Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1006 Mensagem por henriquejr » Qui Abr 07, 2022 12:46 am

Eu ainda estava sonhando da FAB ficar com pelo menos dois dos MRTT da Inglaterra... Que já viriam prontinhos, com sistema de autodefesa e tudo...




.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38421
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5854 vezes
Agradeceram: 3314 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1007 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 07, 2022 1:39 am

O problema de comprar usado e pronto é que você acaba sendo obrigado a aceitar certos tipos de configuração e sistemas que não necessariamente podem ser bons ou úteis para si, e a um preço bem salgado.
Mas os ingleses não devem estar arrependidos agora de não terem vendidos estes aviões para a FAB.
Os 2 aviões da Azul trazem a vantagem da FAB pode escolher o que ela vai precisar e querer dispor nos seus aviões e negociar os preços, prazos e formas de pagamento de tudo na transformação.
Agora, a IAI também entrou no negócio de transformar A330 em Revo e cargo. A Airbus não está mais só neste negócio. Então, vamos ver o que a FAB decide daqui para diante.
Notar que ambos aeronaves tem de ser entregues no Brasil ainda este ano. No caso, o segundo exemplar já que um deles está em São Paulo e pertence à Azul, que pode entregar em prazo bem curto esse avião pronto para voar na configuração desejada pela força aérea.
A segunda unidade só chega na outra metade do ano.
Suponho que como a prioridade agora é prover capacidade de transporte pesado e de pax para o governo, vide ainda os reflexos da pandemia, que não acabou ainda, e com cada transformação em MRTT levando 18 meses - um ano e meio - é possível que só no ano que vem quando houver definição clara de recursos para tal é que a FAB irá demandar este novo negócio.
Por enquanto a premência é para por estes aviões para operar o mais rápido possível.
E ano que vem é outro dia com seus próprios percalços.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1986
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 206 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1008 Mensagem por gusmano » Qui Abr 07, 2022 9:42 am

Achei interessante a Azul ter ganho, já que ao que parece a Azul só tem um azul fabricado após 2014, um ex-avianca.

A relação deve estar desatualizada ou eles vão arrumar outro no mercado para entregar para a FAB.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frota_de_ ... rasileiras

abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38421
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5854 vezes
Agradeceram: 3314 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1009 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 10, 2022 9:02 pm

A resposta para a sua pergunta é "letra B". Eles irão buscar outra aeronave no mercado internacional. Isto não é exatamente um problema para a Azul, já que dentro do escopo do programa os aviões devem ser entregues ainda este ano operacionais.
O primeiro já está no Brasil e pode ser facilmente entregue nos termos da FAB, enquanto o segundo só chega conforme os requisitos no segundo semestre do ano.
Tomara tenhamos a mesma sorte de conseguir um segundo lote desse jeito baratinho assim.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13971
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 775 vezes
Agradeceram: 2418 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1010 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 18, 2022 10:13 pm

FAB assina contrato para aquisição de duas aeronaves A330-200
Imagem
(...)A empresa aérea apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508, adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato. Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) - Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).(...)

(...)Diversos países já operam o A330 MRTT, a exemplo da França, Reino Unido e Austrália, dentre outros. A negociação com a empresa Airbus para conversão das aeronaves comerciais em plataformas MRTT será iniciada nas próximas semanas, a fim de que a primeira aeronave com esta configuração entre em operação em 2024.(...)
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... qH8Haqxfys

Ou seja, as aeronaves já foram adquiridas e serão transformadas na versão MRTT, agora de forma oficial e confirmada.




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1986
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 206 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1011 Mensagem por gusmano » Ter Abr 19, 2022 1:54 pm

interessante!

Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.

abs




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1012 Mensagem por Matheus » Ter Abr 19, 2022 2:01 pm

Mais um lote de Gripens (e uns brinquedos para eles) e teremos uma força aérea respeitável...pra ficar top, AAe e UCAVs.




Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 399
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceu: 162 vezes
Agradeceram: 183 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1013 Mensagem por Lucubus » Ter Abr 19, 2022 2:33 pm

gusmano escreveu: Ter Abr 19, 2022 1:54 pm interessante!

Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.

abs
na realidade, os dois são ex Avianca




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38421
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5854 vezes
Agradeceram: 3314 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1014 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 19, 2022 4:40 pm

https://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a330-1508.htm
> MSN 1508

https://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a330-1492.htm
> MSN 1942

Ambos pouco voados e com ainda muitos ciclos pela frente. Um ótimo negócio para a FAB a preços módicos no que tange compra dos aviões em si.
Agora é ver quanto a Airbus cobrará para realizar o processo de modificação para MRTT. Esse para uma única aeronave, já vele o preço pago pelos dois aviões juntos.
De qualquer forma, é interessante pensar que no futuro a médio prazo quando ambos os aviões já estiverem operando na versão MRTT - entre 2024 e 2026, presumivelmente - a FAB volte novamente seus olhos para o mercado a fim de ver se consegue um novo lote de ao menos 2 aviões nas mesmas condições de preço e custos a fim de inteirar a reposição dos 4 KC-137.
Notar que ter 2 aviões é o mesmo que dispor de apenas uma única aeronave operacional, o que deve fazer com que a FAB busque novos recursos para a aquisição de mais unidades a fim de permitir uma disponibilidade mais flexível para a sua frota de MRTT.
A ver o que acontece a partir de 2026.

edit.> a 1a aeronave deve ser entregue até julho\2022 (90 dias), enquanto a 2a aeronave deverá ser entregue até setembro\2022 (150 dias).




Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Abr 19, 2022 10:05 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1986
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 206 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1015 Mensagem por gusmano » Ter Abr 19, 2022 5:28 pm

Lucubus escreveu: Ter Abr 19, 2022 2:33 pm
gusmano escreveu: Ter Abr 19, 2022 1:54 pm interessante!

Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.

abs
na realidade, os dois são ex Avianca
Sim, mas ao menos o MSN 1492 passou pela Azul.

abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38421
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5854 vezes
Agradeceram: 3314 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1016 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 19, 2022 10:16 pm

Apenas a título de comparação, e ilustração, os custos que a Espanha está tendo para comprar e converter 3 A330-200 junto à Ibéria\Airbus.
O processo já vem sendo feito desde 2021.
A aquisição de 3 jatos A330 à companhia Iberia e a sua conversão em MRTT, obra que está sendo realizada entre 2021 e 2025, vai custar 675 milhões de euros, dos quais 148 milhões de euros foram alocados no orçamento de 2021.
https://www.aereo.jor.br/2022/01/27/qua ... a330-mrtt/




Carpe Diem
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1927
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 835 vezes
Contato:

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1017 Mensagem por arcanjo » Sáb Mai 21, 2022 7:41 am



abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38421
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5854 vezes
Agradeceram: 3314 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1018 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 21, 2022 1:22 pm

Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 5001
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1224 vezes
Agradeceram: 734 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1019 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Mai 21, 2022 1:35 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:22 pm Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.
Talvez seja indisponibilidade das empresas daqui dentro do prazo requerido. Afinal, as empresas áreas resolveram colocar a frota para voar novamente quase que ao mesmo tempo.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61730
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6390 vezes
Agradeceram: 6740 vezes
Contato:

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1020 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 21, 2022 5:18 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:35 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:22 pm Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.
Talvez seja indisponibilidade das empresas daqui dentro do prazo requerido. Afinal, as empresas áreas resolveram colocar a frota para voar novamente quase que ao mesmo tempo.


Abraços,

Wesley
Calma que já arranjaram a MALDIÇÃO DOS MACACOS, pra logo vai ter de novo FRAUDEMIA, então lóquidáu a torto e direito e então avião parando de novo por toda parte; talvez desta vez peguem logo uma dúzia de Airbus. [003] [003] [003] [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder