Oficial - Projeto KC-X3
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5449
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Eu ainda estava sonhando da FAB ficar com pelo menos dois dos MRTT da Inglaterra... Que já viriam prontinhos, com sistema de autodefesa e tudo...
.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38421
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5854 vezes
- Agradeceram: 3314 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
O problema de comprar usado e pronto é que você acaba sendo obrigado a aceitar certos tipos de configuração e sistemas que não necessariamente podem ser bons ou úteis para si, e a um preço bem salgado.
Mas os ingleses não devem estar arrependidos agora de não terem vendidos estes aviões para a FAB.
Os 2 aviões da Azul trazem a vantagem da FAB pode escolher o que ela vai precisar e querer dispor nos seus aviões e negociar os preços, prazos e formas de pagamento de tudo na transformação.
Agora, a IAI também entrou no negócio de transformar A330 em Revo e cargo. A Airbus não está mais só neste negócio. Então, vamos ver o que a FAB decide daqui para diante.
Notar que ambos aeronaves tem de ser entregues no Brasil ainda este ano. No caso, o segundo exemplar já que um deles está em São Paulo e pertence à Azul, que pode entregar em prazo bem curto esse avião pronto para voar na configuração desejada pela força aérea.
A segunda unidade só chega na outra metade do ano.
Suponho que como a prioridade agora é prover capacidade de transporte pesado e de pax para o governo, vide ainda os reflexos da pandemia, que não acabou ainda, e com cada transformação em MRTT levando 18 meses - um ano e meio - é possível que só no ano que vem quando houver definição clara de recursos para tal é que a FAB irá demandar este novo negócio.
Por enquanto a premência é para por estes aviões para operar o mais rápido possível.
E ano que vem é outro dia com seus próprios percalços.
Mas os ingleses não devem estar arrependidos agora de não terem vendidos estes aviões para a FAB.
Os 2 aviões da Azul trazem a vantagem da FAB pode escolher o que ela vai precisar e querer dispor nos seus aviões e negociar os preços, prazos e formas de pagamento de tudo na transformação.
Agora, a IAI também entrou no negócio de transformar A330 em Revo e cargo. A Airbus não está mais só neste negócio. Então, vamos ver o que a FAB decide daqui para diante.
Notar que ambos aeronaves tem de ser entregues no Brasil ainda este ano. No caso, o segundo exemplar já que um deles está em São Paulo e pertence à Azul, que pode entregar em prazo bem curto esse avião pronto para voar na configuração desejada pela força aérea.
A segunda unidade só chega na outra metade do ano.
Suponho que como a prioridade agora é prover capacidade de transporte pesado e de pax para o governo, vide ainda os reflexos da pandemia, que não acabou ainda, e com cada transformação em MRTT levando 18 meses - um ano e meio - é possível que só no ano que vem quando houver definição clara de recursos para tal é que a FAB irá demandar este novo negócio.
Por enquanto a premência é para por estes aviões para operar o mais rápido possível.
E ano que vem é outro dia com seus próprios percalços.
Carpe Diem
- gusmano
- Sênior
- Mensagens: 1986
- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
- Agradeceu: 274 vezes
- Agradeceram: 206 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Achei interessante a Azul ter ganho, já que ao que parece a Azul só tem um azul fabricado após 2014, um ex-avianca.
A relação deve estar desatualizada ou eles vão arrumar outro no mercado para entregar para a FAB.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Frota_de_ ... rasileiras
abs
A relação deve estar desatualizada ou eles vão arrumar outro no mercado para entregar para a FAB.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Frota_de_ ... rasileiras
abs
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38421
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5854 vezes
- Agradeceram: 3314 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
A resposta para a sua pergunta é "letra B". Eles irão buscar outra aeronave no mercado internacional. Isto não é exatamente um problema para a Azul, já que dentro do escopo do programa os aviões devem ser entregues ainda este ano operacionais.
O primeiro já está no Brasil e pode ser facilmente entregue nos termos da FAB, enquanto o segundo só chega conforme os requisitos no segundo semestre do ano.
Tomara tenhamos a mesma sorte de conseguir um segundo lote desse jeito baratinho assim.
O primeiro já está no Brasil e pode ser facilmente entregue nos termos da FAB, enquanto o segundo só chega conforme os requisitos no segundo semestre do ano.
Tomara tenhamos a mesma sorte de conseguir um segundo lote desse jeito baratinho assim.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13971
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 775 vezes
- Agradeceram: 2418 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... qH8HaqxfysFAB assina contrato para aquisição de duas aeronaves A330-200
(...)A empresa aérea apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508, adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.
Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato. Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) - Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).(...)
(...)Diversos países já operam o A330 MRTT, a exemplo da França, Reino Unido e Austrália, dentre outros. A negociação com a empresa Airbus para conversão das aeronaves comerciais em plataformas MRTT será iniciada nas próximas semanas, a fim de que a primeira aeronave com esta configuração entre em operação em 2024.(...)
Ou seja, as aeronaves já foram adquiridas e serão transformadas na versão MRTT, agora de forma oficial e confirmada.
- gusmano
- Sênior
- Mensagens: 1986
- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
- Agradeceu: 274 vezes
- Agradeceram: 206 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
interessante!
Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.
abs
Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.
abs
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Mais um lote de Gripens (e uns brinquedos para eles) e teremos uma força aérea respeitável...pra ficar top, AAe e UCAVs.
- Lucubus
- Avançado
- Mensagens: 399
- Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
- Agradeceu: 162 vezes
- Agradeceram: 183 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
na realidade, os dois são ex Aviancagusmano escreveu: Ter Abr 19, 2022 1:54 pm interessante!
Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.
abs
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38421
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5854 vezes
- Agradeceram: 3314 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
https://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a330-1508.htm
> MSN 1508
https://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a330-1492.htm
> MSN 1942
Ambos pouco voados e com ainda muitos ciclos pela frente. Um ótimo negócio para a FAB a preços módicos no que tange compra dos aviões em si.
Agora é ver quanto a Airbus cobrará para realizar o processo de modificação para MRTT. Esse para uma única aeronave, já vele o preço pago pelos dois aviões juntos.
De qualquer forma, é interessante pensar que no futuro a médio prazo quando ambos os aviões já estiverem operando na versão MRTT - entre 2024 e 2026, presumivelmente - a FAB volte novamente seus olhos para o mercado a fim de ver se consegue um novo lote de ao menos 2 aviões nas mesmas condições de preço e custos a fim de inteirar a reposição dos 4 KC-137.
Notar que ter 2 aviões é o mesmo que dispor de apenas uma única aeronave operacional, o que deve fazer com que a FAB busque novos recursos para a aquisição de mais unidades a fim de permitir uma disponibilidade mais flexível para a sua frota de MRTT.
A ver o que acontece a partir de 2026.
edit.> a 1a aeronave deve ser entregue até julho\2022 (90 dias), enquanto a 2a aeronave deverá ser entregue até setembro\2022 (150 dias).
> MSN 1508
https://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a330-1492.htm
> MSN 1942
Ambos pouco voados e com ainda muitos ciclos pela frente. Um ótimo negócio para a FAB a preços módicos no que tange compra dos aviões em si.
Agora é ver quanto a Airbus cobrará para realizar o processo de modificação para MRTT. Esse para uma única aeronave, já vele o preço pago pelos dois aviões juntos.
De qualquer forma, é interessante pensar que no futuro a médio prazo quando ambos os aviões já estiverem operando na versão MRTT - entre 2024 e 2026, presumivelmente - a FAB volte novamente seus olhos para o mercado a fim de ver se consegue um novo lote de ao menos 2 aviões nas mesmas condições de preço e custos a fim de inteirar a reposição dos 4 KC-137.
Notar que ter 2 aviões é o mesmo que dispor de apenas uma única aeronave operacional, o que deve fazer com que a FAB busque novos recursos para a aquisição de mais unidades a fim de permitir uma disponibilidade mais flexível para a sua frota de MRTT.
A ver o que acontece a partir de 2026.
edit.> a 1a aeronave deve ser entregue até julho\2022 (90 dias), enquanto a 2a aeronave deverá ser entregue até setembro\2022 (150 dias).
Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Abr 19, 2022 10:05 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
- gusmano
- Sênior
- Mensagens: 1986
- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
- Agradeceu: 274 vezes
- Agradeceram: 206 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38421
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5854 vezes
- Agradeceram: 3314 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Apenas a título de comparação, e ilustração, os custos que a Espanha está tendo para comprar e converter 3 A330-200 junto à Ibéria\Airbus.
O processo já vem sendo feito desde 2021.
O processo já vem sendo feito desde 2021.
https://www.aereo.jor.br/2022/01/27/qua ... a330-mrtt/A aquisição de 3 jatos A330 à companhia Iberia e a sua conversão em MRTT, obra que está sendo realizada entre 2021 e 2025, vai custar 675 milhões de euros, dos quais 148 milhões de euros foram alocados no orçamento de 2021.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38421
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5854 vezes
- Agradeceram: 3314 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.
Só pode ser pelo preço.
Carpe Diem
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 5001
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1224 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Talvez seja indisponibilidade das empresas daqui dentro do prazo requerido. Afinal, as empresas áreas resolveram colocar a frota para voar novamente quase que ao mesmo tempo.FCarvalho escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:22 pm Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61730
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6390 vezes
- Agradeceram: 6740 vezes
- Contato:
Re: Oficial - Projeto KC-X3
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:35 pmTalvez seja indisponibilidade das empresas daqui dentro do prazo requerido. Afinal, as empresas áreas resolveram colocar a frota para voar novamente quase que ao mesmo tempo.FCarvalho escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:22 pm Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.
Abraços,
Wesley
Calma que já arranjaram a MALDIÇÃO DOS MACACOS, pra logo vai ter de novo FRAUDEMIA, então lóquidáu a torto e direito e então avião parando de novo por toda parte; talvez desta vez peguem logo uma dúzia de Airbus.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)