Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1006 Mensagem por henriquejr » Qui Abr 07, 2022 12:46 am

Eu ainda estava sonhando da FAB ficar com pelo menos dois dos MRTT da Inglaterra... Que já viriam prontinhos, com sistema de autodefesa e tudo...




.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40032
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6292 vezes
Agradeceram: 3534 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1007 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 07, 2022 1:39 am

O problema de comprar usado e pronto é que você acaba sendo obrigado a aceitar certos tipos de configuração e sistemas que não necessariamente podem ser bons ou úteis para si, e a um preço bem salgado.
Mas os ingleses não devem estar arrependidos agora de não terem vendidos estes aviões para a FAB.
Os 2 aviões da Azul trazem a vantagem da FAB pode escolher o que ela vai precisar e querer dispor nos seus aviões e negociar os preços, prazos e formas de pagamento de tudo na transformação.
Agora, a IAI também entrou no negócio de transformar A330 em Revo e cargo. A Airbus não está mais só neste negócio. Então, vamos ver o que a FAB decide daqui para diante.
Notar que ambos aeronaves tem de ser entregues no Brasil ainda este ano. No caso, o segundo exemplar já que um deles está em São Paulo e pertence à Azul, que pode entregar em prazo bem curto esse avião pronto para voar na configuração desejada pela força aérea.
A segunda unidade só chega na outra metade do ano.
Suponho que como a prioridade agora é prover capacidade de transporte pesado e de pax para o governo, vide ainda os reflexos da pandemia, que não acabou ainda, e com cada transformação em MRTT levando 18 meses - um ano e meio - é possível que só no ano que vem quando houver definição clara de recursos para tal é que a FAB irá demandar este novo negócio.
Por enquanto a premência é para por estes aviões para operar o mais rápido possível.
E ano que vem é outro dia com seus próprios percalços.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 2002
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 275 vezes
Agradeceram: 208 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1008 Mensagem por gusmano » Qui Abr 07, 2022 9:42 am

Achei interessante a Azul ter ganho, já que ao que parece a Azul só tem um azul fabricado após 2014, um ex-avianca.

A relação deve estar desatualizada ou eles vão arrumar outro no mercado para entregar para a FAB.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frota_de_ ... rasileiras

abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40032
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6292 vezes
Agradeceram: 3534 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1009 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 10, 2022 9:02 pm

A resposta para a sua pergunta é "letra B". Eles irão buscar outra aeronave no mercado internacional. Isto não é exatamente um problema para a Azul, já que dentro do escopo do programa os aviões devem ser entregues ainda este ano operacionais.
O primeiro já está no Brasil e pode ser facilmente entregue nos termos da FAB, enquanto o segundo só chega conforme os requisitos no segundo semestre do ano.
Tomara tenhamos a mesma sorte de conseguir um segundo lote desse jeito baratinho assim.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14136
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 796 vezes
Agradeceram: 2537 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1010 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 18, 2022 10:13 pm

FAB assina contrato para aquisição de duas aeronaves A330-200
Imagem
(...)A empresa aérea apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508, adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato. Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) - Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).(...)

(...)Diversos países já operam o A330 MRTT, a exemplo da França, Reino Unido e Austrália, dentre outros. A negociação com a empresa Airbus para conversão das aeronaves comerciais em plataformas MRTT será iniciada nas próximas semanas, a fim de que a primeira aeronave com esta configuração entre em operação em 2024.(...)
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... qH8Haqxfys

Ou seja, as aeronaves já foram adquiridas e serão transformadas na versão MRTT, agora de forma oficial e confirmada.




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 2002
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 275 vezes
Agradeceram: 208 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1011 Mensagem por gusmano » Ter Abr 19, 2022 1:54 pm

interessante!

Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.

abs




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1012 Mensagem por Matheus » Ter Abr 19, 2022 2:01 pm

Mais um lote de Gripens (e uns brinquedos para eles) e teremos uma força aérea respeitável...pra ficar top, AAe e UCAVs.




Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 414
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceu: 163 vezes
Agradeceram: 190 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1013 Mensagem por Lucubus » Ter Abr 19, 2022 2:33 pm

gusmano escreveu: Ter Abr 19, 2022 1:54 pm interessante!

Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.

abs
na realidade, os dois são ex Avianca




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40032
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6292 vezes
Agradeceram: 3534 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1014 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 19, 2022 4:40 pm

https://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a330-1508.htm
> MSN 1508

https://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a330-1492.htm
> MSN 1942

Ambos pouco voados e com ainda muitos ciclos pela frente. Um ótimo negócio para a FAB a preços módicos no que tange compra dos aviões em si.
Agora é ver quanto a Airbus cobrará para realizar o processo de modificação para MRTT. Esse para uma única aeronave, já vele o preço pago pelos dois aviões juntos.
De qualquer forma, é interessante pensar que no futuro a médio prazo quando ambos os aviões já estiverem operando na versão MRTT - entre 2024 e 2026, presumivelmente - a FAB volte novamente seus olhos para o mercado a fim de ver se consegue um novo lote de ao menos 2 aviões nas mesmas condições de preço e custos a fim de inteirar a reposição dos 4 KC-137.
Notar que ter 2 aviões é o mesmo que dispor de apenas uma única aeronave operacional, o que deve fazer com que a FAB busque novos recursos para a aquisição de mais unidades a fim de permitir uma disponibilidade mais flexível para a sua frota de MRTT.
A ver o que acontece a partir de 2026.

edit.> a 1a aeronave deve ser entregue até julho\2022 (90 dias), enquanto a 2a aeronave deverá ser entregue até setembro\2022 (150 dias).




Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Abr 19, 2022 10:05 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 2002
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 275 vezes
Agradeceram: 208 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1015 Mensagem por gusmano » Ter Abr 19, 2022 5:28 pm

Lucubus escreveu: Ter Abr 19, 2022 2:33 pm
gusmano escreveu: Ter Abr 19, 2022 1:54 pm interessante!

Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.

abs
na realidade, os dois são ex Avianca
Sim, mas ao menos o MSN 1492 passou pela Azul.

abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40032
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6292 vezes
Agradeceram: 3534 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1016 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 19, 2022 10:16 pm

Apenas a título de comparação, e ilustração, os custos que a Espanha está tendo para comprar e converter 3 A330-200 junto à Ibéria\Airbus.
O processo já vem sendo feito desde 2021.
A aquisição de 3 jatos A330 à companhia Iberia e a sua conversão em MRTT, obra que está sendo realizada entre 2021 e 2025, vai custar 675 milhões de euros, dos quais 148 milhões de euros foram alocados no orçamento de 2021.
https://www.aereo.jor.br/2022/01/27/qua ... a330-mrtt/




Carpe Diem
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1928
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 839 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1017 Mensagem por arcanjo » Sáb Mai 21, 2022 7:41 am



abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40032
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6292 vezes
Agradeceram: 3534 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1018 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 21, 2022 1:22 pm

Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 5003
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1251 vezes
Agradeceram: 735 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1019 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Mai 21, 2022 1:35 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:22 pm Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.
Talvez seja indisponibilidade das empresas daqui dentro do prazo requerido. Afinal, as empresas áreas resolveram colocar a frota para voar novamente quase que ao mesmo tempo.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62954
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6825 vezes
Agradeceram: 7119 vezes
Contato:

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1020 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 21, 2022 5:18 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:35 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:22 pm Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.
Talvez seja indisponibilidade das empresas daqui dentro do prazo requerido. Afinal, as empresas áreas resolveram colocar a frota para voar novamente quase que ao mesmo tempo.


Abraços,

Wesley
Calma que já arranjaram a MALDIÇÃO DOS MACACOS, pra logo vai ter de novo FRAUDEMIA, então lóquidáu a torto e direito e então avião parando de novo por toda parte; talvez desta vez peguem logo uma dúzia de Airbus. [003] [003] [003] [003]




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Responder