Lisboa pode ter três aeroportos!!!!

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Raul Neto
Sênior
Sênior

#16 Mensagem por Raul Neto » Qui Out 06, 2005 7:26 pm

Sem dúvida pt, as pistas 17 e 35 estão preparadas para isso. 2400m de comprimento por 45m de largura permitem bem a operação com esse tipo de aeronaves :wink:

O que mudou foi o QFU (direcção), passou de 18/36, para 17/35. Na pratica corresponde a executar uma rotação do strip asfáltico :wink:

O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
JLRC
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#17 Mensagem por JLRC » Qui Out 06, 2005 7:41 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Há duas coisas que eu ainda não compreendi:

1 - Para as chamadas companhias Low Coast, porque não ampliar e melhorar a operacionalidade do aerodromo de Tires, que já é civil, e deixar os pistas militares em paz, pelo menos para já?

Eu esqueci-me de falar de Tires. Para Tires preconizava a sua utilização como aeroporto para executivos, que é um ramo em grande expansão.
Na realidade, Lisboa com poucos investimentos poderia ficar com Tires para os voos executivos, Portela com 3 terminais de passageiros e 1 de carga e Alverca para as low coast. Será que este meu planeamento é irrealista?
É claro que quando digo poucos investimentos. o digo a pensar nos enormes gastos com a Ota, proporcionalmente, serão investimentos muito inferiores.

Falou :lol:

Raul Neto
Sênior
Sênior

#18 Mensagem por Raul Neto » Qui Out 06, 2005 7:46 pm

Claro que não é irrealista amigo JLRC, até porque em Tires gastou-se já muito dinheiro na ampliação de uma infra-estrutura que me parece subaproveitada. A aerogare está normalmente às moscas :cry:

De facto esteve previsto segregar para Tires a totalidade do tráfego que aponta no seu post :wink:

Claro que a grande questão de fundo continua a ser a falta de planeamento do território que mutilou quer Tires, quer Lisboa ao nível da segurança desejada idealmente em qualquer equipamento deste tipo. Em Tires existiu até há bem pouco tempo uma palmeira na cabeceira da pista 35 :lol: enfim..não digo mais nada para não assustar ninguém 8-]

JLRC
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por JLRC » Qui Out 06, 2005 7:58 pm

Raul

Gostava que me explicasse essa questão do QFU e da designação das pistas. 17/35 e 18/36 é a orientação da pista? Mas as pistas foram alteradas? E o que é isso de strip asfáltico e rotação do mesmo?

Raul Neto
Sênior
Sênior

#20 Mensagem por Raul Neto » Qui Out 06, 2005 8:42 pm

Bom...

... O que eu designo por strip ou faixa asfáltica é normalmente designado por pista, contudo, e conforme sabemos, de acordo com o sentido dos ventos existem sempre duas pistas.

Quando é construída qualquer instalação aeronáutica, tem-se sempre em conta os ventos predominantes. Como sabemos, quando as aeronaves descolam e aterram fazem-no na maior parte das vezes contra o vento, e quanto maior for a intensidade deste melhor. As pistas são então designadas pelas suas coordenadas em relação a um eixo considerado referência (00/18), estas variam de 0 a 360º, as extremidades do strip (cabeceiras) que designam cada pista estão óbviamente separadas entre si de 180º, contudo normalmente apenas são utilizados para designá-las os dois primeiros algarismos, daí que se tivermos uma extremidade designada por exemplo por 17, se somarmos 18 obtemos na outra o número 35. Diz-se então que temos dois QFU o 17 e o 35. QFU designa a orientação magnética da pista que estiver a ser utilizada, será no exemplo que acabo de expor o QFU 17, ou o QFU 35. Tudo dependerá do sentido em que soprar o vento na altura da aterragem/descolagem.

A questão da rotação prende-se com isso mesmo, mudar a direcção de um strip, significa mudar a orientação de cada uma das suas duas pistas, ou se quisermos o QFU de cada uma delas.

Para procurar dar-lhe uma ideia...imagine o círculo trigonométrico e o strip asfáltico como sendo um segmento de recta cujo comprimento coincide com a medida do diâmetro desse mesmo círculo, este pode rodar em sentido anti-horário indo por exemplo de 17/35 para 18/36 (o mesmo é dizer que o segmento que inicialmente unia as extremidades correspondentes aos ângulos de 170º e de 350º, passou a unir as extremidades correspondentes aos ângulos de 180º e de 360º), ou em sentido horário, indo de 18/36 para 17/35 (o mesmo é dizer que o segmento que inicialmente unia as extremidades correspondentes aos ângulos de 180º e de 360º, passou a unir as extremidades correspondentes aos ângulos de 170º e 350º).

Espero tê-lo conseguido ajudar :roll: :wink:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#21 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Out 07, 2005 6:29 am

PT:

Eu não sei como é nos últimos tempos, mas ainda em 2002 assisti a vôos nessa pista. Quer descolagens da TAP (com Airbus A-319) e da PGA (com Fokker F-100) quer aterragens da TAP com A-310 e A-320.

Cumprimentos

Refere-se à pista mais pequena da Portela?

Ainda ontem, 2 aviões da TAP aterraram lá, vindos de sul.

Imagem
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#22 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Out 07, 2005 6:38 am

JLRC:

Na realidade, Lisboa com poucos investimentos poderia ficar com Tires para os voos executivos, Portela com 3 terminais de passageiros e 1 de carga e Alverca para as low coast. Será que este meu planeamento é irrealista?
É claro que quando digo poucos investimentos. o digo a pensar nos enormes gastos com a Ota, proporcionalmente, serão investimentos muito inferiores.

Perfeitamente de acordo.

Julgo que o aerodromo de Tires pode ser mais aproveitado, para justificar os investimentos recentes referidas pelo Raúl.

Que a Portela tem espaço para ser apliado para a sua operação de pasageiros e de mercadorias, defendendo eu a extinção da parte militar da Portela (figo Maduro), que quanto a mim não se justifica.

Bem perto temos as bases aéreas de Sintra e Montijo, com condições para as operações militares.

E que num futuro, em que a Portela entre eventualmente em sobrecarga, pensar nessa altura em Alverca.

Julgo que cada uma destas soluções ou o seu conjunto seria sempre mais económica que o faraónico projecto de um novo aeroporto gigante na Ota, que para além de retirar competividade a Lisboa, retiraria importância específica ao aeroprto de Pedras Rubras.

E se a ideia seria contruir na Ota um Hub para competir com Madrid, julgo que essa corrida está perdida.

Um país periférico como o nosso e excêntrico relativamente aos grandes movimentos intercontinentais dificilmente captará movimentos de passageiros e mercadorias que o tornem num Hub.

Imagem
JLRC
Sênior
Sênior

#23 Mensagem por JLRC » Sáb Out 08, 2005 11:57 am

Amigo Raul

Pelo que entendi do seu post, a orientação das pistas da Portela foi alterada de 10º. É isso? Sendo assim, tiveram que realizar trabalhos de terraplanagem e de asfaltagem. Estou certo? Se estou certo, isso custou uma pipa de massa!!!!

Raul Neto
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por Raul Neto » Sáb Out 08, 2005 1:41 pm

Creio que a fatia de leão dos custos terá ido para a pavimentação/reposição dos sistemas de sinalização nocturna/diurna e de drenagem, pois o terreno adjacente à faixa inicial já se encontrava terraplanado :wink:

Em termos de rotação de pistas não é caso único em Portugal, no Funchal aquando da ampliação do aeroporto as pistas iniciais também foram rodadas, ao que consta precisamente devido às orientações dos ventos predominantes no local.

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#25 Mensagem por Einsamkeit » Dom Out 09, 2005 8:15 pm

Sobre os 3 Aeroportos de lisboa, existe algum meio de transporte rapido ligando eles?

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Raul Neto
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por Raul Neto » Seg Out 10, 2005 9:23 am

Responder