Olha,Pablo Maica escreveu:Sávio Ricardo escreveu: Se este foi mesmo o pensamento do piloto, ali na hora, sem muito o que fazer e muito pra pensar, realmente estão de parabens, toda a força.
Mas e se foi mais ou menos assim:
"Putz, na pitimba que a FAB anda, perder um avião agora, é rua na certa, eles nem vão querer saber se foi pra minha segurança ou não...vou me virar e segurar esse troço ou amanhã não tem leite pros meninos..."
Ai tamo fudidiz...
Pra rua não vai...
Mas provavelmente se fosse comprovado que ele ainda tinha condições de retornar, acho que ia pilotar caneta pro resto da carreira.
Talvez se não tiver problema o Thor e o Sapão podem nos exclarecer o procedimento em outro tópico pra não ficar muito off.
Um abraço e t+
existe uma maxima que o comandante da aeronave e o responsavel por tudo; e que so quem esta la sabe os motivos das decisões tomadas.
Acho que em um caso desses, ninguem levaria em conta se um procedimento fosse feito errado (o que não aconteceu: subiu para uma altura de segurança, checou a controlabilidade da aeronave e realizou um pouso em emergencia) e aplicaria uma punição no piloto.
Primeiro porque o foco principal e sempre aprender com os erros para que eles não se repitam no futuro; segundo que so quem está ali sabe o sufoco que foi e isso é levado muito em conta; e terceiro que punir alguem em uma situação dessas pode levar a que outros pilotos no futuro possam vir a cometer erros de julgamento influenciados pelo caso e vir a causar fatalidades, sendo isso inadimissel ja que o equipamento mais valioso da aeronave é sua tripulação!
Se em algum momento ele tivesse decidido ejetar, poderia fazer que ninguem iria questionar sua decisão.
Lógico que estamos falando de um fato não-controlado que pode ocorrer com qualquer um, dai a tolerancia.
O que já vi ter punição e quando o piloto coloca a aeronave em uma situação assim por impericia, imprudencia ou negligencia (trazer um fio de telefone no leme quando a altura minima para treinamento é 300ft, por exemplo); ai não se costuma ter nada de tolerancia e normalmente as punições são severas.