Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#7831 Mensagem por Cassio » Qua Mar 12, 2025 7:06 pm

Embaixadoras da Dinamarca e da Finlândia visitaram a unidade de Gavião Peixoto, onde conheceram o KC-390 e sua linha de montagem....




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Re: Sobre o KC-390

#7832 Mensagem por Pablo Maica » Qua Mar 12, 2025 8:00 pm

Se esse rearmamento europeu realmente saia, vai dar uma acelerada boa nas vendas do 390.


Um abraço e t+ :)




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Re: Sobre o KC-390

#7833 Mensagem por EduClau » Qua Mar 12, 2025 8:03 pm





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Re: Sobre o KC-390

#7834 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 13, 2025 11:32 am

Cassio escreveu: Qua Mar 12, 2025 7:06 pm Embaixadoras da Dinamarca e da Finlândia visitaram a unidade de Gavião Peixoto, onde conheceram o KC-390 e sua linha de montagem....
há, há, há... eu falei, mas ninguém acreditou. :mrgreen:

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Re: Sobre o KC-390

#7835 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 13, 2025 11:55 am

Suécia, Dinamarca, Finlândia (Noruega vai entrar no bolo também, escrevam aí)... agora a Polônia com uma possível linha de produção do KC-390.

O que a realidade de uma guerra de verdade na vizinhança não faz. :roll:

Notar, dos países nórdicos usuários do C-130H\J, apenas Noruega e Dinamarca ainda não optaram pelo KC-390, o que deve acontecer agora no curto a médio prazo, já que ambos países irão revisar a frota de cargos militares a partir de 2028, como já disse aqui antes diversas vezes, conforme planejamento das respectivas forças aéreas.

Uma compra conjunta dos 3 ( 4 países, se os noruegueses não forem lerdos) acima seria algo a levar em consideração, tendo em vista a integração operacional entre as forças aéreas, e também o exemplo austro-holandês.

Se a Grécia fechar este ano com o KC-390, e eu creio que irá fazê-lo, vai ficar mais "fácil" os outros países se decidirem pelo avião e arrumarem seus respectivos contratos. Podemos, quem sabe, fazer o maior gol de placa comercial militar na Europa entre 2025 e 2026, colocando até 5(6) países de uma vez só na fila de compradores da Embraer.

E ainda tem Croácia, Eslováquia e Suíça correndo por fora no escaninho de clientes visitados pelo PT-ZNG e em discussões sobre a compra do avião.

Só vai ficar faltando França e Alemanha. :twisted:




Editado pela última vez por FCarvalho em Qui Mar 13, 2025 12:21 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390

#7836 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 13, 2025 12:09 pm

A frota sueca de C-130H é de 6 aviões. Noruega e Dinamarca possuem entre 6 e 8 aviões cada. A Finlândia não opera o Hércules, sendo o C-295 o maior avião de transporte operado pela força aérea.
Estes países tem assim uma demanda genérica de 18 a 26 aeronaves a substituir, fora os finlandeses.
Os suecos ainda não decidiram pela quantidade de aviões a comprar, mas pode-se esperar ao menos 3 ou 4 aviões para substituir os Hércules em uso.
Se todos comprarem pelo menos 3 ou 4 unidades (essa seria a dotação mínima básica para manter uma operacionalidade factível, de forma a atender suas necessidades internas, regionais e da OTAN), então são 12\16 KC-390 por baixo a serem negociados.
Presumo que os nórdicos irão conversar entre si de maneira a compor da melhor forma possível uma potencial frota de KC-390 dentro de seus interesses, a fim de manter uma disponibilidade adequada não apenas individualmente, mas, sobretudo coletivamente, vide a integração operacional e de C2 entre as forças aéreas hora sendo construída.
Enfim, espero e aguardo por mais boas notícias vindas do norte europeu.
É só questão de tempo.




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Re: Sobre o KC-390

#7837 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 13, 2025 12:46 pm

A Polônia poderá vir a se regojizar no futuro a médio e longo prazo de ter a única linha de produção na Europa do KC-390, a fim de produzir seus próprios aviões, e de lambuja, eventualmente ganhar por tabela a produção de futuras potenciais encomendas firmes de até 8 países europeus, caso se confirmem, como visto nos posts acima.

Hoje a frota de Hércules poloneses é de 10 unidades, todas já muito voadas e com pouquíssima vida operacional restante. Presume-se que eles podem encomendar entre 4 a 6 unidades do KC-390 para substituir estes aviões, podendo mesmo ser superior a estes números, tendo em vista a prevalência do tema Defesa na agenda política do país por estes tempos.

Caso todos os países europeus citos até agora como tendo demonstrado interesse e\ou negociando a aquisição do cargo da Embraer de fato cheguem a comprar o KC-390, a linha de produção polonesa já poderá nascer com um potencial de produção com mais de três dezenas de unidades nos próximos anos. E isto com certeza não é pouca coisa, e muito menos pode ser desconsiderado na hora dos próprios poloneses se decidirem pelo KC-390.

Do ponto de vista comercial, tecnológico e econômico, a produção do KC-390 na Polônia faz todo sentido para futuros operadores\clientes europeus da Embraer. Principalmente para os poloneses, que com certeza tem plena ciência das pretensões dos vizinhos em relação ao avião. E neste aspecto, é natural que eles façam injunções junto a estes no sentido de favorecer-nos, visto os ganhos de se produzir o avião em casa, por assim dizer, para todos.

Vamos aguardar pelos próximos passos. A Embraer não foi à toa na Polônia para falar em linha de produção e outras coisas mais em relação ao KC-390.

E ao que tudo indica, a aposta da empresa está dando certo.

A ver.




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Re: Sobre o KC-390

#7838 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 13, 2025 2:03 pm

Lista atualizada de clientes e potenciais clientes na Europa para o KC-390 - Março 2025

Compradores\Operadores

1. Áustria
2. Chéquia
3. Holanda
5. Hungria
6. Portugal

Países com Campanhas de Venda e\ou Negociação

1. Eslováquia
2. Croácia
3. Grécia
4. Polônia
5. Suécia
6. Suíça

Países que demonstraram Interesse

1. Bulgária
2. Dinamarca
3. Finlândia
4. Romênia

Total: 16 países

Hoje na Europa\OTAN os países que (ainda) não manifestaram qualquer interesse público no KC-390 são:

1. Alemanha
2. Albânia
3. Bélgica
4. França
5. Espanha
6. Estônia
7. Islândia
8. Itália
9. Letônia
10. Lituânia
11. Luxemburgo
12. Noruega
13. Macedônia do Norte
14. Montenegro
15. Reino Unido
16. Turquia

Alemães, franceses, espanhóis, britânicos e belgas são usuários do A400M, e estão comprometidos com o programa liderado pela Airbus, mesmo ele não sendo um competidor direto do KC-390.

O RU praticamente opera apenas o A400M, tendo vendido ou aposentado todos os Hércules que dispunha.

A Espanha possui uma frota envelhecida de Hércules e está em meio a discussões sobre o destino da frota, de forma que as opções estão entre aposentar todos os aviões restantes e deixar apenas o A400M, como os britânicos, ou comprar novos Hércules ou KC-390.

Franceses e Alemães estão recebendo os seus C-130J encomendados anos atrás neste momento.

A Bélgica vendeu todos os seus C-130H e opera somente o A400M.

No caso italiano a AMI ainda opera diversos C-130J mas que já contam com muitos anos de operação, tendo retirado de serviço mais de uma dezena deles. Em 2022 foi assinado um contrato de apoio logístico e de manutenção para os remanescentes ainda em operação, o que deve esticar a vida destes aviões por mais 10 anos no mínimo.

A Noruega ainda opera seus C-130J, estando no planejamento do país a decisão por trocar por novos aviões ou manter os mesmos a partir de 2028.

Os países bálticos não possuem aviação tática militar capaz de operar o Hércules ou aeronave do mesmo porte, dispondo apenas de aviões leves e médios. Não há até o momento qualquer indicação de que venham a dispor de vetores maiores e mais capazes.

No caso dos países dos Bálcãs, nenhum deles opera aeronaves C-130 ou equivalentes, somente alguns poucos Antonov dos idos tempos soviéticos, e não possuem condições per si de adquirir ou operar aeronaves de médio porte no nível do KC-390 e\ou C-130J.

Luxemburgo opera um único A400M, e não tem planos para mais destes aviões ou qualquer outro modelo.

A Islândia não possui forças armadas, dependendo dos países da OTAN, principalmente dos USA, para sua defesa.

Os turcos são operados de vários C-130H mais antigos, e dispõem também de uma frota de dezenas de A400M. Estão negociando os seus LIFT Hurjet com a Espanha, que está oferecendo a eles entregar os A400M ainda por produzir para a força área espanhola em troca. O país não demonstrou até agora interesse no avião da Embraer.

Como se pode ver, a OTAN pode vir a ficar dividida ao meio entre operadores de A400M\Hércules e KC-390 no futuro a longo prazo. Mas, até a próxima década, pelo menos Itália e Noruega terão de escolher que fim dar às suas respectivas frotas de Hércules C-130J, com o KC-390 tendo boas chances de ser emplacado em ambos países, o que deixaria o avião brasileiro como sendo o vetor padrão de transporte tático militar mais operado pela OTAN, ainda que por uma margem estreita.

Eu particularmente não acharia estranho se mais para frente alemães e franceses possam "virar a casaca" e substituir seus Hércules por KC-390 produzido na Polônia, até porque, na Alemanha já se andou a discutir sobre isso recentemente, mesmo com os Hércules -J sendo entregues por agora. A pressão do USA por mais independência europeia em relação à defesa coletiva pode levar a decisões, digamos, mais ortodoxas no sentido de fortalecer opções outras que não de origem norte americana nesta área. Diria até mesmo que britânicos e espanhóis podem se ver premidos uma hora ou outra a complementar suas respectivas frotas de A400M com o avião da Embraer.

Enfim, a Europa assim como Arábia Saudita e Índia pode se configurar como um dos mercados mais promissores da Embraer para o seu avião nos próximos anos. E eles prometem ser muito animados para nós.

A ver.




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Re: Sobre o KC-390

#7839 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 13, 2025 6:21 pm

2º KC-390 da Força Aérea Húngara completou a fase de “Power On”

Imagem

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... e-power-on

Neste momento, pelas informações pública que se tem, é possível antever ao menos 4 KC-390 atualmente na linha de produção da Embraer em diferentes estágios, estando próximos ou não de serem entregues às suas respectivas forças aéreas.

Assim, temos: a 3a unidade portuguesa, a 2a unidade húngara e a 1a unde austriaca, além de, provavelmente, em estágio bem preliminar de produção a 9a unidade a ser entregue à FAB no ano que vem. A 8a unidade neste momento está em estágio final de prontificação para entrega ainda em 2025.




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Re: Sobre o KC-390

#7840 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 13, 2025 6:24 pm

C-390: Embraer mira Polônia como futuro usuário do seu cargueiro militar multimissão

Imagem

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... ultimissao

Essa parceria ainda vai longe. Anota aí.




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Re: Sobre o KC-390

#7841 Mensagem por Túlio » Qui Mar 13, 2025 6:33 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mar 13, 2025 6:24 pm C-390: Embraer mira Polônia como futuro usuário do seu cargueiro militar multimissão

Imagem

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... ultimissao

Essa parceria ainda vai longe. Anota aí.
Se o zorópas pretendem mesmo (acho brabo) se preparar pra assumir sua própria Defesa sem os EUA, GPX não vai dar conta: vão precisar de outra linha na OGMA e mesmo uma terceira, ou na Polônia ou na Holanda.

Os pedidos e especulações eram baseados numa URSSE em tempos de paz; se for diferente, haja 390...🤑 🤑 🤑 🤑




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Sobre o KC-390

#7842 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 13, 2025 7:51 pm

O mercado europeu tende no curto a médio prazo se virar para dentro de si e ver quais são as alternativas possíveis. Um distanciamento dos USA, mesmo que a contragosto, será impelido diante da "ameaça russa" e da posição quase que prostrada que a parte europeia da OTAN demonstrou no caso Ucraniano ainda em 2014 e depois em 2022. Algo que os eleitores europeus na minha opinião serão chamados a pagar a conta em algum momento, cedo ou tarde.

Pela lista acima, é muito provável que a Embraer esteja contando com este distanciamento tardio, ou de momento, para fincar o pé de vez no velho continente, e tecer uma base bem sólida por lá. Mais do que já é, alias. Há muitos C-130 que precisam ser substituídos, e para isso, Bruxelas (OTAN e UE) terá que envidar os esforços necessários para juntar os recursos a fim de que todos, ou ao menos a maioria, possa conseguir dar conta da sua parte neste negócio da defesa coletiva continental. E como se sabe, isto pode custar muito caro. Melhor para nós.

Eu tenho aqui comigo que essa jogada da Embraer na Polônia tem lastro e foi muito bem calcada e planejada, e mais importante, alardeada no momento exato, e no melhor lugar que se poderia conseguir. A rede de apoio logístico, tecnológico e industrial que se está fomentando ao redor do KC-390 e dos E-2 na Europa tende a ser um fortíssimo argumento a favor dos produtos da Embraer, até para quem não tem interesse por agora nos produtos da empresa. A Embraer não é só aviões. E o retorno que a empresa tem de seus clientes europeus é mais que satisfatório.

A empresa tem mostrado neste aspecto o seu diferencial em relação aos fornecedores tradicionais norte americanos, já que praticamente assinou diversos acordos com todos os países onde o KC-390 foi adquirido por lá. E é o típico jogo ganha-ganha, que tende a se expandir. Bom para a base de fornecedores da empresa, e bom para seus clientes, que não ganham apenas um avião. E claro, muito, mas muito bom mesmo para nós. É só os governos de plantão por aqui não atrapalharem.




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Re: Sobre o KC-390

#7843 Mensagem por Cassio » Qui Mar 13, 2025 8:42 pm

"Assim, temos: a 3a unidade portuguesa, a 2a unidade húngara e a 1a unde austriaca, além de, provavelmente, em estágio bem preliminar de produção a 9a unidade a ser entregue à FAB no ano que vem. A 8a unidade neste momento está em estágio final de prontificação para entrega ainda em 2025."

Será?




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