Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1621 Mensagem por P44 » Sáb Abr 09, 2016 12:35 pm

Bolovo escreveu:Quantos F-16 foram vendidos a Romênia?

12

Triste sina ter nascido português 👎
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1622 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 09, 2016 12:49 pm

P44 escreveu:
Bolovo escreveu:Quantos F-16 foram vendidos a Romênia?

12
Além desses 12, quantos outros vocês têm disponíveis a venda?

Sempre gostei desses F-16 portugueses. É uma opção usada muito interessante.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
joaolx
Sênior
Sênior
Agradeceu: 101 vezes
Agradeceram: 91 vezes

#1623 Mensagem por joaolx » Sáb Abr 09, 2016 12:50 pm

Bolovo escreveu:
P44 escreveu:
12
Além desses 12, quantos outros vocês têm disponíveis a venda?

Sempre gostei desses F-16 portugueses. É uma opção usada muito interessante.
Nenhuns mais Bolovo, já tivemos que ir buscar 3 aos USA para fazer os 12 da Romenia :D

Imagem

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1624 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 09, 2016 12:56 pm

Vixe, sério? Pensei que tinham vários. :mrgreen:

O número que eu achei é que a FAP tem 33 F-16 operacionais, está certo isso?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
joaolx
Sênior
Sênior

#1625 Mensagem por joaolx » Sáb Abr 09, 2016 12:58 pm

Bolovo escreveu:Vixe, sério? Pensei que tinham vários. :mrgreen:

Depois de serem entregues os 12 á Roménia restam 30 F-16AM´s, ou seja 2 esq de 15 cada.

Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

#1626 Mensagem por Frederico Vitor » Sáb Abr 09, 2016 5:00 pm

joaolx escreveu:
Bolovo escreveu:Vixe, sério? Pensei que tinham vários. :mrgreen:

Depois de serem entregues os 12 á Roménia restam 30 F-16AM´s, ou seja 2 esq de 15 cada.
Estão muito bem servidos.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2858 vezes

#1627 Mensagem por cabeça de martelo » Seg Abr 11, 2016 10:59 am

Os que vão para a Roménia não vão com a última tape... Os nossos já vão na tape 6. qualquer coisa e os deles são 5. qualquer coisa.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
joaolx
Sênior
Sênior

#1628 Mensagem por joaolx » Ter Abr 12, 2016 7:19 am

cabeça de martelo escreveu:Os que vão para a Roménia não vão com a última tape... Os nossos já vão na tape 6. qualquer coisa e os deles são 5. qualquer coisa.

E foram retirados os launchers dos AMRAAM :roll:

joaolx
Sênior
Sênior

#1629 Mensagem por joaolx » Ter Abr 12, 2016 8:46 am

Aproveito para partilhar aqui com os cloegas brasileiros algumas imagens do passado, bons tempos em que chegámos a ter mais de 800 aparelhos no nosso inventário :roll:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#1630 Mensagem por talharim » Ter Abr 12, 2016 9:35 am

Esse Fiat G.91 é um caça negligenciado pela mídia nunca vi uma reportagem desse caça em nenhum site especializado .

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
joaolx
Sênior
Sênior

#1631 Mensagem por joaolx » Ter Abr 12, 2016 11:15 am

talharim escreveu:Esse Fiat G.91 é um caça negligenciado pela mídia nunca vi uma reportagem desse caça em nenhum site especializado .
Uma belíssima maquina que prestou quase 30 anos de bons serviços á FAP sendo 8 deles em combate nas colonias de africa, um caça ligeiro barato de manutenção e operação muito simples, taxas de disponibilidade elevadas e deixou saudades a pilotos e mecânicos quer em Portugal, quer na Alemanha e Itália onde era apelidado carinhosamente de "Gina" 8-]

Outro que deixou muitas saudades por cá:

Imagem

Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#1632 Mensagem por Wingate » Ter Abr 12, 2016 11:51 am

joaolx escreveu:Aproveito para partilhar aqui com os cloegas brasileiros algumas imagens do passado, bons tempos em que chegámos a ter mais de 800 aparelhos no nosso inventário :roll:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

url=http://s1106.photobucket.com/user/joao- ... j.jpg.html]Imagem[/url]

Imagem

Salvo falha de minha memória, os Lockheed P-38 da FAP eram aviões que foram "internados" pelo então governo de Salazar, na Segunda Guerra Mundial (Portugal era neutro no conflito, e tinha esse direito, pelas leis internacionais), por terem pousado em solo português (1942) devido a um desvio de rota (iam para o norte da África).

Não sei se isto é correto.

Wingate

joaolx
Sênior
Sênior

#1633 Mensagem por joaolx » Ter Abr 12, 2016 12:13 pm

Wingate escreveu:Salvo falha de minha memória, os Lockheed P-38 da FAP eram aviões que foram "internados" pelo então governo de Salazar, na Segunda Guerra Mundial (Portugal era neutro no conflito, e tinha esse direito, pelas leis internacionais), por terem pousado em solo português (1942) devido a um desvio de rota (iam para o norte da África).

Wingate

É 100% correto o P-38 e os P-39 também, com estes constituiu-se uma esquadrilha inteira. ( Mais de 200 aparelhos de todas as proveniências aterraram ou despenharam-se em Portugal durante o conflito. Se tivéssemos guardado estes tesouros tínhamos hoje um museu único no mundo :evil: )

Se reparares a esquadra destes aviões era a esquadra "OK" :D e inclusive esse P-38 que vês na foto tinha escrito a branco no nariz "Não faz mal" :D Por ai se poderá deduzir que havia alguma conivência nestes internamentos...

Mais tarde no entanto o governo português abordou os USA e pagou uma quantia acordada entre ambas as nações e comprou os aparelhos. O Salazar tinha os seus defeitos mas era um patriota e era um individuo de contas certas (talvez o ultimo :roll: )

Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#1634 Mensagem por Wingate » Ter Abr 12, 2016 12:21 pm

joaolx escreveu:
Wingate escreveu:Salvo falha de minha memória, os Lockheed P-38 da FAP eram aviões que foram "internados" pelo então governo de Salazar, na Segunda Guerra Mundial (Portugal era neutro no conflito, e tinha esse direito, pelas leis internacionais), por terem pousado em solo português (1942) devido a um desvio de rota (iam para o norte da África).

Wingate

É 100% correto o P-38 e os P-39 também, constituiu-se uma esquadrilha inteira com estes aparelhos.

Se reparares a esquadra destes aviões era a esquadra "OK" :D e inclusive esse P-38 que vês na foto tinha escrito a branco no nariz "Não faz mal" :D

Mais tarde no entanto o governo português abordou os USA e pagou uma quantia acordada entre ambas as nações e comprou os aparelhos. O Salazar tinha os seus defeitos mas era um patriota e era um individuo de contas certas (talvez o ultimo :roll: )
Aproveitando os esclarecimentos do nobre colega (Ufa! alguns dos meus neurônios ainda funcionam! :)) indago se os pilotos norte-americanos ficaram internados em Portugal por muito tempo.

Sei que na República da Irlanda (também neutra, na WWII), por exemplo, vários prisioneiros alemães e aliados ficaram internados por longo tempo, alguns, no caso dos aviadores, por terem pousado no país e outros que naufragaram em águas irlandesas (submarinistas alemães e tripulantes de cargueiros de comboios aliados).

Wingate
P.S.: Parece que as neutras Suécia e Suiça também enriqueceram suas forças aéreas com exemplares de aeronaves de ambos os lados do conflito.

joaolx
Sênior
Sênior

#1635 Mensagem por joaolx » Ter Abr 12, 2016 12:35 pm

Wingate escreveu:
joaolx escreveu:
É 100% correto o P-38 e os P-39 também, constituiu-se uma esquadrilha inteira com estes aparelhos.

Se reparares a esquadra destes aviões era a esquadra "OK" :D e inclusive esse P-38 que vês na foto tinha escrito a branco no nariz "Não faz mal" :D

Aproveitando os esclarecimentos do nobre colega (Ufa! alguns dos meus neurônios ainda funcionam! :)) indago se os pilotos norte-americanos ficaram internados em Portugal por muito tempo.

Sei que na República da Irlanda (também neutra, na WWII), por exemplo, vários prisioneiros alemães e aliados ficaram internados por longo tempo, alguns, no caso dos aviadores, por terem pousado no país e outros que naufragaram em águas irlandesas (submarinistas alemães e tripulantes de cargueiros de comboios aliados).

Wingate
Caro Wingate do que sei não ficaram muito tempo, lá regressaram para junto dos seus não sei bem porque canais diplomáticos.

Também Portugal no auge deste horrível conflito era praticamente um Oásis de paz na Europa.

Mais a partir de 43 já era entendido que a Alemanha iria colher as tempestades dos ventos que tinha andado a semear então a neutralidade tornou-se cada vez mais colaborante com os Aliados.

Havia no entanto um plano de invasão pré-delineado de Portugal pelos alemães com codinome Operação Félix, mas que nunca saiu do papel talvez porque a leste a Barbarrosa descambou...No inicio da guerra toda a nossa aviação de caça estava não no continente onde seria vulnerável a um ataque surpresa mas nos Açores no meio do Atlântico...

Responder