FCarvalho escreveu:Paulo, sabes dizer se há na industria algum projeto para carros policiais anti-distubio equipados com jatos d'água e outros apetrechos, como os que existiam nas decadas de 60/70 no Brasil.
Sim, existem vários.
. A PMMG comprou no ano passado dois veículos da empresa gaúcha Irmãos Amalcaburio, sendo um desses do tipo CDC, o Alcatraz Anti-Motim;
. A empresa estadunidense Cetingon, montou alguns deles no AGSP para exportar para a Libia, alem de possuir um projeto muito interessante chamado MANTA, montado em sua unidade colombiana;
. Várias empresas que oferecem carros fortes adaptados para uso policial tem projetos assim.
Porem, como a PMESP deseja substituir seus CCDC Massari Centurion é bem provável que novos projetos desse tipo surjam no mercado.
Léo Brito escreveu:Paulo Bastos escreveu:Acredito que o reinado dos “Caveirões”, os carros forte adaptados para uso policial, esta chegando ao fim.
Rapaz, eu dúvido um pouco disso.
Esse tipo de "gasto" governamental é mais decisão política do que técnica. Acho mais fácil ao reinado chegar o fim, por conta de uma politica "desarmamentista e humanitária" para angariar voto de ong afrescalhada e universitário maconheiro, do que pra por algo decente nas ruas.
Leo, concordo plenamente com você no que tange a essas aquisições: elas são muito mais políticas que técnicas, sendo levado mais a questão preço do que as necessidades policiais.
Veja por exemplo o suposto preço que a INBRA esta oferecendo o Gladiador para a PMPR, R$ 580 mil, contra os R$360 mil dos novos “Caveirões” da PMERJ. A PMMG também comprou os veículos da Amalcaburio unicamente pelo preço (pregão eletrônico), descartando o RG-12M da BAe/OMC, e hoje paga um preço bem alto por isso, os veículos não funcionam.
gogogas escreveu:Interessante ,acho que o BOPE da PMERJ deveria adquirir também ...

Gogogas, se você leu meu texto verá que ninguém adquiriu nada ainda e que o BOPE esta avaliando todas as opções do mercado.
prp escreveu:Jato de água só é eficiente em países frios, aqui nego faz é festa.
Cara, você já tomou um jato desses? Dependendo da distância da fonte, você literalmente voa!
E Alexandre, como sempre você consegue belas imagens. Aproveito para colocar algumas, de péssima qualidade por sinal, que foram tiradas no mês passado e que mostram o INBRA Gladiador em testes na PMES:
Abraços,
Paulo Bastos