
Aeronave multimissão de última geração vai aumentar a capacidade operacional da Força Aérea Austríaca
Gavião Peixoto, 14 de fevereiro de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, iniciou oficialmente a montagem estrutural do primeiro C-390 Millennium para a Áustria. Este importante passo foi dado durante uma cerimônia realizada nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, na presença de uma delegação composta por representantes do governo austríaco e da Embraer.
Até que está bom.A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 16.300 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

Em 2025 temos a FAB recebendo 1 unidade e, se não estou enganado, a 3a unidade da FAP, pelo menos.
O contrato da Áustria e Holanda foi assinado ano passado, se bem me lembro, e o primeiro KC-390 austríaco deve ser entregue em 2026 ou começo de 2027. No caso dos holandeses eu não vi nada sobre quando começa de fato a entrega.
O checos devem receber os seus também no biênio 2026 a 2028.
Já eslovacos e suecos, se algum contrato for assinado ainda este ano, talvez recebam também os seus neste mesmo período, vai depender da pressa($$) de cada um em receber.
Da ROKAF não se sabe absolutamente nada até agora, nem sobre contrato, quantidades confirmadas e\ou entregas. Maior mistério. E ainda tem esse cliente furtivo que comprou 2 aviões no rodapé do fim de 2024, que a Embraer ainda não disse quem é.
Bom, trabalho é que não vai faltar até o fim desta década.