FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 5002
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1251 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Re: FAB NEWS
Nada que uma Guerra não resolva! A falta de uma é o nosso problema.
Abraços,
Wesley
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40017
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6290 vezes
- Agradeceram: 3529 vezes
Re: FAB NEWS
Passamos por duas guerras mundiais no século XX e não deu em nada. Quase tivemos uma refrega com os franceses nos anos 1960 do séc XX, nada também.
Até os argentinos foram para o pau com os britânicos em 1982, tomaram uma sova, e nem por isso o algo mudou por aqui. Ao contrário, parece até que aumentou mais ainda a vontade de impedir qualquer investimento em defesa, principalmente, depois de 1985, como se isso fosse o antídoto mais eficaz e inteligente contra guerras. Ou seja, se a gente não se armar para se defender, porquê os outros fariam isso? Não terão motivo para isso, claro, se ninguém tocar no assunto. E não seríamos considerados uma ameaça por ninguém!
Vimos duas guerras no Iraque, guerra no Afeganistão por mais de vinte anos, guerras infindáveis na Africa, Ásia Central e extremo oriente. Guerras em Israel várias vezes com os vizinhos, e grupos terroristas, apoiados por Estados acéfalos vizinhos. Até uma guerra na Europa está rolando aí há dois anos, e nada.
Fomos até ameaçados recentemente nos últimos meses por aqui, e nem isso demoveu o brasileiro médio de tirar a bunda do sofá e sair de frente da televisão, ou tirar a cara do celular.
Não. Uma ou mais guerras não irão resolver os nossos problemas humanos e materiais em relação às forças armadas. O problema não é termos ou não uma guerra na agenda para lutar. É não termos pelo quê, e nem porque, lutar.
A sociedade brasileira nunca esteve tão debilmente alienada e prostituída em seus valores, moral, comportamentos e visões de mundo quanto hoje. E isso inclui políticos, militares e todo o resto. O Estado brasileiro simplesmente só existe no papel. E o que se espera dele é nada mais que amenidades, o direito à fornicação física, mental e intelectual sem freio ou regras, além de benefícios sem fim na forma de "bolsa esmola" a título de seguridade social, e claro, a certeza de que sempre que houver a chance, arrumar um trocadinho aqui e ali para sustentar a vagabundagem geral tupiniquim.
Não precisamos de uma guerra. Precisamos é devolver esse puteiro para Portugal e jogar a chave fora.
Se eles aceitarem de volta, claro.
Até os argentinos foram para o pau com os britânicos em 1982, tomaram uma sova, e nem por isso o algo mudou por aqui. Ao contrário, parece até que aumentou mais ainda a vontade de impedir qualquer investimento em defesa, principalmente, depois de 1985, como se isso fosse o antídoto mais eficaz e inteligente contra guerras. Ou seja, se a gente não se armar para se defender, porquê os outros fariam isso? Não terão motivo para isso, claro, se ninguém tocar no assunto. E não seríamos considerados uma ameaça por ninguém!

Vimos duas guerras no Iraque, guerra no Afeganistão por mais de vinte anos, guerras infindáveis na Africa, Ásia Central e extremo oriente. Guerras em Israel várias vezes com os vizinhos, e grupos terroristas, apoiados por Estados acéfalos vizinhos. Até uma guerra na Europa está rolando aí há dois anos, e nada.
Fomos até ameaçados recentemente nos últimos meses por aqui, e nem isso demoveu o brasileiro médio de tirar a bunda do sofá e sair de frente da televisão, ou tirar a cara do celular.
![[027]](./images/smilies/027.gif)
Não. Uma ou mais guerras não irão resolver os nossos problemas humanos e materiais em relação às forças armadas. O problema não é termos ou não uma guerra na agenda para lutar. É não termos pelo quê, e nem porque, lutar.
A sociedade brasileira nunca esteve tão debilmente alienada e prostituída em seus valores, moral, comportamentos e visões de mundo quanto hoje. E isso inclui políticos, militares e todo o resto. O Estado brasileiro simplesmente só existe no papel. E o que se espera dele é nada mais que amenidades, o direito à fornicação física, mental e intelectual sem freio ou regras, além de benefícios sem fim na forma de "bolsa esmola" a título de seguridade social, e claro, a certeza de que sempre que houver a chance, arrumar um trocadinho aqui e ali para sustentar a vagabundagem geral tupiniquim.
Não precisamos de uma guerra. Precisamos é devolver esse puteiro para Portugal e jogar a chave fora.
Se eles aceitarem de volta, claro.
Carpe Diem
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 9118
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 651 vezes
Re: FAB NEWS
Corrigindo a informação:
O esquadrão Centauro cessou suas atividades aéreas, os 5 A-1 restantes estarão lotados apenas para operações do Poker até o fim do ano que vem. Apesar de o Centauro não ter sido oficialmente desativado, ainda não há indicação de que o esquadrão vá receber novas aeronaves em um futuro próximo.
Um abraço e t+
O esquadrão Centauro cessou suas atividades aéreas, os 5 A-1 restantes estarão lotados apenas para operações do Poker até o fim do ano que vem. Apesar de o Centauro não ter sido oficialmente desativado, ainda não há indicação de que o esquadrão vá receber novas aeronaves em um futuro próximo.
Um abraço e t+

Editado pela última vez por Pablo Maica em Sex Dez 13, 2024 8:21 pm, em um total de 1 vez.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40017
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6290 vezes
- Agradeceram: 3529 vezes
Re: FAB NEWS
Uma desculpa a menos para compras de oportunidade, LIFT complementando caças ou novos modelos de caças comprados a troco de padaria.Pablo Maica escreveu: Sex Dez 13, 2024 3:21 pm O esquadrão Centauro será desativado. As preparações para tal ação já estão em curso.
Um abraço e t+![]()
Desativar os dois esquadrões do 10o Gav em SM ainda demora mais um pouco pelo visto.
Com 36 Gripen E\F já dá para manter o mínimo básico necessário, e o tradicional fake de defesa aérea, com GDA, 1o GAvCa e o Pampa.
E já está de ótimo tamanho para o nosso anão diplomático de sempre.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40017
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6290 vezes
- Agradeceram: 3529 vezes
Re: FAB NEWS
IAE realiza revalidação de mísseis Python-4 e Derby com transferência de tecnologia para o Brasil
https://iae.dcta.mil.br/index.php/slide ... a-o-brasil
Uma notícia para lá de importante e que passou despercebida por aqui.
https://iae.dcta.mil.br/index.php/slide ... a-o-brasil
Uma notícia para lá de importante e que passou despercebida por aqui.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40017
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6290 vezes
- Agradeceram: 3529 vezes
Re: FAB NEWS
FAB recebe primeiro H125 dentro do programa TH-X
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu seu primeiro helicóptero de treinamento H125, destinado para o 1º/11º GAV, Esquadrão Gavião, do Comando de Preparo (COMPREP) – Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) em Natal-Augusto Severo.
https://www.cavok.com.br/fab-recebe-pri ... grama-th-x
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu seu primeiro helicóptero de treinamento H125, destinado para o 1º/11º GAV, Esquadrão Gavião, do Comando de Preparo (COMPREP) – Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) em Natal-Augusto Severo.
https://www.cavok.com.br/fab-recebe-pri ... grama-th-x
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40017
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6290 vezes
- Agradeceram: 3529 vezes
- P H
- Avançado
- Mensagens: 351
- Registrado em: Qua Jun 18, 2014 6:24 pm
- Localização: São Paulo
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 52 vezes
Re: FAB NEWS
Reparo inédito é realizado no PAMA-SP durante Inspeção de Nível Parque
O Northrop F-5 Tiger II é um caça tático projetado para combate ar-ar e ataque ar-solo, operando na FAB desde 1975
Agência Força Aérea, PAMASP, Tenente Tatiana Quadros E Tenente Wanessa Liz
A aeronave F-5FM FAB 4808 foi entregue ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), no dia 10/03 na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), após passar por um detalhado e inédito serviço de reparo no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).
A aeronave ingressou no PAMA-SP em 27 de abril de 2022 para a realização da Inspeção de Nível Parque Programada (INPP). Em operação na FAB desde 1982, o FAB 4808 acumula 4.900 horas de voo e passou por sua quarta inspeção de 1.200 horas.
Durante a manutenção, a equipe de Ensaios Não Destrutivos (NDI) identificou trincas em quatro longarinas próximas ao cockpit, demandando reparos estruturais altamente complexos. A substituição dessas peças exige elevado nível técnico, envolvendo conhecimentos em Engenharia, Desenho Técnico, Usinagem, Manutenção Estrutural, Metrologia e Inspetoria. Apenas centros de manutenção com expertise e infraestrutura adequadas são aptos a realizar esse tipo de reparo.
Desafio Técnico e Solução Inovadora
Diante da complexidade do problema, a equipe do PAMA-SP desenvolveu um processo inovador para a substituição das longarinas. O serviço exigiu dedicação extrema, pois a troca simultânea poderia comprometer a estrutura da aeronave. Entre os desafios estavam a dificuldade de acesso às peças, o risco de danificar outros componentes, a necessidade de usinagem precisa e o uso de um torno CNC (Computer Numeric Control) moderno para garantir a fabricação das novas longarinas com especificações idênticas às originais.
A Seção de Desenho Técnico, subordinada à Subdivisão de Engenharia (TENG) do PAMA-SP, elaborou os desenhos de fabricação utilizando medição tridimensional para capturar as dimensões exatas da peça original. A análise da liga metálica permitiu identificar o tipode alumínio e o tratamento térmico adequado. Concluído o projeto, a Seção de Usinagem conduziu a fabricação das novas longarinas, empregando um centro de usinagem automatizado, capaz de realizar operações de desbaste, fresamento, furação e mandrilamento com alta precisão.

Como as longarinas estão localizadas em uma área pressurizada, todos os rebites de fixação foram selados para evitar vazamentos de ar. Após a instalação, um teodolito foi utilizado para medir o alinhamento da aeronave, garantindo a simetria e o desempenho ideal em voo.
Reconhecimento e Impacto
A substituição das longarinas estruturais do caça F-5 foi realizada com sucesso pela primeira vez no PAMA-SP, reforçando sua capacidade de enfrentar desafios estruturais complexos. O trabalho minucioso, aliado à expertise da equipe e ao uso de tecnologia, garantiu a segurança e a operacionalidade da aeronave.

O intenso e minucioso trabalho de troca das longarinas da ANV 4808 exigiu o conhecimento da Technical Order (TO) pelos militares mais experientes e impulsionou o aperfeiçoamento técnico dos mais novos. O envolvimento da equipe foi total, dada a necessidade de disponibilizar uma aeronave biplace para a Força Aérea Brasileira”, afirmou o encarregado da Subdivisão de Oficinas (TOFI) do PAMA-SP, Mecânico de Manutenção Aeronáutica Reinaldo Ribeiro da Silva,
“O inédito reparo estrutural que trouxe o F-5FM 4808 de volta aos ares comprova a capacidade do PAMASP em executar serviços complexos com excelência, exigindo inclusive nível fabril na fabricação de peças aeronáuticas. A entrega dessa aeronave simboliza o profissionalismo dos homens e mulheres do PAMA-SP e reforça nosso compromisso com a missão da Força Aérea Brasileira”, destacou o Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Wagner Takemi Motoyama.
Fonte: https://www.defesanet.com.br/aviacao/re ... el-parque/
O Northrop F-5 Tiger II é um caça tático projetado para combate ar-ar e ataque ar-solo, operando na FAB desde 1975
Agência Força Aérea, PAMASP, Tenente Tatiana Quadros E Tenente Wanessa Liz
A aeronave F-5FM FAB 4808 foi entregue ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), no dia 10/03 na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), após passar por um detalhado e inédito serviço de reparo no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).
A aeronave ingressou no PAMA-SP em 27 de abril de 2022 para a realização da Inspeção de Nível Parque Programada (INPP). Em operação na FAB desde 1982, o FAB 4808 acumula 4.900 horas de voo e passou por sua quarta inspeção de 1.200 horas.
Durante a manutenção, a equipe de Ensaios Não Destrutivos (NDI) identificou trincas em quatro longarinas próximas ao cockpit, demandando reparos estruturais altamente complexos. A substituição dessas peças exige elevado nível técnico, envolvendo conhecimentos em Engenharia, Desenho Técnico, Usinagem, Manutenção Estrutural, Metrologia e Inspetoria. Apenas centros de manutenção com expertise e infraestrutura adequadas são aptos a realizar esse tipo de reparo.
Desafio Técnico e Solução Inovadora
Diante da complexidade do problema, a equipe do PAMA-SP desenvolveu um processo inovador para a substituição das longarinas. O serviço exigiu dedicação extrema, pois a troca simultânea poderia comprometer a estrutura da aeronave. Entre os desafios estavam a dificuldade de acesso às peças, o risco de danificar outros componentes, a necessidade de usinagem precisa e o uso de um torno CNC (Computer Numeric Control) moderno para garantir a fabricação das novas longarinas com especificações idênticas às originais.
A Seção de Desenho Técnico, subordinada à Subdivisão de Engenharia (TENG) do PAMA-SP, elaborou os desenhos de fabricação utilizando medição tridimensional para capturar as dimensões exatas da peça original. A análise da liga metálica permitiu identificar o tipode alumínio e o tratamento térmico adequado. Concluído o projeto, a Seção de Usinagem conduziu a fabricação das novas longarinas, empregando um centro de usinagem automatizado, capaz de realizar operações de desbaste, fresamento, furação e mandrilamento com alta precisão.

Como as longarinas estão localizadas em uma área pressurizada, todos os rebites de fixação foram selados para evitar vazamentos de ar. Após a instalação, um teodolito foi utilizado para medir o alinhamento da aeronave, garantindo a simetria e o desempenho ideal em voo.
Reconhecimento e Impacto
A substituição das longarinas estruturais do caça F-5 foi realizada com sucesso pela primeira vez no PAMA-SP, reforçando sua capacidade de enfrentar desafios estruturais complexos. O trabalho minucioso, aliado à expertise da equipe e ao uso de tecnologia, garantiu a segurança e a operacionalidade da aeronave.

O intenso e minucioso trabalho de troca das longarinas da ANV 4808 exigiu o conhecimento da Technical Order (TO) pelos militares mais experientes e impulsionou o aperfeiçoamento técnico dos mais novos. O envolvimento da equipe foi total, dada a necessidade de disponibilizar uma aeronave biplace para a Força Aérea Brasileira”, afirmou o encarregado da Subdivisão de Oficinas (TOFI) do PAMA-SP, Mecânico de Manutenção Aeronáutica Reinaldo Ribeiro da Silva,
“O inédito reparo estrutural que trouxe o F-5FM 4808 de volta aos ares comprova a capacidade do PAMASP em executar serviços complexos com excelência, exigindo inclusive nível fabril na fabricação de peças aeronáuticas. A entrega dessa aeronave simboliza o profissionalismo dos homens e mulheres do PAMA-SP e reforça nosso compromisso com a missão da Força Aérea Brasileira”, destacou o Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Wagner Takemi Motoyama.
Fonte: https://www.defesanet.com.br/aviacao/re ... el-parque/
Raphael
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40017
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6290 vezes
- Agradeceram: 3529 vezes
Re: FAB NEWS
É um trabalho digno de muitos aplausos, pois no futuro o PAMA-SP e outros talvez também possam fazer o mesmo em relação ao Gripen E\F. Tais capacidades qualificam e abonam a nossa mão de obra a nível mundial.
Por outro lado, não se pode esquecer que o F-5 tem mais de 43 anos de idade, e já deveria ter virado uma peça de museu.
A sua presença ainda hoje em uma OM operacional diz muito sobre o que é, e o que não é, importante apenas para a FAB, mas sobretudo ao país.
Um vetor de caça com quase meio século de vida operacional é algo que só se encontra em países subdesenvolvidos e\ou totalmente negligentes e irresponsáveis com sua defesa. Ou simplesmente entendem que Defesa Nacional não é necessária.
O Brasil entra nos três casos ao mesmo tempo... desde 1822.
Por outro lado, não se pode esquecer que o F-5 tem mais de 43 anos de idade, e já deveria ter virado uma peça de museu.
A sua presença ainda hoje em uma OM operacional diz muito sobre o que é, e o que não é, importante apenas para a FAB, mas sobretudo ao país.
Um vetor de caça com quase meio século de vida operacional é algo que só se encontra em países subdesenvolvidos e\ou totalmente negligentes e irresponsáveis com sua defesa. Ou simplesmente entendem que Defesa Nacional não é necessária.
O Brasil entra nos três casos ao mesmo tempo... desde 1822.
Carpe Diem
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2308
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 237 vezes
Re: FAB NEWS
Apesar de concordar com vc , mas aviões antigos voam até nos EUA , não adianta ter caças zero bala se não tem expertise em manutenção! Os F-5 ainda dá um caldo com a manutenção certa e com a expertise que temos , ao contrário dos AMX que tiveram baixa precocemente comparado aos F-5
Gogogas !
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2308
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 237 vezes
Re: FAB NEWS
Até mesmo países que possuem caças zero Bala ! China tem velharia , americanos tem velharia , ingleses , franceses e por aí vai … aposto que os nossos F-5 os últimos que foram modernizados vai estar firme e forte pra lá de 2030 , não é o que eu quero ,porém a realidade é outra
Gogogas !
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14136
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 796 vezes
- Agradeceram: 2537 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62916
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6816 vezes
- Agradeceram: 7108 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
Não entendi: pelo que havia lido sobre os contratos originais era a GE-CELMA que faria isso.
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14136
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 796 vezes
- Agradeceram: 2537 vezes
Re: FAB NEWS
Então, não sei, mas eu vou participar disso lá. Vão receber motores lá e vão fazer teste completo de célular e dos compressores. Como não assinei NDA, posso falar, mas visitei eles em Março.Túlio escreveu: Dom Mar 23, 2025 2:37 pm
Não entendi: pelo que havia lido sobre os contratos originais era a GE-CELMA que faria isso.![]()
Talvez a FAB esteja pensando numa segundo sítio.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40017
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6290 vezes
- Agradeceram: 3529 vezes
Re: FAB NEWS
Aviões antigos existem, mas não na primeira linha dos países que levam a sério sua defesa.gogogas escreveu: Dom Mar 23, 2025 1:04 pm Apesar de concordar com vc , mas aviões antigos voam até nos EUA , não adianta ter caças zero bala se não tem expertise em manutenção! Os F-5 ainda dá um caldo com a manutenção certa e com a expertise que temos , ao contrário dos AMX que tiveram baixa precocemente comparado aos F-5
No nosso caso, eles ainda estão aí simplesmente pela negligência e omissão de todos os governos desde 1998 em decidir uma simples substituição de caças para o GDA. Isto é bem outra coisa.
O AMX foi mal cuidado, e mal planejado em termos de gestão de vida operacional. Tivessem com ele o mesmo cuidado que tiveram com os Tiger, ele ainda poderia ser usado por muito mais tempo. Mas este não foi o caso.
Carpe Diem