Justin Bronk, pesquisador sênior de poder aéreo e tecnologia na equipe de ciências militares do Royal United Services Institute, disse em um comentário de abril “O Programa Global de Combate Aéreo está assinando cheques que a defesa não pode descontar”, que “o desenvolvimento e a aquisição do Typhoon custou aos quatro principais estados parceiros algo em torno de 100 bilhões de libras em termos [do ano fiscal] 2022/23.” Dado que “o GCAP precisa ser letal e capaz de sobreviver no ambiente de ameaças de 2040-2070” e “os resultantes requisitos avançados de furtividade, sensores, software e propulsão, é difícil ver como um caça de próxima geração operacionalmente credível poderia custar significativamente menos para desenvolver e adquirir do que o Typhoon fez”, disse Bronk.
“Uma estimativa de custo razoável para o Reino Unido produzir um programa aéreo de combate de próxima geração potencialmente viável dependerá de quanto outros parceiros internacionais, como o Japão e a Itália, são capazes de se comprometer” – e embora “o Japão provavelmente seja capaz de pelo menos igualar” o investimento do Reino Unido, “é muito improvável que a Itália o faça do ponto de vista orçamental”, disse ele.
Richard Berthon, diretor de futuro combate aéreo do Ministério da Defesa do Reino Unido, disse durante o painel: “Tenho uma linha de financiamento robusta que foi programada pelo Ministério da Defesa. … O que vejo nos três parceiros é uma proposta de financiamento realmente robusta. Temos três países que querem que isto funcione e estão dispostos a investir nas forças armadas e nos objetivos soberanos que este programa nos proporciona.”
Claesen disse: “Estou absolutamente confiante com base nas conversas que estamos tendo, o impulso e a energia que está sendo criada atualmente nos permitirá encontrar a melhor resposta… os benefícios econômicos [e] estratégicos certos para cada das nações, bem como alcançar a capacidade operacional adequada para 2035.”
Uma solução possível para quaisquer défices de financiamento seria contratar outro parceiro ou parceiros. A Arábia Saudita foi mencionada como uma potencial adição à equipe da GCAP.
“Todos concordamos… que este era um programa aberto a parcerias mais amplas”, disse Berthon. “Estamos… conversando com vários países diferentes. Temos – e isto fala apenas do Reino Unido, obviamente – uma relação de longa data com a Arábia Saudita… uma parceria muito bem sucedida entre nós e o reino no combate aéreo durante muitas décadas.”
Em Março, o Reino Unido e a Arábia Saudita “lançaram um Estudo de Viabilidade de Parceria para uma futura parceria aérea de combate… e isso está a permitir-nos ter uma conversa realmente interessante para explorar possibilidades futuras”, disse ele, mas acrescentou que não foram tomadas outras decisões.
Uma prioridade fundamental do programa é a exportabilidade, disse Berthon. O Eurofighter Typhoon é atualmente operado por nove países, e para a GCAP “queremos aprender lições do passado e de programas anteriores para garantir que tenhamos flexibilidade, e estou confiante de que estamos fazendo um progresso realmente bom definindo os facilitadores subjacentes da exportabilidade”, disse ele.
Existem outros caças de sexta geração em desenvolvimento, como o programa Next Generation Air Dominance dos EUA e o Future Combat Air System, no qual a França, a Alemanha e a Espanha estão a colaborar. Mas “há uma razão pela qual o chamamos de Programa Global de Combate Aéreo – vemos genuinamente um mercado que é global”, disse Berthon.
“Acho que o interesse que temos visto, a quantidade de países que vêm conversar conosco porque podem ver que [GCAP] é aquele que tem um argumento de venda único. É uma parceria que tem em conta os objectivos e ambições dos parceiros” em vez de satisfazer apenas os requisitos de um país, disse ele. “Portanto, acho que temos flexibilidade para trabalhar com uma ampla gama de parceiros.”
https://www.nationaldefensemagazine.org ... et-fighter
○ Desenvolvimento de caças de próxima geração (63,7 bilhões de ienes)
A fim de promover o desenvolvimento conjunto Japão-Reino Unido-Itália do próximo caça a jato, continuaremos a realizar o projeto básico da aeronave, bem como o projeto detalhado do motor de bordo.
○ Pesquisa sobre aeronaves não tripuladas que funcionarão com caças de próxima geração (4,9 bilhões de ienes)
Realização de pesquisas sobre tecnologia de IA necessária para realizar veículos não tripulados de apoio ao combate que cooperam com aeronaves tripuladas, como caças de próxima geração.
○ Contribuição para uma organização conjunta de desenvolvimento para o próximo caça a jato (4 bilhões de ienes)
Forneceremos fundos operacionais a uma organização internacional que será criada pelo Japão, Reino Unido e Itália para promover de forma eficiente o desenvolvimento conjunto da próxima geração de aviões de combate.
○ Desenvolvimento do próximo míssil guiado ar-ar de médio alcance (18,4 bilhões de ienes)
A fim de lidar eficazmente com ameaças aéreas, desenvolvemos o próximo míssil guiado ar-ar de médio alcance a ser instalado em caças de próxima geração.
https://www.mod.go.jp/j/budget/yosan_ga ... 230831.pdf
[EF2023]
Modificação de teste do item FTB (Parte 1)
Data do contrato 2023/09/26
Parceiro contratual Kawasaki Heavy Industries
Valor do contrato 10.046.850.000 ienes
"Este projeto envolve a realização de testes relacionados na aeronave de transporte C-2, a fim de obter dados sobre o projeto, produção, funções de controle de voo, etc. necessários para a modificação experimental da aeronave de transporte C-2 para se tornar um FTB para o próximo geração de aviões de combate."
https://jm2040.blogspot.com/2020/06/fx-mi.html
Item Jato de combate de próxima geração (Parte 3) (2) Sistema de motor de caça a jato de próxima geração (Parte 2)
Data do contrato 2023/02/28
Parte contratante IHI
Valor do contrato 16.412.000.000 ienes
[EF2023]
Custos de desenvolvimento de caça de próxima geração
(estudo de dispositivo de rede) 1 conjunto
2023/04/10
Departamento da Força Aérea dos EUA
3.562.000.000 ienes
https://jm2040.blogspot.com/2020/11/f3-dev.html
Acho que ninguém de fora sabe como esta sendo feito as negociações, tem notícias na mídia dizendo que vai iniciar os trabalhos em 2025, mas algumas coisas não batem, no orçamento do próximo ano estão continuando 2020-2024 fazendo o projeto básico e projetando um outro motor? ao que parece vão converter um C-2 para testes de Ftb, em 2023 depois de ter anunciado o Gcap os japoneses continuam a fazer contratos como se estivessem desenvolvendo sozinhos...se alguma empresa extrangeira estivesse ajudando iria aparecer o nome em contratos como o pago ao Departamento da Força Aérea dos EUA.