Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39865
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6242 vezes
Agradeceram: 3510 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7891 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 21, 2025 1:51 pm

Famex 2025 >
Un KC-390 de la Fuerza Aérea Brasileña llega a México para participar en la Famex 2025
El KC-390 también transporta un vehículo blindado 6x6 Guaraní de Iveco Defence Vehicles

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... famex-2025

Uma VBTP Guarani veio no interior do avião para ser demosntrado na feira também.
O Brasil é o convidado de honra da FAMEX d2 2025.
Me parece que vamos sair de lá com muitos negócios fechados ou encaminhados.




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 41307
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1237 vezes
Agradeceram: 3171 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7892 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 22, 2025 10:51 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39865
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6242 vezes
Agradeceram: 3510 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7893 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 22, 2025 12:19 pm

É por essa e outras imagens, e informações fidedignas, que o KC-390 se tornou ou está se tornando o xodó de muita gente pela Europa, e no restante do mundo.
Sem concorrência. Sem comparação.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Diupa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 141
Registrado em: Sex Mar 14, 2014 10:30 pm
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 33 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7894 Mensagem por Diupa » Ter Abr 22, 2025 2:26 pm

Grécia: C-390 Millennium da Embraer desponta como favorito para substituir os C-130

O cargueiro militar C-390 Millennium, da brasileira Embraer, tem se destacado como forte candidato a substituir os veteranos C-130 Hercules na Força Aérea da Grécia. Segundo informações do portal OnAlert.gr, a aeronave está incluída no planejamento de longo prazo de aquisições de defesa do país, com uma recomendação inicial para a compra de três unidades com opção de expansão futura. Os C-390 seriam incorporados gradualmente, conforme os Hércules atuais forem sendo aposentados.

Embora o programa de aquisição só deva avançar no fim da década, devido a outras prioridades — como a modernização de 38 caças F-16 para o padrão Viper —, o planejamento financeiro já contempla os recursos necessários. Até lá, a Grécia manterá em operação os C-130 e os menores C-27, que também passarão por atualizações e receberão novo contrato de suporte logístico até 2026.

O C-390 vem conquistando espaço entre as forças aéreas ocidentais por sua combinação de baixo custo operacional, alta capacidade de carga e tecnologia de ponta. Países como Suécia, Eslováquia, Holanda e Áustria já fecharam contratos com a Embraer, enquanto Polônia, Finlândia e Turquia estão em negociações. Em todas essas nações, o modelo tem sido apontado como substituto natural dos C-130.

A Grécia acompanha de perto a experiência de países aliados que já operam o C-390, como Portugal, e recebeu avaliações extremamente positivas quanto ao desempenho da aeronave, sua manutenção e suporte pós-venda. O cargueiro da Embraer já é descrito como a solução logística das próximas décadas.

Do ponto de vista técnico, o C-390 leva até 26 toneladas de carga útil, superando os 21 toneladas do C-130J. Tem alcance de 5.500 km com 15 toneladas a bordo, contra 3.300 km do rival americano, e velocidade de cruzeiro de até 988 km/h, muito superior aos 670 km/h do C-130J. Além disso, voa a 36 mil pés, contra 29 mil pés da aeronave americana com carga máxima.

Um dos trunfos do cargueiro brasileiro está em seus motores IAE V2500, usados em aeronaves comerciais como o Airbus A320. Isso garante baixo custo de manutenção, ampla disponibilidade de peças e suporte logístico garantido para as próximas décadas. Mais de 7.200 motores da família V2500 já foram fabricados, incluindo o modelo V2531-35 usado no C-390, com empuxo de 31.330 libras.

Embora o C-130J americano também tenha sido apresentado à Força Aérea grega e ofereça modernização eletrônica e confiabilidade comprovada em 22 países, o C-390 Millennium parece conquistar vantagem, combinando inovação, performance superior e atratividade econômica. O embate entre os dois modelos promete ser decisivo para o futuro da aviação de transporte militar na Grécia.

FONTE: OnAlert

https://www.aereo.jor.br/2025/04/22/gre ... -os-c-130/

E pra quem fala grego: https://www.onalert.gr/eksoplismoi/favo ... as/620504/




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39865
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6242 vezes
Agradeceram: 3510 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7895 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 22, 2025 3:06 pm

Se os turcos comprarem, e espero que comprem, com várias bola fora tem recebido tanto dos USA como da Europa, que a sua aquisição será quase que natural, ainda que eles tenham pego dos estoques britânicos mais algumas unidades para complementar a sua frota atual.
Na hora que esse negócio for fechado, os gregos vão colocar o pé no acelerador e comprar os seus também.
Se tudo der certo, nos próximos dez anos operadores de Hércules serão exceção na Europa.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1368
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceu: 59 vezes
Agradeceram: 504 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7896 Mensagem por Cassio » Ter Abr 22, 2025 4:54 pm

FCarvalho,

É o que digo, a Embraer não está para brincadeira não. Tem muita competência em diversas áreas e não entra no mercado para pensar pequeno. Quando lá atrás ela propôs o KC390 como um substituto para o Hércules, alguns acharam ridículo e algo fora da realidade. Que a empresa iria quebrar a cara, que esta iludindo a FAB com uma proposta absurda de uma aeronave para substituir o Hércules, uma verdadeira lenda da aviação. Mas quem vive de passado é Museu, e a Embraer apostou na máxima de que o melhor produto hoje poderá não ser o melhor amanhã... e desenvolveu um produto mais atual, mais moderno, mais capaz... ou seja melhor. Lembro bem porque participei do início do desenvolvimento do KC.

E não só o produto. Botou toda sua expertise da aviação comercial na área de suporte para oferecer um produto pensado numa manutenção mais eficiente, e com um pacote de serviços e de suporte adequado para as Forças Aéreas.

E o mundo está vendo e se convencendo de que não tem comparação.

Apesar de serem ainda poucas unidades vendidas (pouco mais de 40), os vários países operadores tem o potencial de fazer vendas subsequentes, e alavancam a venda para outras nações.

Brasil, Portugal, Hungria, Rep Tcheca, Holanda, Áustria, Suécia, Coréia, (1 undisclosed)... e em breve a Eslováquia. E a fila dos países interessados e onde correm negociações só aumenta (Polônia, Grécia, México, Turquia, Índia, Arábia Saudita, México)... e muitos outros que parecem estar acompanhando bem de perto o nosso cargueiro.

Recentemente estive visitando a linha do KC390, e ela estava bem diferente das outra vezes. Antes eram só aeronaves da FAB na linha. Depois uma de Portugal no meio das da FAB. Agora a linha só tem aeronaves de outras nações, e uma de cada cliente. Uma imagem que me dá muito orgulho da nossa capacidade de fazer. O que prova que somos um povo plenamente capaz. Basta ter uma visão estratégica, uma planejamento descente, e uma gestão competente. Pena que isso seja tão raro por aqui.




Responder