Blindados Policiais
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6152 vezes
- Agradeceram: 3467 vezes
Re: Blindados Policiais
Eu particularmente já nem me surpreendo mais com essas notícias.
Aqui em casa mesmo eles já tem até seus representantes nos três poderes, em todas as esferas da administração pública.
Não tem muito para onde correr.
Em um país onde corrupção é basicamente uma cultura nacional, nascida e criada no dito "jeitinho brasileiro", esperar por outra coisa seria no mínimo ilusório e auto enganação.
Agora tem que esperar para ver quando é que vão eleger, também, o próximo presidente.
Aqui em casa mesmo eles já tem até seus representantes nos três poderes, em todas as esferas da administração pública.
Não tem muito para onde correr.
Em um país onde corrupção é basicamente uma cultura nacional, nascida e criada no dito "jeitinho brasileiro", esperar por outra coisa seria no mínimo ilusório e auto enganação.
Agora tem que esperar para ver quando é que vão eleger, também, o próximo presidente.
Carpe Diem
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 214 vezes
- Agradeceram: 519 vezes

A brigada militar do RS (PM) recebeu dia 17/03, oficialmente, os seis Urutus doados pelo exército, já com a pintura identificadora do BOPE.Dois carros ficarão em Porto Alegre. Passo Fundo, Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas receberão os demais. Acredito que, mais importante que uma possível utilização dos veículos em alguma operação, a posse desses blindados vai elevar muito o moral de toda a tropa. Afinal não são todas as PM que tem um blindado para chamar de seu. A participação da Brigada nos desfiles militares nunca mais será a mesma.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- gogogas
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 234 vezes
Além disso , são simples de manter ! Mecânica praticamente toda nacionalizada e com peças comum no mercado civil
Gogogas !
- FCarvalho
- Sênior
Só até quando o primeiro levar um tiro de 7,62 e alguém morrer dentro dele. Aí eu quero ver quem vai assumir a responsabilidade.
Carpe Diem
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 214 vezes
- Agradeceram: 519 vezes
Não entendo a preocupação. O PM em ação pode levar um tiro de 7,62, estando dentro de um Urutu ou dentro de uma Duster da Renault. O risco num confronto é o mesmo. De minha parte estaria mais tranquilo dentro do Urutu do que dentro da Duster.FCarvalho escreveu: Qui Mar 20, 2025 12:01 pm Só até quando o primeiro levar um tiro de 7,62 e alguém morrer dentro dele. Aí eu quero ver quem vai assumir a responsabilidade.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 2023 vezes
- Agradeceram: 822 vezes
A blindagem do Urutu é como aqueles coletes a prova de bala com placas de papelão que os Russos estavam usando no começo da Guerra na Ucrânia, só serve pra trazer uma sensação de segurança, mas é tão inseguro quando passear the BTR-80 numa zona de guerra.delmar escreveu: Qui Mar 20, 2025 8:54 pmNão entendo a preocupação. O PM em ação pode levar um tiro de 7,62, estando dentro de um Urutu ou dentro de uma Duster da Renault. O risco num confronto é o mesmo. De minha parte estaria mais tranquilo dentro do Urutu do que dentro da Duster.FCarvalho escreveu: Qui Mar 20, 2025 12:01 pm Só até quando o primeiro levar um tiro de 7,62 e alguém morrer dentro dele. Aí eu quero ver quem vai assumir a responsabilidade.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- FCarvalho
- Sênior
Só estão usando os Urutu pelos mesmos motivos de sempre: segurança pública dá voto, mas não vincula investimento. E só serve para o marketing oficial. Ademais, os governadores odeiam a ideia de serem taxados desses "nomes próprios" politicamente corretos que os movimentos pseudo humanistas inventam a cada eleição.
E se é para fazer algo que preste, que se compre lá fora algo realmente bom, e que proteja de fato a vida dos policiais em serviço, e não de criminosos que atiram neles. Se a coisa está do jeito que está, eu não é por menos, a BIDS deveria ser chamada para desenvolver tudo que é tipo de bldos policial que se precisasse aqui. E o que não fosse possível no curto prazo, compra lá fora e vida que segue.
Até o EB deveria comprar bldos para a PE, de tal forma que as coisas estão hoje no mundo, e aqui dentro. Eu particularmente não veria problema nenhum em ter isso aqui, por exemplo, nas cores do exército para seus BPE. Estamos precisando mesmo.

E se é para fazer algo que preste, que se compre lá fora algo realmente bom, e que proteja de fato a vida dos policiais em serviço, e não de criminosos que atiram neles. Se a coisa está do jeito que está, eu não é por menos, a BIDS deveria ser chamada para desenvolver tudo que é tipo de bldos policial que se precisasse aqui. E o que não fosse possível no curto prazo, compra lá fora e vida que segue.
Até o EB deveria comprar bldos para a PE, de tal forma que as coisas estão hoje no mundo, e aqui dentro. Eu particularmente não veria problema nenhum em ter isso aqui, por exemplo, nas cores do exército para seus BPE. Estamos precisando mesmo.

Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Alguém aí faz ideia de quem, quantos e quais tipos de bdos SR as PM nos estados utilizam em seus "batalhões de fronteira"
Pelo menos do Mato Grosso para baixo é possível o emprego deste tipo de meio bldo na linha de fronteira. Na teoria, claro.
E se existe tal emprego, qual o grau de proteção tais veículos devem dispor, já que o crime organizado põe a mão fácil em coisas que a polícia por aqui sequer tem permissão do EB para olhar de longe

Pelo menos do Mato Grosso para baixo é possível o emprego deste tipo de meio bldo na linha de fronteira. Na teoria, claro.
E se existe tal emprego, qual o grau de proteção tais veículos devem dispor, já que o crime organizado põe a mão fácil em coisas que a polícia por aqui sequer tem permissão do EB para olhar de longe

Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
O Gladiador II da INBRA meio que responde em parte a pergunta que fiz acima.
Mas, entre 27 PM no país, apenas uma, a PMRO comprou e opera o bldo da empresa brasileira.
Por que será...

Imaginar que se ele tivesse mais sorte na vida e poderia derivar ao menso 3 ou 4 versões diferentes como o Buran bielorusso.
Mas no Brasil, bldo policial não é legal e nem politicamente correto.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
É lamentável a forma como a imprensa geral trata questões de segurança pública sempre que alguém faz "algo novo" na área.
A presença física da GCM, da PM e de outros órgãos públicos onde eles deveriam estar permanentemente é vista com estranheza, afinal, a presença do Estado nas periferias e na maioria dos lugares onde o crime organizado reina, acaba parecendo sempre novidade. Infelizmente.
Outra coisa. As GCM mostram aí quanto podem, e devem, ser privilegiadas em cidades onde a presença da PM pode ser complementada ou simplesmente substituída com eficácia\eficiência, principalmente em municípios de menor população.
Quando há vontade política, as coisas acontecem. Precisou de um delegado de polícia se eleger prefeito para segurança pública ser tratada com a devida importância.
A presença física da GCM, da PM e de outros órgãos públicos onde eles deveriam estar permanentemente é vista com estranheza, afinal, a presença do Estado nas periferias e na maioria dos lugares onde o crime organizado reina, acaba parecendo sempre novidade. Infelizmente.
Outra coisa. As GCM mostram aí quanto podem, e devem, ser privilegiadas em cidades onde a presença da PM pode ser complementada ou simplesmente substituída com eficácia\eficiência, principalmente em municípios de menor população.
Quando há vontade política, as coisas acontecem. Precisou de um delegado de polícia se eleger prefeito para segurança pública ser tratada com a devida importância.
Carpe Diem