Mensagem
por Moccelin » Qui Jan 17, 2008 9:28 pm
Bom, primeiramente, o FAL é um fuzil do começo da era do "fuzil de assalto", logo utiliza técnicas inovadoras pra época. Ele usa o sistema de ferrolho basculante, que exige todo o corpo da arma em aço.
Com a padronização do 5,56mm como a munição OTAN (que apesar de não englobar o Brasil acaba influenciando nas nossas decisões) houve o surgimento da idéia de um fuzil 5,56mm nacional, primeiramente converteram simplesmente o FAL em 5,56mm (utilizando o sistema de ferrolho basculante, e logicamente o corpo em aço), resultado, um fuzil tão pesado quanto o FAL (já li em alguns lugares que era mais pesado), ultrapassado, sem as inovações que já existiam e eram de domínio geral (nada muito tecnológico). Esse fuzil era o MD-2 e não foi adotado pelo Exército, mas empurrado goela abaixo para um monte de Polícias (Minas Gerais incluisive, meu colega que é Ten PM trouxe aqui em casa um dia pra eu ver se era o MD-2 ou o MD-97 já que não havia marcação alguma).
Vendo que o MD-2 foi uma perda de tempo resolveram criar um "do zero" (entre aspas porque não foi tão do zero assim). Usaram algumas tecnicas diferentes, não necessariamente novas, pra deixa-lo mais leve, mas ainda aproveitaram muito do velho FAL, em sua maior parte as perfumarias (partes plásticas).
Resultado, um fuzil com o sistema de ferrolho rotativo, como o M-16, mas com os gases agindo sobre um pistão (como na maioria dos fuzis atuais), e tem o corpo em duralumínio, como o H&K416.
Ficou um fuzil interessante, relativamente leve, que, porém, sofre de alguns males que o aflingem a tempos, males esses que são:
- é um fuzil que já nasceu obsoleto, não possui quase nenhuma idéia de modularidade, e também de ergonomia, principalmente por usar as partes plásticas do FAL.
- está apresentando problemas de resistência (nunca o utilizei, mas um fuzil não recebe o nome de "Me Desmancho em 97 pedaços" sem motivos.
Problemas esses que já seriam motivo de um fuzil não entrar em produção, e que, porém, está sendo enfiado goela a baixo das polícias, inclusive a FNS (Força Nacional de Segurança).
The cake is a lie...