NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1973 vezes
Agradeceram: 2500 vezes

Re: Rafale News

#1936 Mensagem por knigh7 » Qua Set 17, 2008 1:23 pm

projeto escreveu:
Knight,

Imagem

Se você conseguiu contar os 1100 módulos do APG-79 nessa figura eu só posso dar o assunto por encerrado, porque eu é que não vou tentar contar para conferir.

[]'s
eu contei tudinho.

Bateu com a info do fabricante.
Abraços

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6687 vezes
Contato:

#1937 Mensagem por Túlio » Qua Set 17, 2008 1:43 pm

Carlos Mathias escreveu:
Sem AEW/AWACS é simples pasto para quem dispuser deste recurso vital, mesmo tendo 2000 MMICs, a despeito de charlas de mini-AWACS & quetales.
Túlio, o negócio é o seguinte. Atentemos para o termo "mini-AWACS". Não é AWACS, nem super-AWACS, nem igual a AWACS, nem nada, é mini-AWACS. Logo, as capacidades serão... Minis, comparadas as de um AWACS full, digamos assim.

Eu nunca, jamais vi alguém dizer que um caça qualquer substitui um AWACS, se você puder apontar onde está escrito isso, vamos debater em cima dessa informação, mas até o momento desconheço.
Charla, Mr. Flanker. Prestes atenção à parte do post que agora sublinho: é o que quero dizer, o resto é complemento, apenas isso. Se quiseres me contestar, cupincha, peço-te respeitosamente que o faças dentro desta linha, contestes a idéia que eu realmente expressei, não um derivativo, com toda a carga de subjetividade daí decorrente e que levará à desfiguração do sentido original do post... :wink:

O FATO é que não dá para enfrentar caças vetorados por AEW/AWACS sem dispor do mesmo recurso, isso é indiscutível. Talvez, se houvesse (ou quando houver) algum KS172 em serviço, fosse (seja) diferente, então sim, se passaria a ver a tale de capacidade mini-AWACS com outros olhos, não haveriam em uma única surtida suficientes KSs para abater a todos os radares de longo alcance e alta capacidade em ação presentes no TO...

Sobre os MMICs: a comparação quantitativa, desprendida da qualitativa, me parece irrelevante, só seria séria se todos os MMICs fossem oriundos do mesmo fabricante. A capacidade de processamento também teria de ser a mesma, a potência elétrica disponível idem, etc...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
knigh7
Sênior
Sênior

#1938 Mensagem por knigh7 » Qua Set 17, 2008 1:50 pm

Túlio escreveu:
Carlos Mathias escreveu: Túlio, o negócio é o seguinte. Atentemos para o termo "mini-AWACS". Não é AWACS, nem super-AWACS, nem igual a AWACS, nem nada, é mini-AWACS. Logo, as capacidades serão... Minis, comparadas as de um AWACS full, digamos assim.

Eu nunca, jamais vi alguém dizer que um caça qualquer substitui um AWACS, se você puder apontar onde está escrito isso, vamos debater em cima dessa informação, mas até o momento desconheço.

Sobre os MMICs: a comparação quantitativa, desprendida da qualitativa, me parece irrelevante, só seria séria se todos os MMICs fossem oriundos do mesmo fabricante. A capacidade de processamento também teria de ser a mesma, a potência elétrica disponível idem, etc...
Será que a Rayteon, produtora dos Radares APG77 (do F22) e do APG 79 (do Super Hornet), poineira dos Radares AESA fariam módulos de pior qualidade que os franceses?
E quanto a capacidade de processamento, idem.
Não estou dizendo que os EUA são melhores que os franceses neste campo. Estou dizendo que acredito que não sejam piores.

Carlos Mathias

#1939 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 17, 2008 2:11 pm

Charla, Mr. Flanker. Prestes atenção à parte do post que agora sublinho: é o que quero dizer, o resto é complemento, apenas isso. Se quiseres me contestar, cupincha, peço-te respeitosamente que o faças dentro desta linha, contestes a idéia que eu realmente expressei, não um derivativo, com toda a carga de subjetividade daí decorrente e que levará à desfiguração do sentido original do post... :wink:
Ó Túlio, não tem subjetividade nenhuma. O que eu entendi é que você duvida que se possa usar um caça como mini-AWACS. Não tem subjetividade nem pegadinha nenhuma. Você me conhece e sabe que, pelo menos com você, não tem esse papo de pegadinha e sublinhas. Portanto, se te passou isso, me desculpe, não foi a intenção mesmo. Não tive a mínima intenção de derivar nada, nem de mostrar subjetividades.

Como já percebi que a conversa está contaminada, vamos ficando por aqui.

Abraços!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1940 Mensagem por Túlio » Qua Set 17, 2008 2:41 pm

knigh7 escreveu:
Será que a Rayteon, produtora dos Radares APG77 (do F22) e do APG 79 (do Super Hornet), poineira dos Radares AESA fariam módulos de pior qualidade que os franceses?
Não estou dizendo que os EUA são melhores que os franceses neste campo. Estou dizendo que acredito que não sejam piores.
E só estou dizendo que há mais fatores do que a quantidade de MMICs, contados a partir de uma maquete ou protótipo, para aferir a capacidade real de um radar. Além disso, disse que o radar do caça tem como primordial função a vetoração de meio-curso de AAMs, numa missão ar-ar, eis tudo. :wink:

Ó Túlio, não tem subjetividade nenhuma. O que eu entendi é que você duvida que se possa usar um caça como mini-AWACS. Não tem subjetividade nem pegadinha nenhuma. Você me conhece e sabe que, pelo menos com você, não tem esse papo de pegadinha e sublinhas. Portanto, se te passou isso, me desculpe, não foi a intenção mesmo. Não tive a mínima intenção de derivar nada, nem de mostrar subjetividades.
Então não me fiz entender, truta véio! Desse modo, quem te deve desculpas sou eu, oras. E segue o barco... :D

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Carlos Mathias

#1941 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 17, 2008 2:47 pm

Beleza, segue o barco então. :wink: :D

knigh7
Sênior
Sênior

#1942 Mensagem por knigh7 » Qua Set 17, 2008 3:04 pm

Túlio escreveu:
knigh7 escreveu:
E só estou dizendo que há mais fatores do que a quantidade de MMICs, contados a partir de uma maquete ou protótipo, para aferir a capacidade real de um radar. Além disso, disse que o radar do caça tem como primordial função a vetoração de meio-curso de AAMs, numa missão ar-ar, eis tudo. :wink:

Sim, há outros 2 fatores que influenciam no desempenho de um radar. Entretanto, o número de MMICs é de elevada importância.
Se há mísseis BVR com alcance de 150 Km, é importante que o Radar tenha capacidade de traquear alvos a esta distância, bem como deve ser importante que o Radar tenha uma boa capacidade de detecção contra alvos Very Low Observable, características de caças e UCAV´s Stealths, cuja antena tem papel importante no processo.
Já não foi noticiado que um F-22 fora "abatido" por um Typhoon? Ele conseguiu isso por causa do excelente desempenho do Radar Captor.
Outro ponto: um caça não pode ser dependente de um AWACS. Nem todo o tempo ele estará presente.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1943 Mensagem por Túlio » Qua Set 17, 2008 3:23 pm

Captor, meu cupincha? Ao que me conste, não é AESA, ainda está em desenvolvimento a versão que o será. O que possivelmente foi usado no suposto 'abate' de F22 por Typhoon foi este:

Imagem
Imagem

Onde os MMICs? É de varredura mecânica, POWS!!!

Ademais, atacar pelo ar alguém que possa se defender e não levar junto AEW/AWACS é missão kamikaze... 8-]

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#1944 Mensagem por Skyway » Qua Set 17, 2008 4:04 pm

Carlos Mathias escreveu:
Falar que ele é porcaria e não serve só com base nos boatos e no que o fulano que supostamente tem alguma credibilidade em um fórum de internet falou é até desrespeito com quem estudou a vida inteira e se dedicou de corpo e alma pra projetar e construir esse avião.
Skyway, quem seria esse "fulano"????
Ninguem em especial CM, por que?

Se bem que o DB tem uma lista de "fulanos", "sicranos" e etc, só não posso citar nomes se não a kombi preta do DB vem me pegar e tomo outra advertência, sabe como é né...

AD ASTRA PER ASPERA
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#1945 Mensagem por Skyway » Qua Set 17, 2008 4:07 pm

knigh7 escreveu:
Skyway escreveu:Cara, vcs tão contando quantos "pininhos" tem em cada radar? :shock:
Parece discussão de quem tem pinto maior...

É por que isso?Aquela velha bobagem de que o Rafale é cego?
Olha, na boa...vou aproveitar o tópico pra desabafar um pouco...já vi falarem tanto isso e e outras bobagens do Rafale que to vendo se multiplicarem pelo fórum comentários tipo: "Rafale?Deus me livre.." ou "Rafale pro Brasil não serve", "Nem de graça".....

Cara, é o caça de ponta de um país que é potência militar! É de um país que tem em seus arsenais mísseis e bombas nucleares e com certeza fez um avião capacitado pra lançar armas complexas assim. Falar que ele é porcaria e não serve só com base nos boatos e no que o fulano que supostamente tem alguma credibilidade em um fórum de internet falou é até desrespeito com quem estudou a vida inteira e se dedicou de corpo e alma pra projetar e construir esse avião.

Queria EU um "lixo" desse voando aqui no Brasil.

Mas se a discussão dos pinos dos radares não tem nada a ver com isso, mal aê. :mrgreen: :mrgreen:
Não estou dizendo que o Rafale é cego. ´Estou contando o número de módulos de transmissão e recepção dos radares AESA.
Procure dar uma olhada sobre a importância dos MMICS num radar.

atenciosamente
Eu não disse que você está falando isso ou aquilo, nem sabia que vc estava nessa discussão! :lol:

Só acho extremamente inútil isso que vocês estão fazendo...por que tem mock-ups e modelos de testes sendo comparados com modelos de linha... isso só pra começar a citar a macarronada que está essa discussão. Como falei, parece competição pra quem tem pinto maior...rs

AD ASTRA PER ASPERA
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1946 Mensagem por Túlio » Qua Set 17, 2008 4:14 pm

Com o que, aliás, tomo a liberdade de concordar integralmente. Êta discussão estéril... :roll:

Daqui a pouco começam a contar as raias dos pneus dos caças para ver qual tem a maior chance de derrapar numa pista molhada...

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#1947 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Set 17, 2008 4:53 pm

knigh7 escreveu:
projeto escreveu: Se você conseguiu contar os 1100 módulos do APG-79 nessa figura eu só posso dar o assunto por encerrado, porque eu é que não vou tentar contar para conferir.

[]'s
eu contei tudinho.

Bateu com a info do fabricante.
Abraços
Knight,

Eu falei que não ia escrever mais, mas achei curioso que, pelo meu "olhometro", até onde era possível percerber (na foto parcial do RBE2 e na completa do Zhuk-A, nas demais considero impossível), o RBE2 me pareceu ter até mais módulos.

Então reparei que o Zhuk-A tem 30 fileiras horizontais (estão até numeradas) e as maiores fileiras verticais têm 28 módulos (isso eu contei).
Me aprofundando, observei que na foto parcial do RBE2, também existem 28 módulos nas maiores fileiras verticais mas que, fora as que estão cobertas pelo técnico, existem 33 fileiras horizontais visíveis. Na verdade deve ser algo entre 36/37, pelo menos, fazendo uma comparação "olhômetro" da parte que descoberta com a que está atrás do técnico.

A "densidade" dos módulos me parece ser até maior no RBE2.

Não contei módulo a módulo como você (sinceramente, acho loucura), até porque o RBE2 NÂO apresenta todos os módulos à vista, mas agora estou começando a duvidar MUITO dessa sua contagem. :wink:

Imagens:

RBE2:
Imagem

RBE2 alta resolução com as fileiras numeradas:
http://i31.photobucket.com/albums/c386/ ... rbe2_n.jpg

Zhuk-A:
Imagem

Abraços

P.S.: Estou com tempo, de férias :lol:
P.S 2: Realmente essa contagem é completamente inútil, até porque o RBE2 da foto NÂO é um exemplar verdadeiro, até pela parte que está transparente nota-se isso.

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Qua Set 17, 2008 5:12 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
PRick

#1948 Mensagem por PRick » Qua Set 17, 2008 5:06 pm

knigh7 escreveu:
Túlio escreveu: Túlio, o negócio é o seguinte. Atentemos para o termo "mini-AWACS". Não é AWACS, nem super-AWACS, nem igual a AWACS, nem nada, é mini-AWACS. Logo, as capacidades serão... Minis, comparadas as de um AWACS full, digamos assim.

A Thales não é menor que a Raytheon, os módulos dela são mais novos, portanto, podem ser tecnologicamente mais avançados. A Thales é Européia, não é apenas francesa, isso já acabou. Não existe base de conhecimento, para podermos afirma uma coisa ou outra.

[ ]´s

knigh7
Sênior
Sênior

#1949 Mensagem por knigh7 » Qua Set 17, 2008 5:27 pm

PRick escreveu:
knigh7 escreveu: Será que a Rayteon, produtora dos Radares APG77 (do F22) e do APG 79 (do Super Hornet), poineira dos Radares AESA fariam módulos de pior qualidade que os franceses?
A Thales não é menor que a Raytheon, os módulos dela são mais novos, portanto, podem ser tecnologicamente mais avançados. A Thales é Européia, não é apenas francesa, isso já acabou. Não existe base de conhecimento, para podermos afirma uma coisa ou outra.

[ ]´s

Eu acredio que o APG79 com 1100MMICs tenha mais capacidade que o RBE AESA com 900MMICS.
Acredito que os norte-americanos não estejam para traz, nem para frente com relação a capacidade de processamento de Sinal.
Portanto acredito que o APG 79 tenha maior capacidade que o RBE AESA.

knigh7
Sênior
Sênior

#1950 Mensagem por knigh7 » Qua Set 17, 2008 5:29 pm

Túlio escreveu:Captor, meu cupincha? Ao que me conste, não é AESA, ainda está em desenvolvimento a versão que o será. O que possivelmente foi usado no suposto 'abate' de F22 por Typhoon foi este:

Imagem
Imagem

Onde os MMICs? É de varredura mecânica, POWS!!!

Ademais, atacar pelo ar alguém que possa se defender e não levar junto AEW/AWACS é missão kamikaze... 8-]

:lol: :lol: :lol: :lol:
E quem disse que apenas radar AESA é bom????
E por acaso eu disse que o Captor é AESA?

Responder