Grupo Tarefa da OTAN no Atlântico Sul

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2779 vezes
Agradeceram: 2451 vezes

#16 Mensagem por P44 » Dom Ago 12, 2007 8:34 am

de certeza que alguma desta malta da hellmans estava a bordo do navio da esquerda :lol: :lol: :lol:

http://br.youtube.com/watch?v=eFB8680P3VM

Triste sina ter nascido português 👎
Quiron
Sênior
Sênior
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 76 vezes

#17 Mensagem por Quiron » Dom Ago 12, 2007 8:52 am

Entretanto devemos lembrar que em relação à margem oriental do Atlântico Sul a então secretaria de Estado norte-americano, Madeleine Albright, em dezembro de 1998, durante reunião para avaliar propostas de novas missões para a OTAN, defendeu a ampliação.
da esfera de atuação daquela organização militar, apontando entre outras regiões a África Atlântica.

Isso também não teria a ver com a presença mais intensa da China em terras africanas ou estou indo longe demais?

Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#18 Mensagem por Sintra » Dom Ago 12, 2007 11:31 am

Dieneces escreveu:
Sintra escreveu:
Marino escreveu:E ainda questionam o submarino nuclear.

?!!!!!

Não percebi, o que é que a "voltinha" a África de um grupo de fragatas da NATO tem a ver com o futuro Submarino Nuclear Brasileiro?

É que a NATO tem mais navios de guerra que o resto do planeta em conjunto...

Abraços :wink:
Faz esse censo , Sintra . Japão ,Rússia , China , Austrália , Nova Zelândia , Coréias , Américas do Sul e Central , Indonésia , India , Países árabes , Paquistão , África toda , Malásia , Cingapura , Taiwan , Vietnã , Irã , Israel , Ucrânia será que perdem para a OTAN EM NÚMERO DE NAVIOS DE GUERRA?

Em actividade? Capazes de navegar?
Sem qualquer tipo de duvidas. A NATO tem mais navios de guerra que o resto do planeta junto. Mas é que é sem qualquer tipo de discussões.
De todos esses paises em conjunto, se fores retirar a quantidade enorme de navios que estão efectivamente retirados de serviço, a apodrecer no cais, na Russia, Ucrania, China, America Central, América do Sul, Indonésia, Irão, a grande maioria dos Paises àrabes, etc, etc, etc, não ficas com muita coisa, e pior, o que sobra é francamente mau (retira o Japão e a Coreia do Sul da história :wink: )...
E como disse o Luis Silva, quem é que forneceu os navios dessa malta toda?

Mas, voltando ao tópico, não acham que o vosso aliado natural é precisamente a NATO, ou pelo menos, vários dos países que a compõe?
Eu percebo o porquê de muito boa gente na MB achar que precisam de uma frota de submarinos de ataque nuclear (olhando para o estado actual da frota e da força aérea, tenho sérias dúvidas de que as prioridades estejam particularmente correctas, mas isto é apenas uma opinião pessoal), mas utilizar uma viagem de meia dúzia de fragatas à volta de África (quer dizer, os Portugueses andam a fazer isto à meio milénio :wink: ) como argumento para a construção de um "bicho" destes é um bocado forte...

Editado pela última vez por Sintra em Dom Ago 12, 2007 11:41 am, em um total de 1 vez.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#19 Mensagem por Marino » Dom Ago 12, 2007 11:37 am

Uma consequência de se pensar apenas em meios, "hardware", é que se deixa de pensar estrategicamente.
Hoje em dia a maioria dos países não nomeia um inimigo, deixaram de possuir Hipóteses de Guerra, passando a ter HIPÓTESES DE EMPREGO de suas FFAA, o que é muito diferente.
Estudando sobre Hipóteses de Emprego, e não sobre o hardware de um inimigo nomeado, baseamo-nos em CAPACIDADES que uma FFAA deve ter para atender as Hipóteses de Emprego visualizadas.
Por exemplo: as FFAA brasileiras devem manter a soberania brasileira sobre a Amazônia. Que capacidades devem dispor, então?
A MB deve ter capacidade de manter o Controle de Área Marítima no Atlântico Sul, e se não puder manter este Controle, Negar o Uso do Mar a qualquer oponente. Está nomeando inimigos? NÃO.
A OTAN está demonstrando capacidade de operar no Atlântico, na "costa africana". Ciente, bem para ela e para seu inocente cruzeiro de circunavegação africana.
A MB vai continuar se preocupando em adquirir as capacidades que acha que deva possuir, pensando no Brasil, e não nos países europeus ou nos EUA, na OTAN, e em suas políticas de defesa.

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#20 Mensagem por Dieneces » Dom Ago 12, 2007 11:59 am

Sintra escreveu:
Dieneces escreveu:
Sintra escreveu:

?!!!!!

Não percebi, o que é que a "voltinha" a África de um grupo de fragatas da NATO tem a ver com o futuro Submarino Nuclear Brasileiro?

Faz esse censo , Sintra . Japão ,Rússia , China , Austrália , Nova Zelândia , Coréias , Américas do Sul e Central , Indonésia , India , Países árabes , Paquistão , África toda , Malásia , Cingapura , Taiwan , Vietnã , Irã , Israel , Ucrânia será que perdem para a OTAN EM NÚMERO DE NAVIOS DE GUERRA?

Sem qualquer tipo de duvidas. A NATO tem mais navios de guerra que o resto do planeta junto. Mas é que é sem qualquer tipo de discussões.
De todos esses paises em conjunto, se fores retirar a quantidade enorme de navios que estão efectivamente retirados de serviço, a apodrecer no cais, na Russia, Ucrania, China, America Central, América do Sul, Indonésia, Irão, a grande maioria dos Paises àrabes, etc, etc, etc, não ficas com muita coisa, e pior, o que sobra é francamente mau (retira o Japão e a Coreia do Sul da história :wink: )...

Mas, voltando ao tópico, não acham que o vosso aliado natural é precisamente a NATO, ou pelo menos, vários dos países que a compõe?
Eu percebo o porquê de muito boa gente na MB achar que precisam de uma frota de submarinos de ataque nuclear (olhando para o estado actual da frota e da força aérea, tenho sérias dúvidas de que as prioridades estejam particularmente correctas, mas isto é apenas uma opinião pessoal), mas utilizar uma viagem de meia dúzia de fragatas à volta de África (quer dizer, os Portugueses andam a fazer isto à meio milénio :wink: ) como argumento para a construção de um "bicho" destes é um bocado forte...

Eu já acho que te enganas , o resto do Mundo tem mais belonaves operando , do que a OTAN , mas se me desmentires , aceitarei pacificamente e sem retaliações verbalmente escalafobéticas , comum a muitos conterrâneos de Salazar . :wink: :D

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Edu Lopes
Sênior
Sênior

#21 Mensagem por Edu Lopes » Dom Ago 12, 2007 12:07 pm

Dieneces escreveu:Faz esse censo , Sintra . Japão ,Rússia , China , Austrália , Nova Zelândia , Coréias , Américas do Sul e Central , Indonésia , India , Países árabes , Paquistão , África toda , Malásia , Cingapura , Taiwan , Vietnã , Irã , Israel , Ucrânia será que perdem para a OTAN EM NÚMERO DE NAVIOS DE GUERRA?

Nesse caso a qualidade suplanta a quantidade em muito.

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#22 Mensagem por Moccelin » Dom Ago 12, 2007 2:25 pm

A OTAN operando no AS (Atlântico Sul, pra quem não pegou o trocadilho)!!!

Deviam mudar o nome... Mas isso aí provavelmente tem a ver com o poderio naval da China, que está em franca expansão. Esqueceram que os EUA estão querendo voltar a operar com mais frequência no Pacífico??? Desse jeito a Marinha Chinesa (e Russa) ficaria mais fechada... OTAN (menos os EUA) no Atlântico Sul e EUA no Pacífico...

Gostei do HIPÓTESES DE EMPREGO do Marino... O fato de a OTAN estar operando no AS beirando a África não é desculpa para a construção dos SNA... A desculpa para construir o SNA é que num suposto ataque de QUALQUER força naval, inclusive a OTAN se ela se enverdar mais a Oeste no AS, uns 8 SNA fariam um estrago ENORME... Nâo sou profundo conhecedor do assunto, pra falar a verdade nem conhecedor "maomenos" do assunto eu sou... Mas sei que o submarino é uma excelente arma de dissuasão...

Mas para empregar esses SNA (e subs convencionais também) é bom a Marinha continuar a pesquisar nossos mares, o que torna ainda mais 'justa' a compra daquele navio de pesquisa e a construção de outros, que foi questionada no outro tópico por alguns foristas...

Agora deixa eu sair, acho que vou ver "Caçada ao Outubro Vermelho" denovo heheheheh... Empolguei!!!

The cake is a lie...
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#23 Mensagem por Lord Nauta » Dom Ago 12, 2007 3:32 pm

Marino escreveu:Uma consequência de se pensar apenas em meios, "hardware", é que se deixa de pensar estrategicamente.
Hoje em dia a maioria dos países não nomeia um inimigo, deixaram de possuir Hipóteses de Guerra, passando a ter HIPÓTESES DE EMPREGO de suas FFAA, o que é muito diferente.
Estudando sobre Hipóteses de Emprego, e não sobre o hardware de um inimigo nomeado, baseamo-nos em CAPACIDADES que uma FFAA deve ter para atender as Hipóteses de Emprego visualizadas.
Por exemplo: as FFAA brasileiras devem manter a soberania brasileira sobre a Amazônia. Que capacidades devem dispor, então?
A MB deve ter capacidade de manter o Controle de Área Marítima no Atlântico Sul, e se não puder manter este Controle, Negar o Uso do Mar a qualquer oponente. Está nomeando inimigos? NÃO.
A OTAN está demonstrando capacidade de operar no Atlântico, na "costa africana". Ciente, bem para ela e para seu inocente cruzeiro de circunavegação africana.
A MB vai continuar se preocupando em adquirir as capacidades que acha que deva possuir, pensando no Brasil, e não nos países europeus ou nos EUA, na OTAN, e em suas políticas de defesa.

Prezado Amigo

Muito bom e esclarecedor seu post. Espero que o mesmo tenha
permitido a alguns colegas um melhor juizo de valor da importancia e dos desdobramentos estrategicos do ''inocente'' cruzeiro da OTAN na costa africana.

Um abraço

Lord Nauta

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#24 Mensagem por Dieneces » Dom Ago 12, 2007 3:58 pm

Edu Lopes escreveu:
Dieneces escreveu:Faz esse censo , Sintra . Japão ,Rússia , China , Austrália , Nova Zelândia , Coréias , Américas do Sul e Central , Indonésia , India , Países árabes , Paquistão , África toda , Malásia , Cingapura , Taiwan , Vietnã , Irã , Israel , Ucrânia será que perdem para a OTAN EM NÚMERO DE NAVIOS DE GUERRA?

Nesse caso a qualidade suplanta a quantidade em muito.
Mas não foi essa a assertiva do Sintra , da qual divirjo. Faltou a Suécia no meu time anti-Otan.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#25 Mensagem por Sintra » Dom Ago 12, 2007 4:28 pm

Dieneces escreveu:
Sintra escreveu:
Dieneces escreveu:
Sintra escreveu:

?!!!!!

Eu já acho que te enganas , o resto do Mundo tem mais belonaves operando , do que a OTAN , mas se me desmentires , aceitarei pacificamente e sem retaliações verbalmente escalafobéticas , comum a muitos conterrâneos de Salazar . :wink: :D

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraços Dieneces :wink:

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#26 Mensagem por alcmartin » Dom Ago 12, 2007 9:51 pm

Lord Nauta escreveu:
Marino escreveu:Uma consequência de se pensar apenas em meios, "hardware", é que se deixa de pensar estrategicamente.

Prezado Amigo

Muito bom e esclarecedor seu post. Espero que o mesmo tenha
permitido a alguns colegas um melhor juizo de valor da importancia e dos desdobramentos estrategicos do ''inocente'' cruzeiro da OTAN na costa africana.

Um abraço

Lord Nauta

2X! Espero que num futuro próximo o SP tenha condiçoes de "passear" junto c/essas FT's e mandar o "recado"...

abs!

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#27 Mensagem por juarez castro » Dom Ago 12, 2007 10:25 pm

Olha! Perdoem a minha ignorância, mas assim como os amigos tugas, não consigo ver nada de mais no "cruzeiro" da forças navais da OTAN, que leve atoda essa justificativas, mas.....

Alias! A Brasilnavy deveria é estar se habilitando a fazer parte destas operações, como fizeram nossos amigos do outro lado da cordilheira, e aproveitando para aprimorar doutrinas, mostrando organização.

Grande abraço

luis F. Silva
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes

#28 Mensagem por luis F. Silva » Dom Ago 12, 2007 11:05 pm

Juarez Castro escreveu:
Olha! Perdoem a minha ignorância, mas assim como os amigos tugas, não consigo ver nada de mais no "cruzeiro" da forças navais da OTAN, que leve atoda essa justificativas, mas.....

Alias! A Brasilnavy deveria é estar se habilitando a fazer parte destas operações, como fizeram nossos amigos do outro lado da cordilheira, e aproveitando para aprimorar doutrinas, mostrando organização.

Concordo plenamente consigo. A NATO está apenas a dar a entender que pode alargar a sua zona de influência. O recado não é para o Brasil nem para a China, talvez seja mesmo para alguns países do Índico, como na prática já faz até ao Golfo da Guiné.

cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Marino
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Marino » Dom Ago 12, 2007 11:17 pm

juarez castro escreveu:Olha! Perdoem a minha ignorância, mas assim como os amigos tugas, não consigo ver nada de mais no "cruzeiro" da forças navais da OTAN, que leve atoda essa justificativas, mas.....

Grande abraço

Juarez, fazer parte de GT internacional, a MB está cansada de fazer.
O que você deve ver é somente a demonstração de uma capacidade.
Cada país que interprete a sua maneira.

Marino
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por Marino » Dom Ago 12, 2007 11:19 pm

luis F. Silva escreveu:Juarez Castro escreveu:

Concordo plenamente consigo. A NATO está apenas a dar a entender que pode alargar a sua zona de influência. O recado não é para o Brasil nem para a China, talvez seja mesmo para alguns países do Índico, como na prática já faz até ao Golfo da Guiné.

Exato.

Responder