FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 5001
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1240 vezes
Agradeceram: 734 vezes

Re: FAB NEWS

#6106 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Dez 09, 2024 1:20 pm

Nada que uma Guerra não resolva! A falta de uma é o nosso problema.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39542
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6128 vezes
Agradeceram: 3456 vezes

Re: FAB NEWS

#6107 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 09, 2024 5:48 pm

Passamos por duas guerras mundiais no século XX e não deu em nada. Quase tivemos uma refrega com os franceses nos anos 1960 do séc XX, nada também.

Até os argentinos foram para o pau com os britânicos em 1982, tomaram uma sova, e nem por isso o algo mudou por aqui. Ao contrário, parece até que aumentou mais ainda a vontade de impedir qualquer investimento em defesa, principalmente, depois de 1985, como se isso fosse o antídoto mais eficaz e inteligente contra guerras. Ou seja, se a gente não se armar para se defender, porquê os outros fariam isso? Não terão motivo para isso, claro, se ninguém tocar no assunto. E não seríamos considerados uma ameaça por ninguém! :roll:

Vimos duas guerras no Iraque, guerra no Afeganistão por mais de vinte anos, guerras infindáveis na Africa, Ásia Central e extremo oriente. Guerras em Israel várias vezes com os vizinhos, e grupos terroristas, apoiados por Estados acéfalos vizinhos. Até uma guerra na Europa está rolando aí há dois anos, e nada.

Fomos até ameaçados recentemente nos últimos meses por aqui, e nem isso demoveu o brasileiro médio de tirar a bunda do sofá e sair de frente da televisão, ou tirar a cara do celular. [027]

Não. Uma ou mais guerras não irão resolver os nossos problemas humanos e materiais em relação às forças armadas. O problema não é termos ou não uma guerra na agenda para lutar. É não termos pelo quê, e nem porque, lutar.

A sociedade brasileira nunca esteve tão debilmente alienada e prostituída em seus valores, moral, comportamentos e visões de mundo quanto hoje. E isso inclui políticos, militares e todo o resto. O Estado brasileiro simplesmente só existe no papel. E o que se espera dele é nada mais que amenidades, o direito à fornicação física, mental e intelectual sem freio ou regras, além de benefícios sem fim na forma de "bolsa esmola" a título de seguridade social, e claro, a certeza de que sempre que houver a chance, arrumar um trocadinho aqui e ali para sustentar a vagabundagem geral tupiniquim.

Não precisamos de uma guerra. Precisamos é devolver esse puteiro para Portugal e jogar a chave fora.

Se eles aceitarem de volta, claro.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 9046
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 333 vezes
Agradeceram: 600 vezes

Re: FAB NEWS

#6108 Mensagem por Pablo Maica » Sex Dez 13, 2024 3:21 pm

Corrigindo a informação:

O esquadrão Centauro cessou suas atividades aéreas, os 5 A-1 restantes estarão lotados apenas para operações do Poker até o fim do ano que vem. Apesar de o Centauro não ter sido oficialmente desativado, ainda não há indicação de que o esquadrão vá receber novas aeronaves em um futuro próximo.


Um abraço e t+ :)




Editado pela última vez por Pablo Maica em Sex Dez 13, 2024 8:21 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39542
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6128 vezes
Agradeceram: 3456 vezes

Re: FAB NEWS

#6109 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 13, 2024 3:42 pm

Pablo Maica escreveu: Sex Dez 13, 2024 3:21 pm O esquadrão Centauro será desativado. As preparações para tal ação já estão em curso.
Um abraço e t+ :)
Uma desculpa a menos para compras de oportunidade, LIFT complementando caças ou novos modelos de caças comprados a troco de padaria.
Desativar os dois esquadrões do 10o Gav em SM ainda demora mais um pouco pelo visto.
Com 36 Gripen E\F já dá para manter o mínimo básico necessário, e o tradicional fake de defesa aérea, com GDA, 1o GAvCa e o Pampa.
E já está de ótimo tamanho para o nosso anão diplomático de sempre.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39542
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6128 vezes
Agradeceram: 3456 vezes

Re: FAB NEWS

#6110 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 23, 2024 11:35 pm

IAE realiza revalidação de mísseis Python-4 e Derby com transferência de tecnologia para o Brasil

https://iae.dcta.mil.br/index.php/slide ... a-o-brasil

Uma notícia para lá de importante e que passou despercebida por aqui.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39542
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6128 vezes
Agradeceram: 3456 vezes

Re: FAB NEWS

#6111 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 31, 2024 12:27 pm

FAB recebe primeiro H125 dentro do programa TH-X

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu seu primeiro helicóptero de treinamento H125, destinado para o 1º/11º GAV, Esquadrão Gavião, do Comando de Preparo (COMPREP) – Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) em Natal-Augusto Severo.

https://www.cavok.com.br/fab-recebe-pri ... grama-th-x




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39542
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6128 vezes
Agradeceram: 3456 vezes

Re: FAB NEWS

#6112 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 21, 2025 4:10 pm





Carpe Diem
Avatar do usuário
P H
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 263
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 6:24 pm
Localização: São Paulo
Agradeceu: 25 vezes
Agradeceram: 38 vezes

Re: FAB NEWS

#6113 Mensagem por P H » Dom Mar 23, 2025 9:56 am

Reparo inédito é realizado no PAMA-SP durante Inspeção de Nível Parque

O Northrop F-5 Tiger II é um caça tático projetado para combate ar-ar e ataque ar-solo, operando na FAB desde 1975

Agência Força Aérea, PAMASP, Tenente Tatiana Quadros E Tenente Wanessa Liz


A aeronave F-5FM FAB 4808 foi entregue ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), no dia 10/03 na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), após passar por um detalhado e inédito serviço de reparo no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).

A aeronave ingressou no PAMA-SP em 27 de abril de 2022 para a realização da Inspeção de Nível Parque Programada (INPP). Em operação na FAB desde 1982, o FAB 4808 acumula 4.900 horas de voo e passou por sua quarta inspeção de 1.200 horas.

Durante a manutenção, a equipe de Ensaios Não Destrutivos (NDI) identificou trincas em quatro longarinas próximas ao cockpit, demandando reparos estruturais altamente complexos. A substituição dessas peças exige elevado nível técnico, envolvendo conhecimentos em Engenharia, Desenho Técnico, Usinagem, Manutenção Estrutural, Metrologia e Inspetoria. Apenas centros de manutenção com expertise e infraestrutura adequadas são aptos a realizar esse tipo de reparo.

Desafio Técnico e Solução Inovadora

Diante da complexidade do problema, a equipe do PAMA-SP desenvolveu um processo inovador para a substituição das longarinas. O serviço exigiu dedicação extrema, pois a troca simultânea poderia comprometer a estrutura da aeronave. Entre os desafios estavam a dificuldade de acesso às peças, o risco de danificar outros componentes, a necessidade de usinagem precisa e o uso de um torno CNC (Computer Numeric Control) moderno para garantir a fabricação das novas longarinas com especificações idênticas às originais.

A Seção de Desenho Técnico, subordinada à Subdivisão de Engenharia (TENG) do PAMA-SP, elaborou os desenhos de fabricação utilizando medição tridimensional para capturar as dimensões exatas da peça original. A análise da liga metálica permitiu identificar o tipode alumínio e o tratamento térmico adequado. Concluído o projeto, a Seção de Usinagem conduziu a fabricação das novas longarinas, empregando um centro de usinagem automatizado, capaz de realizar operações de desbaste, fresamento, furação e mandrilamento com alta precisão.

Imagem

Como as longarinas estão localizadas em uma área pressurizada, todos os rebites de fixação foram selados para evitar vazamentos de ar. Após a instalação, um teodolito foi utilizado para medir o alinhamento da aeronave, garantindo a simetria e o desempenho ideal em voo.

Reconhecimento e Impacto


A substituição das longarinas estruturais do caça F-5 foi realizada com sucesso pela primeira vez no PAMA-SP, reforçando sua capacidade de enfrentar desafios estruturais complexos. O trabalho minucioso, aliado à expertise da equipe e ao uso de tecnologia, garantiu a segurança e a operacionalidade da aeronave.

Imagem

O intenso e minucioso trabalho de troca das longarinas da ANV 4808 exigiu o conhecimento da Technical Order (TO) pelos militares mais experientes e impulsionou o aperfeiçoamento técnico dos mais novos. O envolvimento da equipe foi total, dada a necessidade de disponibilizar uma aeronave biplace para a Força Aérea Brasileira”, afirmou o encarregado da Subdivisão de Oficinas (TOFI) do PAMA-SP, Mecânico de Manutenção Aeronáutica Reinaldo Ribeiro da Silva,

“O inédito reparo estrutural que trouxe o F-5FM 4808 de volta aos ares comprova a capacidade do PAMASP em executar serviços complexos com excelência, exigindo inclusive nível fabril na fabricação de peças aeronáuticas. A entrega dessa aeronave simboliza o profissionalismo dos homens e mulheres do PAMA-SP e reforça nosso compromisso com a missão da Força Aérea Brasileira”, destacou o Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Wagner Takemi Motoyama.

Fonte: https://www.defesanet.com.br/aviacao/re ... el-parque/




Raphael
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39542
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6128 vezes
Agradeceram: 3456 vezes

Re: FAB NEWS

#6114 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 23, 2025 12:41 pm

É um trabalho digno de muitos aplausos, pois no futuro o PAMA-SP e outros talvez também possam fazer o mesmo em relação ao Gripen E\F. Tais capacidades qualificam e abonam a nossa mão de obra a nível mundial.
Por outro lado, não se pode esquecer que o F-5 tem mais de 43 anos de idade, e já deveria ter virado uma peça de museu.
A sua presença ainda hoje em uma OM operacional diz muito sobre o que é, e o que não é, importante apenas para a FAB, mas sobretudo ao país.
Um vetor de caça com quase meio século de vida operacional é algo que só se encontra em países subdesenvolvidos e\ou totalmente negligentes e irresponsáveis com sua defesa. Ou simplesmente entendem que Defesa Nacional não é necessária.
O Brasil entra nos três casos ao mesmo tempo... desde 1822.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2264
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 231 vezes

Re: FAB NEWS

#6115 Mensagem por gogogas » Dom Mar 23, 2025 1:04 pm

Apesar de concordar com vc , mas aviões antigos voam até nos EUA , não adianta ter caças zero bala se não tem expertise em manutenção! Os F-5 ainda dá um caldo com a manutenção certa e com a expertise que temos , ao contrário dos AMX que tiveram baixa precocemente comparado aos F-5




Gogogas !
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2264
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 231 vezes

Re: FAB NEWS

#6116 Mensagem por gogogas » Dom Mar 23, 2025 1:07 pm

Até mesmo países que possuem caças zero Bala ! China tem velharia , americanos tem velharia , ingleses , franceses e por aí vai … aposto que os nossos F-5 os últimos que foram modernizados vai estar firme e forte pra lá de 2030 , não é o que eu quero ,porém a realidade é outra




Gogogas !
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14080
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 788 vezes
Agradeceram: 2482 vezes

Re: FAB NEWS

#6117 Mensagem por gabriel219 » Dom Mar 23, 2025 1:18 pm

A manutenção dos F414 será feita no PAMA-SP.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62658
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6700 vezes
Agradeceram: 7014 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#6118 Mensagem por Túlio » Dom Mar 23, 2025 2:37 pm

gabriel219 escreveu: Dom Mar 23, 2025 1:18 pm A manutenção dos F414 será feita no PAMA-SP.
Não entendi: pelo que havia lido sobre os contratos originais era a GE-CELMA que faria isso. 🤔




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14080
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 788 vezes
Agradeceram: 2482 vezes

Re: FAB NEWS

#6119 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 24, 2025 11:20 am

Túlio escreveu: Dom Mar 23, 2025 2:37 pm
Não entendi: pelo que havia lido sobre os contratos originais era a GE-CELMA que faria isso. 🤔
Então, não sei, mas eu vou participar disso lá. Vão receber motores lá e vão fazer teste completo de célular e dos compressores. Como não assinei NDA, posso falar, mas visitei eles em Março.

Talvez a FAB esteja pensando numa segundo sítio.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39542
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6128 vezes
Agradeceram: 3456 vezes

Re: FAB NEWS

#6120 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 24, 2025 12:56 pm

gogogas escreveu: Dom Mar 23, 2025 1:04 pm Apesar de concordar com vc , mas aviões antigos voam até nos EUA , não adianta ter caças zero bala se não tem expertise em manutenção! Os F-5 ainda dá um caldo com a manutenção certa e com a expertise que temos , ao contrário dos AMX que tiveram baixa precocemente comparado aos F-5
Aviões antigos existem, mas não na primeira linha dos países que levam a sério sua defesa.
No nosso caso, eles ainda estão aí simplesmente pela negligência e omissão de todos os governos desde 1998 em decidir uma simples substituição de caças para o GDA. Isto é bem outra coisa.
O AMX foi mal cuidado, e mal planejado em termos de gestão de vida operacional. Tivessem com ele o mesmo cuidado que tiveram com os Tiger, ele ainda poderia ser usado por muito mais tempo. Mas este não foi o caso.




Carpe Diem
Responder