caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: caminhões em uso pelo EB

#1891 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 08, 2024 6:40 pm

gogogas escreveu: Sáb Dez 07, 2024 7:55 pm Por questão de grana ! Pneu simples que funciona no dia a dia está na linguagem do EB $$$$$
Dizem que o barato as vezes sai caro. :roll:
No caso da Defesa Nacional no Brasil, é sempre.
Mas ninguém liga para isso, não é mesmo.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1892 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 08, 2024 6:41 pm

prp escreveu: Dom Dez 08, 2024 12:15 am
FCarvalho escreveu: Qui Dez 05, 2024 2:25 pm Imagem

https://www.agrale.com.br/pt/caminhoes- ... 0000-4x4-4

De onde deve ter saído a ideia da versão militar. Ou vice-e-versa.
Eles tem um ônibus nesse chassi 4x4 também
Dava um bom "pau de arara escolar". :mrgreen:




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1893 Mensagem por gogogas » Seg Dez 09, 2024 12:51 pm

FCarvalho escreveu: Dom Dez 08, 2024 6:40 pm
gogogas escreveu: Sáb Dez 07, 2024 7:55 pm Por questão de grana ! Pneu simples que funciona no dia a dia está na linguagem do EB $$$$$
Dizem que o barato as vezes sai caro. :roll:
No caso da Defesa Nacional no Brasil, é sempre.
Mas ninguém liga para isso, não é mesmo.
Discordo , no meu tempo de EB as viaturas praticamente era utilizados que todos os dias em diversas tarefas ! Então acho lógico ter pneus de uso civil e caminhões e viaturas na mesma função ! Acredito que como nosso país e extenso com diversos batalhões do EB por aí , deveriam deixar caminhões puro sangue militar em batalhões específicos , como engenharia , artilharia , comunicações ! O resto segue de pau de arara , essas guerras atuais têm mostrado o valor de carros ou caminhões adaptados para o uso militar , pra um país que não tem grana tem que haver o misto de ambas as viaturas …. Um pneu misto ou civil custa muito menor que pneus militares , só basta pesquisar o valor de pneu do Guarani , dos caminhos Maxx , Tatra , Mercedez ( Unimog) que sabe do que estou falando !




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1894 Mensagem por gogogas » Seg Dez 09, 2024 12:56 pm

O problema não é comprar , e manter ! É bem lógico pra um país como o nosso manter caminhões adaptados com peças que encontra no meio civil , é muito mas econômico , os Unimog do CFN recém comprado , custa uma fortuna , mas pra uma tropa bem pequena da que sobra ….




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1895 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 09, 2024 4:53 pm

gogogas escreveu: Seg Dez 09, 2024 12:51 pm
FCarvalho escreveu: Dom Dez 08, 2024 6:40 pm Dizem que o barato as vezes sai caro. :roll:
No caso da Defesa Nacional no Brasil, é sempre.
Mas ninguém liga para isso, não é mesmo.
Discordo , no meu tempo de EB as viaturas praticamente era utilizados que todos os dias em diversas tarefas ! Então acho lógico ter pneus de uso civil e caminhões e viaturas na mesma função ! Acredito que como nosso país e extenso com diversos batalhões do EB por aí , deveriam deixar caminhões puro sangue militar em batalhões específicos , como engenharia , artilharia , comunicações ! O resto segue de pau de arara , essas guerras atuais têm mostrado o valor de carros ou caminhões adaptados para o uso militar , pra um país que não tem grana tem que haver o misto de ambas as viaturas …. Um pneu misto ou civil custa muito menor que pneus militares , só basta pesquisar o valor de pneu do Guarani , dos caminhos Maxx , Tatra , Mercedez ( Unimog) que sabe do que estou falando !
O EB sempre se caracterizou por utilizar indistintamente viaturas todo terreno e de uso urbano. A linha Engesa EE-15 e EE-25, e por pouco o EE-50, que não vingou, assim como os raríssimos UAI AM-50, são exemplos de iniciativas que tentaram colocar cada coisa em seu lugar. Mas sabemos no que deu. As iniciativas da Mercedes Benz de militarização de seus modelos nacionais a partir de fins dos anos 1970 e 1980, com chassis especiais modificados, ou mesmo originalmente militares, sob especificações do exército, também foi uma das raras bola fora nesta lógica bizarra do "economês" sem sentido castrense. E também não durou muito tempo.

Hoje, não temos sequer competência para fazer caminhões militares originais, e tão pouco os milhares de militarizados da MB e VW que dominam o mercado interno podem ser vistos como respostas adequadas às múltiplas necessidades que o EB mesmo se impõe quanto a seus veículos motorizados, sejam VTE ou VTNE. Ou seja, estamos pagando caro para manter soluções capengas e meia boca, que ao fim e ao cabo, não atendem na íntegra às necessidades do exército, e muito menos apresentam desempenho e qualidades à altura das missões que se lhes impõe. Meramente "quebram o galho" na falta de vontade, ou de dinheiro, como queiras, de se dispor de veículos militares de verdade para cumprir as missões para as quais foram criados.

Eu já perdi a conta de quantas vezes já vi os famosos VW "fuscão", para ficar só neles, sendo usados em serviços urbanos, ou pouco mais que isso, nos quais até um Agrale Marruá, ou mesmo uma AM-250 CS, daria conta facilmente, se houvesse disposição em comprar esses veículos da empresa brasileira. Mas, nas contas mulambas do exército é simplesmente mais fácil, e barato, usar caminhões de 5 toneladas para fazer trabalho de pickup a troco de "economia de recursos".

Não é por nada que estamos, pelo menos, desde 2018 com RO\RTLI emitidos para viaturas motorizadas especiais sem que absolutamente uma única delas tenha saído do papel. No fim, não conseguimos fazer uma coisa e outra direito em termos de veículos militares. E se as ffaa's acham pneus militares muito caros para comprá-los para uso em seus caminhões adaptados para uso em sôfregos "tempos de paz", imagine-se então qual não será o custo de ter de arrumar tudo de novo quando forem mais necessários, justamente porque não foram feitos e muito menos aptos para o que se esperava deles originalmente. Era só para quebrar um galho.

Como se no caso de uma guerra de verdade fosse só ir ali na esquina da rua, entrar no bazar, e tudo resolvido. [001]




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1896 Mensagem por pewdiepie » Ter Dez 10, 2024 8:50 am





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Re: caminhões em uso pelo EB

#1897 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 11, 2024 11:51 am

Ao que parece a TATRA vai aos poucos se transformando no novo xodó da logística nacional motorizada militar.
Imagina se a tal fábrica alardeada tivesse saído.

Este é um dos vários modelos de VTE com RO\RTLI que estão há anos aguardando um resultado. Este modelo, um porta container multiuso, ao menos parcialmente, encontrou finalmente uma resposta a si.

Veremos se isto não é apenas fogo de palha, ou se a brincadeira vai mais longe.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1898 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 11, 2024 12:11 pm

Só para as devidas comparações entre a nossa economia de meios e a realidade lá fora.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQubzCeNNa9w0q0AGxLknWsqtcLhcz7t6i5FQ&s X https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQtfBIEHtBTidraQ7s_ZVPpw2hs8DBl_byJQsUnDMi499iMIDzT0OrjpaCnMDxRWbxeZ5U&usqp=CAU




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1899 Mensagem por arcanjo » Qua Dez 11, 2024 2:57 pm

Agrale A10000 4×4 Militar: Robustez e tecnologia para o setor de Defesa

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivgssquhgqDaKGiNa6zJdDZXVqaqFhhruW3UdMCalzcY9yUpanRysusCg39Saug1bI_fWwTRleoD-3wMxCgNz8v8X4cin5VwzzCPKE4wECl0iIRhmu8pRsWBtGXBT82nNciUKy2NC62X89_9mfaISnU-6fm2sHTSYAX48Q0vgf-f23MDxKIx4zZPOMbJwl/s951/Caminhao-A10000-4X4-Militar_%20%281%29.webp

Por Defesa Brasil Notícias

O Agrale A10000 4×4 Militar foi um dos grandes destaques da Mostra BID Brasil 2024, evento voltado para soluções de defesa e segurança, realizado em Brasília. O caminhão é projetado para atender as exigências do setor militar, destacando-se pela robustez, versatilidade e capacidade de operar em terrenos desafiadores, reforçando a presença da marca em aplicações de alta demanda.

Equipado com tração integral (4×4) e reduzida, possui suspensão projetada para alta performance em terrenos acidentados, o caminhão foi desenvolvido para missões que exigem resistência e confiabilidade. Sua cabine é construída em aço e sua estrutura é capaz de enfrentar ambientes extremos, sendo ideal para transporte de cargas pesadas ou operações em zonas remotas e de difícil acesso. O veículo possui ângulos otimizados de entrada (23,5°) e saída (16,3°), altura mínima do solo de 0,21 m (eixo dianteiro) e 0,20 m (eixo traseiro), garantindo mobilidade mesmo em condições adversas.

O Agrale A10000 4×4 Militar conta com um motor Cummins ISF 3.8L turbo diesel, que entrega 167 cv de potência a 2.500 rpm e torque de 61,1 kgfm a 1.800 rpm. A transmissão manual Eaton de seis marchas, aliada à caixa de transferência com dupla velocidade, oferece maior controle e adaptabilidade em diferentes cenários. O caminhão possui PBT (Peso Bruto Total) de 10 toneladas e capacidade de carga de 6.220 kg, podendo transportar 18 soldados com equipamento de combate completo.

Outros destaques incluem um sistema de freios pneumáticos com ABS, freio motor inteligente eletropneumático, e pneus de alta durabilidade (235/75R17,5). A suspensão é interligada por molas semielípticas na dianteira e na traseira, com amortecedores telescópicos de dupla ação, garantindo estabilidade em operações de alta exigência.

Graças ao seu design modular, o caminhão pode ser adaptado para diferentes implementos, como transporte de tropas, logística militar ou suporte em situações de emergência. Essa flexibilidade reforça sua relevância tanto para o setor de defesa quanto para outras áreas que demandam veículos com alta capacidade de operação.

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... tez-e.html

abs.

arcanjo




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1900 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 11, 2024 4:08 pm

Bom, posso estar enganado, mas parece querer concorrer para substituir os muitos VW e MB 5 ton que ainda existem aos milhares no exército. Se vai dar certo, veremos. Poder oferecer um terceiro eixo, transformando o veículo em um 6x6 é um diferencial importante. Claro, se isto não atropelar os sempre limitados custos de aquisição\operação das forças.

O exército comprar este veículo parece natural, difícil mesmo é conseguir vender para FAB e MB\CFN. Este modelo é uma versão vitaminada do AM-41, que se tivesse logrado sair do papel, hoje seria com certeza uma das viaturas mais utilizadas pelo exército em suas bdas leves.

Aliás, para a FAB, que tem em sua grande maioria OM nas zonas urbanas ou próximas delas, os veículos da Agrale, do menor ao maior, são excepcionais em termos de uso, flexibilidade e custos. Mas a coisa mais rara do mundo é ver um Marruá, qualquer que seja, nas cores da aeronáutica. Idem CFN da marinha.

Mas, parece que usar caminhão de 5 ton para fazer "entrega urbana" continua sendo absolutamente normal por aqui.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1901 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 14, 2024 11:57 am

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRdDiszXZkV3Y2VLMIlvE5YHmOKpgzlEUbDCw&s

Os VW Constelation 31.320 são os veículos trator base do EB nos GAC AP da artilharia divisionária. Eles tracionam os M-114, e sua expansão na frota verde oliva veio, também, no sentido de substituir os mais antigos Worker, os chamados "fuscão" em muitas OM além da artilharia de campanha. E como visto acima, ele é o único caminhão do exército até agora que pode levar o container em que está o radar M-200 Vigilante. Mas isso pode mudar em breve.

Um dos requisitos desejáveis para os veículos base para a AAe é que eles possam ser blindados em suas partes principais, de forma a permitir maior proteção à equipe do sistema radar e aos demais sistemas\subsistemas apostos no veículo.

Como não existe na linha da MAN\VW no Brasil qualquer indício de blindagem para o modelo empregado\disponíveis ao exército, é muito provável que teremos em análise duas opções práticas que devem ser vistas nas propostas: a primeira é a continuidade do uso da plataforma Tatra 815-7 na forma do TATRA Force\Phoenix já adotados pelo exército, e que vem a conta gotas sendo adquiridos nos últimos anos; a segunda, seria usar uma plataforma nacional adaptada com blindagem, o que em termos de opções efetivas no mercado interno não existe, com a Iveco podendo oferecer na verdade os Trakker e\ou HMR, que não são produzidos aqui, e teriam de vir importados, como os caminhões tchecos.

https://media.licdn.com/dms/image/v2/D4D22AQHz733uADmjSA/feedshare-shrink_800/feedshare-shrink_800/0/1698769867924?e=2147483647&v=beta&t=5JIpCY2xZd6Gfam5tWOhh4Unylojia8tssVirYXjgW0https://d1a5vuhmdbnak9.cloudfront.net/defesanet/site/upload/media/1610712984_65220.jpg

Estes últimos modelos italianos inclusive já estiveram por aqui no Brasil em outras Mostras BIDS do passado, mas não lograram interesse das ffaa's, ou simplesmente a empresa não conseguiu dispor tais veículos a custos palatáveis. Mas, a Iveco recentemente voltou a falar na possibilidade de produção destes veículos no Brasil, com o marketing da empresa muito discretamente atuando no sentido de dar visibilidade aos seus modelos militares junto ao exército.

A introdução dos caminhões militares TATRA no Brasil ao que parece deixou os italianos intrigados, e incomodados, no sentido de entender como uma empresa pequena europeia sem nenhuma tradição no mercado nacional conseguiu a proeza de vender seus produtos ao exército, e ainda por cima baseados em plataformas originalmente militares, o que em termos de custos nunca foi, e não é, barato para o orçamento tupiniquim em momento algum. E desde a primeira compra dos TATRA TERRA, o caminhão\chassi tcheco pelo jeito deixou os militares simplesmente tão encantados, e querendo mais deles., que o chassi da empresa tcheca virou modelo de referência para quase tudo que necessite de meios motorizados como plataformas de transporte. E isto pode ser vistos nos diversos documentos do EB emitidos ultimamente.

No que concerne às ofertas dos vários fabricantes de sistemas AAe que até o momento se apresentaram formal e informalmente ao EB, no caso de europeus e israelenses, principalmente estes últimos, a plataforma TATRA deve ser o veículo base oferecido, uma vez que ele também faz parte da oferta da empresa para a VBCOAP SR; a tendência é que o chassi TATRA faça parte de qualquer oferta visando atender na íntegra, ou quase isso, aos requisitos emanados este mês, já que os veículos da empresa são literalmente uma unanimidade no exército.

https://esut.de/wp-content/uploads/2021/05/HX3-2-Fahrerkabinen-_Rheinmetall-1-1024x430.png

Por fim, correndo por fora, Mercedes Benz, VW\MAN e Rheinmetall, esta última com a série HX e\ou HX-3, podem também dispor de seus produtos para este certame, mas, penso que aqui com os meus botões que as plataformas que eventualmente poderiam ser oferecidas não trariam nenhuma vantagem a mais que o modelo tcheco já ofereça ao EB, que está muito satisfeito com ele. E até agora a TATRA não apresentou, não ao menos de público, nenhum problema em relação ao apoio pós venda, manutenção, logística e CLS dos, ainda, raros produtos empregados no Brasil, ao contrário, empresa e veículos são só elogios na caserna.

Recentemente mais 7 veículos da TATRA foram adquiridos pelo exército, sem alarde, e sem surpresas. E assim vendo sendo as aquisições feitas junto à empresa tcheca. Por enquanto o EB dispõe, se muito, de algumas dezenas de caminhões TATRA em OM na engenharia de construção\combate. Não chegam a 20 unidades, se muito, mas isso aparentemente tem sido mais que suficiente para o cmdo do exército se dispor a comprar tantos quantos possa a mais destes veículos a si. Falta só a prometida fábrica em solo nacional, que até hoje não saiu.

A ver.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1902 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 14, 2024 12:08 pm

HIGH MOBILITY RANGE

https://www.idvgroup.com/wp-content/uploads/2022/09/Highmobilityacqua.jpg

https://www.idvgroup.com/products/tacti ... ity-range/

A IDV já anda sondando o mercado interno para ver se emplaca além dos seus bldos, a linha de caminhões miltares que possui.

O modelo acima é um dos cotados para produção em Sete Lagoas, caso ele venha a ser adquirido pelo EB e demais forças. Com a TATRA fazendo sucesso aqui com os seus veículos, os italianos não querem ficar para trás. E se os checos conseguiram, eles acham que podem também.

A ver.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1903 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 20, 2024 2:12 pm

A linha de caminhões da Agrale a meu ver praticamente se resume hoje a dois modelos: A8700 e A10000.

Os caminhões médios, embora indicados no site da empresa como disponíveis para o mercado interno e externo, em versões 4x2 e 6x2, não apresentam quaisquer informações técnicas detalhadas sobre os mesmos, da mesma forma da linha leve.

Isto faz pensar se realmente a empresa ainda dispõe na prática destes veículos comercialmente. O PBT informado era de até 22 ton, o que condiz com a possibilidade de utilização dos mesmos com diversos implementos característicos desta faixa de operação.

Vou me dar o trabalho de perguntar à Agrale se de fato os caminhões médios ainda são comercializados ou se o que está no site da empresa é mero descuido com a apresentação\atualização do mesmo.

Notar, se a empresa é capaz de desenvolver e propor versões militares de seus caminhões leves, tanto mais o pode fazer em relação aos seus modelos de médio porte. Para não falar que eles substituiriam diversos modelos mais antigos ou já fora de linha que operam ainda hoje nas ffaa's essencialmente para uso urbano ou trechos curtos rodoviários.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1904 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 26, 2024 10:38 pm

A título de curiosidade, uma foto muito interessante do VW 31.320 do EB, e suas rodas\pneus\suspensão militarizados em comparação com o militar ao lado. O veículo é claramente uma adaptação, mas que tem se saído bem, e no geral está perto de ser o modelo em maior quantidade utilizado pelo exército.

Imagem

O primeiro destes caminhões foi entregue em 2013, com o tal PAC da época visando financiar a aquisição de +3 mil unidades. Se chegou a tudo isso eu não sei, mas até hoje pelo que consta, continuam sendo entregues ao EB.

Durante muito tempo este modelo foi o única VTNE na categoria 10 ton do exército a ostentar pneus militares, até a chegada dos TATRA, e recentemente dos Veículos Socorro norte americanos. A frota do EB é constituída em sua grande maioria hoje de modelos Worker, sendo retirados paulatinamente de operação, Constallation 31.320 e MB Atego, este sem muitas exigências ou modificações. Outras marcas também aparecem em menor número e variedade, principalmente em VTE operadas nas armas de apoio ao combate e logística, mas muitos são modelos e versões já antigas e mesmo fora de produção, como os Ford Cargo e outros.

Enfim, pelo que pude ver rapidamente, a atual frota de caminhões verde oliva na prática está nas mãos de duas fábricas alemães, e mesmo que outras marcas tenham tentado em anos recentes vender seus produtos por aqui, como IDV e Scania, o pesadíssimo lobby da MAN\VW e Mercedes Benz mostrou que dificilmente será superado no curto prazo.

A TATRA, que morria jurando trazer uma fábrica com linha de produção e tudo de seus modelos para o Brasil, parou nas importações pontuais e espasmódicas de alguns de seus modelos. E nada diz que irá passar disso mesmo no longo prazo.

O exército continua com vários RO\RTLI abertos desde 2018, pelo menos, para VTE - Viatura Transporte Especial de diversos tipos e aplicações sem solução e\ou encaminhamento no horizonte. E pelos requisitos expostos, soluções nacionais não são esperadas para elas.

A ver.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#1905 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 26, 2024 11:05 pm

Imagem

Tatra Phoenix 10×10 que anda igual caranguejo é equipado com ponte móvel

https://blogdocaminhoneiro.com/2024/06/ ... e_vignette

Para quem anda mais que avexado a fim de reordenar a sua engenharia desde os últimos acontecimentos no RS, aí está uma solução bastante interessante, e à mão, quiçá mais barata que outras opções utilizadas até o momento, principalmente em situações de emergência como se viu no sul.
Quem sabe o pessoal se empolga em trazer algumas para os muitos btl eng que habitam o sul do Brasil.
Trabalho com certeza não vai faltar.




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