Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
P44
- Sênior
- Mensagens: 55293
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2759 vezes
- Agradeceram: 2438 vezes
#1621
Mensagem
por P44 » Sáb Abr 09, 2016 12:35 pm
Bolovo escreveu:Quantos F-16 foram vendidos a Romênia?
12
Triste sina ter nascido português
-
Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
#1622
Mensagem
por Bolovo » Sáb Abr 09, 2016 12:49 pm
P44 escreveu:Bolovo escreveu:Quantos F-16 foram vendidos a Romênia?
12
Além desses 12, quantos outros vocês têm disponíveis a venda?
Sempre gostei desses F-16 portugueses. É uma opção usada muito interessante.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
#1623
Mensagem
por joaolx » Sáb Abr 09, 2016 12:50 pm
Bolovo escreveu:P44 escreveu:
12
Além desses 12, quantos outros vocês têm disponíveis a venda?
Sempre gostei desses F-16 portugueses. É uma opção usada muito interessante.
Nenhuns mais Bolovo, já tivemos que ir buscar 3 aos USA para fazer os 12 da Romenia
-
Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
#1624
Mensagem
por Bolovo » Sáb Abr 09, 2016 12:56 pm
Vixe, sério? Pensei que tinham vários.
O número que eu achei é que a FAP tem 33 F-16 operacionais, está certo isso?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
#1625
Mensagem
por joaolx » Sáb Abr 09, 2016 12:58 pm
Bolovo escreveu:Vixe, sério? Pensei que tinham vários.
O número que eu achei é que a FAP tem 33 F-16 operacionais, está certo isso?
Depois de serem entregues os 12 á Roménia restam 30 F-16AM´s, ou seja 2 esq de 15 cada.
-
Frederico Vitor
- Sênior
- Mensagens: 2064
- Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
- Localização: Goiás
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 270 vezes
#1626
Mensagem
por Frederico Vitor » Sáb Abr 09, 2016 5:00 pm
joaolx escreveu:Bolovo escreveu:Vixe, sério? Pensei que tinham vários.
O número que eu achei é que a FAP tem 33 F-16 operacionais, está certo isso?
Depois de serem entregues os 12 á Roménia restam 30 F-16AM´s, ou seja 2 esq de 15 cada.
Estão muito bem servidos.
-
cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39549
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
#1627
Mensagem
por cabeça de martelo » Seg Abr 11, 2016 10:59 am
Os que vão para a Roménia não vão com a última tape... Os nossos já vão na tape 6. qualquer coisa e os deles são 5. qualquer coisa.
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".
O insulto é a arma dos fracos...
-
joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
#1628
Mensagem
por joaolx » Ter Abr 12, 2016 7:19 am
cabeça de martelo escreveu:Os que vão para a Roménia não vão com a última tape... Os nossos já vão na tape 6. qualquer coisa e os deles são 5. qualquer coisa.
E foram retirados os launchers dos AMRAAM
-
talharim
- Sênior
- Mensagens: 9831
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
- Localização: Santos-SP
- Agradeceram: 212 vezes
#1630
Mensagem
por talharim » Ter Abr 12, 2016 9:35 am
Esse Fiat G.91 é um caça negligenciado pela mídia nunca vi uma reportagem desse caça em nenhum site especializado .
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
-
joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
#1631
Mensagem
por joaolx » Ter Abr 12, 2016 11:15 am
talharim escreveu:Esse Fiat G.91 é um caça negligenciado pela mídia nunca vi uma reportagem desse caça em nenhum site especializado .
Uma belíssima maquina que prestou quase 30 anos de bons serviços á FAP sendo 8 deles em combate nas colonias de africa, um caça ligeiro barato de manutenção e operação muito simples, taxas de disponibilidade elevadas e deixou saudades a pilotos e mecânicos quer em Portugal, quer na Alemanha e Itália onde era apelidado carinhosamente de "Gina"
Outro que deixou muitas saudades por cá:
-
Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
#1632
Mensagem
por Wingate » Ter Abr 12, 2016 11:51 am
Salvo falha de minha memória, os Lockheed P-38 da FAP eram aviões que foram "internados" pelo então governo de Salazar, na Segunda Guerra Mundial (Portugal era neutro no conflito, e tinha esse direito, pelas leis internacionais), por terem pousado em solo português (1942) devido a um desvio de rota (iam para o norte da África).
Não sei se isto é correto.
Wingate
-
joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
#1633
Mensagem
por joaolx » Ter Abr 12, 2016 12:13 pm
Wingate escreveu:Salvo falha de minha memória, os Lockheed P-38 da FAP eram aviões que foram "internados" pelo então governo de Salazar, na Segunda Guerra Mundial (Portugal era neutro no conflito, e tinha esse direito, pelas leis internacionais), por terem pousado em solo português (1942) devido a um desvio de rota (iam para o norte da África).
Não sei se isto é correto.
Wingate
É 100% correto o P-38 e os P-39 também, com estes constituiu-se uma esquadrilha inteira. ( Mais de 200 aparelhos de todas as proveniências aterraram ou despenharam-se em Portugal durante o conflito. Se tivéssemos guardado estes tesouros tínhamos hoje um museu único no mundo
)
Se reparares a esquadra destes aviões era a esquadra "OK"
e inclusive esse P-38 que vês na foto tinha escrito a branco no nariz "Não faz mal"
Por ai se poderá deduzir que havia alguma conivência nestes internamentos...
Mais tarde no entanto o governo português abordou os USA e pagou uma quantia acordada entre ambas as nações e comprou os aparelhos. O Salazar tinha os seus defeitos mas era um patriota e era um individuo de contas certas (talvez o ultimo
)
-
Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
#1634
Mensagem
por Wingate » Ter Abr 12, 2016 12:21 pm
joaolx escreveu:Wingate escreveu:Salvo falha de minha memória, os Lockheed P-38 da FAP eram aviões que foram "internados" pelo então governo de Salazar, na Segunda Guerra Mundial (Portugal era neutro no conflito, e tinha esse direito, pelas leis internacionais), por terem pousado em solo português (1942) devido a um desvio de rota (iam para o norte da África).
Não sei se isto é correto.
Wingate
É 100% correto o P-38 e os P-39 também, constituiu-se uma esquadrilha inteira com estes aparelhos.
Se reparares a esquadra destes aviões era a esquadra "OK"
e inclusive esse P-38 que vês na foto tinha escrito a branco no nariz "Não faz mal"
Mais tarde no entanto o governo português abordou os USA e pagou uma quantia acordada entre ambas as nações e comprou os aparelhos. O Salazar tinha os seus defeitos mas era um patriota e era um individuo de contas certas (talvez o ultimo
)
Aproveitando os esclarecimentos do nobre colega (Ufa! alguns dos meus neurônios ainda funcionam!
) indago se os pilotos norte-americanos ficaram internados em Portugal por muito tempo.
Sei que na República da Irlanda (também neutra, na WWII), por exemplo, vários prisioneiros alemães e aliados ficaram internados por longo tempo, alguns, no caso dos aviadores, por terem pousado no país e outros que naufragaram em águas irlandesas (submarinistas alemães e tripulantes de cargueiros de comboios aliados).
Wingate
P.S.: Parece que as neutras Suécia e Suiça também enriqueceram suas forças aéreas com exemplares de aeronaves de ambos os lados do conflito.
-
joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
#1635
Mensagem
por joaolx » Ter Abr 12, 2016 12:35 pm
Wingate escreveu:joaolx escreveu:
É 100% correto o P-38 e os P-39 também, constituiu-se uma esquadrilha inteira com estes aparelhos.
Se reparares a esquadra destes aviões era a esquadra "OK"
e inclusive esse P-38 que vês na foto tinha escrito a branco no nariz "Não faz mal"
Mais tarde no entanto o governo português abordou os USA e pagou uma quantia acordada entre ambas as nações e comprou os aparelhos. O Salazar tinha os seus defeitos mas era um patriota e era um individuo de contas certas (talvez o ultimo
)
Aproveitando os esclarecimentos do nobre colega (Ufa! alguns dos meus neurônios ainda funcionam!
) indago se os pilotos norte-americanos ficaram internados em Portugal por muito tempo.
Sei que na República da Irlanda (também neutra, na WWII), por exemplo, vários prisioneiros alemães e aliados ficaram internados por longo tempo, alguns, no caso dos aviadores, por terem pousado no país e outros que naufragaram em águas irlandesas (submarinistas alemães e tripulantes de cargueiros de comboios aliados).
Wingate
Caro Wingate do que sei não ficaram muito tempo, lá regressaram para junto dos seus não sei bem porque canais diplomáticos.
Também Portugal no auge deste horrível conflito era praticamente um Oásis de paz na Europa.
Mais a partir de 43 já era entendido que a Alemanha iria colher as tempestades dos ventos que tinha andado a semear então a neutralidade tornou-se cada vez mais colaborante com os Aliados.
Havia no entanto um plano de invasão pré-delineado de Portugal pelos alemães com codinome Operação Félix, mas que nunca saiu do papel talvez porque a leste a Barbarrosa descambou...No inicio da guerra toda a nossa aviação de caça estava não no continente onde seria vulnerável a um ataque surpresa mas nos Açores no meio do Atlântico...