis gigantescos, pois já era uma viatura com claras desvantagens contra até T-72B1, agora possui desvantagem até aos T-62M.
Boa parte do que você escreveu a Ucrânia não é culpada. Os tanques entregues a eles da Polônia estavam em sua modificação simples, sem sensoriamento remoto, sistemas modernos de controle de tiro e mira multicanal. Estes equipamentos estavam na base de armazenamento em Lublin, aguardando modernização para o nível de PT-91.

A AFU recebeu em menor grau os T-72M1R juntamente com os obsoletos T-72M1, a diferença está aqui. O M1R atualizado recebeu uma nova mira termográfica, dispositivos de visão noturna, um sistema de comunicação digital e um novo sistema de partida do motor. Essas melhorias aumentaram as capacidades do equipamento para pelo menos o nível da modernização ucraniana do T-72AMT. O problema é que a Polônia começou a modernizar recentemente, então a grande maioria dos tanques transferidos pertencem à versão T-72M1. Eles também são melhores que os T-72 básicos. Provavelmente, eu não tenho como ter certeza disso, apenas cerca de 1/3 dos tanques doados foram na variante T-72M1R, este último provavelmente será usado ​​principalmente como tanque de comando e os M1 como apoio de fogo indireto.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6912 Mensagem por Suetham » Ter Mai 31, 2022 8:24 pm



As forças ucranianas estão conduzindo uma retirada forçada para posições defensivas em Lyschansk - o que demonstra uma certa competência ainda da AFU. A retirada forçada de Severodonsk eventualmente tornará mais fácil a defesa contra as forças que se movem do sudeste e noroeste, já que o rio Donets se torna uma linha defensiva natural para todo o norte.
Pode doer, mas pode dar aos ucranianos tempo e oportunidade para recuperar a defesa. Parece que as brigadas ucranianas foram espalhadas por todo o lugar. Eu não acho que a Ucrânia vai se esforçar muito para defender Severodonsk e isso nem seria o ideal. Mais provavelmente um recuo lento com alguns combates na retaguarda seria a tática a seguir, e então reagrupe seus batalhões destruídos nesta área de volta às brigadas novamente defendendo principalmente contra os russos que avançam lentamente do sul. Pequenas unidades com drones e artilharia podem cobrir todo este rio de terreno alto ao sul de Donets. Provavelmente será muito mais difícil avançar para o oeste para as forças russas se assim for determinado.

Eles vão precisar de apoio logístico chegar a Lycychansk. Observe o terreno alto do outro lado do rio que eles precisam passar? Qualquer tentativa forçada pode levar a um outro episódio de perdas significativas de veículos da Rússia como já ocorreu anteriormente.
Imagem

Novos brinquedos...

Imagem




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18198
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2283 vezes

Re: UCRÂNIA

#6913 Mensagem por knigh7 » Ter Mai 31, 2022 8:40 pm

Os russos continuam usando fósforo branco





Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6914 Mensagem por Suetham » Ter Mai 31, 2022 9:01 pm

Deu ruim...



A Ucrânia demitiu seu "ombudsman" de direitos humanos. Aparentemente, ela era a pessoa por trás de todas as alegações infundadas de estupros em massa. O Ocidente não está feliz com isso, e a ONU condenou a decisão por algum motivo.

Acho que é um sinal de que os ucranianos levam a sério as negociações de paz. Seu exército está desmoronando no leste, o Oeste está começando a perceber que não há muito que eles possam fazer para parar a Rússia que não desencadeie a 3ª Guerra Mundial. É difícil fazer com que a Rússia se comprometa se você está falando publicamente sobre eles.

Outro informe:

A mídia ocidental e ucraniana informou que a Polônia, bem como outro país não identificado da UE (provavelmente a Eslováquia), deu aos ucranianos todo o estoque de suas peças de reposição para os aviões MiG-29 e Su-25, o que permitiu à Ucrânia colocar suas aeronaves quebradas de volta à operação. Provavelmente, a Polônia deu aeronaves inteiras, mas as desmontou antes para que pudessem ser transferidas para a Ucrânia de trem e montadas de volta para passar como aeronaves "consertadas". Isso não faria muita diferença, já que todas as aeronaves soviéticas à disposição da Ucrânia e dos antigos países do Pacto de Varsóvia são bastante obsoletas e têm mísseis de curto alcance. Su-25s podem causar algum dano, mas ainda são abatidos diariamente. No entanto, a quantidade de aviões nas forças ucranianas aumentou e eles começaram a voar com mais frequência do que antes, o que explica muita coisa.

A situação no Donbass é mais trágica do que muita gente esperava.

De um repórter militar francês no Donbass:

https://www.rfi.fr/fr/europe/20220531-g ... erodonestk
A raiva dos soldados ucranianos na frente

Durante vários dias, a grande cidade de Sievierodonestk foi continuamente bombardeada pela Rússia. Nesta parte mais ativa da frente, localizada na região de Luhansk, o exército ucraniano está em declínio. E um movimento de descontentamento está nascendo entre os soldados, que reclamam da falta de meios e da falta de apoio de sua hierarquia.

Instalados nas alturas de Lyssychansk, os soldados da 3ª brigada do 20º batalhão de infantaria estão descansando depois de retornarem do front. Abaixo, você pode ver o rio Severski Donets, um curso d'água estratégico, de difícil travessia e que serve como barreira natural; mais adiante, as colunas de fumaça se elevam acima de Sievierodonestk.

Os soldados ucranianos descrevem isso como o inferno na terra: “Os russos estão bombardeando e disparando morteiros 24 horas por dia. É sem parar. Quando você engaja seus homens lá, depois de dois minutos de combate, você já tem muitos feridos que você deve evacuar. Os novos chegam e poucos minutos depois estão mortos”, diz um soldado ucraniano.

forças desequilibradas
De acordo com várias fontes, os ucranianos estão lutando agora fora da cidade agora controlada pelos russos. Soldados em declínio, em particular por causa de um desequilíbrio de forças entre os dois campos. O sargento Roman Ilchenko, 32, explica que “os russos têm artilharia, veículos blindados e suas forças são cinco a seis vezes maiores”. Diante desse poder de fogo, os ucranianos observam com amargura as fraquezas de suas forças.

Volodymyr Khaarchuk, 33 anos e integrante do 20º batalhão, conta sua última missão em que foi responsável por proteger a retirada das tropas aerotransportadas: “Só tínhamos metralhadoras e AK47. RPGs de 1986. Uma metralhadora Degtyaryov de 1943. E uma metralhadora Maxim de 1933. E também temos um míssil antitanque portátil NLAW sueco, mas a bateria não funcionou. Era tudo o que tínhamos." Ele ressalta que nenhum de seus homens recebeu óculos de visão noturna, ou mesmo binóculos. "Tivemos que trazer de casa modelos que geralmente são usados ​​para caçar", diz Volodymyr Khaarchuk.

A missão que ele descreve terminou mal. Retiradas as tropas aerotransportadas, os homens da 3ª Brigada deslocaram-se para a ponte sobre o rio, mas esta foi destruída. Os soldados relatam, portanto, que tiveram que atravessar a pé, lutando contra uma forte correnteza. “Nosso equipamento é pesado. Então usamos nossas cordas para poder cruzar. Tudo isso sob fogo de morteiro. Nossa evacuação foi bem sucedida. Mas sabendo que estávamos do outro lado do rio, o comando nos acusou de desertores. Eles nos ameaçaram de prisão. Enquanto foram eles que nos mandaram sair da cidade ”, explica Volodymyr Khaarchuk, acrescentando que seus superiores negaram ter ordenado que saíssem de Sievierodonestk.

ordens ilógicas
Um membro da mesma unidade, Roman Ilchenko especifica que uma nova tarefa foi atribuída a eles. Defenda a última ponte que liga Sievierodonesk e Lyssychansk. Uma ordem que, para ele, não tem lógica.

“É oficialmente para impedir a passagem dos russos. Exceto que a ponte já está destruída. Não faz sentido defendê-lo. Os russos podem tentar atravessar o rio em qualquer outro lugar onde ele seja raso. Meus homens estão prontos para lutar, mas precisamos de equipamento e artilharia. Nossos soldados não estão desmoralizados, eles querem lutar. Mas não acreditamos mais em nossos superiores — disse ele amargamente. “Lutamos com patriotismo e é insuficiente para nos defendermos desse poder de fogo”, acrescenta o comandante do “morcego”.

“Os russos vão nos esmagar”
Diante de tais meios empregados pelos russos, os homens são unânimes: Sievierodonestk já está perdido e devemos reagir a todo custo. Andrei Shevchenko, um soldado de 39 anos, acredita que, se o exército ucraniano não fortalecer sua artilharia, não poderá fazer nada. “Você não pode lutar apenas com AK47s. Os russos vão nos esmagar. Eles nos bombardeiam do ar, com morteiros, não podemos responder com simples Kalashnikovs ou lançadores de foguetes de curto alcance. »

Então o exército ucraniano perderá a batalha de Sievierodonestk? “A cidade já está perdida”, responde o soldado com uma expressão sombria. Segundo ele, se nada mudar, todo o Donbass mais cedo ou mais tarde cairá nas mãos dos russos.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13634
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6915 Mensagem por gabriel219 » Qua Jun 01, 2022 8:06 am

knigh7 escreveu: Ter Mai 31, 2022 8:40 pm Os russos continuam usando fósforo branco

Knight, na verdade nem é Fósforo Branco, mas sim termite. Os foguetes são 122 mm, modelo 9M22S e 9M28S - o segundo é apenas uma modernização do primeiro - que utilizam várias submunições, 180 para o 9M22S, modelo 9N510.

Imagem
Imagem

Ao menos a submunição 9N510, que é a da 9M22S, é utilizado uma mistura de liga de magnésio (ML-5) com composição pirotécnica de metal, o que, se for verdade, é praticamente o termite. O foguete 9M22S tem alcance de até quase 20 km, enquanto o 9M28 tem alcance menor de 15 km.

Os achados na Ucrânia:

Imagem

Essa thread é boa também:



Não achei informações a respeito da ogiva do 9M28S, pode ser a mesma.

Aliás, a Avibrás está quase finalizando foguetes 122 mm para o Astros, o que vai ser uma boa. Esse tipo de munição venderia igual a água no Sudeste Asiático, aliás, existe outra do BM-21 que é interessantíssima, chama-se 9M519. Essa munição lança vários Jammers RF, que são bem antigos e hoje não devem fazer grande efeito, mas me parece uma excelente ideia para jammers disparados pelo Astros, até submunições planadoras em calibres maiores.




Responder