UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6012 vezes
Agradeceram: 3381 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3481 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 20, 2025 2:06 pm

dersonmig escreveu: Qua Fev 19, 2025 9:05 pm tem um video que rola pela internet de um cavalo mecânico ( acho que um iveco 6x4) tracionando uma prancha com um Gepard em estrada de terra. A estrada parecia estar com lama e o cavalo simplesmente não conseguia tracionar.
Os vídeos que conheço dos cavalos mecânicos do EB tracionando blindados são todos em rodovias ou estradas asfaltadas.
Pessoalmente nunca vi eles fazerem esse tipo de transporte em vias de terra ou que não tivesse com um mínimo de asfalto ou trafegabilidade capaz de suportar o peso do conjunto caminhão, prancha e bldo. Estes veículos sequer são feitos para isso, até onde sei, mesmo contanto com pneus mistos, como já vi nos Iveco.

O EB, por conta de custos, e logística de manutenção e operação, só compra os modelos existentes no mercado nacional, e mesmo assim, estritamente para uso em estradas e rodovias asfaltadas para simples transporte dos seus bldos SR e\ou SL. Nada mais. É tudo sempre muito burocrático, não tem nada a ver com operacionalidade. Se precisar entrar em uma via que não seja resistente o suficiente para aguentar o peso do conjunto, é melhor nem entrar, porque vai dar problema, como viste no vídeo.

Existem no mercado nacional modelos feitos especificamente para trabalho pesado, e até extra pesado, fora de estrada, geralmente em minas, canaviais e semelhantes; mas, mesmo nestes lugares as vias de acesso são bem menos ruins do que as que o exército teria de encarar se resolvesse fazer um fora de estrada com seus veículos.

Infelizmente como não existem requisitos, e nem intenção, pelo jeito, de se adquirir novas capacidades neste aspecto, é muito difícil que algum dia vejamos algo como isto por aqui:

https://www.czdefence.com/cache/images/full/8/8--tatra-t-815-7m3n46-8x81r.jpghttps://i.pinimg.com/736x/dd/55/2c/dd552ce5c88cf9ebe5797c30daefaf9d.jpghttps://i0.wp.com/tanknutdave.com/wp-content/uploads/2010/12/HEMTT-A4-M983A4-Patriot-2.jpg?resize=720%2C300https://cdn.defence24.pl/2017/11/09/1920xpx/oz57ac-92073357336eda8bcb871ff4f9d73d8f.jpeg




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19192
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2062 vezes
Agradeceram: 2622 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3482 Mensagem por knigh7 » Sex Fev 21, 2025 10:05 pm

Nos últimos dias eu estava pesquisando blindagens reativas e o quanto elas representam em RHA. Somando com a proteção nível 6 da Stanag 4569, ela, somada a uma média das blindagens realivas, não chega a 400mm (há algumas que chegam bem próximo, outras nem tanto) de RHA.

Ou seja, um MMBT, mesmo indo ao máximo de proteção que ele pode ter, a granada de um AT-4 ou um Carl Gustaf pode penetrar a blindagem frontal dele.

Um Abrams usado, um Leo 2A4, um Ariete, por mais que possam nos trazer ônus, ainda sim é mais vantajoso que um MMBT.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19192
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2062 vezes
Agradeceram: 2622 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3483 Mensagem por knigh7 » Sex Fev 21, 2025 10:15 pm

FCarvalho escreveu: Qui Fev 20, 2025 2:06 pm

Infelizmente como não existem requisitos, e nem intenção, pelo jeito, de se adquirir novas capacidades neste aspecto, é muito difícil que algum dia vejamos algo como isto por aqui:

https://www.czdefence.com/cache/images/full/8/8--tatra-t-815-7m3n46-8x81r.jpghttps://i.pinimg.com/736x/dd/55/2c/dd552ce5c88cf9ebe5797c30daefaf9d.jpghttps://i0.wp.com/tanknutdave.com/wp-content/uploads/2010/12/HEMTT-A4-M983A4-Patriot-2.jpg?resize=720%2C300https://cdn.defence24.pl/2017/11/09/1920xpx/oz57ac-92073357336eda8bcb871ff4f9d73d8f.jpeg
O EB precisa de muitos caminhões para o transporte dos Carros de Combate e não tem orçamento para comprar esses caminhões mega-fuckers da porra.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6012 vezes
Agradeceram: 3381 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3484 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 22, 2025 7:19 pm

knigh7 escreveu: Sex Fev 21, 2025 10:15 pm O EB precisa de muitos caminhões para o transporte dos Carros de Combate e não tem orçamento para comprar esses caminhões mega-fuckers da porra.
Em princípio, o transporte de bldos SL em longas distância deve ser feito, preferencialmente, via ferroviária e\ou naval.
Não temos nenhuma das duas opções em condições de oferecer suporte adequado ao EB, e tão pouco existem planos, e menos ainda exercícios no país para utilizar a malha civil como apoio a esta demanda.

Como quase tudo dentro do Brasil vai e vem 90% das vezes no lombo de um caminhão, a partir das estradas e rodovias que cortam o país, não é de se surpreender que o EB se esforce ao máximo para dispor de cavalos mecânicos e pranchas de tal forma que possa levar seus bldos pra lá e pra cá, como convém a essa estratégica burra e sem noção tipo "a cavalaria vem aí".

Mas é como reza o dito popular: 'as vezes o barato pode sair caro'. :?




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6012 vezes
Agradeceram: 3381 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3485 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 22, 2025 7:21 pm

knigh7 escreveu: Sex Fev 21, 2025 10:05 pm Nos últimos dias eu estava pesquisando blindagens reativas e o quanto elas representam em RHA. Somando com a proteção nível 6 da Stanag 4569, ela, somada a uma média das blindagens realivas, não chega a 400mm (há algumas que chegam bem próximo, outras nem tanto) de RHA.
Ou seja, um MMBT, mesmo indo ao máximo de proteção que ele pode ter, a granada de um AT-4 ou um Carl Gustaf pode penetrar a blindagem frontal dele.
Um Abrams usado, um Leo 2A4, um Ariete, por mais que possam nos trazer ônus, ainda sim é mais vantajoso que um MMBT.
Aquele requisito de no mínimo 900mm de proteção blindada na parte frontal da VBC CC ainda está de pé, ou foi para o saco nesta última proposição?




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14050
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 783 vezes
Agradeceram: 2465 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3486 Mensagem por gabriel219 » Sáb Fev 22, 2025 8:53 pm

Exatamente o que o Gold disse, fazer isso com Axor ou outro é coisa de retardado mental. Você precisa de um caminhão com sistema off-road para o operar off-road. O EUA possui além do HEMTT, mas não opera outro off-road a não ser ele, mesmo o M1070.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19192
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2062 vezes
Agradeceram: 2622 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3487 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 22, 2025 8:56 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 22, 2025 7:21 pm
knigh7 escreveu: Sex Fev 21, 2025 10:05 pm Nos últimos dias eu estava pesquisando blindagens reativas e o quanto elas representam em RHA. Somando com a proteção nível 6 da Stanag 4569, ela, somada a uma média das blindagens realivas, não chega a 400mm (há algumas que chegam bem próximo, outras nem tanto) de RHA.
Ou seja, um MMBT, mesmo indo ao máximo de proteção que ele pode ter, a granada de um AT-4 ou um Carl Gustaf pode penetrar a blindagem frontal dele.
Um Abrams usado, um Leo 2A4, um Ariete, por mais que possam nos trazer ônus, ainda sim é mais vantajoso que um MMBT.
Aquele requisito de no mínimo 900mm de proteção blindada na parte frontal da VBC CC ainda está de pé, ou foi para o saco nesta última proposição?
Não consta mais.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14050
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 783 vezes
Agradeceram: 2465 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3488 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 23, 2025 1:36 am

Claro que foi, qual IFV hoje - que não seja HIFV - suporta isso? Só o fato do EB ter colocado aquilo já mostrava o quão idiota era quele ROB.

Parece um cara que conheci da FAB, que achou que dava para "ler" mais de 250 com instrumentos abaixo de 2 milhões kkkkk.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19192
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2062 vezes
Agradeceram: 2622 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3489 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 23, 2025 2:12 pm

O casco do Tulpar tem o mesmo nível de proteção do Guarani. E tem jornalista especializado em Defesa que escreve que é uma boa opção como Carro de Combate para o EB.

Até hoje eu não consegui me recuperar de tamanha asneira. É chocante.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6012 vezes
Agradeceram: 3381 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3490 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 23, 2025 5:16 pm

Ainda espero por um milagre, dado que as planos do EB podem ser sabotados pela realidade, que não obedece, e nem mesmo está subordinada aos papéis e pensamento castrense tupiniquim. E menos ainda às suas eterna limitações orçamentárias e soluções de oportunidade.

Vamos aguardar para ver se nestes 3 anos que ainda nos restam para saber o fim desta história, se ela ainda pode sofrer uma reviravolta.

É aguardar, e torcer.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14050
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 783 vezes
Agradeceram: 2465 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3491 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 23, 2025 8:43 pm

knigh7 escreveu: Dom Fev 23, 2025 2:12 pm O casco do Tulpar tem o mesmo nível de proteção do Guarani. E tem jornalista especializado em Defesa que escreve que é uma boa opção como Carro de Combate para o EB.

Até hoje eu não consegui me recuperar de tamanha asneira. É chocante.
Mas não é diferente do ASCOD e nem do CV-90.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19192
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2062 vezes
Agradeceram: 2622 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3492 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 23, 2025 9:08 pm

O Carro de Combate sempre lançou mão da proteçao blindada para fazer o que as outras viaturas blindadas não eram capazes. Durante a ocupação do Iraque na década de 2.000 os insurgentes faziam armadilhas destruindo HUMVEEs,MRAPs e o diabo. A coisa estava feia mandavam os Abrams. Como o EB vai resolver enroscos assim se o CC que ele pretende ter tem a proteção de um IFV...

Nenhum Exército sério descarta MBTs de verdade. Se o EB está achando que um TAM é o caminho, a verdade e a vida ele vai se ferrar numa guerra.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14050
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 783 vezes
Agradeceram: 2465 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3493 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 24, 2025 12:31 pm

Sabe o que é pior? Oficiais que comandam as viaturas pensam justamente o contrário, mas o Alto-Comando, por algum motivo inexplicável - na real tenho minhas ideias do porque, pois nenhuma empresa no mundo convenceu ninguém a trocar MBTs por MMBTs e agora aparece o EB com potencial de uns 300 no futuro, mas olha só - quer porque quer um MMBT sem que consiga explicar minimamente o porque limita a 50 toneladas o seu VBC, mas que eles possam passar numa ponte classe 60, sendo que o EB chama de ponte classe 60 uma que transporta um M1A2 SEPV3 com sobra ainda de quase 15 toneladas. Pra alguém aqui isso faz algum sentido?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6012 vezes
Agradeceram: 3381 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3494 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 24, 2025 1:55 pm

Se o futuro MMBT que o exército se pretende dispor tiver a torre do Centauro II, que será montada aqui no país, os mesmos sistemas e subsistemas do blindado italiano, que também devem ser progressivamente nacionalizados e\ou produzidos sob licença também no país - o mesmo para os sistemas que o EB está desenvolvendo em parceria com a BIDS, e requer sua inclusão em todas as propostas da VBC CC - além da logística comum com a futura VBC FUZ, e a garantia de suporte logístico da BIDS e indústria nacional para ambos.

Isto explica, em teoria, o porque de se buscar soluções neste conceito, que ainda não está provado. O EB está lidando com este processo com o fígado, e com uma mão na frente e a outra atrás.

Potencialmente, são 221 torres para os Centauro II no longo prazo. Se somadas as mais de 300 que o exército tem em demanda para substituir M-60, Leo 1Be e Leo 1A5, isto pode levar a uma possível redução de custos - ou no mínimo maior capacidade de barganhar com todos os fornecedores - em virtude das quantidades envolvidas no processo de montagem da torre no país, assim como favorecer, também no longo prazo, a produção de sistemas e subsistemas nacionais, italianos e outros usados no bldo 8x8, e eventuais MMBT nos quais sejam instalados.

Se somarmos as quantidades de MMBT e VBC FUZ, incluindo as VBE necessárias, passamos de mais de mil unidades do chassi básico a serem fabricadas para o EB, que parece, ainda foi mantido neste último RFI\RFQ a indicação pelos candidatos dos custos de produção\montagem de seus bldos no país, assim como sua logística de apoio. Estes são pontos centrais dos ROB\RTLI destes dois programas. Os caras estão muito preocupados em manter e\ou estabelecer no país o máximo de suporte - operacional, logístico, industrial, tecnológico - com autonomia da matriz (e de fornecedores externos) para os bldos que comprar.

O problema é que tudo isso é apenas exercício de futurologia, visto que ninguém em sã consciência vai fazer qualquer negócio com o EB, ainda mais de licenciar produção no país, para apenas 65 MMBT, ou mesmo que sejam a soma destes com as 78 VBC FUZ que se pretende, na esperança de conseguir mais encomendas em um futuro totalmente incerto, sendo que o EB não garante absolutamente nada sobre compras adicionais de qualquer dos dois bldos. Ou seja, todos os riscos deste processo foram jogados nas costas de quem quiser se dispo a vende para o EB. Não é muito animador.




Carpe Diem
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6835
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceu: 123 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3495 Mensagem por akivrx78 » Seg Fev 24, 2025 2:30 pm

Os MBTs com exceção de alguns países estão com preços nas alturas, o novo 2A8 custa US$30 milhões, M1A2 SEP v3 custa US$24 milhões o K2 US$18.7 milhões a unidade.


Modernização do K1A1. As modificações foram as seguintes:

Equipado com sistema C4I (dispositivo de identificação de amigo ou inimigo, função de compartilhamento de auto posição, função de compartilhamento de alvo inimigo, etc.)
Câmeras de vigilância frontal e traseira foram instaladas
Antenas de comunicação via satélite, computadores táticos, processadores de sinais, disjuntores de torre, monitores de tripulação, etc.
Em 2019, 150 K1A1s foram revisados, com todos os 484 K1A1s sendo convertidos em K1A2s planejados até 2022.

Eu acho que deveriam conversar com os coreanos e negociar alguns K1A2 ou a nova versão do K1A3, eles também tem mais umas 500 unidades do K-1/K1A1 que possivelmente podem ser modernizados de acordo com o cliente.


K1A3 esta versão também e conhecida como K1E2

Planos de atualização para o K1A2 foram anunciados em março de 2020, e as modificações planejadas são as seguintes:

Equipado com um Sistema de Consciência Situacional (SAS)
Instalação de FLIR
Reforço da proteção da blindagem através da substituição da blindagem frontal composta
Equipado com um sistema de proteção ativa
Equipado com dispositivo de proteção NBC com função de resfriamento por meio de sistema de pressão positiva/ar condicionado no interior do veículo
Aumento da potência do conjunto de potência com a adição de um motor STX engine SMV1360 de 1.360 hp.
Desempenho de suspensão melhorado
Instalação de APU
Equipamento RWS




Responder