Modernização dos AMX!!!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: Modernização dos AMX!!!
Eu já havia lido, a muito tempo, sobre essas modificações na Spey. Estava, na época, buscando informações sobre novas versões. Tomara mesmo que, além de ter reduzido a emissão de fumaça, essas modificações na Spey tenha trazido também algum aumento de potencia, que sempre é bem vinda.
Spey 807
Developed to power the AMX, license built by Fiat.
Proposed models
RB168-25-38
Proposed cruise engine for the (cancelled) Dornier 131 military V/STOL plane.
RB168-27R
A projected development of the current engine in which changes are made mainly to the afterburner and nozzle with, possibly, an extra compressor stage being added for increased mass flow. The thrust is little changed over the -25R but the s.f.c. is significantly improved.
Fonte: http://wiki.scramble.nl/index.php/Rolls ... RB168_Spey
From April 1991 an extra AMX development (A11) flew with a Spey Mk807A up rated to 13500 lbs (60kN) for take off, while Rolls-Royce has offered the new RB168-821 Spey with a demonstrated 30% bench-test thrust increase over the Mk807.
http://nibbio14.altervista.org/en/amx.html
Spey 807
Developed to power the AMX, license built by Fiat.
Proposed models
RB168-25-38
Proposed cruise engine for the (cancelled) Dornier 131 military V/STOL plane.
RB168-27R
A projected development of the current engine in which changes are made mainly to the afterburner and nozzle with, possibly, an extra compressor stage being added for increased mass flow. The thrust is little changed over the -25R but the s.f.c. is significantly improved.
Fonte: http://wiki.scramble.nl/index.php/Rolls ... RB168_Spey
From April 1991 an extra AMX development (A11) flew with a Spey Mk807A up rated to 13500 lbs (60kN) for take off, while Rolls-Royce has offered the new RB168-821 Spey with a demonstrated 30% bench-test thrust increase over the Mk807.
http://nibbio14.altervista.org/en/amx.html
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Alcantara escreveu:Eu já havia lido, a muito tempo, sobre essas modificações na Spey. Estava, na época, buscando informações sobre novas versões. Tomara mesmo que, além de ter reduzido a emissão de fumaça, essas modificações na Spey tenha trazido também algum aumento de potencia, que sempre é bem vinda.
Spey 807
Developed to power the AMX, license built by Fiat.
Proposed models
RB168-25-38
Proposed cruise engine for the (cancelled) Dornier 131 military V/STOL plane.
RB168-27R
A projected development of the current engine in which changes are made mainly to the afterburner and nozzle with, possibly, an extra compressor stage being added for increased mass flow. The thrust is little changed over the -25R but the s.f.c. is significantly improved.
Fonte: http://wiki.scramble.nl/index.php/Rolls ... RB168_Spey
From April 1991 an extra AMX development (A11) flew with a Spey Mk807A up rated to 13500 lbs (60kN) for take off, while Rolls-Royce has offered the new RB168-821 Spey with a demonstrated 30% bench-test thrust increase over the Mk807.
http://nibbio14.altervista.org/en/amx.html
30% a mais de empuxo?
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Mensagens: 1253
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Pelos 2 links seria coisa de 20%, de 49kN para 60kNWalterGaudério escreveu:Alcantara escreveu:Eu já havia lido, a muito tempo, sobre essas modificações na Spey. Estava, na época, buscando informações sobre novas versões. Tomara mesmo que, além de ter reduzido a emissão de fumaça, essas modificações na Spey tenha trazido também algum aumento de potencia, que sempre é bem vinda.
Spey 807
Developed to power the AMX, license built by Fiat.
Proposed models
RB168-25-38
Proposed cruise engine for the (cancelled) Dornier 131 military V/STOL plane.
RB168-27R
A projected development of the current engine in which changes are made mainly to the afterburner and nozzle with, possibly, an extra compressor stage being added for increased mass flow. The thrust is little changed over the -25R but the s.f.c. is significantly improved.
Fonte: http://wiki.scramble.nl/index.php/Rolls ... RB168_Spey
From April 1991 an extra AMX development (A11) flew with a Spey Mk807A up rated to 13500 lbs (60kN) for take off, while Rolls-Royce has offered the new RB168-821 Spey with a demonstrated 30% bench-test thrust increase over the Mk807.
http://nibbio14.altervista.org/en/amx.html
30% a mais de empuxo?
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Isso é espetacular. No provável portões abertos da BABR vou tentar colher infos e fotos à respeito.bcorreia escreveu:Pelos 2 links seria coisa de 20%, de 49kN para 60kNWalterGaudério escreveu:
30% a mais de empuxo?
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Amigos, bom dia.
Esse assunto relativo às modificações no A-1 (AMX) tem outras implicações além dos interesses da FAB e da Rolls Royce.
O projeto do avião é responsabilidade das empresas aeronáuticas (a Embraer é apenas uma delas). Haveria extensos trabalhos necessários para a integração, ensaios de desempenho, logística, documentação...
O Projeto AMX é binacional. Quando o interesse é comum, as coisas andam bem. Quando é individual, os custos a serem assumidos são maiores. Mesmo quando há um interesse conjunto, pode haver desacordo quanto à oportunidade, à divisão dos trabalhos e custos, quanto aos requisitos para a modificação.
Não acredito que venham a ser realizadas modificações significativas quanto à motorização do nosso A-1.
Abraços,
Justin
Esse assunto relativo às modificações no A-1 (AMX) tem outras implicações além dos interesses da FAB e da Rolls Royce.
O projeto do avião é responsabilidade das empresas aeronáuticas (a Embraer é apenas uma delas). Haveria extensos trabalhos necessários para a integração, ensaios de desempenho, logística, documentação...
O Projeto AMX é binacional. Quando o interesse é comum, as coisas andam bem. Quando é individual, os custos a serem assumidos são maiores. Mesmo quando há um interesse conjunto, pode haver desacordo quanto à oportunidade, à divisão dos trabalhos e custos, quanto aos requisitos para a modificação.
Não acredito que venham a ser realizadas modificações significativas quanto à motorização do nosso A-1.
Abraços,
Justin
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: Modernização dos AMX!!!
Calma lá, pessoal. Eu postei pois links acima pra mostrar que existem novas versões da RR Spey. Resta saber se a RR disponibilizaria essas mudanças "evolucionárias" na forma de kits para retrofit de motores pré existentes ou não, se serão disponíveis somente em unidades novas da Spey. Os editais de modernização do A-1 indicam somente a compra de peças. Acho mais provável que a RR tenha disponibilizado alguma evolução das mk-807 que proporciona redução do consumo e da emissão de fumaça. O Brasil optar por uma evolução de 30% na potência não é do seu feitio.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Podíamos comprar os AMX italianos.
Canibalizar uma parte para peças sobressalentes e manter umas 100 unidades.
AI dar uma incrementada nesta modernização. Incluir o motor mais potente e reduções na assinatura radar e infravermelha.
Em seguida vem o novo projeto, o Super AMX com DOIS motores destes ai com 30% mais empuxo.
Canibalizar uma parte para peças sobressalentes e manter umas 100 unidades.
AI dar uma incrementada nesta modernização. Incluir o motor mais potente e reduções na assinatura radar e infravermelha.
Em seguida vem o novo projeto, o Super AMX com DOIS motores destes ai com 30% mais empuxo.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
O AM-X italiano tem bastante diferenças em relação ao nosso...Luís Henrique escreveu:Podíamos comprar os AMX italianos.
Canibalizar uma parte para peças sobressalentes e manter umas 100 unidades.
AI dar uma incrementada nesta modernização. Incluir o motor mais potente e reduções na assinatura radar e infravermelha.
Em seguida vem o novo projeto, o Super AMX com DOIS motores destes ai com 30% mais empuxo.
Além disso por conta do número de unidades modernizadas, acho que já estamos canibalizando alguns.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Eu sei. Mas a idéia seria modernizar as unidades italianas também. Deixando tudo no mesmo padrão.Carlos Lima escreveu:O AM-X italiano tem bastante diferenças em relação ao nosso...Luís Henrique escreveu:Podíamos comprar os AMX italianos.
Canibalizar uma parte para peças sobressalentes e manter umas 100 unidades.
AI dar uma incrementada nesta modernização. Incluir o motor mais potente e reduções na assinatura radar e infravermelha.
Em seguida vem o novo projeto, o Super AMX com DOIS motores destes ai com 30% mais empuxo.
Além disso por conta do número de unidades modernizadas, acho que já estamos canibalizando alguns.
[]s
CB_Lima
Li recentemente que as 10 unidades que não foram incluídas para modernização, provavelmente serão.
Se isto for verdade, todas as 53 unidades serão modernizadas.
Nós temos um índice de nacionalização bem alto no A-1M.
Se conseguíssemos o motor, ficaríamos bem próximos dos 100%.
Adquirir as unidades italianas nos daria uma demanda maior. Poderíamos incrementar a modernização, incluindo alterações no motor, por exemplo. E com uma escala maior poderíamos buscar um índice de nacionalização maior.
Seria um primeiro passo em busca de um caça nacional.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Do jeito que a coisa anda na Europa, nao me surpreenderia se a Italia modernizasse os seus tambem...
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
x2sapao escreveu:Do jeito que a coisa anda na Europa, nao me surpreenderia se a Italia modernizasse os seus tambem...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Pois é o problema é que são bem diferentes...Luís Henrique escreveu:Eu sei. Mas a idéia seria modernizar as unidades italianas também. Deixando tudo no mesmo padrão.Carlos Lima escreveu: O AM-X italiano tem bastante diferenças em relação ao nosso...
Além disso por conta do número de unidades modernizadas, acho que já estamos canibalizando alguns.
[]s
CB_Lima
Li recentemente que as 10 unidades que não foram incluídas para modernização, provavelmente serão.
Se isto for verdade, todas as 53 unidades serão modernizadas.
Nós temos um índice de nacionalização bem alto no A-1M.
Se conseguíssemos o motor, ficaríamos bem próximos dos 100%.
Adquirir as unidades italianas nos daria uma demanda maior. Poderíamos incrementar a modernização, incluindo alterações no motor, por exemplo. E com uma escala maior poderíamos buscar um índice de nacionalização maior.
Seria um primeiro passo em busca de um caça nacional.
... e modernizar para padronizar um avião dessa idade com essas diferenças (os italianos ainda são mais usados do que os nossos) vai sair caro $$$$$$$.
O outro problema é que a Spey é velha também e não sei se modernizar vai trazer alguma nacionalização que nos traga benefício real.
Além disso em termos de projeto não sei mesmo o que isso nos aproximaria de um 'caça nacional'. Esse projeto tem quase 30 anos... o tempo do AM-X já passou.
É bem melhor investir em armamento e melhoras para os 40 e tantos que temos... ganhamos muito mais com isso.
[]s
CB_Limaa
CB_Lima = Carlos Lima
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
http://www.revistaflap.com.br/web/notic ... 3Cb-%3C-b-
A info é de 2005. A minha duvida é, a Embraer largou mão do AMX? Ou ainda tem os gabaritos?
A info é de 2005. A minha duvida é, a Embraer largou mão do AMX? Ou ainda tem os gabaritos?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Não é que "largou a mão" para tanto que está modernizando os da FAB, mas certamente não faz parte do portifólio de vendas dela.joao fernando escreveu:http://www.revistaflap.com.br/web/notic ... 3Cb-%3C-b-
A info é de 2005. A minha duvida é, a Embraer largou mão do AMX? Ou ainda tem os gabaritos?
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- osolamaalua
- Avançado
- Mensagens: 514
- Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 44 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
O AMX foi deixado de lado como produto comercial após o embargo americano a venda do então AMX-T a Venezuela. Hoje reabrir sua linha de montagem é quase impossível, teriam que rever projeto e não existe mais espaço para uma aeronave do seu tipo sendo que existem os treinadores como o sul coreano e o italiano que fazem esse papel do A-1 com custo mais baixo.
O motor do A-1 está sofrendo um overhall com substituição de algumas peças, revisão de outras e colocação das chavetas de controle FADEC de aceleração. Na prática colocaram um módulo de aceleração eletrônico no lugar dos cabos.
Quanto a fumaceira, ela vai continuar existindo pois o projeto da Spey previa essa fumaça como despistador infravermelho porém com um pouco menos de constancia pois a aceleração eletrônica aumenta a velocidade de atuação do starterfan que joga o óleo na turbina, fazendo com que ele tenha sua queima completa mais rapidamente.
O motor do A-1 está sofrendo um overhall com substituição de algumas peças, revisão de outras e colocação das chavetas de controle FADEC de aceleração. Na prática colocaram um módulo de aceleração eletrônico no lugar dos cabos.
Quanto a fumaceira, ela vai continuar existindo pois o projeto da Spey previa essa fumaça como despistador infravermelho porém com um pouco menos de constancia pois a aceleração eletrônica aumenta a velocidade de atuação do starterfan que joga o óleo na turbina, fazendo com que ele tenha sua queima completa mais rapidamente.