Eu acompanho todos esses perfis, menos o do polonês, mas logo no começo eu percebi o viés forte. E também tinha ouvido por cima sobre a situação do ISW com agentes do governo americano.Suetham escreveu: ↑Seg Mai 30, 2022 10:58 pmNãoooooooooo.ca_metal escreveu: ↑Seg Mai 30, 2022 9:28 pm Sim, tento acompanhar o máximo que consigo. E vi esse report do ISW. kkkkkkk
A questão é, a gente não tem informação, não somos nada. O comando Ucraniano tem informações que a gente nem sonha em ter acesso, eles tem obrigação de analisar o cenário de forma realista. As potências ocidentais estão passando reports de inteligência pra eles. Eles não baseiam o planejamento em OSINT do twitter. Ao menos eu espero que não. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pelo contrário, meu caro.
Vamos adentrar nesse imenso pântano OSINT:
ISW:
Sabe quem é a presidente desse instituto?
Kimberly Kagan. Sabe quem é ela?
Esposa de Frederick Kagan. Sabe quem é ele?
Irmão de Robert Kagan. Sabe quem é ele?
Marido de... adivinha?
Tcharammmmmmmm
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A presidente do ISW é co-cunhada da Victoria Nuland.
O nível de acesso desses institutos e figuras dignitários OSINTs é muito mais Alto do que você pensa.
Próximo:
https://twitter.com/kofmanmichael
Esse é o meu guru...
Michael Kofman para quem não sabe, ele é diretor do CNA(Center for Naval Analyses).
O CNA é um " centro de pesquisa e desenvolvimento financiado pelo governo federal (FFRDC) para a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Também fornece serviços de pesquisa e análise para outras agências militares e governamentais para ajudar a melhorar a eficiência e eficácia dos esforços de defesa nacional dos EUA."
Em outras palavras, o CNA é uma frente de inteligência militar e Michael Kofman é, portanto, um ativo de inteligência militar.
Michael Kofman tem várias publicações, bem como um blog sobre militares russos:
https://russianmilitaryanalysis.wordpress.com/
No ano passado, ele publicou uma série de artigos e relatórios sobre o crescimento militar russo na Ucrânia e algumas dessas publicações por razões legais tiveram que ser complementadas com informações sobre a fonte de financiamento que veio do Exército dos EUA na Europa.
Ele é o OSINT focado nos russos, muito superestimado aqui pelo Ocidente e extremamente desprezado na Rússia ou por quem acompanha os militares russos.
Nessa guerra na Ucrânia, vimos todo o seu sucesso analítico posto em prático e se você pesquisar bem, encontra várias pérolas escritas no Twitter desse sujeito, uma delas aqui:
Outro:
https://twitter.com/konrad_muzyka?
Esse é o mais burro dentre eles.
Konrad Muzyka é um colaborador polonês regular de Michael Kofman do Center for Naval Analyses (CNA).
Konrad Muzyka tem uma empresa chamada Rochan Consulting, que ele usa para processar pagamentos e lavar informações que são divulgadas na mídia americana como parte do "OSINT de origem local". Recentemente, isso fez com que Muzyka fosse reciclado de volta à mídia polonesa, já que agora seu conteúdo é reconhecido como "internacional". É uma lição interessante sobre como a informação é legitimada por meio desse processo de "lavagem de fontes".
https://rochan-consulting.com/
O que é ainda mais interessante é que Konrad Muzyka foi descrito por Michael Kofman em uma de suas entrevistas como um "artista gráfico" e não um analista ou alguém que trabalha em um campo relacionado. Ele é mais conhecido por escrever um artigo sobre a ordem de batalha do Distrito Militar Ocidental da Rússia, mas o artigo, embora superficialmente competente, vai pouco além de combinar informações disponíveis sobre mudanças recentes e apresentá-las em um formato coerente.
Algum tempo atrás(antes mesmo da guerra), ouvi um painel de discussão do qual Muzyka participou e o achei completamente não confiável como especialista em militares russos e potencialmente até mesmo uma fraude completa repetindo tudo o que ele é alimentado por seus manipuladores. Gostaria de enfatizar que estou me referindo aqui à sua técnica-competência, e não suas posições ou opiniões. Ele simplesmente estava falando sobre coisas que poderiam ser facilmente verificadas na Wikipedia e cometeu erros elementares. Tal pessoa simplesmente não pode ser considerada competente.
Outro:
https://twitter.com/RALee85
Esse é o mais trincado por assim dizer. Ele só reposta as notícias do russo/ucraniano para o inglês. Seu papel é basicamente um tradutor, o seu conhecimento militar russo é acima de Konrad, mas abaixo de Kofman - aliás, qualquer pessoa aqui é mais competente do que Konrad, eu tô falando sério. Rob Lee cometeu vários erros nessa guerra por causa disso, porque ele não tem a mínima noção de que deveria checar as informações que lhe são repassadas, vários casos como a troca de rosto de generais e a morte de um general que reapareceu, além de outros erros, mas ele certamente é mais trincado nas suas análises do que Kofman, só que mais competente do que Konrad.
Tem outros, alguns bem mais competentes em análises militares da Rússia sumiram, o que inevitavelmente é uma pena, a ausência de alguns realmente faz falta diante de tanta lorota divulgada, alguns outros são na própria Ucrânia. Além disso, temos de outros países, como por exemplo na China, mas isso fica para outro tópico.
Um erro feio do Rob Lee:
Antes desta guerra, Rob Lee tinha uma pequena credibilidade legítima, ele nunca escreveu um artigo, tudo o que ele fez foi copiar e colar fotos de vídeos de Telegram com descrições traduzidas. Mas ele foi encaminhado para o enorme esforço de propaganda no início. Uma quantidade considerável de pôsteres estava caindo para essas coisas no início da guerra. Eles devem um pedido de desculpas à Rússia.
A declaração Il-76 foi a gota d'água para mim. Você pode ignorar com segurança qualquer coisa que ele escreva e apenas verificar as fotos e vídeos.
O que eu quero dizer?
A maioria desse pessoal OSINT é tudo comprometido e na maioria das vezes tem um nível de acesso muito maior do que alguns imaginam. Isso faz parte da propaganda, isso ficou bem exemplificado nessa guerra na Ucrânia.
Atualização...
Olha uma pérola aqui:
Pode até ser que, como você diz, os OSINT tenham mais influência do que eu imagino. Mas lá no fundo, eu me recuso a acreditar que o alto comando ucraniano se baseia em Twitter pra planejar uma ofensiva. Kkkkkkk
Eu sempre encarei OSINT como uma peça de propaganda, não tem como confiar 100%. Perfil OSINT eu sempre entendi como algo feito pra público externo, pra ajudar com a opinião pública. Usar isso pra um planejamento militar real me parece loucura. Kkkkkkk
Quanto ao vídeo do BR aí. 100% de certeza que esse cara tá bem longe do front, muito provavelmente lá perto de Lvov. Muito calmo e tudo arrumadinho ali pro café da tarde. Kkkkkkkk